Browsing by Issue Date, starting with "2018-04"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto dos Poluentes Atmosféricos no Cancro do Pulmão: um estudo transversalPublication . Barreira, Maria Esmeralda; Vidal, Diogo Guedes; Pontes, Manuela; Oliveira, Gisela; Maia, Rui LeandroA saúde humana é influenciada por diversos fatores ambientais com impacto na morbilidade e na mortalidade. As emissões de partículas (PM10 e PM2,5) e óxidos de azoto (NOX) afetam o ambiente e a saúde em especial a função respiratória, sendo na UE responsáveis por 10 % de mortes prematuras. Os tumores malignos do pulmão são os mais frequentes do mundo e, anualmente, são diagnosticados cerca de 1,7 mil novos casos, constatando-se, em Portugal, um agravamento entre 2007-2011.
- Questionário sobre o nível de utilização e importância das TICs numa IES. Teste PilotoPublication . Araújo, Andréa; Gouveia, Luis BorgesO objeto deste relatório interno é validar o teste piloto dos instrumentos de recolha de dados para investigação do projeto de doutoramento sobre O Digital Nas Instituições De Ensino Superior: Um Diagnóstico Sobre A Percepção Da Comunidade Acadêmica De Uma Instituição De Ensino Superior Em Belém Do Pará (Brasil). São apresentados os resultados de um teste piloto para validação de questionário aplicado a um grupo selecionado de forma aleatória na Instituição de Ensino objeto do estudo de caso.
- Experimento prático de uma aula sobre Diagramas de Classe (UML), com a utilização da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom)Publication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroEste relatório apresenta os resultados de um experimento realizado no âmbito das turmas do 1º ciclo de licenciatura em Engenharia Informática da Universidade Fernando Pessoa. O experimento consistiu em realizar uma aula sobre Diagrama de Classes (UML), conteúdo da unidade curricular (UC) de Análise de Sistemas, através do modelo pedagógico da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom). O experimento foi realizado com o suporte de um protocolo de procedimentos, uma grelha de observação, um inquérito e uma relação de instruções aos alunos. No final do experimento os alunos responderam um inquérito, cujo objetivo principal foi verificar os sentimentos, aspetos comportamentais e de desempenho dos alunos face ao modelo pedagógico da “sala de aula invertida”. Este experimento é parte integrante do Doutoramento em Ciências da Informação, que visa investigar os possíveis impactos e potencialidades do modelo pedagógico da “sala de aula invertida”, nos processos de ensino e aprendizagem no nível do Ensino Superior.
- Cidade, ambiente e cidadania. Desafios socioambientais contemporâneosPublication . Vidal, Diogo Guedes
- Contributes for the development of a psychotherapeutic intervention model in nursing: A focus group study in Portugal and SpainPublication . Sampaio, Francisco; Sequeira, Carlos; Lluch-Canut, TeresaPurpose To explore the aspects set forth as the minimum set of features that should integrate a psychotherapeutic intervention model in nursing. Design and Methods Two focus groups were conducted, with the participation of 15 nursing professionals. Data were analysed thematically. Findings Five topics previously identified were analysed: theoretical conceptualization, structure, patients’ inclusion and exclusion criteria, operationalization, and evaluation of the intervention(s) effectiveness. Theoretical conceptualization has been mainly grounded on Peplau's theory. Moreover, participants believe that standardized nursing language and nursing process should be the presumptions of the model. Practice Implications This study allowed the identification of a minimum set of features that should integrate a psychotherapeutic intervention model in nursing, about which consensus must be reached with a view to its further development.
