Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Escola Superior de Saúde Fernando Pessoa por título
A mostrar 1 - 10 de 435
Resultados por página
Opções de ordenação
- Abordagens terapêuticas em crianças e jovens com Doença de Sever: revisão bibliográficaPublication . Paternò, Enricoguglielmo; Amaral, LuísaIntrodução: a doença de Sever, ou apofisíte do calcâneo, é uma causa comum de dor no calcanhar em crianças ou jovens com imaturidade esquelética. Objetivo: analisar o efeito de intervenções fisioterapêuticas na dor, funcionalidade e nível de atividade física, em crianças e jovens com apofisíte do calcâneo/Doença de Sever. Metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed, Web of Science e PEDro. A qualidade metodológica foi analisada através de Checklists do Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: foram incluídos 7 estudos, com um total de 449 crianças e jovens com idades compreendidas entre 8 e 16 anos, de ambos os sexos, com doença de Sever. A dor foi melhorada com todas as intervenções, tais como ondas de choque extracorpóreo (f-ESWT), Kinesio Taping (KT), exercícios excêntricos sob supervisão fisioterapêutica, palmilhas e ortóteses personalizadas. O KT, as palmilhas e os exercícios foram eficientes na atividade física e no ganho de funcionalidade. Conclusão: as evidências disponíveis apoiam a eficácia de diversas intervenções para a Doença de Sever/apofisíte calcaneana. Mas, mais investigações adicionais serão necessárias para otimizar o tratamento e melhorar os resultados a curto e longo prazo.
- Adaptação cultural, fiabilidade e validade da versão portuguesa europeia do questionário “Kerlan-Jobe Orthopaedic Clinic Shoulder & Elbow Score” (KJOC)Publication . Almeida, Gonçalo Alexandre Rebelo de; Amaral, Luísa; Cervaens, MarianaIntrodução: o questionário Kerlan-Jobe Orthopaedic Clinic Shoulder & Elbow Score (KJOC), validado em vários países, permite identificar disfunções e estimar o risco lesivo, em atletas de desportos overhead. Objetivo: traduzir e adaptar culturalmente o questionário KJOC para a versão portuguesa europeia (KJOC-PT) e analisar as suas propriedades psicométricas. Metodologia: o KJOC-PT foi traduzido e adaptado culturalmente em 6 etapas. Foram selecionados 100 atletas de diversas modalidades overhead, com 29,17±11,75 anos de idade, 72% do sexo masculino, e subdivididos em dois grupos, atletas assintomáticos e sintomáticos. A validade de construto foi calculada entre KJOC-PT e Disabilities of the Arm, Shoulder and Hand (DASH) e DASH-Sports. Para verificar a fiabilidade do KJOC-PT foi efetuado o teste-reteste, com 31 atletas. Resultados: houve pequenas alterações culturais e linguísticas no KJOC-PT. Esta versão apresenta excelente consistência interna (ɑ de Cronbach=0,913 a 0,975) e moderada validade (KJOC-PT com DASH, rs=-0,595 e com DASH-Sports, rs=-0,533). O teste-reteste demonstra boa fiabilidade (ICC=0,768 a 0,888 com 95% de IC), erro de medição (SEM=4,11 a 6,90; MDC=11,39 a 19,13), média da diferença de -0,08±6,14 a 3,00±9,17, floor-ceilling effect (0% a 5,1% e 50%). Conclusão: o KJOC-PT é um instrumento fiável e válido para a população portuguesa que pratica desportos overhead.
- Afasia progressiva primária: tradução e adaptação cultural de um instrumento de medidaPublication . Pinto, Taís Mendes; Vieira, Daniela Oliveira; Cadório, InêsNo âmbito do projeto de graduação com vista à obtenção da Licenciatura de Terapia da Fala foi realizada a tradução, adaptação cultural e linguística de um teste de avaliação da linguagem (Progressive Aphasia RatIng Scale - PARIS), para o Português Europeu (PE), tendo sido o mesmo elaborado para a população com Afasia Progressiva Primária (APP). Para o efeito do mesmo, serão seguidas diferentes etapas metodológicas, entre as quais a tradução, na qual foi pedida a colaboração de dois tradutores independentes e realizada uma fusão das mesmas de forma a obter uma primeira versão do documento, em língua portuguesa. Posteriormente, foram contactados outros dois tradutores independentes para a realização da retrotradução, tendo a síntese das mesmas seguido para o autor do documento original. Na fase final, a primeira versão do documento, resultado da síntese dos tradutores, seguiu para um painel de peritos, de forma a averiguar a equivalência transcultural dos itens traduzidos. Com a realização deste trabalho, espera-se disponibilizar uma prova de avaliação do perfil linguístico de pessoas com Afasia Progressiva Primária, que será posteriormente validada para o Português Europeu.
