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- Enfermagem em saúde mental: diagnósticos e intervençõesPublication . Sequeira, Carlos; Sampaio, Francisco
- A relação de ajuda como intervenção de enfermagem: uma scoping reviewPublication . Ferreira Coelho, Joana Catarina; Sampaio, Francisco; Teixeira, Sónia; Parola, Vítor; Sequeira, Carlos; Lleixá-Fortuño, Mar; Roldan-Merino, JuanINTRODUÇÃO: O conceito de “relação de ajuda” é amplamente utilizado pelos profissionais de Enfermagem e, sobretudo, pelos enfermeiros de Saúde Mental e Psiquiatria. Porém, existem lacunas no que diz respeito à sua definição e às suas características, o que dificulta a sua implementação na prestação de cuidados. OBJETIVO: Mapear a literatura relativa à relação de ajuda como intervenção de Enfermagem. MÉTODOS: realizada pesquisa na MEDLINE with full text via EBSCOhost, CINAHL Plus with full text via EBSCO, Web of Science Core Collection via Web of Science, Scopus via B-on, ScienceDirect via B-on e consulta das referências bibliográficas dos artigos incluídos. O instrumento de extração de dados foi elaborado com base no modelo preconizado pelo Joanna Briggs Institute. RESULTADOS: Pela pesquisa direta em bases de dados resultaram 729 artigos. Foram 13 os registos adicionais identificados através de outras fontes. O enfermeiro pode executar a relação de ajuda e para tal deve primar pela capacidade de escuta, empatia, aceitação e respeito. As principais necessidades nas quais a relação de ajuda profissional pode ser útil são a ansiedade, a tristeza e o luto. A concretização da relação de ajuda deve incluir um conjunto de sessões nas quais são executadas técnicas, como a escuta ativa. CONCLUSÕES: A relação de ajuda, no domínio da Enfermagem, visa satisfazer uma necessidade da pessoa sendo ela, necessariamente, detentora de todos os recursos para a resolução da mesma. Implica que o enfermeiro reúna um conjunto de atitudes e desenvolva diferentes ações para levar a cabo a relação de ajuda como intervenção de Enfermagem.
- Livro de resumos. Seminário do Doutoramento em Ciência da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da InformaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesLivro de Resumos. Seminário do Doutoramento em Ciência da Informação, especialidade Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação. 10 e 17 de Julho. Universidade Fernando Pessoa.
- O que significa descarbonizar? Uma visão da sociedade atual sem energia fóssilPublication . Oliveira, Gisela; Vidal, Diogo Guedes; Maia, Rui Leandro; Estrada, Rui; Lemos de Sousa, Manuel JoãoEste capítulo aborda conceitos que estabelecem a relação entre a utilização da energia, o desenvolvimento tecnológico e a qualidade de vida. A energia e as consequências da sua utilização são consideradas, expondo os ciclos naturais do carbono, conceitos necessários à compreensão do problema das emissões antropogénicas de dióxido de carbono para a atmosfera. Desconstrói-se o termo “descarbonizar”, por vezes, abusivamente utilizado em contextos de linguagem mediática e por referência a discursos que se inscrevem em lógicas preconcebidas, sem base científica. Por fim, convoca-se um conjunto de reflexões em torno do desenvolvimento sustentável e das vias para o atingir. Este, sendo inevitável e de todos dependendo, deve centrar-se numa visão alargada da dignidade e da qualidade da vida humana e num compromisso de relacionamento ético entre o ser humano e a natureza.
- Recent developments in microfluidic technologies for central nervous system targeted studiesPublication . Teixeira, Maria Inês; Amaral, Maria Helena; Costa, Paulo; Lopes, Carla Martins; Lamprou, Dimitrios A.Neurodegenerative diseases (NDs) bear a lot of weight in public health. By studying the properties of the blood-brain barrier (BBB) and its fundamental interactions with the central nervous system (CNS), it is possible to improve the understanding of the pathological mechanisms behind these disorders and create new and better strategies to improve bioavailability and therapeutic efficiency, such as nanocarriers. Microfluidics is an intersectional field with many applications. Microfluidic systems can be an invaluable tool to accurately simulate the BBB microenvironment, as well as develop, in a reproducible manner, drug delivery systems with well-defined physicochemical characteristics. This review provides an overview of the most recent advances on microfluidic devices for CNS-targeted studies. Firstly, the importance of the BBB will be addressed, and different experimental BBB models will be briefly discussed. Subsequently, microfluidic-integrated BBB models (BBB/brain-on-a-chip) are introduced and the state of the art reviewed, with special emphasis on their use to study NDs. Additionally, the microfluidic preparation of nanocarriers and other compounds for CNS delivery has been covered. The last section focuses on current challenges and future perspectives of microfluidic experimentation.
