FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo by advisor "Cerveira Pinto, Manuel"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- A arquitectura do Estado Novo no Porto e o movimento modernoPublication . Gonçalves, David Manuel Domingues; Cerveira Pinto, ManuelA presente tese de mestrado tem como objecto de estudo o património edificado sob a vigência do Estado Novo na cidade do Porto. Estes equipamentos constituem uma presença marcante no universo da arquitectura do século passado. Da quantidade e qualidade do investimento feito e tutelado pelo Ministério das Obras Públicas e também de diversos projectos privados, resultou um conjunto de obras que justifica uma análise historiográfica, contextualizada no âmbito quer da campanha de obras públicas, promovida pelo regime, quer da arquitectura vulgarmente designada por “Português Suave”. Partindo de um retrato global da evolução da arquitectura portuguesa desde as primeiras influências da Arquitectura Moderna, passando por uma reflexão sobre a realidade social, sustenta-se este trabalho em quatro pontos. Primeiro, sintetiza-se o enquadramento histórico a nível nacional. Aborda-se a transformação social e económica desde o início do Séc. XX e o papel dos Arquitectos no decurso do Estado Novo. Em segundo, desenvolve-se a contextualização do Poder e as influências do regime político que usa a arquitectura como meio de propaganda, para enaltecer os valores da nacionalidade, muito à semelhança de outros regimes europeus da época. Apresentam-se caracterizações formais e tipológicas dessa expressão artística desenvolvida, bem como os seus principais autores. Em terceiro, aborda-se o impacto oposicionista do Movimento Moderno, com especial enfoque no Congresso de 1948, a partir do qual assistimos ao gradual declínio desta arquitectura de Estado. Por último, são analisadas as correntes estéticas predominantes e adoptadas na cidade do Porto, antes do aparecimento do Estado Novo, os motivos que ditaram a mudança e os significados que lhe foram associados. Apresenta-se o enquadramento possível da presença e influência da arquitectura do Estado Novo na cidade. Claramente com menos projecção do que na Capital, mas num contexto com algumas particularidades impostas quer pelos aspectos sociais e vivenciais da cidade, quer pela própria morfologia urbana, serem bastante distintas. A Arquitectura do Estado Novo no Porto e o Movimento Moderno Subjacente, estará sempre presente, tanto um conceito amplo e multifacetado de modernismo que teimou em predominar, como uma visão dinâmica e plural do regime chefiado por Salazar.
- Arquitectura em Terra: o TabiquePublication . Oliveira, Bruno André; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação tem como tema central um modelo construtivo de arquitectura em terra, designadamente o tabique. Este modelo construtivo ancestral de alvenarias reserva na sua génese inúmeras particularidades, que vão desde as mais variadas formas de concepção do modelo por parte dos diferentes povos espalhados pelo mundo aos valiosos contributos sociais e ambientais. Na sua essência, o tabique foi muito utilizado por pessoas de parcos recursos económicos em soluções, por vezes muito engenhosas, levando-as a recorrer à mãe natureza para extrair dela os materiais necessários para a construção das suas casas. Um pouco por todo o mundo existem exemplares deste modelo tradicional contribuindo activamente para o enriquecimento dum vasto espólio de arquitectura em terra, matéria esta que tem vindo a ganhar um novo alento de acordo com as actuais “políticas" ecológicas. Deste modo e ao abrigo dos princípios gerais da conservação e restauro do património, o tabique detém informação relevante no que respeita à sustentabilidade do planeta, tornando o tema mais apelativo ao debate e à planificação de novas acções, envolvendo cada vez mais os profissionais em prol de um objectivo que garanta ao planeta um futuro mais próspero e equilibrado.
- Arquiteto Ernesto Korrodi: vi(n)da e obraPublication . Teixeira, José Manuel; Cerveira Pinto, ManuelErnesto Korrodi, suíço de nascimento, mas, tão português como os melhores na defesa do património edificado, da história e da cultura nacionais, foi um dos mais importantes arquitetos do seu tempo em Portugal e, seguramente, aquele que, operando a partir do interior do País, alcançou maior sucesso a nível nacional. Todavia, o reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido ainda está aquém do que merecidamente lhe é devido, muito por insuficiente divulgação da sua vida e obra. O ponto de partida para a elaboração duma biografia que desse a conhecer os traços da sua personalidade, a sua ação pedagógica como professor do ensino industrial e formador de artistas escultores, os seus estudos histórico-arqueológicos dos monumentos nacionais e a obra arquitetónica realizada, seria necessáriamente, uma profunda investigação que colma-tasse o que já se apurou e que consta da escassa, mas, preciosa bibliografia publicada. Este trabalho biográfico sobre Ernesto Korrodi é o resultado duma rigorosa pesquisa bibliográfica, com consulta e estudo de documentos, correspondência, projetos, livros, jornais e revistas da época e que incluiu deslocações à Suíça e à Itália e aos mais recôndidos lugares do País; sítios por onde passou ou deixou o seu registo no património edificado local. Novas revelações, esclarecimento pormenorizado de factos menos evidentes e retificação de algumas divulgadas imprecisões sobre o percurso de vida e sobre a obra, que constituem o seu legado, são o gratificante corolário do empenho posto neste propósito.
