FCHS (DCPC) - Criminologia
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Browsing FCHS (DCPC) - Criminologia by advisor "Caridade, Sónia"
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- Abandono escolar precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combatePublication . Novo, Gonçalo Pinto do Pilar Eira; Caridade, SóniaO presente estudo designado “Abandono Escolar Precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate” aborda a problemática do Abandono Escolar Precoce em Portugal numa ótica de prevenção e combate do processo e de redução da taxa de abandono escolar precoce através das políticas educativas criadas para facilitar e promover tal redução. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, nomeadamente com o apoio da análise documental das políticas públicas educativas existentes e com a análise estatística de informação disponibilizada na web das taxas de abandono escolar precoce ocorridas num período compreendido entre 2000-2018, pretendemos compreender de que forma as medidas e as estratégias aplicadas estão a contribuir para a redução do abandono escolar precoce e em que ponto de situação Portugal se situa face às diretrizes da União Europeia em âmbito de redução da taxa de abandono escolar precoce para 10.6%. Neste estudo estão em campo de análise os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), a Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
- Abuso sexual de menores: proposta de intervenção em contexto escolarPublication . Cruz, Carolina Celeste Rodrigues da; Caridade, SóniaO crime de abuso sexual é um dos crimes com consequências mais nefastas a nível mundial. As vítimas deste crime sofrem danos muito graves ao nível do desenvolvimento físico e psicológico, podendo estes ser permanentes e determinantes na personalidade e liberdade sexual da vítima. Posto isto, este é um tema que deve ser estudado com grande profundidade devido ao silêncio existente e à dificuldade de identificação de um perfil específico do agressor. Neste sentido, no presente projeto de graduação, apresenta-se uma proposta de intervenção a ser realizada através de 5 sessões de 1 hora e 30 minutos, por um criminólogo e um psicólogo da CPCJ, ao longo do 2º período, num estabelecimento de ensino de Viseu, com crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. Este programa tem como principal objetivo aumentar conhecimentos nas crianças e incrementar competências de autoproteção em situações potencialmente abusivas, de modo a prevenir e a combater o abuso sexual. Este tipo de crime é de tal gravidade que se devem unir todos os esforços para o travar o quanto antes.
- Acolhimento institucional de jovens e suas implicações no adoção de comportamentos delinquentesPublication . Costa, Vera Rita Nunes; Caridade, SóniaO presente trabalho versa sobre um projeto de investigação, cujo objetivo principal é analisar e tentar compreender as eventuais implicações do processo de acolhimento institucional de jovens na adoção de comportamentos delinquentes. Desta forma irá ser analisada a delinquência juvenil e o acolhimento institucional para que seja possível interpretar estes dois fenómenos. Para tal, a presente proposta de investigação prevê a realização de uma entrevista dirigida a técnicos que exerçam ou exerceram funções em instituições de acolhimento. Relativamente aos resultados expectáveis espera-se perceber se o acolhimento institucional, de alguma forma, influencia nos jovens a adoção de comportamentos delinquentes. Espera-se com esta proposta de estudo identificar aspetos menos positivos no acolhimento institucional de forma a informar as políticas de intervenção implementadas neste domínio.
- Comportamento antissocial e abandono escolar: da relação à prevençãoPublication . Paíga, Hugo Filipe Correia; Caridade, SóniaO comportamento antissocial é um fenómeno que abrange um vasto leque de definições, desde um conceito mais psiquiátrico a uma definição mais jurídico-legal, podendo envolver diversos tipos de comportamentos, como é o caso do abandono escolar. Este trabalho, tendo por base a metodologia de investigação-ação, tem como objetivo principal analisar a relação entre ambos os conceitos e propor um projeto de prevenção neste âmbito. O grupo alvo deste projeto será uma amostra de adolescentes que frequentem uma escola nas freguesias da competência territorial da CPCJ de Porto-Central, com idades entre os 12 e 15 anos, através da metodologia de investigação qualitativa. Os objetivos da intervenção consistem em reduzir o número de casos de abandono escolar que estão intimamente relacionados com os comportamentos antissociais, ou seja, diminuir os fatores de risco associados a esses mesmos comportamentos, e promover os fatores de proteção.