- Análise da eficácia de um programa de fisioterapia preventiva em idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de JaneiroPublication . Souza, Carla Gabriele dos Santos Maciel de; Cervaens, MarianaIntrodução: as intervenções baseadas em exercícios de coordenação motora, atividades recreativas, cinética funcional, treino de transferência, exercícios respiratórios, alongamentos, fortalecimento muscular e global para restaurar ou manter as funções motoras, mostram-se efetivas, promovendo desenvolvimento das interações sociais e redução do risco de hospitalização. Objetivo: analisar a eficácia da realização de um programa de fisioterapia na aptidão física, medo de quedas e qualidade de vida de idosos que vivem na comunidade de Secretário, Rio de Janeiro. Metodologia: estudo quasi-experimental com uma amostra composta por 33 idosos, com uma média de idades 70,96 anos, sendo 26 do sexo feminino e 7 do sexo masculino registrados no Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro de Secretário, Rio de Janeiro. As atividades foram realizadas duas vezes por semana com duração de 60 minutos, durante 6 meses. Foram aplicados questionários de anamnese, Medical Outcomes Study 36-item Short-Form Health Survey (SF-36) e Falls Efficacy Scale-International (FES). Para o equilíbrio aplicou-se a escala de equilíbrio BERG, o Timed Up and Go (TUG), Five Step Test e, por último teste de caminhada (TC) 10m. Todas as avaliações foram aplicadas pela mesma ordem, no início e fim da intervenção. Esta consistiu numa fase de aquecimento, exercícios de mobilidade ativa dos membros superiores e inferiores, exercícios de equilíbrio, dupla tarefa e movimentos livres ao som de diferentes ritmos musicais. Resultados: Em todas as variáveis estudadas houve melhorias significativas após a intervenção (0,000
- Análise da eficácia do tratamento conservador versus cirúrgico na reabilitação da rutura do LCA em atletas: uma revisão bibliográficaPublication . Sousa, João António Moreira de; Rodrigues, SandraObjetivo: Comparar a eficácia do tratamento cirúrgico versus conservador na funcionalidade do joelho no retorno à atividade, em desportistas, avaliando os níveis de osteoartrite, instabilidade do joelho, força muscular e utilizando escalas de avaliação subjetiva. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa na base de dados Pubmed, Web of Knowledge e ESBCOhost, de acordo com os termos de pesquisa. Após a seleção dos estudos, seguindo os critérios de elegibilidade, foi realizada a análise de qualidade metodológica pelo checklist Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: Foram incluídos 5 artigos, 4 estudos de coorte e 1 randomizado, que englobaram 294 atletas. Os artigos compararam qual o tratamento mais eficaz (cirúrgico vs conservador) para o aumento da funcionalidade do joelho no retorno à atividade. Conclusão: Os outcomes clínicos foram bastante homogéneos para ambos os grupos, porém o grupo conservador apresentou um menor índice de desenvolvimento de osteoartrose e o grupo cirúrgico foi mais eficaz na manutenção da estabilidade do joelho.
- Análise da prevalência de lesões e a sua influência na performance dos jogadores de futebol masculinoPublication . Oliveira, Inês Paredinha; Cervaens, MarianaObjetivo: analisar a prevalência de lesões na época desportiva 2023/2024 e se o historial destas tem relação com a sua performance física, no que diz respeito à agilidade, à potência e à velocidade, em jogadores federados de futebol. Metodologia: a amostra foi constituída por 40 jogadores de futebol masculino a competir na Associação de Futebol de Viana do Castelo, União Desportiva de Lanheses (UDL) e Âncora Praia Futebol Clube (APFC), com uma média de idades 22.7 anos. Todos os elementos preencheram um questionário individual e realizaram três testes de campo, T-Test, Vertical Jump e Sprint de 30m, para avaliar a performance e a existência de lesões, e se a relação entre as variáveis. Resultados: 15 (36.6%) atletas teve lesão nesta época e, no geral, o local anatómico mais prevalente de lesão foi a coxa (33.3%), sendo que a estrutura anatómica mais lesada foi o músculo (51.9%) e que o salto/receção ao solo foi o gesto técnico que causou mais lesões (44.4%). Apenas a equipa UDL teve correlação negativa entre o número de lesões e o sprint do atleta. Conclusão: sugere-se uma aparente relação entre a presença de historial de lesão e a performance do atleta.