- Arquitetura de Terra: das técnicas construtivas ao desenvolvimento de competênciasPublication . Ferreira, Luís Manuel Rodrigues; Cerveira Pinto, ManuelA utilização da terra crua na arquitetura vernacular foi uma prática comum na atividade do homem, enquanto explorou os recursos naturais, atendendo às condicionantes regionais físicas e culturais, em harmonia com a natureza. Os sistemas e técnicas construtivas tradicionais, ao contrário do que a dada altura se pensou, revelaram-se mais eficazes e duradouras relativamente às soluções tecnológicas contemporâneas. O seu pragmatismo demonstrou que o homem acumulou o saber empírico herdado de gerações de artesãos, mestres e artífices, que se desvanece com a afirmação do Fordismo. A industrialização, as alterações na organização do trabalho, e a generalização do uso de materiais tecnológicos, levou à especialização, ao trabalho fracionado executado por múltiplos profissionais qualificados para os segmentos das tarefas exigidas, e consequentemente o desaparecimento das gerações de homens que detinham o saber fazer integrado, acumulado e transmitido de geração em geração. O património arquitetónico corrente, com sistemas construtivos tradicionais e vernaculares, tem uma expressão significativa no parque edificado nacional e, apresenta necessidade urgente de manutenção e reabilitação. Cabe ao arquiteto propor soluções alinhadas com a emergente posição face à gestão do património arquitetónico corrente, assim como a resolução dos problemas numa lógica de arquitetura sustentável. Assim estudar as técnicas de construção vernacular, formar técnicos com competências para intervir nestes edifícios e executar os trabalhos prescritos, permite criar mão-de-obra qualificada para atuar a nível local, na manutenção e preservação do património edificado corrente e permite devolver ao uso edifícios sem os desvirtuar. Por outro lado promove a criação de empregos locais, e mantendo as técnicas construtivas permite utilizar materiais locais de baixo custo, com baixa incorporação energética e reduzir a emissão de CO2 no seu processamento. Esta dissertação pretende promover a arquitetura de terra, a partir do aprofundamento do conhecimento sobre esta temática, propondo formação específica para a aquisição de competências orientadas à execução, manutenção e disseminação dos sistemas construtivos vernaculares e consequentemente às técnicas construtivas que utilizam a terra crua como matéria-prima.
- A Bestança - Pedras do Pão: arquitetura de um rioPublication . Soares, Rogério Lisandro Pereira; Cerveira Pinto, ManuelO presente trabalho surge como resultado da investigação efetuada ao longo das margens do rio Bestança, no concelho de Cinfães, consistindo este não só num contributo para a defesa, preservação, conhecimento e divulgação do notável património molinológico que as margens deste rio albergam, mas também, no estudo do seu estado atual e numa reflexão que questiona o futuro destas, outrora imprescindíveis, estruturas. No sentido de uma melhor fundamentação desta investigação, assim como do estudo e reflexão do tema, foi elaborado o inventário dos moinhos de água localizados nas margens do rio Bestança. Além do inventário, foi também recolhida, analisada e tratada, informação respeitante às suas características, ao seu estado de conservação, sistemas e materiais de construção utilizados. Para um melhor entendimento e contextualização dos temas (moinhos e património), apresentase, de forma sintética, no decurso deste trabalho, um resumo da evolução histórica e tecnológica dos moinhos, assim como uma descrição das várias tipologias existentes. Assim, e da mesma forma, se procede relativamente ao tema património, elaborando-se uma descrição da evolução que o conceito de património, da sua proteção, conservação e restauro, sofreu ao longo dos tempos, assim como de algumas teorias de intervenção a ele associadas. Este trabalho tem o intuito de não só alertar para o estado de degradação e abandono em que se encontra este importante património e de sensibilizar a população, e os poderes administrativos, da sua importância enquanto elemento cultural e identitário do vale do Bestança, como também de apresentar soluções que visem a sua recuperação e valorização, integrando-o de forma sustentável numa nova realidade. Para tal, apresenta-se no final deste trabalho uma proposta de recuperação e adaptação de um moinho a novas funções, que visem potenciar o desenvolvimento económico e social, do local onde este se insere. Apesar de esta investigação se limitar às margens do rio Bestança, foi possível apurar que este património se encontra disseminado por todo o vale, marginando os afluentes deste rio, com capacidade para mover "rodas", espera-se também, que este trabalho seja o mote inicial para a realização da inventariação, estudo, conservação e restauro de todo o extenso espólio patrimonial, molinológico ou não, do vale do rio Bestança.