- Enhancing the welfare of working equids: an imperative in development & humanitarian scenariosPublication . Trujillo Silva, Laura; Cardoso, João CasqueiraO principal objetivo deste trabalho é tornar mais visível a situação para melhorar o bem-estar dos cavalos, burros e mulos de trabalho (ou tracção) e destacar suas contribuições para os meios de subsistência das pessoas nos países em desenvolvimento no contexto dos discursos e práticas de desenvolvimento e ajuda humanitária. Considerações éticas, sociais, políticas e económicas são levadas em conta ao longo deste trabalho, com o objetivo de demonstrar que melhorar o bem-estar dos equinos é uma situação ganha-ganha para as pessoas e o ambiente em que vivem. Defende-se que, na base de todo o trabalho que precisa ser feito para melhorar o bem-estar dos equinos de trabalho, deve existir um esforço para melhorar a conexão equinos-humano de uma forma holística e, para isso, precisamos de educação sobre equinos compreendê-los e dar-lhes o lugar que eles merecem. Ao longo deste trabalho, ao considerar a complexidade e a natureza multidisciplinar do tema do bem-estar animal, utilizam-se definições que abrangem uma visão holística do bem-estar dos animais, não se limitando a necessidades básicas específicas e à saúde física; mas também focado em características comportamentais, formas de comunicação e na forma como os percebemos e nos relacionamos com eles. É suportada a ideia de que, para melhorar a condição em que os equinos trabalhando vivem hoje, as partes interessadas e envolvidas precisam de começar a ver os equinos como mais do que ferramentas úteis para trabalhar ou fornecer meios de subsistência, e precisam ser vistas como seres conscientes e sencientes, com características especiais que precisam ser consideradas para entender qual é o seu bem-estar e como melhorá-lo. Além disso, analisa-se o quadro existente em torno do bem-estar dos equinos trabalhadores nos países em desenvolvimento: quais os parceiros envolvidos, o que está a ser feito neste domínio, os desafios existentes e as perspectivas de desenvolvimento e ajuda humanitária, como os projetos estão sendo projetados e implementados. A maioria dos dados recolhidos para basear os argumentos e conclusões serão feitos a partir de dados oficiais, relatórios anuais e pesquisas relacionadas com o trabalho de equinos produzidas principalmente pela Coalition of Working Equids (ICWE)2, EuroGroup for Animals, World Organization for Animal Health (OIE) and the UN Food and Agriculture Organization (FAO).
- Alergia à proteína do leite de vaca - diagnóstico e intervençãoPublication . Oliveira, José Carlos AbreuAs alergias alimentares são, hoje em dia, um crescente motivo de preocupação, pois estão cada vez mais presentes no nosso quotidiano e expressam-se cada vez com mais frequência. Apesar de se manifestarem em diversas faixas etárias, tem-se verificado uma maior incidência na população infantil, desde o nascimento. O leite de vaca, sendo um dos alimentos mais utilizados na dieta humana, é dos que apresenta um potencial alergénico maior devido à presença de β-lactoglobulina, proteína esta diferente da caseína presente no leite materno. Atingindo cerca de 6% da população infantil, a alergia à proteína do leite de vaca, que pode manifestar-se ainda no primeiro ano de vida, é já considerada uma doença de infância. Sendo precocemente identificada e controlada, a alergia não acarreta consequências para o desenvolvimento saudável da criança. A alergia manifesta-se maioritariamente por sintomas gastrointestinais e cutâneos, sendo que pode afetar as vias respiratórias com mais intensidade nos primeiros episódios alérgicos. O desenvolvimento de alergia á proteína do leite de vaca pode ser influenciado por diversos fatores, sendo um deles a genética familiar, o historial de alergias alimentares ou respiratórias, atopias de pele, entre outras. Manter o aleitamento materno entre os 4 e os 6 meses de vida pode ajudar a prevenir o seu desenvolvimento. Quando existem impedimentos a essa medida, recomenda-se a utilização de fórmulas extensamente hidrolisadas ou hipoalergénicas. Sendo uma patologia há muito descrita, até à presente data, poucos são os estudos ou conclusões, não se encontrando ainda disponível uma cura para a alergia à proteína do leite de vaca. Existem tratamentos e medidas a adotar que melhoram a qualidade de vida das pessoas afetadas, tais como fórmulas de substituição, dietas de eliminação, tratamentos de emergência ou controlo de sintomas. Estima-se que 80% das crianças recuperem e/ou adquiram tolerância até ao terceiro ano de vida.
