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- Denominações em audiofonologia: das categorias às práticas e às concepçõesPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deDiscute-se a especial importância do idioma no domínio técnico e científico da chamada audiofonologia, exemplificando-se com a influência da própria metalinguagem sobre as respectivas práticas e concepções. o relativismo linguístico pôs em relevo importantes diferenças na estrutura semântica e gramatical dos vários idiomas, admitindo-se que cada um possa oferecer moldes distintos para as próprias categorias da mente. procura-se mostrar de que modo isto pode afectar todo um âmbito de actuação técnica neste campo. A semântica das denominações parece chegar a influenciar a própria concepção, a implementação e o perfil das práticas e das profissões nesta área. The great importance of language in the technical and scientific domain of the so-called audiophonology is discussed, and this is exemplified with the influence of metalanguage itself on practices and conceptions. linguistic relativism emphasised important differences in semantic and grammatical structure of different languages, and since then one admit that each one could offer different models for the categories of the mind. An attempt is made to show how these can affect a whole domain of technical intervention in this field. the semantics of denominations seems to influence the conception, the implementation and the profile of practices and professions in this area.
- Le soutien de l´académie aux rencontres internationales dans le cadre du Processus de BolognePublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deDans le cadre du soutien institutionnel auquel sont déjà obligés Universités et autres établissements d’enseignement, on réfléchira aux implications de la construction européenne en ce qui concerne les Conférences européennes et, en particulier, le Processus de Bologne. On en déduira ensuite quelques principes, en suggérant un certain nombre de bonnes pratiques qui devraient être appliquées à l’espace global de l’Enseignement Supérieur. A reflection is made about certain implications of European construction in the domain of the institutional support Universities and other learning institutions should provide to European Conferences that implicitly are underlying Bologna Process. Some rules are deduced and some good practices are suggested, which should in fact be extended to a global space of Higher Education.
- Symétrie de l´expression corporelle chez le journaliste télévisif: un domaine d'intervention en audiophonologie esthétique - une étude exploratoire dans un laboratoire universitaire de télévisionPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de; Aroucha, Jucyara MenezesOs achados obtidos com métodos de interesse clínico aplicados ao estudo da comunicação podem usar-se proveitosamente no sentido de optimizar a expressão de um ponto de vista estético, nomeadamente no domínio do telejornalismo. Um atributo que merece ser considerado é a simetria da expressão corporal, a qual se torna então pertinente em audiofonologia estética. Num grupo de estudantes de Jornalismo locutores do laboratório de televisão da Universidade Fernando Pessoa (jornal televisivo semanal acessível em http://www.ufp.pt) evidenciou-se, na aplicação do protocolo de avaliação fonoaudiológica da Central Globo de Jornalismo do Brasil (Kyrillos, 2003), uma incidência muito apreciável de assimetrias evidentes da expressão para-verbal. Decorrido mais de um mês sobre os noticiários televisivos em questão, seleccionaram-se três casos, submetendo dois a uma bateria de exercícios de “brain-gym” (Dennison & Dennison, 1996) e do método de Alexander (Maisel, 1990) logo antes duma repetição de certos desempenhos de locução, e repetindo-se também o mesmo texto num terceiro caso sem nenhum exercício prévio: no critério duma juíza doutra Universidade, este último em nada mudou as suas assimetrias de expressão corporal nesta segunda execução, ao passo que os dois casos sobre os quais se interveio mostraram notáveis mudanças no sentido duma expressão de base mais simétrica. Se uma experimentação mais cuidada permitisse concluir que a intervenção proposta é de facto eficaz na correcção das assimetrias corporais, a assistência estetico comunicativa aos locutores de telejornal poderia desde então lançar mão regularmente deste tipo de abordagem. The findings obtained with clinical methods applied to the study of communication can be advantageously used in order to optimize expression from an aesthetic point of vue, namely in the domain of tele journalism. An attribute that one should consider is symmetry of body expression, something quite relevant in aesthetic audiophonology. When applying the phonoaudiological assessment protocol of Globo brazilian TV chain (Kyrillos, 2003) to the performances of students of Journalism in the television lab of University Fernando Pessoa (where a television journal is published each week - available at http://www.ufp.pt/), clear asymmetries of paraverbal expression were noticed in most of them. More than one month later, three speakers were selected, two of them being submitted to a battery of “brain-gym” (Dennison & Dennison, 1996) and also some other exercises belonging to the method of Alexander (Maisel, 1990), just before being incited to repeat once again some of their works, a third one repeating also the same text, but without any previous exercise: in the criterion of a judge from another University, this third case didn’t change at all his body expression asymmetries in this second execution, but the two cases being intervened did show remarkable changes in the direction of a more symmetric basic expression. If a more extended research allowed the conclusion that this intervention is useful indeed in the correction of body asymmetries, the aesthetic-communicative assistance to tele journal speakers should henceforth include regularly this kind of approach.
