Browsing by Issue Date, starting with "2016-12-06"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Associação entre periodontite e artrite reumatoidePublication . Barata, Maria Leonor de Almeida Carvalho; Lima, CristinaIntrodução: A artrite reumatoide é uma doença inflamatória, crónica, de etiologia e patogénese ainda desconhecida, caraterizada pelo envolvimento preferencial da membrana sinovial das articulação, pelo desenvolvimento de erosões ósseas e progressiva destruição articular (Fonseca et al., 2002). A periodontite é uma doença infeciosa e crónica caraterizada por perda irreversível dos tecidos de suporte periodontais e de osso alveolar (Ziebolz et al., 2002). Liubomorova (1964) foi o primeiro autor a descrever os possíveis mecanismos inflamatórios comuns de ambas as doenças, assistindo-se, nos últimos anos, a um aumento de evidência científica relativa a uma possível associação entre a periodontite e a artrite reumatoide. Objetivo: A presente revisão de literatura teve como objetivo analisar a evidência científica disponível relativa a uma possível associação entre a periodontite e a artrite reumatoide, atentando-se em particular à prevalência e severidade da periodontite em pacientes com artrite reumatoide. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados PubMed, priorizando-se revisões sistemáticas e meta-análises, estudos coorte e caso-controlo. Foram apenas incluídos estudos disponíveis em inglês e publicados entre 2010 a 2016. Resultados: Onze estudos compreenderam os critérios para integrar esta revisão. A grande maioria verificou que pacientes com artrite reumatoide são mais suscetíveis a manifestar periodontite e a apresentar piores parâmetros periodontais, quando comparados com indivíduos saudáveis.
- A transformação de plantas, máquinas do futuroPublication . Duarte, Hugo Miguel da Silva; Magalhães, RicardoAtualmente, as proteínas utilizadas pela indústria farmacêutica são produzidas, principalmente, em células de mamíferos, insetos e bactérias. Estes sistemas de produção são eficazes, mas o processo de purificação da proteína produzida é caro, tornando-os inacessíveis a muitos países. Por conseguinte, nos últimos anos, a utilização de plantas como biofábricas tem vindo a ganhar bastante importância. Oferece um sistema escalável, elevada produção de proteínas funcionais, livres dos patógenos próprios dos animais, fáceis de purificar e com um baixo custo no processo de produção e purificação. A rentabilidade da agricultura molecular depende da expressão transitória de genes e da utilização de vetores virais desconstruídos. Contudo, estudam-se novas ferramentas e procedimentos que permitam a produção rentável, com um investimento mínimo.
- O enquadramento da disciplina de Canto no Ensino Artístico Especializado em Portugal desde o século XVIII até à atualidadePublication . Nogueira, Maria José Pontes Gomes; Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça deEste trabalho tem como principal objetivo a investigação e reflexão do ensino da música, designadamente do ensino de Canto, analisando não apenas a prática vocal, mas primordialmente a experiência pedagógica praticada ao longo dos últimos anos. Num primeiro momento, é apresentada uma contextualização histórica do ensino da música em Portugal, em meados do século XVIII. Este percurso pretende ainda expor a evolução do ensino musical desde a criação do primeiro Conservatório de Música de Lisboa em 1835 até à atualidade, identificando as especificidades pedagógicas mais recentes no que respeita à disciplina de Canto. Em segundo lugar, são identificados os aspetos progressivos e regressivos do ensino de Canto, através da análise de todos os diplomas legais aplicáveis. Relativamente à apreciação evolutiva desta disciplina, o presente estudo centra-se na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra (EACMC) e nos seus 30 anos de existência. Neste sentido, são mencionadas as principais causas de sucesso e/ou insucesso da referida disciplina, apresentando algumas soluções para os problemas identificados.