- A Casa do Cubo: contributo para a sua valorização como imóvel de interesse públicoPublication . Machado, Miguel Jorge Ribeiro; Cerveira Pinto, ManuelO presente trabalho é o resultado de uma investigação, levada a cabo na aldeia de Boassas, freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães onde foi desenvolvido um estudo sobre um elemento arquitetónico. O objeto arquitetónico em questão, insere-se num meio rural que apresenta características de um passado distante. Trata-se da Casa do Cubo, edifício detentor de uma arquitetura singular. A estrutura em estudo é ela também um exemplo claro de uma constante e contínua evolução ao longo dos anos e épocas construtivas, o que nos parece reunir um conjunto de características que lhe atribuem um elevado valor arquitectónico, artístico e cultural, cujo estudo poderá inclusive levar a uma desejável classificação como património, de forma a garantir a sua salvaguarda e valorização. Assim, foi desenvolvida uma investigação e elaborada uma inventariação de diversos elementos que compõem o edifício, a análise do seu sistema construtivo e a respetiva época, sustentando o nosso estudo com a comparação de outros elementos já classificados como património. O objetivo deste estudo é averiguar a importância patrimonial do conjunto e prever a possibilidade da sua classificação como imóvel de interesse público. Iniciamos este trabalho com uma abordagem à localização da Casa do Cubo e à sua envolvência física e histórica; procuramos estabelecer a relação da família com o território; desenvolvemos um levantamento físico das características do edifício de onde surgem elementos arquitetónicos que nos orientam para determinadas épocas construtivas; efetuamos depois uma análise entre os elementos encontrados e os períodos a que estes se reportam; por fim, enquadramos a evolução do conceito de património, onde é feita uma reflexão sobre as intervenções de conservação, como forma de preservar a identidade e a cultura de uma comunidade; de que forma surgiram as entidades competentes pela catalogação e inventariação do património em Portugal.
- A igreja de S. Pedro da Ermida: contributo para a sua preservação e valorizaçãoPublication . Godinho, Vasco de Azevedo; Cerveira Pinto, ManuelO interesse pela História da Arquitetura e pelo património construído, desenvolvidos e ampliados durante o percurso académico, foram a motivação principal que levou a esta dissertação. Com a observação e o contacto com a realidade do nosso território veio a constatação da urgente necessidade de proteção, preservação e valorização de muitos edifícios de elevado interesse arquitetónico e cultural e, consequentemente, da urgente necessidade da sua recuperação. No decorrer do trabalho de campo desenvolvido durante a elaboração do projeto da Área de Reabilitação Urbana de Boassas, teve-se a oportunidade de conhecer a Igreja de S. Pedro da Ermida na mesma área geográfica do concelho de Cinfães. Trata-se de um imóvel de características únicas na região, que é propriedade privada e que se encontra em ruínas. Procedeu-se então ao levantamento rigoroso do edifício, à inventariação das suas características arquitetónicas ao mesmo tempo que se começaram a formular hipóteses para a sua recuperação. Para uma maior compreensão desta igreja foram abordados diversos temas: a arquitetura românica em Portugal, as diferentes abordagens de construção no território, a intervenção no património, bem como as respetivas teorias de restauro desenvolvidas ao longo do tempo por vários autores. Foi efetuado um vasto trabalho de campo a fim de recolher o maior número possível de elementos necessários para o desenvolvimento da pesquisa e realizou-se o levantamento arquitetónico exaustivo e rigoroso do edifício, em plantas cortes e alçados, uma ficha de caracterização do edifício, bem como um minucioso registo fotográfico. Apesar do seu estado de degradação, foi possível identificar a ligação que esta igreja tem com o período românico, assim como as transformações construtivas e decorativas a que foi sujeita ao longo dos séculos. Este trabalho pretende também sensibilizar as autoridades em particular e a população em geral para a degradação do imóvel e para o valor que este contém a nível arquitetónico, cultural e histórico. Os objetivos principais desta investigação são a proteção, valorização e, se possível, potenciar uma futura recuperação deste edifício singular. Propõe-se também a integração da igreja na Rota do Românico, que se estende pelo território do Tâmega e do Vale do Sousa, e a sua proposta de classificação, com base nesta dissertação. Para o efeito, será entregue na Direção Geral do Património Cultural (DGPC), o documento intitulado “Requerimento Inicial do Procedimento de Classificação de Bens Imóveis”.
