FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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- Análise dos fatores internos e externos capazes de influenciar a liderança em empreendimentos de biotecnologia portugueses: um estudo exploratórioPublication . Landuyt, Ana Carolina Menezes de Brito Xavier; Reis, Pedro; Coutinho, ManuelaEssa dissertação tem como conjuntura a análise do processo de liderança criativa enquanto capaz de influenciar o desempenho dos colaboradores, assim como de ser influenciada por diferentes aspetos e fatores. O estudo das interações entre liderança, criatividade e biotecnologia é recente. Neste sentido, o presente trabalho busca fornecer compreensão teórica, mas também prática, ao considerar a ausência de estudos e conhecimentos empíricos focalizados no contexto da biotecnologia portuguesa. Os resultados atingidos, a partir do uso de uma metodologia inovadora em três empreendimentos do setor, indicam principalmente que a criação de valores criativos, diante da identificação de prováveis pressionadores e facilitadores, assim como de fatores positivos e negativos em um ambiente mais específico de cada empresa, está a ser desfavorecida. É necessário o aprofundamento da perceção sobre a influência dos gaps da biotecnologia diante do processo de liderança. Um marcante caráter exploratório ainda permanece e pesquisas futuras são de considerar. This dissertation presents as conjecture the analysis of the creative leadership process while being capable of influencing the collaborators performance, as well as of being influenced by different aspects and factors. The study of the interactions between leadership, creativity and biotechnology is recent. Taking it into account, this work intends to provide a better theoretical and practical understanding when considering the absence of studies and empiric knowledges focused on the Portuguese biotechnology context. The results reached by the use of an innovative methodology in three different sector enterprises mainly show that the creation of creative values, considering the identification of possible conditions which press or facilitate the leadership process, as well as the presence of positive or negative factors in a specific environment of each company, is being less motivated. It's necessary to have a better perception of the relationship among the biotechnology gaps and the leadership process. A strong exploratory character still remains and future researches should be taking into consideration.
- O ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?Publication . Barbosa, Maria Fernanda Miranda Gomes Moreira; Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça deA propósito das verdadeiras intenções do romance O Ano da morte de Ricardo Reis, o seu autor, afirmou “a minha intenção foi confrontar Ricardo Reis e a sua poesia com um tempo e uma realidade cultural que de facto não tem nada a ver com ele.” Dentro desta base (mas não nos filiando totalmente nela), propomo-nos, com este trabalho, não só verificar a validade desta afirmação, como igualmente: − Penetrar no imbricado tecido intertextual, neutralizador, mas sempre latente na tessitura densa do romance, onde fragmentos da poesia portuguesa do demiurgo e seus heterónimos dialogam com outros poetas que com ele se cruzaram no longo e diversificado texto que constituiu a sua obra; − Cruzar esse intertexto com o discurso ideológico que configura a escrita de José Saramago, enquanto representante de um estilo pós-moderno e, simultaneamente, interventivo. Regarding the true intentions of the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, its author declared “my intention was to confront Ricardo Reis and its poetry with a time and a cultural reality that in fact has nothing to do with him.” Within this ground (although not fully relying on it), we intend, with this work, not only to verify the effectivity of this statement, but also: − To penetrate the intrincate intertextual material, neutralizer, but always latent in the novel’s dense weft, where fragments of the demiurge Portuguese poetry and his heteronymes dialogue with other poets that had crossed with him in the long and diversified text that constitutes his work; − To cross that intertext with the ideological speech that configures the writing of José Saramago, as a representative of a post-modern style and, simultaneously, an interventive one.