- Uma análise prévia do ensino de emergência em tempos de pandemia e o impacto na educaçãoPublication . Gouveia, Luis BorgesUma análise ao impacto do ensino de emergência e o potencial de impacto para o período pós confinamento
- A relevância do teatro e da educação não-formal na inclusão social do jovem com deficiênciaPublication . Rodrigues, Carlos Henrique Correia; Silva, IsabelEste trabalho foi elaborado com o intuito de analisar a necessidade de existir uma interligação entre os estudos académicos e o conhecimento fruto do senso comum que é aprendido pela experiência no campo de ação (ou neste caso a falta de experiência, formação e informação). Partindo do pressuposto, por muitos, considerado como algo indiscutível, que, quer a saúde, quer a educação são um direito social e, que a acessibilidade é um direito constitucional, pretendemos neste trabalho identificar e evidenciar, recorrendo a exemplos do que é feito no terreno, as ferramentas que permitem a inclusão do jovem com deficiência. Neste trabalho, o objetivo é demonstrar a relevância e o contributo das artes, neste caso específico o teatro, para desenvolvimento da linguagem, da autonomia, e autoestima, das pessoas com deficiência, e a sua integração na sociedade. E alertar para as insuficiências e ou esquecimento, a nível de apoios do Estado e do poder local para com este grupo vulnerável. Devido a dificuldades económicas e socioculturais, nem todos os cidadãos com deficiência têm capacidade para usufruir deste tipo de educação informal, nem as associações que promovem este modelo de ensino, têm capacidade estrutural para alcançarem o “público-alvo”. A pesquisa teórica, foi feita em bibliotecas e na internet, por meio de sites institucionais, governamentais e educacionais. Os documentos, leis, decretos, normas, artigos, dissertações e teses encontrados foram sistematizados a fim de auxiliar a discussão. O trabalho de campo foi realizado numa Associação (G.D.M. Flor de Infesta) que possuí, na sua atividade dramática, um grupo de teatro formativo especial, constituído por pessoas com deficiência. No estudo de caso recorreu-se ao método etnográfico. Pretendendo-se com este procedimento, que o observador, uma vez por semana e durante seis meses, estivesse no local onde as pessoas conviviam e se socializavam, recolhendo dados e analisando emoções. O procedimento utilizado foi a denominada observação participante. Como complemento e dada a importância do tema e a sua especificidade, seria difícil falar teoricamente, sobre as limitações, os constrangimentos, as barreiras, quer físicas quer materiais, que dificultam o acesso e a real integração das pessoas com deficiência na sociedade a que pertencem. Ao trabalharmos os principais resultados, foi intensão, realçar que o acesso às artes, se torna relevante para viabilizar a inclusão educacional, social e cultural dos jovens com e sem deficiências, pois ao falarmos em inclusão devemos falar dos jovens em geral. E como conclusão, ousamos afirmar, que as artes são ferramentas que fomentam melhorar as condições de relacionamento social e minimizam as limitações sentidas pelos jovens, sobretudo, quando relacionadas com as diferenças.
- O digital e um espaço de oportunidades num oceano de desafios - a transformação digital num mundo pós pandemiaPublication . Gouveia, Luis BorgesSociedade da Informação e o digital O mundo a janeiro de 2020 A pandemia Covid-19 A análise: dilema A análise: combate A análise: desafio Um desejo para o “novo normal” Infocomunicação