- Discrimination between the human prostate normal and cancer cell exometabolome by GC-MSPublication . Lima, Ana Rita; Araújo, Ana Margarida; Pinto, Joana; Jerónimo, Carmen; Henrique, Rui; Bastos, Maria de Lourdes; Carvalho, Márcia; Guedes de Pinho, PaulaSerum prostate-specific antigen (PSA) is currently the most used biomarker in clinical practice for prostate cancer (PCa) detection. However, this biomarker has several drawbacks. In this work, an untargeted gas chromatography-mass spectrometry (GC-MS)-based metabolomic profiling of PCa cells was performed to prove the concept that metabolic alterations might differentiate PCa cell lines from normal prostate cell line. For that, we assessed the differences in volatile organic compounds (VOCs) profile in the extracellular medium (exometabolome) of four PCa cell lines and one normal prostate cell line at two pH values (pH 2 and 7) by GC-MS. Multivariate analysis revealed a panel of volatile metabolites that discriminated cancerous from normal prostate cells. The most altered metabolites included ketones, aldehydes and organic acids. Among these, we highlight pentadecane-2-one and decanoic acid, which were significantly increased in PCa compared to normal cells, and cyclohexanone, 4-methylheptan-2-one, 2-methylpentane-1,3-diol, 4-methylbenzaldehyde, 1-(3,5-dimethylfuran-2-yl)ethanone, methyl benzoate and nonanoic acid, which were significantly decreased in PCa cells. The PCa volatilome was markedly influenced by the VOCs extraction pH, though the discriminant capability was similar. Overall, our data suggest that VOCs monitoring has the potential to be used as a PCa screening methodology.
- LIBEROPINION – a web platform for public participationPublication . Sousa, Artur Afonso; Agante, Pedro; Abrantes, Steven; Gouveia, Luis Borges
- O programa de intervenção “Era uma vez…” na promoção de competências de compreensão leitora e no desenvolvimento de capacidades ortográficas em crianças do 4.º ano de escolaridadePublication . Sereno, Dina Paula Oliveira; Gomes, InêsPesquisas recentes têm demonstrado que o método Cloze poderá ser um instrumento promitente no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. Porém, ao direcionar-se para a compreensão leitora, este método apresenta-se também como um recurso promissor para aprimorar as competências ortográficas já que, a leitura e a escrita são duas significações interdependentes, logo, influenciando-se mutuamente. Neste âmbito, o presente estudo procurou avaliar a eficácia do método Cloze na promoção de competências de compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas em crianças do 1º Ciclo do ensino básico da Região Autónoma da Madeira. Participaram 66 crianças do 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos, sem retenções e sem Necessidades Educativas Especiais. Estas crianças foram divididas em dois grupos (experimental e de controlo) e avaliadas em dois momentos distintos (pré e pós-teste) com o Teste de Idade de Leitura (TIL) e a PALPA-P44. Entre estes dois momentos de avaliação, apenas o grupo experimental foi alvo de um programa de intervenção de 8 sessões. Este programa consistiu na implementação de histórias construídas especificamente para o efeito, estruturadas com base em diferentes modalidades do Cloze e organizadas em níveis de complexidade crescente. Em todas as histórias omitiu-se de forma sistemática o décimo vocábulo, tendo cada uma delas um total de 25 lacunas. Em cada sessão, as crianças começavam por preencher as lacunas do texto sem ajuda. Seguidamente, era realizada a correção em voz alta e explicada a opção correta. Após este feedback, as crianças completavam novamente o texto e confrontavam este segundo desempenho com o anterior. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do programa de intervenção: por um lado, os dois grupos, homogéneos no pré-teste, passaram a exibir diferenças significativas entre si no pós-teste, com vantagem para o grupo experimental; por outro lado, apenas o grupo experimental aumentou significativamente o número de acertos no TIL e no PALPA-P44 do pré para o pós-teste. Tais resultados são promissores quanto às potencialidades deste método para a promoção da compreensão leitora e desenvolvimento de habilidades ortográficas.
