ESS (DCETS) - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Fisioterapia by advisor "Azevedo, Joana"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Efeito da electrólise percutânea intratecidular - EPI® em indivíduos com tendinopatia do rotuliano: revisão bibliográficaPublication . Freitas, Diana; Azevedo, JoanaObjetivo: sintetizar a evidência acerca do efeito da Electrólise Percutânea Intratecidular - EPI® em indivíduos com tendinopatia do rotuliano. Metodologia: a pesquisa foi realizada com o motor de pesquisa Google Scholar, sem limite temporal, incluindo os idiomas português, espanhol e inglês e utilizando a expressão: “Percutaneous electrolysis AND (patellar tendinopathy OR Jumper Knee)”, de modo a selecionar estudos experimentais que avaliassem o efeito da EPI® na tendinopatia do rotuliano. Resultados: 5 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado resultados para um total de 179 indivíduos. De forma geral, participantes sujeitos ao método da EPI® apresentaram uma melhoria significativa no que diz respeito ao parâmetro da funcionalidade e da dor. Conclusão: os estudos incluídos sugerem que a EPI® tem efeitos positivos no tratamento da tendinopatia do rotuliano, tanto ao nível da função como da dor.
- Efeito da restrição do fluxo sanguíneo em diferentes parâmetros associados à gonartrose: revisão da literaturaPublication . Pereira, Ana Raquel; Azevedo, JoanaObjetivo: sintetizar a evidência acerca do efeito da RFS em diferentes parâmetros associados à gonartrose. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, Web of Science e PEDro, utilizando a expressão: “blood flow restriction AND knee osteoarthritis”, de modo a selecionar estudos experimentais que avaliassem o efeito da RFS em diferentes parâmetros associados à gonartrose. Resultados: 5 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado resultados para um total de 176 indivíduos. De forma geral, participantes sujeitos ao método da RFS associado a treinos de baixa intensidade apresentaram efeitos comparáveis aos de indivíduos sujeitos a treinos de intensidade alta e moderada no que diz respeito a parâmetros como a força isocinética, isotónica e isométrica, volume quadricipital, intensidade da dor, funcionalidade e qualidade de vida. Conclusão: existe evidência de que a RFS tem efeitos positivos na dor, força, hipertrofia do quadricípite, funcionalidade e qualidade de vida de indivíduos com gonartrose.
- Efeito da vibração de corpo inteiro na dor e equilíbrio de indivíduos com osteoartrite do joelho: revisão bibliográficaPublication . Borges, Marta Raquel Felgueiras de Paiva; Azevedo, JoanaObjetivo: Determinar o efeito da Vibração de Corpo Inteiro (VCI) na dor e no equilíbrio de indivíduos com osteoartrite do joelho. Metodologia: Pesquisa computorizada de estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito da VCI na dor e no equilíbrio de indivíduos com osteoartrite do joelho, nas bases de dados PubMed, PEDro e Web Of Science. Resultados: 7 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado resultados para uma amostra total de 297 indivíduos. De forma geral, em indivíduos sujeitos a protocolos de VCI juntamente com diferentes programas de exercícios foram maioritariamente reportadas melhorias significativas tanto na intensidade da dor como no equilíbrio, e inclusive, efeitos superiores comparativamente a indivíduos que eram sujeitos apenas aos programas de exercícios. Conclusão: Existe evidência que a VCI tem efeitos benéficos sobre a dor e o equilíbrio de indivíduos com osteoartrite do joelho.
