Browsing by Issue Date, starting with "2017-01"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Brief interventions for reducing alcohol consumption in users of a family health unit: Intervenções breves na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiarPublication . Jorge, Filomena; Moreira, Teresa; Pereira, Maria; Barroso, TerezaEnquadramento: As intervenções breves (IBs) têm como objetivo primordial a deteção de consumo de risco e nocivo de bebidas alcoólicas e motivar o indivíduo a modificar comportamentos. Objetivos: Avaliar o efeito das IBs na redução do consumo de álcool em utentes de uma unidade de saúde familiar (USF). Metodologia: Estudo pré-experimental, avaliação antes e após intervenção (5 meses) de 45 utentes (grupo único). Utilizou-se o Alcohol Use Desorder Identification Test (AUDIT). As IBs foram desenvolvidas por enfermeiros. Resultados: Na avaliação inicial, 88,6% dos utentes encontravam-se no nível de risco I; 11,4 % no nível de risco II. No seguimento, 5 meses após as IBs, 97,7 % encontravam-se no nível de risco I, 2,3% no nível de risco II. Conclusão: As IBs tiveram efeito na diminuição e estabilização dos níveis de risco de consumo de álcool, reforçando a importância da sua aplicação nos cuidados de saúde primários.
- GC-MS metabolomics-based approach for the identification of a potential VOC-biomarker panel in the urine of renal cell carcinoma patientsPublication . Monteiro, Márcia; Moreira, Nathalie; Pinto, Joana; Pires-Luís, Ana S.; Henrique, Rui; Jerónimo, Carmen; Bastos, Maria de Lourdes; Gil, Ana M.; Carvalho, Márcia; Guedes de Pinho, PaulaThe analysis of volatile organic compounds (VOCs) emanating from biological samples appears as one of the most promising approaches in metabolomics for the study of diseases, namely cancer. In fact, it offers advantages, such as non-invasiveness and robustness for high-throughput applications. The purpose of this work was to study the urinary volatile metabolic profile of patients with renal cell carcinoma (RCC) (n = 30) and controls (n = 37) with the aim of identifying a potential specific urinary volatile pattern as a non-invasive strategy to detect RCC. Moreover, the effect of some confounding factors such as age, gender, smoking habits and body mass index was evaluated as well as the ability of urinary VOCs to discriminate RCC subtypes and stages. A headspace solid-phase microextraction/gas chromatography-mass spectrometry-based method was performed, followed by multivariate data analysis. A variable selection method was applied to reduce the impact of potential redundant and noisy chromatographic variables, and all models were validated by Monte Carlo cross-validation and permutation tests. Regarding the effect of RCC on the urine VOCs composition, a panel of 21 VOCs descriptive of RCC was defined, capable of discriminating RCC patients from controls in principal component analysis. Discriminant VOCs were further individually validated in two independent samples sets (nine RCC patients and 12 controls, seven RCC patients with diabetes mellitus type 2) by univariate statistical analysis. Two VOCs were found consistently and significantly altered between RCC and controls (2-oxopropanal and, according to identification using NIST14, 2,5,8-trimethyl-1,2,3,4-tetrahydronaphthalene-1-ol), strongly suggesting enhanced potential as RCC biomarkers. Gender, smoking habits and body mass index showed negligible and age-only minimal effects on the urinary VOCs, compared to the deviations resultant from the disease. Moreover, in this cohort, the urinary volatilome did not show ability to discriminate RCC stages and histological subtypes. The results validated the value of urinary volatilome for the detection of RCC and advanced with the identification of potential RCC urinary biomarkers.
