Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
92.14 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Parece inegável que a revolução digital tem grandes implicações nos sistemas actuais de
formação, com o e-learning a responder melhor e de modo inovador às necessidades de
“aprender a um ritmo acelerado” e de “transformar informação em conhecimento”.
No entanto, há bastante tempo que assistimos a mudanças nas teorias pedagógicas, com
o debate centrado na aprendizagem baseada em problemas, “situated learning”, “process
writing”, trabalhos de projecto, etc.
Neste sentido, a internet e o e-learning podem ser consideradas ferramentas harmonizadas
com ideias já correntes na educação, contribuindo assim para a evolução destas teorias pedagógicas
e para o desenvolvimento de novas técnicas de educar, fornecendo incentivos à
aprendizagem, facilitando a comunicação, melhorando a gestão da informação.
It seems undeniable that the digital revolution we are experiencing nowadays has several
implications in the current systems of learning and training. In this context, e-learning may
provide a better and innovative way to “learning at an accelerated rhythm” and to “transforming
information into knowledge”.
Nevertheless, changes in pedagogical theories have already occurred for some time focusing
the debate on the learning process based in problems, “situated learning”, “process writing”,
works of project, among many others.
In this sense, internet and e-learning may be considered as tools which are harmonised with
current ideas in education, thus contributing to the evolution of these pedagogical theories
and to the development of new techniques, supplying incentives to the learning process,
facilitating communication, and improving information management.
Description
Keywords
Inovação Educação E-learning Informação Conhecimento Innovation Education Information Knowledge
Citation
Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 5 (2008) 96-104.