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O presente estudo contextualiza e revê a casuística de maus leitores da Clínica Médica de
Serralves em 2005-2006, enunciando os princípios a respeitar no diagnóstico de dislexia
e evidenciando a necessidade da sua abordagem individualizada, tanto ao nível da avaliação
como da intervenção. Discute-se nomeadamente a sua frequente associação com
disortografia, disgrafia, défice de atenção, alterações da motilidade ocular, perturbações
da fala e do desenvolvimento da linguagem oral, alterações subtis da psicomotricidade,
alterações posturais ou síndrome escotópico, e sublinha-se a especificidade do perfil de
cada caso individual em concreto. No tocante à intervenção, apresentam-se os critérios
que foram seguidos, com sucesso, na escolha de diferentes meios ópticos de correcção
(prismas Vs. filtros) e de diversas outras terapias (intervenção psicopedagógica, psicoterapia,
terapia da fala, medicação psicotrópica…). Retoma-se a pesquisa pioneira do autor
sobre dislexia e síndrome de deficiência postural (Pinto de Almeida, 1993) e refutam-se os
pontos de vista limitados que pretendem reduzir a problemática da dislexia a uma apenas
das diferentes dimensões implicadas. Desenvolve-se um modelo fisiopatológico no qual
as perturbações do input sensorial, do processamento psicolinguístico e do output postural
e motor são susceptíveis de agir entre si por meio de diferentes ansas de feedback.
Conclui-se estabelecendo um quadro no qual a fisiopatologia serve de guia à abordagem
do disléxico: tanto a avaliação como a intervenção obrigam a uma coordenação de esforços
numa ampla equipa interdisciplinar, com vista a que se vá ao encontro da especificidade
de cada caso. This study contextualizes and reviews the casuistics of bad readers from the Medical
Clinic of Serralves in 2005-2006, setting out the principles to be observed in the diagnosis
of dyslexia and demonstrating the need for its individualized approach, including both
the evaluation and intervention. One discusses in particular its frequent association with
dysortographia, dysgraphia, attention deficit disorder, changes in ocular motility, speech
and oral language developmental disorders, subtle psychomor deficits, postural deviations
or scotopic syndrome, and the specific profile of each concrete individual case is underlined.
In what concerns the intervention, successful criteria are presented with regard
to the choice of different means of optical correction (prisms Vs filters) and various other
therapies (psychopedagogic intervention, psychotherapy, speech therapy, psychotropic
medication ...). The author’s pioneering research on dyslexia and postural deficiency syndrome
(Pinto de Almeida, 1993) is recovered and one refutes the limited points of view of
those who want to reduce the problems of dyslexia to only one of the various dimensions
involved. A physiopathological model is developped in which the disturbances of sensory
input, of psycholinguistic processing and of postural and motor output are likely to act
with each other through different feedback loops. One concludes by establishing a framework
within which physiopathology can serve as a guide to dyslexics approach: both
the evaluation and intervention require a coordination of efforts within a broad interdisciplinary
team, in order to fit the specific needs of each case.
Description
Keywords
Dislexia Síndrome de deficiência postural Síndrome escotópico Prismas Filtros Dyslexia Postural deficiency syndrome Scotopic syndrome Prisms Filters
Citation
Cadernos de Comunicação e Linguagem.ISSN 1647-3485. Vol 01, Nº 01 (2009) 13-44.
Publisher
Edições Universidade Fernando Pessoa