- As crianças como testemunhas silenciosas: um olhar sobre a exposição à violência interparentalPublication . Barroso, Inês Filipa Alves; Caridade, SóniaA violência conjugal é um fenómeno cada vez mais presente na sociedade. A crescente visibilidade desta problemática, aliada à maior preocupação pelos direitos das crianças, tem contribuído para este reconhecimento legal e social das crianças como vítimas. O presente projeto de graduação, divide-se na parte teórica e na parte empírica. A parte teórica visa a análise deste fenómeno e do seu impacto nas crianças, e a parte empírica apresenta uma proposta de intervenção no sentido de analisar os efeitos que a exposição à violência doméstica tem nas crenças sobre a violência e trabalhar essas mesmas crenças no sentido de capacitar as crianças para a adoção de respostas alternativas à violência, potenciando o seu bem-estar e desenvolvimento saudável.
- As crianças em contexto da violência doméstica e a intervenção da CPCJPublication . Ribeiro, Ana Rita; Caridade, SóniaA temática da violência doméstica está muito presente nos dias da atualidade, sendo uma problemática conhecida há já muito tempo, no entanto é algo que dificilmente muda devido a diversos fatores presentes na sociedade e, especialmente, em cada indivíduo. Como se sabe, qualquer pessoa pode ser vítima de violência doméstica, incluindo as crianças, sendo um fator bastante problemático, tendo em conta que são as mais prejudicadas nestes casos, podendo estas sofrer diretamente ou indiretamente. A realização deste projeto foca-se nas crianças em contexto da violência doméstica, bem como da intervenção das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em perigo nos casos em concreto, e tem como principal objetivo, propor um programa de intervenção, inserido na parte empírica do projeto. Este programa de intervenção vai ser dirigido à população mais jovem, nomeadamente aos alunos do 2º e 3º ciclo das escolas do concelho de Rio Tinto, bem como aos seus encarregados de educação, sendo esperados resultados positivos. Após as sessões e as reuniões com os jovens e os seus encarregados de educação, é esperado um bom feedback de todo o processo de intervenção e, em caso de se observar a existência de famílias que sofram este tipo de violência, fornecer a ajuda necessária para se atuar corretamente, de modo a extinguir o problema.
- Cyberbullying: um estudo de caso em PortugalPublication . Rodrigues, Ana Rita Paiva; Caridade, SóniaCom o evoluir das tecnologias da informação e da comunicação ao longo dos anos, o bullying escolar migrou para o online (cyberbullying). Este tipo de bullying digital é um fenómeno que pode ocorrer em qualquer lugar, qualquer hora e com qualquer pessoa, pode ser alvo deste tipo de situação. Sendo o cyberbullying e os perigos online um dos problemas mais graves com que os jovens se deparam e que cada vez mais está em crescimento e evolução, a escola, os pais e a comunidade deverão estar atentos aos sinais que os jovens possam manifestar, já que este é um problema que afeta o bem-estar físico, emocional psicológico destes. A escola, um lugar fundamental onde os jovens passam a sua maioria do tempo deverá ser proactiva, no sentido de sensibilizar, prevenir, detetar e intervir sempre que se revele necessário, mas para isso terá de ter estratégias e políticas para tal. Sendo assim, e fase ao tempo de pandemia que todos nós estamos a passar e com o aumento dos casos de cyberbullying devido ao confinamento, o objetivo desta proposta de intervenção é sobretudo sensibilizar e prevenir comportamentos de risco face à utilização das TIC. Desta forma, o primeiro capítulo aborda a parte teórica, onde se estabelece qual a ligação ente o bullying e o cyberbullying, as semelhanças, as diferenças, se há influência quanto ao género, os intervenientes (agressor, vítima e testemunha), quais as formas e tipos de cyberbullying, os motivos porque se pratica, as consequências, a sua eficácia, o receio em contar aos adultos e a importância da intervenção. O segundo capítulo é constituído pela parte empírica, onde é apresentado o projeto intitulado “LES- Liga-te em Segurança” que foi desenvolvido para jovens entre os 12 e os 18 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Tendo como finalidade analisar os conhecimentos dos jovens face a esta problemática, analisar o tipo de comportamentos que surgem online, analisar se os jovens possuem conhecimentos e se os põem em prática, entre outros. O programa é constituído por 13 atividades, a maior parte realizadas em grupo e distintas umas das outras. Sendo esta temática pouco abordada em Portugal é necessário e urgente elaborar políticas e estratégias adequadas ao contexto em que se pretende implementar o programa, para que este tema tenha um maior êxito e consiga atingir os resultados previstos.