- Intervenções de conservação e restauro do património edificado: o Forte da ÍnsuaPublication . Lima, Sérgia Maria Mota Noronha; Cerveira Pinto, ManuelA base principal desta dissertação passa pelo estudo da Ínsua de Caminha, no Litoral Norte de Portugal onde se encontra um singular convento e fortaleza que datam do século XVI. A peculiaridade deste conjunto terá sido o que levou à escolha deste local como campo de estudo, tendo sido objeto de atenção o seu abandono. Para tal, pretende-se efetuar o estudo das suas potencialidades enquanto monumento que se insere numa circunstância natural e física particular no território nacional, bem como a sua condição exígua e abandonada que encaminhou o estudo para os princípios da reabilitação do Património Nacional Classificado. Com base nisto optou-se por uma metodologia qualitativa que incide no caso de estudo da Ínsua de Caminha, ou seja, através de uma profunda pesquisa bibliográfica, faz-se um levantamento da identificação deste edifício através da avaliação do estado de conservação, a sua caracterização funcional e a caracterização dos espaços exteriores, com vista ao desenvolvimento do nosso objeto de estudo. No fundo, o domínio científico em que se insere esta monografia é o da metodologia de intervenções de conservação e restauro do património edificado. O trabalho culmina com avaliação do estado de conservação do Forte da Ínsua e após essa avaliação, é feita uma proposta de intervenção, com base nos princípios que foram abordados ao longo do trabalho.
- Os moinhos da Abelheira: contributo para a valorização arquitetónica e patrimonialPublication . Ferreira, Anthony Ribeiro; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação constitui-se como sendo um trabalho elaborado sobre um conjunto de moinhos situado na freguesia de Marinhas, concelho de Esposende. Estes moinhos, denominados de moinhos da Abelheira, encontram-se hoje classificados como património municipal. Marinhas é uma freguesia inserida num meio rural e é detentora de inúmeros elementos de Arquitetura Popular, os quais constituem um património local notável, mas que, infelizmente se tem vindo a perder ou descaracterizar por intervenções menos apropriadas ou seu abandono. Neste sentido pretende-se identificar o valor patrimonial dos Moinhos da Abelheira, e analisar estratégias de intervenção no património, que ajudem a definir um modelo concetual que esteja na base de uma posterior intervenção nos Moinhos da Abelheira, no qual os monumentos se inserem enquanto potencial arquitetónico, turístico e/ou sociocultural e económico, dada a sua reconhecida qualidade enquanto, testemunho histórico-arqueológico. O método de investigação a utilizar é o estudo multicasos. É composto no total por 4 casos de estudo que correspondem a intervenções com valor patrimonial, analisados através de fichas técnicas comparando o estado anterior e o atual. No tratamento da informação realizar-se-á uma análise de dados qualitativa, da qual se obterão os princípios e critérios de intervenção para a definição de uma proposta de intervenção. Este estudo contribuiu para aprofundar o conhecimento do objeto de estudo, usando-o enquanto alavanca para o desenvolvimento do seu entendimento e demais questões de partida. Assim sendo, para além do inventário da estrutura molinológica e análise do sistema construtivo, pretende-se ainda com este trabalho de investigação demonstrar a possibilidade de valorização da arquitetura popular presente nos moinhos e mostrar a importância de uma intervenção naqueles que são o símbolo de uma freguesia.
- Os moinhos de Moimenta do Douro: para o inventário do património arquitetónico tradicional no concelho de CinfãesPublication . Rocha, Simone Fonseca da; Cerveira Pinto, ManuelA presente dissertação é o resultado de uma investigação, levada a cabo na freguesia de Moimenta do Douro, concelho de Cinfães, tendo sido referenciados dezanove moinhos de água aqui apontados como património vernáculo. A freguesia referenciada insere-se num meio rural e possui inúmeros elementos de arquitetura vernácula, que constituem um notável património, mas que, porém, se tem vindo a perder ou descaracterizar por intervenções menos apropriadas, como se verificou em alguns dos moinhos estudados. Desta forma, a par da inventariação de cada estrutura molinológica e análise do sistema construtivo, o objetivo deste estudo é sobretudo demonstrar a possibilidade de valorização da arquitetura popular rural presente nos moinhos daquela freguesia. Apresenta-se a evolução do conceito de património ao longo dos tempos e faz-se uma reflexão sobre as intervenções de conservação sobre este património como forma de preservar a identidade e a cultura de uma comunidade, bem como potenciar o seu desenvolvimento.