- Etiologia da recessão gengivalPublication . Pereira, Florinda Maria Gonçalves; Oliveira, HélderIntrodução: A Periodontologia é um ramo da Medicina Dentária que tem como objetivo manter o periodonto saudável. A recessão gengival tem vindo a ser estudada, tanto em populações com pobre controlo de placa bacteriana, quanto naquelas com boa Higiene Oral. Os médicos dentistas desconhecem ainda muitos dos aspetos da etiologia da recessão gengival e como tal, este assunto foi objeto de muitas conjeturas, nomeadamente a causa da mesma, sendo ainda mais importante, o controle deste problema. Sendo assim, persiste a confusão levantada por várias opiniões e pontos de vista contraditórios, sendo alvo desta dissertação. Objetivos: Esta dissertação tem como objetivo analisar, e verificar a Etiologia da Recessão Gengival, mais precisamente, a sua origem e os fatores que predispõem a mesma. Tendo sido assim, realizada uma revisão bibliográfica, de modo a verificar: quais as causas desta patologia e as suas limitações. Materiais e Métodos: Para a obtenção da informação necessária na realização da presente dissertação, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados da Pubmed, Scielo, o livro Tratado de Peridontia Clinica e Implantologia Oral, o Jornal da Associação Dentária Americana, o livro Peridontia Clinica, o livro de Histologia Básica e o livro Anatomia, Embriologia e Histologia Oral. Para tal, foi realizada a investigação através das seguintes palavras-chaves: “Etiology”, Gingival Recession”, “Periodontitis”, “Dental plaque”, e “Prevalence”. Conclusão: No trabalho realizado, é possível concluir que a Etiologia da recessão é multifatorial e raramente leva à perda do elemento dentário, embora, cause muitos danos por provocar a sensibilidade dentária, devido a perda e retração da gengiva. Esta etiologia leva a uma maior incidência de cáries radiculares, sacrificando o aspecto estético do paciente, e consequentemente, leva a um desconforto psicológico. Subsequentemente a recessão gengival e as suas múltiplas causas, existem atualmente métodos e técnicas, que nos permitem a resolução de alguns dos danos provocados por esta, com o objetivo de criar uma maior probabilidade de eliminação dos fatores causais da mesma.
- Morte celular programada em fungosPublication . Almeida, Pedro Gonçalo Ramos; Castro, AnabelaA morte celular programada (PCD) constitui um mecanismo de morte celular regulado geneticamente, que permite a regulação da homeostase tecidular e o desenvolvimento dos organismos. Dos vários tipos de PCD, a apoptose é aquele cujo mecanismo se encontra mais bem estudado nos mamíferos, exibindo marcadores característicos a nível morfológico e bioquímico. Os fungos unicelulares e filamentosos, estão entre os organismos que apresentam alguns homólogos dos reguladores da apoptose nos mamíferos e que por isso apresentam um tipo de PCD com características apoptóticas. O estudo da PCD em organismos modelo como a Saccharomyces cerevisae e a Neurospora crassa permitem por isso compreender melhor este tipo de mecanismo, devido à sua simplicidade genética e à sua similaridade com os mecanismos elementares celulares dos eucariontes superiores. As infeções fúngicas constituem um dos maiores problemas em indivíduos imunocomprometidos e estas têm vindo a aumentar nas últimas duas décadas. Um melhor conhecimento das vias metabólicas da PCD nos fungos patogénicos, permitirá o design de novos fármacos, que através desta via de morte celular, leve ao desenvolvimento de estratégias mais eficazes em organismos que aparentam ter adquirido resistência aos antifúngicos atualmente existentes.
- A Bestança - Pedras do Pão: arquitetura de um rioPublication . Soares, Rogério Lisandro Pereira; Cerveira Pinto, ManuelO presente trabalho surge como resultado da investigação efetuada ao longo das margens do rio Bestança, no concelho de Cinfães, consistindo este não só num contributo para a defesa, preservação, conhecimento e divulgação do notável património molinológico que as margens deste rio albergam, mas também, no estudo do seu estado atual e numa reflexão que questiona o futuro destas, outrora imprescindíveis, estruturas. No sentido de uma melhor fundamentação desta investigação, assim como do estudo e reflexão do tema, foi elaborado o inventário dos moinhos de água localizados nas margens do rio Bestança. Além do inventário, foi também recolhida, analisada e tratada, informação respeitante às suas características, ao seu estado de conservação, sistemas e materiais de construção utilizados. Para um melhor entendimento e contextualização dos temas (moinhos e património), apresentase, de forma sintética, no decurso deste trabalho, um resumo da evolução histórica e tecnológica dos moinhos, assim como uma descrição das várias tipologias existentes. Assim, e da mesma forma, se procede relativamente ao tema património, elaborando-se uma descrição da evolução que o conceito de património, da sua proteção, conservação e restauro, sofreu ao longo dos tempos, assim como de algumas teorias de intervenção a ele associadas. Este trabalho tem o intuito de não só alertar para o estado de degradação e abandono em que se encontra este importante património e de sensibilizar a população, e os poderes administrativos, da sua importância enquanto elemento cultural e identitário do vale do Bestança, como também de apresentar soluções que visem a sua recuperação e valorização, integrando-o de forma sustentável numa nova realidade. Para tal, apresenta-se no final deste trabalho uma proposta de recuperação e adaptação de um moinho a novas funções, que visem potenciar o desenvolvimento económico e social, do local onde este se insere. Apesar de esta investigação se limitar às margens do rio Bestança, foi possível apurar que este património se encontra disseminado por todo o vale, marginando os afluentes deste rio, com capacidade para mover "rodas", espera-se também, que este trabalho seja o mote inicial para a realização da inventariação, estudo, conservação e restauro de todo o extenso espólio patrimonial, molinológico ou não, do vale do rio Bestança.