- Da relação entre experienciação de maus tratos diretos na família e a adoção de comportamentos agressivos e antissociaisPublication . Vaz, Carla Gonçalves; Caridade, SóniaO presente projeto de graduação centra-se nas consequências dos maus tratos diretos perpetrados a crianças/jovens, propondo-se a realização de estudo qualitativo, exploratório. Este estudo tem, assim, como objetivo geral perceber em que medida a experienciação de maus tratos diretos, como sejam os maus tratos físicos, psicológicos e sexuais, no seio familiar poderá promover a adoção de comportamentos agressivos e outros comportamentos antissociais. De forma mais específica, pretende-se: i) analisar e caraterizar os diferentes tipos de maus tratos diretos experienciados no seio familiar e qual o agente perpetrador dos mesmos (se o pai, mãe ou outros); ii) analisar e caraterizar o tipo de comportamentos agressivos e antissociais praticados pelos jovens; iii) analisar e compreender em que medida a experienciação de maus tratos diretos se relaciona com os comportamentos violentos e antissociais dos jovens; iv) analisar e perceber a adoção dos comportamentos agressivos e antissociais segundo o sexo e idade dos jovens. Para tal, realizar-se-á uma entrevista junto dos alunos da turma PIEF do 3ºciclo, com idades compreendidas entre os 12 e 15 anos. A opção por esta turma, prende-se com o facto de se encontrarem sinalizados na CPCJ por apresentarem comportamentos agressivos e antissociais e suspeita de maus tratos diretos no seio familiar. Em termos de resultados, é esperado que os participantes reportem a ocorrência de diferentes tipos de maus tratos diretos na família, pelo pai ou mãe, e outras dinâmicas familiares disfuncionais, bem como a prática de diferentes comportamentos disruptivos da experienciação dos referidos maus tratos. Nas notas conclusivas, procurar-se-á refletir sobre as potencialidades e limitações da presente proposta de investigação, assim como delinear pistas para a investigação futura neste domínio.
- Da vítimação infantil à delinquência juvenil: fatores de risco e de proteção na vida de uma criançaPublication . Oliveira, Fábio; Caridade, SóniaAs dinâmicas familiares e todas as vivências adquiridas na infância tendem a influenciar o comportamento futuro de qualquer jovem. De forma mais específica, a literatura tem vindo a documentar que experienciar algum tipo de vítimação na infância, problemas registados ao nível do processo de vinculação, estão geralmente associados ao desenvolvimento de condutas antissociais, podendo assim mais tarde explicar a permanência destes mesmos comportamentos na sua vida adulta. O objetivo principal do projeto de investigação passa por procurar compreender a relação existente entre a vítimação que sofrem na infância e o comportamento delinquente, isto é, compreender de que como a família e toda a sua envolvência poderá repercutir-se no comportamento dos jovens. Para tanto, recorrer-se-á a uma metodologia qualitativa, sendo efetuadas entrevistas a profissionais que tenham experiência de trabalho com jovens sinalizados em CPCJ por condutas delinquentes e/ou antissociais. É expectável que o envolvimento em comportamentos desviantes esteja sobretudo associado aos maus tratos sofridos na infância e a ausência de vínculo por parte da família. Espera-se que este trabalho possa contribuir para uma melhor compreensão da problemática e sobretudo sustentar e fundamentar o desenvolvimento de políticas de prevenção e intervenção do fenómeno da delinquência juvenil.
- Do consumo de substâncias ao comportamento antissocial: programa de intervençãoPublication . Azevedo, Ana Teresa Oliveira Magalhães da Rocha; Caridade, SóniaEste trabalho tem como principal objetivo descrever a relação entre o consumo de substâncias e o comportamento antissocial propondo um programa de intervenção junto de uma amostra de adolescentes que frequentam o Agrupamento Escolar de Águas Santas na cidade da Maia, com idades compreendidas entre os 14 e 17 anos. O principal objetivo desta proposta de programa de intervenção será o de promover a redução do consumo de substâncias e dos comportamentos antissociais, frequentemente, associados. Procura-se, desta forma, intervir em alguns dos fatores de risco inerentes a estes casos, diminuindo o seu potencial determinante, e procurar-se-á potenciar os fatores de proteção.
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