- Efeito da vibração de corpo inteiro na proprioceção do joelho de indivíduos sem patologias ou sujeitos a reconstrução do ligamento cruzado anterior: revisão bibliográficaPublication . Trotebas, Jules Louis René; Azevedo, JoanaObjetivo: Sintetizar a evidência acerca do efeito da Vibração de Corpo Inteiro (VCI) na proprioceção do joelho de indivíduos sem patologias ou sujeitos a reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA). Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, PEDro e Web Of Science, utilizando a expressão de pesquisa: “Whole-Body Vibration” AND Proprioception AND Knee. Resultados: 6 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado resultados para uma amostra total de 136 indivíduos. Em indivíduos sem patologias, verificaram-se efeitos significativos da VCI na proprioceção do joelho quando efetuada a frequências intermédias (35Hz) num nº de séries igual ou superior a 4 e amplitude de 2mm, assim como em frequências mais baixas (20Hz) mas com um nº superior de séries. Já em indivíduos sujeitos a reconstrução do LCA, verificam-se melhorias significativas com frequências entre 30Hz e 50Hz e amplitudes iguais ou superiores a 2,5mm. Conclusão: a VCI produz efeitos positivos tanto na proprioceção do joelho de indivíduos sem patologias como de sujeitos a reconstrução do LCA, podendo desta forma complementar os tratamentos convencionais.
- Efeito de diferentes métodos de tratamento fisioterapêutico na redução do ângulo de Cobb em adolescentes com escoliose idiopática: revisão bibliográficaPublication . Alvarez Toyos, Alejandro; Azevedo, JoanaObjetivo: Determinar o efeito de diferentes métodos de tratamento fisioterapêutico na redução do ângulo de Cobb de adolescentes com escoliose idiopática (EI). Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, PEDro e Web of Science de estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito de um tratamento fisioterapêutico na redução do ângulo de Cobb. Resultados: Obtiveram-se 82 artigos dos quais foram incluídos 6 artigos com um total de 352 indivíduos. Foram encontradas diminuições significativas do ângulo de Cobb com diferentes protocolos fisioterapêuticos tais como: protocolo Schroth, exercícios de autocorreção orientados, estabilização do core e autocorreção ativa, juntamente com a utilização de ortóteses. Conclusão: Indivíduos com EI apresentaram diminuição do ângulo Cobb após implementação de diferentes protocolos fisioterapêuticos conservadores, ressalvando-se, porém, a pertinência da inclusão da fisioterapia juntamente com ortótese no tratamento conservador da EI.
- Efeito de programas de intervenção com Realidade virtual no equilíbrio e marcha em idosos: revisão da literaturaPublication . Frattura, Gaia di Laura; Azevedo, JoanaObjetivo: Sumariar a evidência científica sobre o efeito de programas de intervenção que incluam a realidade virtual no equilíbrio e marcha em idosos. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, Web of Science e PEDro de modo a selecionar estudos experimentais em idosos que avaliassem o efeito de intervenções com realidade virtual sobre testes/parâmetros relacionados com o equilíbrio e a marcha. Resultados: 9 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado os resultados para um total de 283 idosos. Idosos sujeitos a programas de exercícios com realidade virtual apresentaram, na sua maioria, melhorias significativas em diferentes testes/parâmetros do equilíbrio e marcha, e inclusivé, melhores resultados em comparação com idosos sujeitos a programas de exercícios convencionais. Conclusão: existe evidência de que a realidade virtual tem efeitos positivos sobre o equilíbrio e a marcha de idosos.
- Efeito do exercício nórdico, isolado ou integrado em programas de prevenção de lesões, sobre a prevalência de lesões nos isquiotibiais de jogadores de futebol: revisão de literaturaPublication . Moura, Inês Santos Dias Borges; Azevedo, JoanaObjetivo: sumariar a atual evidência acerca do efeito do exercício nórdico, isolado ou integrado em programas de prevenção de lesões, sobre a prevalência de lesões nos isquiotibiais de jogadores de futebol. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, Achademic Search Complete, CINAHL Plus With Full Text, SPORT Discus With Full Text e MEDLINE With Full Text de modo a selecionar estudos randomizados controlados que integrassem o exercício nórdico de forma isolada ou em programas de prevenções de lesões, e avaliassem o seu efeito sobre a prevalência de lesões dos isquiotibiais em jogadores de futebol. Resultados: 5 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, numa amostra total de 5057 jogadores, em que a maioria dos resultados reportou um efeito positivo do exercício nórdico. Conclusão: existe evidência que o exercício nórdico, tanto de forma isolada como integrada num programa de prevenção, reduz a prevalência de lesões dos isquiotibiais em jogadores de futebol.