- Suscetibilidade de pseudomonas aeruginosa a óleos essenciaisPublication . Monteiro, Renata Ribeiro Frias; Abreu, CristinaDesde os primórdios das civilizações que o homem se dedicou a estudar as espécies vegetais com ação na prevenção e tratamento de patologias que viessem a acometê-lo (Novaes et al., 2003). Os óleos essenciais são substâncias naturais, também designados de óleos voláteis ou óleos etéreos, sendo definidos como produtos resultantes do metabolismo secundário das plantas que apresentam potencialidade como agentes antimicrobianos podendo ser utilizados como alternativa aos produtos de origem química (Ferenz et al., 2014). Segundo a lnternational Standard Organization (ISO) os óleos essenciais são os produtos obtidos de partes de plantas mediante destilação por arrastamento de vapor de água, bem como os produtos obtidos por expressão dos pericarpos de frutos cítricos. De uma forma geral, os óleos essenciais são misturas complexas de substâncias voláteis lipófilas, geralmente odoríferas e líquidas (Santos, 2004). Diversos estudos referem a atividade microbiana dos óleos essenciais, contudo, poucos têm relacionado este efeito com o mecanismo de ação dos mesmos sobre a célula microbiana. Segundo alguns autores os óleos essenciais podem danificar diversos sistemas enzimáticos, inclusive aqueles que estão envolvidos na produção de energia celular e na síntese de compostos estruturais (Conner e Beuchat, 1984). Por outro lado, a presença de óleos essenciais pode interferir com o mecanismo de reparação necessário para a divisão celular. Sugere-se, ainda, que estes compostos possam causar lesões na membrana citoplasmática, permitindo que os componentes antimicrobianos dos óleos migrem mais rapidamente para o interior da célula, alterando o metabolismo normal das células (Conner e Beuchat, 1984). Apesar das reconhecidas propriedades benéficas ao ser humano dos óleos essenciais, esta é uma linha de pesquisa que tem escassez de informações, devido à limitação de conhecimento da relação destas espécies nativas e o seu potencial para controlo de bactérias causadoras de doenças (Melhorança Filho e Pereira, 2012).
- O assédio moral ou mobbing no emprego e as indenizações aplicadas na justiça do trabalho da 4ª Região no BrasilPublication . Merino, Felipe Ferraz; Martins, José Soares; Trindade, JorgeO presente trabalho versa sobre um estudo do assédio moral ao empregado nas empresas privadas, decorrente de atitudes que ofendem moral e psicologicamente o trabalhador, demostrando o conceito, suas espécies e características. Será abordado o perfil da vítima de mobbing e do agressor, as caraterísticas das organizações onde o fenómeno do mobbing decorre, as consequências do mobbing para o trabalhador e para a organização e a prevenção e intervenção neste fenómeno. Além de pesquisa em livros de doutrina e legislação existente sobre a matéria, também será feita coleta de dados por meio de 70 processos judiciais dos últimos cinco anos julgados no Tribunal Regional do Trabalho da 4º Região no Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de identificar o perfil dos empregados assediados moralmente e dos empregadores, bem como, o valor médio das indenizações aplicadas pelo Poder Judiciário. O estudo também contempla aspectos históricos culturais da relação empregado e empregado, normas internacionais sobre o assédio moral no emprego e legislação estrangeira. Não será incluído nessa dissertação o estudo sobre o assédio moral no serviço público, de servidores públicos estatutários, nem de assédio entre familiares, tendo em vista a diversidade de legislações existentes e o objetivo de apurar especificamente o assédio moral no emprego, o perfil das vítimas dessa prática no trabalho e os valores das indenizações determinadas pelo Poder Judiciário como reparação material pelo dano causado.
