ESS (DCETS) - Artigos em Revistas Científicas Nacionais com Arbitragem Científica
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- A relação de ajuda como intervenção de enfermagem: uma scoping reviewPublication . Ferreira Coelho, Joana Catarina; Sampaio, Francisco; Teixeira, Sónia; Parola, Vítor; Sequeira, Carlos; Lleixá-Fortuño, Mar; Roldan-Merino, JuanINTRODUÇÃO: O conceito de “relação de ajuda” é amplamente utilizado pelos profissionais de Enfermagem e, sobretudo, pelos enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiatria. Porém, existem lacunas no que diz respeito à sua definição e às suas características, o que dificulta a sua implementação na prestação de cuidados. OBJETIVO: Mapear a literatura relativa à relação de ajuda como intervenção de Enfermagem. MÉTODOS: realizada pesquisa na MEDLINE with full text via EBSCOhost, CINAHL Plus with full text via EBSCO, Web of Science Core Collection via Web of Science, Scopus via B-on, ScienceDirect via B-on e consulta das referências bibliográficas dos artigos incluídos. O instrumento de extração de dados foi elaborado com base no modelo preconizado pelo Joanna Briggs Institute. RESULTADOS: Pela pesquisa direta em bases de dados resultaram 729 artigos. Foram 13 os registos adicionais identificados através de outras fontes. O enfermeiro pode executar a relação de ajuda e para tal deve primar pela capacidade de escuta, empatia, aceitação e respeito. As principais necessidades nas quais a relação de ajuda profissional pode ser útil são a ansiedade, a tristeza e o luto. A concretização da relação de ajuda deve incluir um conjunto de sessões nas quais são executadas técnicas, como a escuta ativa. CONCLUSÕES: A relação de ajuda, no domínio da Enfermagem, visa satisfazer uma necessidade da pessoa sendo ela, necessariamente, detentora de todos os recursos para a resolução da mesma. Implica que o enfermeiro reúna um conjunto de atitudes e desenvolva diferentes ações para levar a cabo a relação de ajuda como intervenção de Enfermagem.
- The use of the aged simulation suit in nursing students:a scoping reviewPublication . Coelho, Adriana; Parola, Vítor; Cardoso, Daniela; Duarte, Susana; Almeida, Maria; Apóstolo, JoãoBackground: The use of simulation in nurses’ training has increased over the past decades and provided the acquisition and development of several skills. However, data on the specific use of the aged simulation suit are scattered in the literature. Objective: To map interventions implemented in nursing students using the aged simulation suit. Review Method: Scoping review following the Joanna Briggs Institute methodology. Two independent reviewers analyzed the relevance of the studies and extracted and synthesized data. Presentation and interpretation of results: Two studies were included in the review. Each intervention consisted of using the complete simulation suit and only some restrictors and lasted 1 to 3 hours. Instruments were used to measure empathy and learning efficacy. Both studies were implemented in 2nd-year students of the bachelor of science in nursing. Conclusion: The characteristics and the duration of each intervention, as well as the assessment instruments differed between studies. Further studies should be carried out to determine the effect/experiences of using the aged simulation suit in the acquisition and development of skills.
- The construction of the health professional in palliative care contextsPublication . Parola, Vítor; Coelho, Adriana; Romero, Álvaro A.; Peiró, Roland P.; Blanco-Blanco, Joan; Apóstolo, João; Gea-Sánchez, MontserratAim: The aim of the study was to map of the literature on the elements contributing to the construction of the health care professional in the context of palliative care. Methods: Scoping review based on Arksey and O’Malley framework. PubMed, Embase, CINAHL, Scopus databases, and gray literature were the sources searched (2005–2015), completed by reference searching, hand searching, and expert consultations. Primary studies focusing on different professionals working in palliative care units or hospice centers were eligible for inclusion. Results: From a total of 3632 articles, 22 met the inclusion criteria. The content of the studies was described and classified in 5 elements: (i) construction and application of the concept of care; (ii) psychosocial effects that the daily care produces; (iii) working conditions that influence the caregiving provided; (iv) knowledge mobilized in the provision of care; and (v) strategies adopted by health care professionals to build relationships. Data about nurses, physicians, and psychologists were found, but no data were found about social workers. Gaps identified in the publications were as follows: relationship competencies and strategies adopted; the real needs from educational programs; and the view of other professionals. Conclusions: Key elements identified in the concept of the construction of the health care professional should be addressed in future interventions: prevention of emotional exhaustion, depersonalization, and achievement of a greater personal accomplishment. In addition, none of the articles retrieved offered the different perspectives of all the disciplines in a multidisciplinary team.