- Efeitos da Implementação de um protocolo de coordenação em crianças no futebolPublication . Bastos, Ana Júlia Calado Pereira; Amaral, Luísa; Azevedo, JoanaObjetivo: analisar o efeito de um protocolo de exercícios de coordenação na coordenação motora de crianças jogadoras de futebol e comparar a coordenação entre jogadores de escalão Sub-10 e Sub-11. Metodologia: A amostra foi constituída por 24 jogadores de futebol do sexo masculino, com idades entre os 8-11 anos. Os participantes foram divididos em 2 grupos: grupo experimental (GE), que efetuou o treino habitual e um protocolo de coordenação de 5 semanas; e grupo de controlo (GC), que realizou apenas o treino habitual. Foi aplicado o Teste de Coordenação com Bola a todos os jogadores, no início e no fim do estudo, que avaliava 4 tarefas: 1) drible com a mão (T1 Mão) e com o pé (T1 Pé); 2) condução e drible de duas bolas em simultâneo (T2 Total); 3) equilíbrio e drible com uma bola com a mão direita (T3 Mão Direita) e esquerda (T3 Mão Esquerda) e 4) remate com a mão (T4 Mão) e com o pé (T4 Pé). Resultados: Verificaram-se diferenças significativas entre o GE e o GC após o protocolo na T2 Total, embora o GC tenha obtido melhores resultados. Após o protocolo, os tempos despendidos nas tarefas T2 Total e T3 aumentaram significativamente no GE. Foram encontradas diferenças significativas entre escalões, sendo que o escalão de Sub-11 apresentou tempos inferiores na T1 Pé e T1 Mão. Conclusão: O protocolo de coordenação não promoveu melhorias na coordenação dos jogadores. De forma geral, o escalão Sub-11 apresenta uma coordenação superior.
- Efetividade do treino pliométrico na performance de jogadores de basquetebol: revisão bibliográficaPublication . Silva, Ana Carolina Martins da; Azevedo, JoanaObjetivo: Sumariar a evidência acerca dos efeitos do treino pliométrico na performance de jogadores de basquetebol. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, PEDro e Web of Science de modo a selecionar estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito de um programa de treino pliométrico em diferentes parâmetros de performance de atletas de basquetebol. Resultados: 8 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade definidos, tendo apresentado os resultados para um total de 207 participantes e uma média de classificação metodológica de 5,6/10 na escala de PEDro. Os atletas sujeitos ao programa de treino pliométrico apresentaram melhorias significativas em diferentes parâmetros avaliados, capacidade de salto, equilíbrio, sprint, agilidade, força, capacidade de encestar e drible. Conclusão: Os estudos incluídos sugerem que o treino pliométrico associado a treino standard de basquetebol ou treino de fortalecimento é um método eficaz para melhorar a performance de atletas de basquetebol.
- Eficácia da estimulação tátil e cinestésica no aumento do peso de bebés prematuros: uma revisão bibliográficaPublication . Lemos, Ludovic; Azevedo, JoanaIntrodução: Diversas intervenções visam promover o crescimento adequado de bebés prematuros designando o peso como um parâmetro essencial para a sobrevivência e resultados de saúde a longo prazo. Objetivo: sumariar a evidência científica acerca da eficácia da estimulação tátil e/ou cinestésica no aumento do peso de bebés prematuros. Metodologia: Pesquisa computorizada de estudos randomizados controlados publicados em inglês, português, francês ou espanhol nas bases de dados EBSCO Host (CINAHL), Web Of Science, PubMed e PEDro, usando a expressão: (preterm OR premature OR preterm neonates OR preterm infant OR premature infant) AND (massage OR stroking OR tactile stimulation OR passive mobilization OR kinesthetic stimulation OR tactile/kinesthetic stimulation) AND weight. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada recorrendo à Escala de PEDro. Resultados: 7 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade, apresentando uma amostra total de 238 bebés com um peso ao nascimento até 2051g e idade gestacional até 34 semanas, tendo apresentado uma média de qualidade metodológica de 6,7/10. Conclusão: os estudos sugerem que as técnicas de estimulação tátil e cinestésica aumentam o peso de bebés prematuros.