- Riscos e/ou benefícios da fitoterapia no tratamento da obesidade de pacientes com co-morbilidades associadasPublication . Camelo, Sandra Marisa Alves; Catarino, Rita; Pimenta, AdrianaAtualmente a obesidade é considerada a desordem nutricional mais comum em todo o mundo. É considerada não apenas um problema de estética, mas principalmente um problema de saúde, responsável pelo aparecimento de doenças graves e pelo aumento da mortalidade e da morbilidade. A obesidade é reconhecida como um distúrbio inflamatório crónico de baixo grau e vários estudos sugerem que este estado inflamatório favorece o aumento do risco de várias doenças, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, osteoartrite, dispneia, apneia do sono, doença pulmonar obstrutiva crónica, entre outras. De entre estas complicações, a diabetes é a que se relaciona mais fortemente com a obesidade. Segundo alguns estudos, em países ocidentais, cerca de 58% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados com o excesso de peso. Existem igualmente evidências que a obesidade e a diabetes do tipo 2 predispõem para a doença de Alzheimer. A obesidade e o excesso de peso podem ser combatidos utilizando diversas terapias. Uma destas é a fitoterapia, terapia que se tem vindo a assumir cada vez mais como um tratamento de escolha pelo doente que pretende reverter a sua patologia, principalmente pela facilidade de acesso a este tipo de compostos. A fitoterapia é uma forma de tratamento baseada nas propriedades naturais curativas de plantas medicinais e os efeitos destas plantas dependem da sua composição. A fitoterapia tem sido reconhecida como benéfica e eficaz em vários tipos de patologias, entre as quais a obesidade e excesso de peso. O recurso à fitoterapia no tratamento da obesidade é uma prática comum, destacando-se como exemplos de fitoterápicos que foram alvo de um estudo mais aprofundado nesta tese: a laranjeira amarga (Citrus aurantium), o tamarindo do malabar (Garcinia cambogia) e a planta de chá verde (Camellia sinensis). Estes extratos de plantas contendo moléculas bioativas podem contribuir para a ocorrência de interações medicamentosas, quando administrados a pacientes sob tratamento farmacológico convencional. De acordo com estudos publicados, os compostos farmacologicamente ativos das plantas podem interferir significativamente na farmacocinética e/ou farmacodinâmica de diversos fármacos, podendo provocar consequências graves aos pacientes. O objetivo principal desta dissertação é a apresentação de uma revisão bibliográfica sobre o uso da fitoterapia como uma opção viável e acessível, para o tratamento da obesidade, realçando quer os seus benefícios, quer os potenciais riscos e/ou limitações. Pretende-se identificar os fitoterápicos com ação anti obesidade, e ainda outros usados na perda de peso corporal, discutindo o seu mecanismo de ação e debatendo outros efeitos que possam resultar da sua utilização, nomeadamente no que respeita a aspetos relacionados com a toxicidade e/ou a possível ocorrência de interações com outros fármacos em pacientes polimedicados.
- Tratamento restaurador atraumático: uma revisão da literatura sobre a aplicabilidade na saúde oralPublication . Walque, Marcilene da Conceicão Arcanjo de; Domingues, JoanaO tratamento restaurador atraumatico, conhecido pela sigla do inglês ART, consiste em uma forma simplificada de atendimento, e um procedimento de remocão dos tecidos cariados com instrumentação manual, envolve restaurações atraumáticas e procedimentos educativos-preventivos. Dispensa uso de anestesia e isolamento absoluto, permitindo sua aplicação em locais desprovidos de equipamentos odontológicos. O presente trabalho abordou o Tratamento Restaurador Atraumático com base em uma Revisão Integrativa da literatura abordando suas características, sua eficácia, indicações e sua evolução, novos materiais que permitam facilitar a realização do ART como ferramenta de controlo da cárie dentária no sistema de saúde pública. O objetivo geral deste estudo foi realizar um levantamento bibliográfico sobre o Tratamento Restaurador Atraumático como alternativa necessária às diretrizes propostas por programas de saúde oral. A população foi constituída de toda a literatura indexada no portal de periódicos Scielo e na base de dados Medline e do Lilacs, obedecendo o período de 2000 a 2015. A amostra desta revisão resultou em 19 estudos. Todos os autores citados ao longo desta seção referiram-se o Tratamento Restaurador Atraumático trazendo benefícios especialmente às crianças, devendo ser visto como método de tratamento alternativo para evitar a dor, desconforto e perda prematura dos dentes decíduos, ao mesmo tempo, oferecendo a possibilidade de combate à cárie e a preservação da dentição permanente. Foi possível concluir que, de acordo com os estudos observados, o Tratamento Restaurador Atraumático mostra-se como técnica vantajosa sob o aspecto da relação custo/benefício , sendo necessario o conhecimento da tecnica entre os profissionais.