- Análise das modalidades da fisioterapia no tratamento da síndrome de Guillain-Barré (SGB): uma revisão bibliográficaPublication . Santos, Francisco Gonçalves dos; Seixas, AdéritoIntrodução: A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia desmielinizante aguda, inflamatória e pós-infeciosa que acomete desde as raízes nervosas a nervos periféricos. Devido a uma das revisões anteriores não ser atual, ambas apresentarem limitações de pesquisa e ao influxo de nova evidência considera-se necessário efetuar a presente revisão. Objetivo: analisar os efeitos das intervenções de Fisioterapia na independência funcional, qualidade de vida, atividade/força muscular e dor em pacientes com SGB Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Web of Science, PEDro & Scopus que inclui artigos randomizados controlados que investiguem modalidades da fisioterapia em crianças, adolescentes, adultos e idosos com SGB diagnosticado, nos idiomas português, francês, espanhol e inglês & definição de que os participantes eram pacientes com síndrome de Guillain-Barré ou subtipos da mesma diagnosticados. Resultados: Foram encontrados 1745 registos, dos quais 5 foram incluídos na presente revisão. A qualidade metodológica média destes foi de 5.6 pontos. Conclusão: Foi possível concluir que o exercício físico, nomeadamente supervisionado individualizado e de alta intensidade aparenta ter efeitos benéficos em pacientes com SGB tanto a nível de independência funcional, como da qualidade de vida e força muscular.
- Análise do impacto da experiência da dor na qualidade do sono e na qualidade de vida em praticantes de padel: um estudo observacional transversalPublication . Patti, Ugo Giuseppe Michel; Vilarinho, RuiObjetivo: Analisar a influência da dor na qualidade do sono e da qualidade de vida em praticantes de padel. Metodologia: Estudo observacional transversal com 55 praticantes amadores ou semi-profissionais de padel (idade: 25 [22;27] anos), dos quais 65,5% homens e 34,5% mulheres. Os participantes foram divididos em dois grupos (com dor vs. sem dor). A recolha de dados incluiu um questionário sociodemográfico, o Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) e o SF-36v2. Foram aplicados testes de comparação entre grupos e correlações de Spearman. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas nos domínios: limitações físicas (p=0,012), dor corporal (p<0,001), limitações emocionais (p=0,007) e saúde mental (p=0,011), com piores resultados no grupo com dor. A qualidade do sono não apresentou diferenças significativas. As correlações revelaram associações relevantes entre os componentes físicos, emocionais e sociais da qualidade de vida no grupo com dor. Conclusão: A dor está associada a uma perceção mais negativa da qualidade de vida, especialmente nas dimensões física e emocional. Estes achados destacam a importância de estratégias de reabilitação integradas e adaptadas às necessidades dos praticantes.
- Análise dos efeitos da Terapia por Vibração Corporal em crianças com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográficaPublication . Giaffreda, Salvatore; Martins, Maria do RosárioIntrodução: a Terapia por Vibração Corporal (TVC), é uma plataforma que realiza um treinamento neuromuscular utilizando um movimento oscilatório em torno de um ponto de equilíbrio, criando um estímulo eficaz no aspeito neuromuscular. Objetivo: argumentar o efeito da Terapia por Vibração Corporal sobre crianças com Paralisia Cerebral (PC) Espástica. Metodologia: foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Web Of Science, Pubmed e PEDro para analisar e selecionar estudos caracterizados pela utilização da Terapia por Vibração Corporal em crianças com Paralisa Cerebral Espástica. Os artigos incluídos na seguinte revisão bibliografia foram avaliados segundo a Escala de PEDro. Resultados: a presente revisão bibliográfica inclui 5 artigos com crianças com idades entre os 0-18 anos, com Paralisia Cerebral Espástica, com um total de 138 utentes avaliados. Conclusão: a Terapia por Vibração Corporal parece apresentar efeitos benéficos na função da marcha, amplitude de movimento, tónus muscular, força e equilíbrio em crianças com PCE.
- Análises do efeito da recuperação ativa na sensação retardada de desconforto muscular (SRDM) em mulheres: revisão bibliográficaPublication . Pereira, Vítor Hugo Santos; Rodrigues, SandraIntrodução: A sensação retardada de desconforto muscular (SRDM) é frequente após exercícios intensos, sobretudo excêntricos, e pode comprometer o desempenho e a adesão à prática física, especialmente em iniciantes. A recuperação activa tem sido investigada por facilitar a regeneração muscular, mas a sua eficácia específica em mulheres permanece pouco explorada. Objetivo: analisar e sintetizar a evidência científica existente sobre a eficácia da recuperação ativa na redução de SRDM em mulheres. Metodologia: Esta revisão sistemática, orientada pela declaração PRISMA 2020 e pela estratégia PICOS, com amostras femininas, compara a recuperação activa com repouso, crioterapia ou electroestimulação. Consultaram-se as bases de dados PubMed, Google Scholar e PEDro integrando 5 estudos com score médio de 5 em 10, a qualidade metodológica foi avaliada pela escala PEDro. Resultados: Embora a recuperação activa tenha favorecido a manutenção do desempenho, não demonstrou eficácia superior na redução da SRDM. Conclusão: O presente estudo conclui que dois dos cinco artigos integrados apresentam resultados positivos na SRDM.