- O arquivo pessoal do escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961): catálogo da correspondênciaPublication . Vidal, Alexandra Maria da Silva; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Fernandes, DanielaO presente trabalho centra-se na construção do Catálogo da Correspondência recebida pelo escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961). A primeira parte respeita à contextualização do aparecimento e evolução dos arquivos pessoais no seio da Arquivística, e para tal referimos o desenvolvimento da disciplina e as subdivisões dos arquivos privados. Num segundo momento, são evidenciadas as complexidades respeitantes a este tipo de arquivos, mormente as questões jurídicas que se reportam à distinção entre a esfera pública e a esfera privada. Partimos depois para a caracterização da correspondência como tipologia documental e realçamos as suas imensas potencialidades de carácter transdisciplinar. De igual forma, foi devidamente explicitada a incorporação do arquivo do escritor na Universidade Fernando Pessoa e, para um melhor entendimento do mesmo, foi elaborada uma sumária biografia do autor. Na última parte, abordamos a construção do catálogo, numa perspectiva sistémica de acordo com o método quadripolar. Foi realçada a importância da descrição arquivística, no novo paradigma científico-informacional e será explicada a forma como foram utilizadas as normas de descrição utilizadas: a ISAD (G), a ISAAR (CPF) e as ODA.
- A arte mágica potencializando a criatividade e rompendo bloqueios criativosPublication . Sattin, Marcelo Teles; Barroso, Eduardo PazEste trabalho procurou identificar como a arte mágica influencia nos modelos mentais de um ser humano, rompe seus bloqueios criativos e, consequentemente, potencializa a sua criatividade. Almejou também compreender como os modelos mentais de um indivíduo influencia na sua criatividade, investigando a força dos seus modelos mentais em suas características criativas até à sua influência no processo criativo humano. Para isso, foram pesquisadas quatorze pessoas, considerando-se sete mágicos e sete sujeitos não mágicos, com faixa-etária entre 30 e 45 anos, e que possuem a autopercepção de serem pessoas criativas. O processo de investigação foi realizado com um questionário de perguntas fechadas e respostas de múltiplas respostas. As respostas foram comparadas com as discussões realizadas sobre a teoria apresentada pelos diversos autores, objetivando alcançar o propósito desta dissertação. Os resultados indicam que todas as características criativas do ser humano são intensamente influenciadas pelos seus modelos mentais, que impactam significantemente na sua forma de perceber os eventos externos dos quais ele tem contato. Já a mágica não demonstrou significativa influência para a criatividade devido ao seu baixo impacto nos modelos mentais dos sujeitos pesquisados e também pela falibilidade em seus processos de auto-percepção. Faz-se necessário um processo de observação mais intenso e aprofundado visando observar comportamentos criativos dos entrevistados que validem suas percepções sobre eles.
- Arteterapia criativa expressiva liberadoraPublication . Bittencourt, Danielle; Prado, DavidO presente estudo descreve uma análise e diagnóstico intervencionista institucional da psicologia como reflexão e aplicação de um programa de Institucionalização da criatividade em Arteterapia como psicologia social familiar no processo de educação criativa. O objetivo desta investigação é apresentar e institucionalizar um trabalho profissional como CLÍNICA TERAPÊUTICA ARTÍSTICA CRIATIVA. Inicialmente é apresentado o modelo da psicologia analítica de Carl Gustav Jung como embasamento teórico, sendo compartilhado em seguida os processos da criatividade como expressão criadora total, utilizando os Ativadores Criativos do Doutor David de Prado e o processo de Oficina Criativa de Cristina Alessandrini. Para validar os estudos, utiliza-se a criatividade metódica em Arteterapia e os Estágios e Bloqueios Psicossociais da Criatividade. Finalmente, é desenvolvida uma metodologia de análise de casos em Arteterapia Clínica com o uso do modelo de entrevista justificada e das dinâmicas psicoartísticas de diagnostico intervencionista (terapia artística expressiva).