- Sensibilidade dentária em dentística: causas e tratamentoPublication . Porreca, Edmilson; Domingues, JoanaO presente estudo aborda o assunto da sensibilidade dentária em Dentística. Ela pode se apresentar na forma aguda e de curta duração, e pode ser consequência de cárie dentária e fracturas nos dentes, bem como por causas trans operatórias e pós operatórias. Pode ter como causas, a negligência no diagnóstico e os erros na execução dos procedimentos restauradores. Cabe ao médico dentista considerar aspectos de conduta clínica a fim de que o mesmo actue com o objetivo de evitar a probabilidade da ocorrência dessa condição, quando se realiza procedimentos cirúrgicos restauradores em seus pacientes. A fim de que os procedimentos restauradores não causem desconforto, que sejam duradouros e evitem possíveis constrangimentos ao paciente no seu dia a dia, torna-se necessário a realização de procedimentos restauradores com boa resistência marginal, para evitar fracturas e micro infiltrações na interface entre a estrutura dentária e o material restaurador. A não observância do protocolo de utilização dos materiais e das técnicas mais adequadas, acarretará em prejuízo nos resultados esperados e sensibilidade dolorosa pós-operatória. Deve também estar disposto a utilizar todos os recursos disponíveis necessários para realizar o tratamento. O objetivo do presente trabalho é o de realizar uma análise de vários trabalhos publicados de modo a avaliar a etiologia da sensibilidade dentária em Dentística, sendo que as causas podem ser pré, trans ou pós operatórias. O trabalho considera também o tratamento, os materiais restauradores mais adequados, e as técnicas em geral, visando a obtenção de procedimentos restauradores satisfatórios e duradouros, diante das forças mastigatórias e diante do fator tempo e que não causem desconforto e episódios dolorosos. Foi realizada uma revisão bibliográfica, sendo que para o levantamento dos artigos na literatura realizou-se uma pesquisa através do motor de busca ‘B-on’, ‘Google Scholar e Acadêmico’ e nos repositórios das Universidades Fernando Pessoa, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas. Do processo de seleção, resultaram 46 artigos que constituem a amostra a integrar nesta revisão da literatura. Uma infinidade de pesquisas científicas em Medicina Dentária, inclusive em Estética, tem permitido acesso a informações valiosas para se realizar um correcto diagnóstico e tratamento para a sensibilidade dentinária. Além disso, a indústria disponibiliza ao médico dentista uma infinidade de opções de materiais odontológicos e equipamentos. Apesar de alguns desses materiais não serem considerados ideais, cabe ao profissional a decisão de utilizar as melhores opções e as melhores técnicas, tendo como objectivo produzir restaurações resistentes e com boa estética aos seus pacientes. As indicações e as técnicas podem ser bastante específicas. Assim, é de grande importância seguir as orientações do fabricante e agir em conformidade com o protocolo das técnicas indicadas para se realizar o melhor tratamento e obter os melhores resultados funcionais, biológicos e estéticos.
