ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala
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Browsing ESS (DCETS) - Terapêutica da Fala by advisor "Maia, Fátima"
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- Interdisciplinaridade na área da reabilitaçãoPublication . Maggi, Mathilde Marie-Charlotte; Maia, FátimaEste projeto de graduação pretende ser um estudo de caso sobre a interdisciplinaridade na área da saúde e principalmente na área da reabilitação em contexto hospitalar. A parte teórica do projeto é baseada em diversos artigos científicos sobre este tema para permitir ter uma visão global da literatura existente acerca da interdisciplinaridade (funcionamento e limitações). A parte empírica do trabalho é baseada principalmente na realização de entrevistas a diferentes profissionais de saúde que compõem uma equipe de trabalho e também com observações do funcionamento da dinâmica de uma equipe interdisciplinar de reabilitação em contexto hospitalar. Esta investigação foi realizada no Hospital Princesse Grace de Mônaco (serviço de Medicina Física e de Reeducação Funcional). As entrevistas foram realizadas durante dois dias (9 e 10 de Novembro de 2016) e os dados foram tratados com recurso a técnicas de análise de conteúdo. Os objetivos do estudo são melhorar e aprofundar os conhecimentos sobre a noção de interdisciplinaridade e o funcionamento de uma equipe interdisciplinar de reabilitação em contexto hospitalar. Pretende-se também compreender a percepção de profissionais que integram uma equipe interdisciplinar acerca: do seu papel (com especial atenção ao Terapeuta da Fala), da relação existente entre os vários elementos da equipe e destes com os pacientes; dos circuitos de comunicação; do funcionamento da equipe. Os resultados obtidos com a investigação permitem mostrar as vantagens e limitações do trabalho em equipe em função das personalidades de cada membro, a sua integração e participação no projeto de reabilitação do paciente, a implicação de todos os agentes (família, cuidadores, paciente, profissionais de saúde...) e outros fatores contextuais, como por exemplo o tempo possível para as trocas de informação ou não.
- Perceção dos profissionais acerca do uso da comunicação aumentativa e alternativa com crianças com patologia neuromotoraPublication . Follin-Arbelet, Adélaïde Sophie Marie; Maia, FátimaEste projeto de graduação integra uma investigação qualitativa sobre a perceção dos profissionais acerca do uso de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) com crianças com patologia neuromotora. O enquadramento teórico é constituído por uma revisão da literatura com especial destaque sobre a comunicação aumentativa e alternativa e as patologias neuromotoras. A parte empírica do projeto é baseada na recolha de informações sobre este tema, através de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a sete profissionais de um Centro de Educação Motora, incluindo duas terapeutas da fala, para destacar o seu ponto de vista. A análise dos resultados foi feita com recurso a técnicas de análise de conteúdo. Os resultados revelam um ponto de vista relativamente positivo quanto à utilidade da CAA, mas parecem indicar mais dificuldades quando são mencionadas as competências das pessoas para o uso destas formas de comunicação. Efetivamente, alguns constrangimentos são referidos como barreiras à implementação ótima da CAA (falta de tempo, falta de formação, área reservada as terapeutas da fala), os quais são discutidos neste trabalho.
- Perspetiva dos educadores de infância quanto à deteção/intervenção precoce nas perturbações de comunicação e linguagemPublication . Bessa, Cátia Margarete Ferreira; Maia, FátimaA finalidade deste estudo foi ter conhecimento da perspetiva dos Educadores de Infância quanto às Perturbações de Comunicação e Linguagem mais frequentes nos Jardins de Infância e importância do seu encaminhamento para a terapia da fala, a fim de averiguar quais as medidas consideradas como facilitadoras para uma deteção/intervenção precoce mais eficaz das Perturbações da Comunicação e Linguagem. Para tal elaborou-se um questionário que foi aplicado a 30 educadores de infância. Sendo o Educador de Infância o profissional que se encontra mais próximo da criança no seu período de desenvolvimento, é um elemento fundamental na deteção precoce destas perturbações e verifica-se que o seu conhecimento sobre as mesmas é insuficiente, tal como o reconhecimento dos sinais indicativos de possíveis perturbações de comunicação e linguagem. Desta forma confirma-se a necessidade de uma cooperação mais estreita entre estes profissionais e o terapeuta da fala a fim de delinear linhas de intervenção conjuntas para uma deteção/intervenção precoce mais eficaz das perturbações da comunicação e linguagem.
- Síndrome de Angelman e intervenção precoce: perceção das famíliasPublication . Santos, Maria de Fátima Soares dos; Maia, FátimaO objetivo geral deste estudo é conhecer a perceção das famílias de crianças portadoras de Síndrome de Angelman relativamente ao conceito de Intervenção Precoce, de trabalho de equipa, de trabalho com as famílias, de articulação entre os profissionais e serviços e de envolvimento nas atividades de vida diária/rotinas, assim como a importância que atribuem às mesmas. Para a concretização desta investigação, construiu-se um questionário dirigido a familiares de crianças com SA. O instrumento foi distribuído na instituição “Raríssimas” durante o mês de agosto de 2015, tendo-se obtido uma amostra e dele obteve-se uma amostra de 10 respondentes. Os dados recolhidos foram analisados com recurso à estatística descritiva, utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS)-versão 21. De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que os respondentes atribuem um elevado grau de importância à intervenção precoce, bem como ao trabalho em equipa, ao trabalho com as famílias, à articulação entre os profissionais e serviços e ao envolvimento das atividades de vida diária/rotinas. No entanto, surgiram dúvidas quanto à perceção dos indivíduos relativamente a estes serviços.