- Translation and cross-cultural adaptation of evidence-based practice instruments for Portuguese nursing studentsPublication . Cardoso, Daniela; Coelho, Adriana; Louçano, Cristina; Parola, Vítor; Rodrigues, Manuel; Fineout-Overholt, Ellen; Apóstolo, JoãoBackground: The implementation of evidence-based practice (EBP) in clinical contexts is recommended due to its positive impact on health, but it remains under the desirable. The training of undergraduate nursing students in the use of EBP is crucial, and, for that, there must be valid and reliable measures of EBP learning. Objective: To translate and to cross-cultural adapt into European Portuguese of the EBP Beliefs Scale (EBPB), EBP Implementa- tion Scale for Students (EBPI-S), and Organizational Culture & Readiness for School-wide Integration of Evidence-based Practice Survey for Students (OCRSIEP-ES). Methodology: Translation and cross-cultural adaptation according to international recommendations. Preliminary validation in Portuguese undergraduate nursing students from nine institutions. Results: In the pre-final versions of the instruments, the participants suggested including the optional answer “I do not have sufficient knowledge to be able to answer” and increasing the recall period in the EBPI-S instrument. Phase 2 included 167 participants. The α for EBPB, EBPI-S, and OCRSIEP-ES was 0.854, 0.943, and 0.970, respectively. Conclusion: Preliminary results showed good internal consistency. Further validation studies with robust samples are required to test the reliability and validity of the instruments.
- Effects of a cognitive stimulation program on institutionalized older peoplePublication . Parola, Vítor; Coelho, Adriana; Neves, Hugo; Almeida, Maria; Gil, Isabel; Mouro, Ana; Apóstolo, JoâoEnquadramento: A evidência sugere que a estimulação cognitiva nos idosos tem resultados positivos na cognição e na sintomatologia depressiva. Objetivo: Avaliar a eficácia de um programa de estimulação cognitiva na cognição e sintomatologia depressiva em idosos institucionalizados. Metodologia: Estudo experimental numa amostra de 100 idosos. A versão portuguesa da Mini-Mental State Exami- nation e da Geriatric Depression Scale-15 foram aplicadas a cada um dos grupos no pré-teste e no pós-teste. O grupo experimental foi submetido a 14 sessões de estimulação cognitiva. Resultados: O programa de estimulação cognitiva melhorou a cognição (p < 0,01), não existindo diferenças estatisticamente significativas na sintomatologia depressiva quando se comparam ambos os grupos (p > 0,05). Do ponto de vista clínico, no grupo experimental verificou-se uma redução da sintomatologia depressiva (p < 0,05), sendo que o mesmo não sucede no grupo de controlo (p > 0,05). Conclusão: O programa de estimulação cognitiva melhorou significativamente a cognição, explicando 9,8% da va- riabilidade identificada. Os resultados obtidos são encorajadores, demonstrando que o programa produz benefícios para idosos institucionalizados, contribuindo, assim, para a manutenção da sua saúde mental.
- The dying process: its manifestation in nursing recordsPublication . Cardoso, Filomena; Lessa Silva, Maria do Carmo Cardoso Morais; Alves, Cecília; Pereira da Silva Martins, MariaBackground: Despite the changes over the last decade in nursing care, some concerns about the care practice in the process of dying remain. Objective: To analyze the focus documented by nurses during the dying process within the hospital context and to identify the differences in records relating to the focus valued in the different clinical areas. Methodology: As part of a larger research project called Living Death: the challenge of the nursing profession, this quantitative, descriptive, and retrospective documentary study was performed based on the analysis of 36,281 nursing actions documented by 1,270 nurses. Results: Of the 36,281 actions recorded, most of the documentation is related to Function (56.5%), followed by Person (43.5%), which shows an apparent disregard for the transitions experienced by patients within the context of death and the processes of dying. Conclusion: It is increasingly important to decentralize the attention of a practice that is predominantly focused on the biomedical component, in favor of care focusing on the experiences facing the imminence and inevitability of death.
- The Nursing Stress Scale: desenvolvimento da versão portuguesa da escalaPublication . Santos, José Manuel dos; Teixeira, ZéliaFundamento: Processo de adaptação transcultural e de validação da escala Nursing Stress Scale. Métodos e Resultados: O processo iniciou-se com a adaptação transcultural da Nursing Stress Scale. Da tradução da escala (por duas enfermeiras de língua materna inglesa que já há alguns anos exercem a sua actividade em Portugal), seguida da retrotradução (efectuada por duas docentes do ensino superior da área da língua inglesa), e de um pré-teste (junto de 30 enfermeiros) surgiu uma primeira versão da Nursing Stress Scale para a realidade portuguesa. Depois de lançada a versão adaptada para português, verificou-se a sua validade através de diversos testes de fiabilidade. Testaram-se as respostas de 107 enfermeiros, de cujos resultados se destacam os valores das correlações item-item e item-total, dos coeficientes alfa de Cronbach assim como dos do alfa de Cronbach item-restante e da metade-metade de Spearman-Brown e metade-metade de Guttman. Finalmente, verificou-se a estabilidade temporal da escala, pela aplicação do teste de Mann-Whitney após lançamento da mesma, passados dois meses, a 57 dos anteriores 107 enfermeiros. Conclusão: Analisados os resultados à luz da revisão bibliográfica efectuada, pode-se considerar válida a versão portuguesa estudada, que poderá assim vir a ser usada entre os enfermeiros que exercem a sua actividade em Portugal, e à qual se chamou ESCALA DE STRESS PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS.