- Cursos vocacionais de nível secundário: reestruturação do curso de MecatrónicaPublication . Sousa, Maria da Glória Machado Pereira; Sampaio, ManuelaOs cursos vocacionais entraram no sistema de ensino português com uma expressiva componente de formação articulada com as empresas, procurando combater o abandono precoce e promover o sucesso educativo de um grupo específico de alunos que apresentam um percurso escolar indiciador de dificuldades de integração nas ofertas regulares ou nas ofertas profissionalizantes já existentes. Esta modalidade formativa caracteriza-se por uma forte aproximação ao tecido empresarial local onde os alunos realizam o seu estágio em contexto de trabalho, procurando também dar resposta a necessidades relevantes das empresas em termos de trabalhadores com qualificações técnicas específicas. O ensino vocacional, à semelhança do ensino dual implementado em muitos países europeus, preconiza a formação por alternância ao combinar o ensino teórico da escola com a aprendizagem prática no seio de uma empresa e pretende desenvolver competências técnicas, capacidades e saberes propiciadores de experiências profissionais adequadas aos interesses e vocações dos alunos, sem descartar a possibilidade de os mesmos enveredarem pelo prosseguimento de estudos. Após a implementação no ensino básico, no ano letivo de 2012-2013, esta tipologia de oferta formativa estendeu-se ao ensino secundário com a introdução de experiências piloto em vinte estabelecimentos escolares do país. A Escola Secundária D. Sancho I foi uma das contempladas tendo estruturado e ministrado o curso secundário vocacional de mecatrónica nos anos letivos de 2013-2014 e 2014-2015. Esta experiência, que possibilita a realização dos estudos secundários em dois anos, e, por isso mesmo, extremamente atrativa para os alunos, revelou fragilidades na sua estrutura e desenvolvimento curricular, nomeadamente o cariz teórico de alguns conteúdos e a excessiva carga horária em contexto de sala de aula. Face a estas vicissitudes e feita a avaliação de todo o processo formativo do curso vocacional de mecatrónica, impõem-se a sua restruturação como forma de dar uma resposta mais eficaz aos anseios de alunos e entidades formadoras. Na parte final deste trabalho de projeto, apresenta-se uma proposta de reestruturação do curso vocacional de mecatrónica que poderá encarar-se como solução para a continuidade desta oferta formativa tão pertinente no nosso sistema de ensino.
- Municipalização da educação: resistir e mudarPublication . Moreira, Abel Joaquim Taveira; Sampaio, ManuelaA autonomia das escolas públicas constitui uma temática que tem vindo a ser amplamente discutida nas últimas décadas. Os sucessivos governos têm vindo a implementar um conjunto de reformas educativas destinadas a alterar o papel representado pelo Estado no que diz respeito à educação, o qual até então tinha sido o de principal provedor. Essa mudança passa sobretudo por um maior envolvimento dos municípios no domínio da educação, os quais têm visto as suas competências alargadas através de processos de reestruturação interna à medida que se aprofundam as políticas de territorialização educativa e se procura uma reformulação organizacional, cabendo ao Estado definir os objetivos que se pretendem atingir e controlar os mecanismos de avaliação e de prestação de contas, de modo a que essas metas sejam alcançadas. Com este projeto pretende-se caraterizar os conceitos que estiveram na base das políticas de descentralização do ensino, traçando um retrato da educação em Portugal que permita entender as dinâmicas que estão na base das reformas educativas conducentes à autonomia municipal na administração da educação.
- Reimplantação dentáriaPublication . Silva, João António Carvalho da Costa e; Salgado, AbelEstudos epidemiológicos têm revelado que os traumatismos abrangem 10-35% da população. A avulsão dentária representa aproximadamente 0,5-3% das lesões traumáticas na dentição permanente, ocorrendo mais frequentemente em pacientes dos 7 aos 11 anos. Entre as lesões, a avulsão dentária é considerada um dos tipos mais graves, pois consiste no total deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, provocando rutura do epitélio gengival, danos à polpa e ao ligamento periodontal. Torna-se necessário saber, quando, como e onde ocorreu o acidente traumático. Uma boa avaliação das queixas do paciente, a realização de exames intraorais, extra orais e radiográficos ajudam o médico dentista na elaboração de um correto diagnóstico e consequentemente um bom prognóstico. Diferentes tipos de meios aquosos têm sido investigados como a melhor forma de preservação das células do L.P de dentes avulsionados e consequentemente de um melhor prognóstico. Existem muitas soluções que foram propostas e/ou testadas como meio de armazenamento para dentes avulsionados, a exemplo: Solução Salina Balanceada de Hank (HBSS), Viaspan®, água da torneira, saliva, leite bovino, própolis, soro fisiológico e solução para lentes de contacto. A fim de combater ou minimizar problemas, como a anquilose, reabsorção radicular inflamatória externa ou perda precoce do elemento dentário, tornou-se importante à comunidade médica a elaboração de protocolos e medidas preventivas para dentes com rizogénese completa e incompleta que sofreram trauma por avulsão. Foi utilizado uma pesquisa metodologia de natureza bibliográfica, com recurso a artigos científicos e obras relacionados com o tema.