Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Efeitos da Implementação de um protocolo de coordenação em crianças no futebol

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PG_33823.pdfPG_33823367.8 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivo: analisar o efeito de um protocolo de exercícios de coordenação na coordenação motora de crianças jogadoras de futebol e comparar a coordenação entre jogadores de escalão Sub-10 e Sub-11. Metodologia: A amostra foi constituída por 24 jogadores de futebol do sexo masculino, com idades entre os 8-11 anos. Os participantes foram divididos em 2 grupos: grupo experimental (GE), que efetuou o treino habitual e um protocolo de coordenação de 5 semanas; e grupo de controlo (GC), que realizou apenas o treino habitual. Foi aplicado o Teste de Coordenação com Bola a todos os jogadores, no início e no fim do estudo, que avaliava 4 tarefas: 1) drible com a mão (T1 Mão) e com o pé (T1 Pé); 2) condução e drible de duas bolas em simultâneo (T2 Total); 3) equilíbrio e drible com uma bola com a mão direita (T3 Mão Direita) e esquerda (T3 Mão Esquerda) e 4) remate com a mão (T4 Mão) e com o pé (T4 Pé). Resultados: Verificaram-se diferenças significativas entre o GE e o GC após o protocolo na T2 Total, embora o GC tenha obtido melhores resultados. Após o protocolo, os tempos despendidos nas tarefas T2 Total e T3 aumentaram significativamente no GE. Foram encontradas diferenças significativas entre escalões, sendo que o escalão de Sub-11 apresentou tempos inferiores na T1 Pé e T1 Mão. Conclusão: O protocolo de coordenação não promoveu melhorias na coordenação dos jogadores. De forma geral, o escalão Sub-11 apresenta uma coordenação superior.
Objective: to analyze the effect of a coordination exercise protocol on the motor coordination of children who play soccer and to compare the coordination abilities between U-10 and U-11 players. Methods: The sample was comprised of 24 male soccer players aged 8 to 11 years. Participants were divided into 2 groups: an experimental group (EG), which performed the usual training and a 5-week coordination exercise protocol; and a control group (GC) that performed only the usual training. The Ball Coordination Test was applied to all participants at the beginning and end of the study, which assessed 4 tasks: 1) hand dribbling with the hand (T1 Hand) and foot (T1 Foot); 2) driving and dribbling two balls simultaneously (T2 Total); 3) balance and dribbling with a ball with the right hand (T3 Right Hand) and the left hand (T3 Left Hand); and 4) shot with hand (T4 Hand) and foot (T4 Foot). Results: After the protocol, statistically significant differences between groups were observed in the T2 Total, however the CG was the one with better results. After the study, the time spent for the T2 Total and T3 increased significantly on the EG. Significantly differences between the U-10 and U-11 were found, as the T1 Foot and T1 Hand results were lower on the U-11. Conclusion: The coordination exercise protocol didn’t improve the players’ coordination. In general, the U-11 shows better levels of motor coordination.

Description

Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Fisioterapia

Keywords

Coordenação motora Futebol Crianças Motor coordination Soccer Children

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

[s.n.]

CC License