- Bibliometria e indexação: da quantificação dos termos à definição do objecto de estudo - uma relação imprescindívelPublication . Silva, Joana Maria Rocha da Costa e; Freitas, Judite A. Gonçalves deO presente trabalho tem por objeto de estudo a relação entre a Bibliometria e a Indexação. Ambas são, simultaneamente, disciplinas e técnicas da Ciência da Informação. Para estabelecer esta relação partimos da análise das possibilidades e implicações da aplicação da lei bibliométrica de Zipf, lei que aquilata o grau de difusão e recuperação da informação, conjugando-a com as peculiaridades da indexação por assuntos. A primeira parte deste trabalho dedica-se à contextualização teórica das disciplinas, e à relação que podemos estabelecer entre ambas, tendo por base o estado da arte e a análise das principais contribuições sobre a problemática. Na segunda parte deste estudo, utilizando o método empírico, procedeu-se à caracterização metodológica do estudo de caso que viabiliza e justifica o estabelecimento de uma relação «imprescindível» entre a Bibliometria e a Indexação. Neste contexto, desenvolveu-se o estudo de caso com a aplicação da Lei de Zipf a três artigos científicos na área de Psicologia, oriundos de três publicações periódicas científicas distintas, de expressão Portuguesa. Este estudo comprova as potencialidades da ligação entre a Bibliometria e a Indexação, duas áreas da Ciência da Informação em crescente afirmação nos nossos dias, através da explicação detalhada dos resultados obtidos.
- Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaPublication . Soares, Maria Alice Mendes; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioCentro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.
- Biblioteca Municipal João Brandão, análise das representações sociais dos utilizadores e do impacto social: estudo de casoPublication . Nunes, Olga Mafalda da Cruz; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA biblioteca é um espaço de sociabilização e a sua atuação deve ser integrada e eficaz, para promover o desenvolvimento do conhecimento, da leitura e da informação, e exercer de fato um impacto social na comunidade onde se insere através do fomento da educação informal, do desenvolvimento sócio-cultural e da aprendizagem ao longo da vida. De modo a concretizar os seus objetivos, a biblioteca pública deve ter em conta o público-alvo e proceder a um estudo das necessidades (expetativas) e do grau de satisfação dos utilizadores. No atual contexto social de constante mutação, as bibliotecas públicas devem manter-se atualizadas para responder aos desafios que lhe são colocados e para atingir as suas missões de promoção do livro e da leitura junto da comunidade. O objetivo do nosso trabalho é o de proceder à avaliação do desempenho de uma biblioteca pública - a Biblioteca Municipal de Tábua - junto dos utilizadores, de modo a que possamos aquilatar e comprovar, cientificamente, o trabalho desenvolvido por esta na prossecução dos seus objetivos. The library is a place of socialization and its performance should be integrated and effective, to promote the development of knowledge, reading and information, and exercising a social impact in the community where it operates through the promotion of informal education, development socio-cultural and lifelong learning. In order to achieve its objectives, the public library should take into account its audience and carry out a needs assessment (expectations) and the degree of user satisfaction. In the current context of social changing, public libraries should be kept updated to meet the challenges they face and to achieve its mission of promoting books and reading in the community. The goal of our work is to assess the performance of a public library- Biblioteca Municipal de Tábua - to users, so that we can assess and prove, scientifically, the work of this in pursuit of its goals.