- Abordagem individualizada do disléxico em equipa interdisciplinarPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deO presente estudo contextualiza e revê a casuística de maus leitores da Clínica Médica de Serralves em 2005-2006, enunciando os princípios a respeitar no diagnóstico de dislexia e evidenciando a necessidade da sua abordagem individualizada, tanto ao nível da avaliação como da intervenção. Discute-se nomeadamente a sua frequente associação com disortografia, disgrafia, défice de atenção, alterações da motilidade ocular, perturbações da fala e do desenvolvimento da linguagem oral, alterações subtis da psicomotricidade, alterações posturais ou síndrome escotópico, e sublinha-se a especificidade do perfil de cada caso individual em concreto. No tocante à intervenção, apresentam-se os critérios que foram seguidos, com sucesso, na escolha de diferentes meios ópticos de correcção (prismas Vs. filtros) e de diversas outras terapias (intervenção psicopedagógica, psicoterapia, terapia da fala, medicação psicotrópica…). Retoma-se a pesquisa pioneira do autor sobre dislexia e síndrome de deficiência postural (Pinto de Almeida, 1993) e refutam-se os pontos de vista limitados que pretendem reduzir a problemática da dislexia a uma apenas das diferentes dimensões implicadas. Desenvolve-se um modelo fisiopatológico no qual as perturbações do input sensorial, do processamento psicolinguístico e do output postural e motor são susceptíveis de agir entre si por meio de diferentes ansas de feedback. Conclui-se estabelecendo um quadro no qual a fisiopatologia serve de guia à abordagem do disléxico: tanto a avaliação como a intervenção obrigam a uma coordenação de esforços numa ampla equipa interdisciplinar, com vista a que se vá ao encontro da especificidade de cada caso. This study contextualizes and reviews the casuistics of bad readers from the Medical Clinic of Serralves in 2005-2006, setting out the principles to be observed in the diagnosis of dyslexia and demonstrating the need for its individualized approach, including both the evaluation and intervention. One discusses in particular its frequent association with dysortographia, dysgraphia, attention deficit disorder, changes in ocular motility, speech and oral language developmental disorders, subtle psychomor deficits, postural deviations or scotopic syndrome, and the specific profile of each concrete individual case is underlined. In what concerns the intervention, successful criteria are presented with regard to the choice of different means of optical correction (prisms Vs filters) and various other therapies (psychopedagogic intervention, psychotherapy, speech therapy, psychotropic medication ...). The author’s pioneering research on dyslexia and postural deficiency syndrome (Pinto de Almeida, 1993) is recovered and one refutes the limited points of view of those who want to reduce the problems of dyslexia to only one of the various dimensions involved. A physiopathological model is developped in which the disturbances of sensory input, of psycholinguistic processing and of postural and motor output are likely to act with each other through different feedback loops. One concludes by establishing a framework within which physiopathology can serve as a guide to dyslexics approach: both the evaluation and intervention require a coordination of efforts within a broad interdisciplinary team, in order to fit the specific needs of each case.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de
- Comunicação, saúde mental e psicopatologiaPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCaracteriza-se a parte da comunicação na saúde e bem estar, assim como em psicopatologia. Nas psicoses, encontram-se alterações qualitativas de decurso variável; nas neuroses, simples variações quantitativas superficiais e inconstantes; nas psicopatias, desvios quantitativos um pouco mais consistentes. O decurso mais flutuante das perturbações da comunicação de natureza psiquiátrica faz o diagnóstico diferencial com as de ordem neurológica. Defende-se no entanto que haverá, subjacente às alterações comunicativas de natureza psicopatológica, uma disfunção cerebral mais ou menos subtil consecutiva a perturbação no decurso das fases mais avançadas do desenvolvimento e maturação cerebral – relativamente às quais, no domínio das competências comunicativas, as experiências precoces e a aprendizagem mostram ter uma importância fundamental. Discute-se a este respeito um caso (raro) de síndrome do sotaque estrangeiro (Pinto de Almeida, 1999): a origem das perturbações observadas era essencialmente do foro psiquiátrico, uma vez que a TC mostrava unicamente um discreto alargamento isolado dos sulcos corticais nas regiões peri-sylvianas. The part of communication in health and welfare, as well as in psychopathology, is characterized. In psychoses, qualitative alterations of changeable course are found; in neurosis, simple quantitative superficial, capricious variations; in psychopathies, a little more consistent quantitative deviations. The more fluctuating evolution of psychiatric disorders of communication makes the differential diagnosis with those of a neurological condition. In the present article, one advocate, however, that behind psychopathological disorders of communication, there is a more or less subtle brain dysfunction consecutive to some kind of disturbance during the most advanced stages of brain development and maturation – for which, in the field of communicative skills, early learning experiences have shown a major role. As an example, a (rare) case of foreign accent syndrome (Pinto de Almeida, 1999) is discussed: the deficits observed were primarily psychiatric, and CT showed only a slight enlargement of isolated cortical sulci in peri-sylvian brain regions.
- Intervenção da terapêutica da fala na Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)Publication . Amorim, Lurdes; Rocha, Joana; Almeida, Alexandre Frey Pinto deA Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa, de evolução rápida, que enfraquece e paralisa os músculos, conduzindo à morte. Afecta a fala (articulação verbal- oral, voz e respiração), motricidade orofacial e deglutição. Desta forma, a intervenção do terapeuta da fala é fundamental para manter e maximizar essas funções, assim como para ajudar o paciente e a sua família a compreender e a lidar com cada etapa da doença. Amyotrophic lateral sclerosis is a neurodegenerative disease, rapidly progressive, causing weakness with a wide range of disabilities leading to death. It affects speech, respiration, orofacial motricity, and swallowing. The intervention of speech therapist is crucial to preserve and maximize such functions and to help the patient and his family to understand and deal with each stage of this disease.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de
- Análise transaccional, comunicação na família e insucesso escolar: um estudo de casoPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto deCom base nas propostas de Eric Berne (1972), procedeu-se ao estudo do argumento (projecto de vida) dum rapaz de 11 anos ainda a frequentar o 3º ano de escolaridade, procurando-se explicar o caso segundo o paradigma da Análise Transaccional (A. T.), a técnica proposta por aquele autor. Um abandono parental a que foi sujeito desde a mais tenra idade poderá ter resultado numa desconfirmação persistente que poderia por sua vez levá-lo a adoptar com frequência comportamentos provocatórios e de fuga, numa complexa dialéctica com figuras parentais de substituição (sobretudo a avó) acentuadamente ambivalentes no seu modo de interagir com ele: um mandato do tipo “foge daí e une de novo os teus pais” (numa nova união conjugal mítica) poderia dar sentido a esta existência marcada pela negligência parental, terminando por ser transportado igualmente para a escola. O modelo da A. T. poderia então ser adequado à compreensão do insucesso escolar em casos análogos de famílias disfuncionais. Taking as a basis Eric Berne proposals (1972), a study of a script (plan of life) was undertaken, concerning a 11 year old boy who was still attending the 3rd grade, and an attempt is made toward an explanation of the case according to the paradigm of Transactional Analysis (T. A.) – the whole technique proposed by that author. A parental abandonment that he suffered since an early age may have resulted in persistent disconfirmation, which could in turn lead him to escape and adopt behaviours often provocative, in a complex dialectic with substitutive parental figures (especially Grandmother) markedly ambivalents in their interaction with him: some kind of mandate as “run away and attach your parents again” (in a new mythical conjugal union) could make sense of this existence marked by parental neglect, and could ultimately be also transported to school. The model of T. A. might then be appropriate in order to understand school failure in similar cases of dysfunctional families.
- EditorialPublication . Almeida, Alexandre Frey Pinto de