- Brief interventions for reducing alcohol consumption in users of a family health unit: Intervenções breves na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiarPublication . Jorge, Filomena; Moreira, Teresa; Pereira, Maria; Barroso, TerezaEnquadramento: As intervenções breves (IBs) têm como objetivo primordial a deteção de consumo de risco e nocivo de bebidas alcoólicas e motivar o indivíduo a modificar comportamentos. Objetivos: Avaliar o efeito das IBs na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiar (USF). Metodologia: Estudo pré-experimental, avaliação antes e após intervenção (5 meses) de 45 utentes (grupo único). Utilizou-se o Alcohol Use Desorder Identification Test (AUDIT). As IBs foram desenvolvidas por enfermeiros. Resultados: Na avaliação inicial, 88,6% dos utentes encontravam-se no nível de risco I; 11,4 % no nível de risco II. No seguimento, 5 meses após as IBs, 97,7 % encontravam-se no nível de risco I, 2,3% no nível de risco II. Conclusão: As IBs tiveram efeito na diminuição e estabilização dos níveis de risco de consumo de álcool, reforçando a importância da sua aplicação nos cuidados de saúde primários.
- Impacto da crise financeira e social na saúde mentalPublication . Sequeira, Carlos; Sá, Luís; Carvalho, José Carlos; Sampaio, FranciscoPreocupados com o impacto da crise financeira e social na saúde mental das pessoas, neste artigo fazemos uma reflexão sobre as últimas evidências disponíveis sobre o tema em Portugal e no mundo, procurando recentrar a atenção dos profissionais de saúde mental, naquilo que necessita ser promovido: a centralidade dos cuidados nas pessoas e a continuidade dos cuidados em saúde mental. A instalação da crise financeira, que a todos apanhou desprevenidos, veio revelar as fragilidades e falta de preparação dos sistemas de saúde para lidar com problemas sociais que, frequentemente, constituem risco para o surgimento de psicopatologia. A forma como as famílias e as pessoas foram capazes de fazer face às suas necessidades, em termos de bem-estar, é também revelador da capacidade de adaptação e resiliência dos portugueses. A crise financeira e social teve e continuará a ter consequências em várias dimensões da vida das pessoas, pelo que refletimos também sobre algumas estratégias para a minimização dos efeitos da crise na saúde mental das pessoas.
- Intervenções psicoterapêuticas de enfermagem NIC na prática clínica em Portugal: Um estudo descritivoPublication . Sampaio, Francisco; Sequeira, Carlos; Lluch-Canut, TeresaCONTEXTO: O Regulamento n.º 129/2011 refere que os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) têm a competência para prestar cuidados de âmbito psicoterapêutico. Porém, este não especifica que intervenções psicoterapêuticas podem ser executados pelos mesmos nem analisa a realidade, a nível nacional, neste domínio. OBJETIVO: Identificar a frequência da execução das intervenções psicoterapêuticas NIC na prática clínica, a relação percebida pelos enfermeiros entre a formação e os conhecimentos e competências necessários para a execução das mesmas, a forma habitual da sua execução, e os fatores percebidos pelos enfermeiros como facilitadores e dificultadores da execução das intervenções psicoterapêuticas NIC na prática clínica. MÉTODOS: Estudo descritivo transversal. Recorreu-se a uma amostragem não probabilística por redes para obter dados juntos de enfermeiros especialistas em ESMP. O número total de participantes foi de 83 enfermeiros. A colheita de dados decorreu entre maio e junho de 2014 e foi realizada por via de um questionário online. RESULTADOS: O aconselhamento foi apontado como a intervenção psicoterapêutica NIC mais realizada pelos enfermeiros na prática clínica, sendo também aquela relativamente à qual estes consideram ter tido mais formação e uma das que realizam de forma mais autónoma. A motivação individual é o fator apontado como principal facilitador para a execução de intervenções psicoterapêuticas na prática clínica. CONCLUSÕES: Tendo em vista o incremento da execução de intervenções psicoterapêuticas na prática clínica parece essencial um maior investimento na abordagem dessas intervenções ao nível formativo, bem como tomar medidas que permitam aumentar a motivação individual dos enfermeiros e garantam a existência de dotações seguras.