- Avaliação e Intervenção nas dificuldades de aprendizagem – dislexia – na idade escolarPublication . Ferreira, Diana Vilar; Ramalho, JoaquimA dislexia caracteriza-se por habilidades alteradas dos processos (fluência, compreensão e leitura correta de palavras). Além destas pode envolver ainda dificuldades no reconhecimento de palavras escritas, na descodificação, na adequação e habilidades ortográficas, podendo ainda manifestar-se no raciocínio matemático (APA, 2013, citado por Asorey & Fernández, 2013). Por sua vez, segundo vários autores a falta de interesse, de motivação e de curiosidade para o estudo constituem características da criança disléxica (Torres & Fernández, 2001; Pinto, 2012. A intervenção com estas crianças exige o uso de várias estratégias, reforços e formas de as motivar, bem como correções imediatas para que não mantenham erros (Coelho, 2012; Ribeiro & Baptista, 2006). O presente projeto partiu da problemática relacionada com as dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura e da escrita, em que se enquadra a dislexia. Como investigadora, julgo importante refletir e investigar sobre estas áreas, bem como as dificuldades que lhes estão implícitas. Através da reflexão e investigação, pretendo descobrir fundamentos, causas, perspetivas e estratégias a desenvolver com a finalidade de proporcionar o sucesso educativo no aluno em questão, bem como a promoção da sua autoestima. Assim, este projeto surge com o objetivo de avaliar a eficácia de um programa de intervenção/reeducação de um aluno do ensino básico, abordando a consciência fonológica, a compreensão, o vocabulário, a leitura e a escrita. O projeto pretende constituir uma abordagem específica ao tema da dislexia, no que diz respeito às estratégias de compreensão, tendo em vista a superação das dificuldades de aprendizagem. Este projeto é um estudo de caso único, tendo como foco a ação pedagógica do Psicopedagogo no sentido de promover a aprendizagem do sujeito. Numa avaliação pedagógica, a criança apresenta algumas “dificuldades” nas áreas da leitura e da escrita: lê ainda com pouco ritmo e entoação, tem alguma dificuldade em escrever de forma correta, quer em ditado, quer por iniciativa própria. Esta criança necessita da implementação de estratégias na área da Língua Portuguesa para atingir com mais segurança e sucesso os seus objetivos futuramente. Dessa forma, o projeto tem como pressuposto a aplicação de uma avaliação inicial para compreensão das dificuldades do sujeito, realizando em seguida, uma intervenção adequada e, por fim, a realização de uma avaliação final, com o intuito de comparar dados: o momento 1 (avaliação inicial), como o momento 2 (avaliação final) – Pré e pós-teste. Após o processo de intervenção foram avaliados os resultados e estes mostraram que houve uma evolução no número de competências adquiridas, especificamente na leitura, na diminuição do número de erros, na escrita, nos fatores psicomotores (lateralidade, estruturação espácio-temporal, motricidade fina e global) e na motivação para a leitura e escrita. Estes resultados sugerem que se houver um diagnóstico atempado e uma intervenção precoce através de um amplo conjunto de estratégias e recursos, maior serão as possibilidades de atenuar tais problemas.
- Dropout terapêutico em adultos de uma clínica pedagógica de psicologia: variáveis associadasPublication . Martins, Libânia Sofia Mendes; Alves, SóniaAs variáveis que estão associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico, tornam-se fontes importantes de informação para os processos terapêuticos e facilitam a compreensão dos fatores envolvidos na eficácia do acompanhamento. Assim os objetivos da presente investigação são: Caraterizar as variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas, dos clientes que recorreram ao serviço de consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia, bem como comparar o perfil dos clientes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico (Dropout) e compará-lo com o dos que se encontram noutra situação (alta, acompanhamento e encaminhamento) no que se refere às variáveis sociodemográficas, institucionais e clínicas consideradas. Para executar esta investigação recorreu-se a uma amostra de conveniência de 68 indivíduos, 66.2% do sexo feminino e 33.8% do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos (M=40.3; DP=15.16), atendidos na consulta psicológica de adultos de uma clínica pedagógica de psicologia no período compreendido entre setembro de 2015 e julho de 2017. Em termos de perfil, os resultados evidenciam que os participantes que abandonaram precocemente o processo psicoterapêutico apenas se distinguem dos restantes (que se encontram noutra situação) nas seguintes variáveis: (i) idade, sendo que os que fizeram dropout são significativamente mais jovens, em termos médios, que os restantes; (ii) tipo de pagamento, sendo que os que fizeram dropout estão, todos eles, em situação de dívida; (iii) outros problemas de saúde, sendo que os participantes que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico são mais frequentemente aqueles que não apresentam outros problemas de saúde; (iv) tempo total de intervenção, onde se verifica que aqueles que abandonam precocemente o processo psicoterapêutico têm em média menos tempo de intervenção do que os restantes; (v) número de sessões, tendo-se verificado que os que fazem dropout têm em média menos sessões do que aqueles que se encontra noutra situação. Apesar de exploratório, o nosso estudo procura chamar à atenção para a importância de se estudarem as variáveis associadas ao abandono precoce do processo psicoterapêutico no sentido da intervenção psicológica poder ser adequada à realidade clínica.