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  • How learners and faculty rate online assessment methods
    Publication . Silva, Fátima; Reis, Pedro
    The increasing importance of online education has resulted in attempts to make these teaching/learning means more reliable, valid and feasible in order to avoid the criticisms that are often directed that any e-learning course, above all its assessment process within teaching and learning contexts. Given the potential of online education to higher education, our question is whether, and in what ways, different types of assessments might have an impact on the view faculty and learners have of the assessment methods used in the Virtual University of Fernando Pessoa University (UFP-UV) in Porto, Portugal, in relation to their reliability, feasibility and validity. In this paper we will revisit some of the approaches involved in any assessment process, with particular emphasis on online assessment. The case study carried out sought to investigate the extent to which faculty and learners consider the assessment used in the curricular unit of the e-learning course to be feasible, valid and reliable. These impressions were gauged in two different questionnaires (one for the teachers and another for the learners) in which respondents assigned graded qualitative responses to certain statements, and, in the observation section of the questionnaire, they could provide qualitative comments on the question, thus allowing both a quantitative and a qualitative analysis of the data. The results demonstrate that the virtual classroom is, for both groups in this case study, the mechanism that shows the most reliability whether the virtual classroom acts as a ‘real’ classroom in which both parties are 'face-to-face' via audiovisual means or only the audio means of the virtual classroom is used to question the learner orally.
  • A sala de aula invertida num cenário potencial de integração com a wikipédia
    Publication . Lopes, Sergio; Borges Gouveia, Luis; Reis, Pedro
    Objetivos da apresentação: Partilhar o que é a sala de aula invertida (Flipped Classroom) Verificar o estado da investigação em curso sobre a sala de aula invertida e alguns dados preliminares Refletir sobre a Wikipédia e o seu uso no Ensino Superior Refletir sobre a Wikipédia e a sua potencial relação com a sala de aula invertida
  • Resultados e análise estatística de experimentos realizados no Ensino Superior: a prática metodológica da sala de aula invertida (flipped classroom)
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    Neste relatório apresentamos os resultados da investigação de campo e a decorrente análise estatística realizada no âmbito do estudo de doutoramento em Ciências da Informação (especialidade de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação) em curso, acerca de uma amostra composta por discentes (n=152) oriundos de cursos superiores da área de Ciências Informáticas de duas Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. Os resultados e as informações foram obtidos através da realização de um total de nove (9) experimentos, compostos por: um (1) experimento piloto mais oito (8), sendo uma parte dos dados coletados através de grelhas de observação e a outra parte através da aplicação de inquéritos por questionário, numa investigação de características quali-quantitativas e com a abordagem metodológica em torno da Investigação-Ação (I-A). O presente relatório apresenta os resultados para o experimento que foi testado no contexto do relatório TRS 01/2019 intitulado “Utilização da metodologia da sala de aula invertida (flipped classroom): análise de eficiência dos instrumentos e resultados do experimento piloto”. O experimento piloto serviu de base para o protocolo das sucessivas experiências realizadas e reportada a sua análise exploração de dados no presente documento.
  • The sakai collaborative learning environment: current experience
    Publication . Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    Parece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de “aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”. No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process writing”, trabalhos de projecto, etc. Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação. It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming information into knowledge”. Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”, works of project, among many others. In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process, facilitating communication, and improving information management.
  • Humanidades e informática: o estado da arte
    Publication . Reis, Pedro
    Vistas sob um certo prisma, humanidades e informática parecem dois pólos de realidades não só opostas como inconciliáveis. Porém, contrariando esse cenário de separação irremediável, defendemos aqui que algumas das oportunidades para repensar as humanidades têm sido proporcionadas precisamente pelo advento da informática. Acreditamos, por isso, que as humanidades se desenvolverão ainda mais no suporte digital e que este se tornará numa superfície de escrita e de leitura a encarar com uma normalidade que talvez ainda não seja possível esperar no actual momento histórico. Neste cenário, o computador poderá tornar-se, afinal, um “factor de união” entre “duas culturas” tradicionalmente separadas.
  • Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)
    Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, Pedro
    Este relatório apresenta os resultados de um experimento realizado no âmbito das turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa. O experimento consistiu em realizar uma aula sobre Diagrama de Classes (UML), conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através do modelo pedagógico da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). O experimento foi realizado com o suporte de um protocolo de procedimentos, uma grelha de observação, um inquérito e uma relação de instruções aos alunos. No final do experimento os alunos responderam um inquérito, cujo objetivo principal foi verificar os sentimentos, aspetos comportamentais e de desempenho dos alunos face ao modelo pedagógico da “sala de aula invertida”. Este experimento é parte integrante do Doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da “sala de aula invertida”, nos processos de ensino e aprendizagem no nível do Ensino Superior.
  • Portuguese Experimental Poetry—Revisited and Recreated
    Publication . Reis, Pedro
    Ensaio de Pedro Reis sobre releituras digitais de poemas experimentais portugueses