- A Biblioteca pública e os desafios da literacia da informaçãoPublication . Mesquita, Carla Maria Meira Dias; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioO objecto de estudo da dissertação de mestrado é o de proceder a uma reflexão sobre o actual papel da Biblioteca Pública face aos desafios da Sociedade da Informação e, mais especificamente, da literacia da informação. Num primeiro momento procedemos a uma revisão da literatura sobre o tema em causa no sentido de proceder à contextualização do tema escolhido. Como resultado desta fase efectuamos uma resenha da actual situação das Bibliotecas Públicas, abordando a sua missão e objectivos, face ao contexto da Sociedade da Informação e das exigências impostas pelo conceito de Literacia da Informação, nomeadamente ao nível da aprendizagem ao longo da vida e das novas tecnologias de informação. Posteriormente, fizemos incidir a nossa abordagem sobre o do caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pretendendo realçar os novos desafios da Biblioteca Pública na sociedade actual, mormente quanto a aspectos como o tipo de público, as novas funções e papéis, a reestruturação dos modelos de gestão (novas dinâmicas, actualização de saberes), o papel dos profissionais, entre outros. Neste contexto, expusemos o caso da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, através da apresentação da tipologia dos utilizadores e do levantamento dos tipos de serviços/materiais procurados pelos utilizadores. Consideramos oportuno e pertinente abordar a forma como esta Biblioteca em concreto se posiciona face aos novos desafios da Sociedade da Informação e do conceito de Literacia da Informação, apresentando alguns exemplos de actuação e desempenho. The case study of this master’s degree’s essay is to carry out a reflection on the current role played by the Public Library, regarding the challenges of an Information Society and, most specifically, of the information literacy. In the first place, we reviewed the literature on the issue in question in order to contextualize the chosen subject. As a result, we reviewed the current status of the Public Libraries, approaching both their mission and their goals, again regarding the context of an Information Society and all the demands imposed by the notion of information literacy, most specifically by the concept of learning throughout life and the new technologies of information. After, our approach focused on the particular case of the Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, as we wanted to highlight the new challenges of the Public Library in the society of our time, especially the kind of audience, new duties, the restructuring of the management models (new dynamics, update, …), the role played by professionals, etc. In this context, we presented the case of Biblioteca Municipal de Viana do Castelo by showing the typology of its users and recording the kinds of services/materials that its users usually want. We think it is convenient and relevant to analyze how this particular library is positioning itself and facing the challenges of an Information Society and the concept of information literacy, pointing out some examples of its action and performance.
- A biblioteca universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informaçãoPublication . Rebelo, Ana Maria de Sousa; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioVivemos actualmente na Sociedade da Informação e do Conhecimento, onde o novo modelo que gera valor é a informação. Neste contexto, as instituições de ensino superior são chamadas a desempenhar um papel de liderança na formação dos cidadãos e a biblioteca universitária terá um papel preponderante na prossecução da missão da instituição onde está inserida, na medida em que defende os seus valores e contribui para o desenvolvimento do seu plano pedagógico e científico. O seu objectivo principal é auxiliar a comunidade académica no processo de transformação da informação em conhecimento. Assim, o bibliotecário será, neste contexto, não um mero fornecedor de informação mas, um mediador proactivo e crítico na construção do conhecimento científico. Pretende-se, nesta dissertação, investigar e avaliar os desafios e oportunidades do bibliotecário universitário, centralizando a sua actividade na garantia de satisfação das necessidades informacionais dos seus utentes, definir as novas competências do profissional de informação numa biblioteca universitária e elaborar o seu novo perfil se necessário. Neste sentido será abordado o Serviço de Referência, área onde o bibliotecário para além das competências e saberes ―tradicionais‖ (que vão desde a catalogação, classificação e gestão da biblioteca) se verá confrontado com um conjunto muito variável de competências específicas para as quais deverá adquirir os conhecimentos e o domínio das ferramentas e recursos informacionais disponíveis e indispensáveis para a sobrevivência e sucesso do profissional da informação, na era digital. We are living in the Information or knowledge society, where the new model that generates value is the information. In this context, higher education institutions must perform a leadership role in the formation of citizens and the academic library will play an important role in the achievement of the mission of the institution it belongs, in so far as it defends its values and contributes to the development of its pedagogic and scientific program. Its main goal is to help the academic community in the transformation process of information into knowledge. So, in this context, the librarian will not just be a provider of information but a critical and proactive information broker in the construction of scientific knowledge. We pretend, in this dissertation, to investigate and assess the challenges and opportunities of the academic librarian focusing his activity in the guarantee of the satisfaction of his patrons information needs, and to define his new competencies if needed. Therefore, we will discuss the reference service, the field where the librarian, besides his traditional competencies and skills (as cataloguing, classification and library management,) will face a new set of specific competencies which he must acquire and must be able to use all the technological tools and resources available and essential to his survival and success in the digital era.