FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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- A importância da biblioteca escolar para a literacia da informação: as bibliotecas escolares do 2º e 3º ciclos do distrito de BragançaPublication . Rodrigues, Anabela da Conceição Afonso; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioA sociedade actual gera grandes quantidades de informação e requer, por sua vez, um uso contínuo de informação. A aquisição das competências necessárias para poder trabalhar com o fluxo informativo existente é cada vez mais indispensável. Neste sentido, a biblioteca escolar aparece como um agente igualitário que oferece as mesmas possibilidades a todos os alunos, independentemente do contexto intelectual em que se movam. A fusão de aprendizagem, bibliotecas e literacias cria desafios dinâmicos para as bibliotecas escolares, particularmente quando confrontadas com ambientes de aprendizagem e informacionais que são complexos e fluidos, interactivos e colaborativos e que já não têm constrangimentos espaciais ou temporais. Potenciar as bibliotecas escolares pode contribuir para modificar as relações que os alunos estabelecem com a informação, dotando-os com as competências que lhes permitam ser cidadãos autónomos e críticos. A literacia da informação, enquanto capacidade para aceder e usar a informação, de forma eficiente e eficaz, surge assim como um dos grandes desafios da nossa sociedade. O trabalho que se apresenta está dividido em duas grandes partes: a primeira constitui o enquadramento teórico, partindo-se de uma abordagem do conceito de sociedade da informação e do conhecimento, analisando-se a importância que a biblioteca escolar assume nessa sociedade e reflectindo-se sobre a noção de literacia, bem como sobre a evolução conceptual e histórica do conceito de literacia da informação, e da sua relação com a biblioteca escolar; a segunda centra-se num estudo, que pretendeu conhecer a forma como a literacia da informação é abordada em onze escolas do distrito de Bragança. Os dados foram recolhidos mediante a aplicação de um inquérito por questionário aos professores bibliotecários dessas bibliotecas escolares, tendo-se analisado a forma como as mesmas estão a enfrentar o desafio da literacia da informação. São palavras-chave desta dissertação: informação, conhecimento, info-exclusão, sociedade da informação, sociedade do conhecimento, biblioteca escolar, literacia, literacia da informação, competências de informação, professor bibliotecário. Today's society generates large amounts of information and requires, in turn, a continuous use of information. The acquisition of the skills required for working with the existing flow of information is increasingly essential. In this sense, the school library appears as an equality agent that offers the same opportunities to all students, regardless of the intellectual context in which they move. The fusion of learning, libraries and literacies creates dynamic challenges for the libraries, particularly when confronted with informational and learning environments that are complex and fluid, interactive and collaborative and that no longer have space or time constraints. Enhancing school libraries can contribute to the change in the relationships that students establish with information, equipping them with the skills that enable them to become autonomous and critical citizens. The information literacy, as the ability to access and use information efficiently and effectively, thus emerges as one of the great challenges of our society. The work presented is divided into two main parts: the first is the theoretical framework, starting from an exploration of the concept of information and knowledge society, analyzing the importance that the school library assumes in that society and reflecting on the notion of literacy, as well as on the conceptual and historical evolution of the concept of information literacy, and its relationship with the school library; the second part focuses on a study that was an attempt to understand how information literacy is addressed in eleven schools in the district of Bragança. Data were collected by applying a questionnaire to the school librarians of those schools and it was analyzed how the school libraries are facing the challenge of information literacy. Keywords in this essay: information, knowledge, digital divide, information society, knowledge society, school library, literacy, information literacy, information skills, school librarian.
- O ano da morte de Ricardo Reis: romance pós-moderno?Publication . Barbosa, Maria Fernanda Miranda Gomes Moreira; Sequeira, Maria do Carmo Castelo Branco Vilaça deA propósito das verdadeiras intenções do romance O Ano da morte de Ricardo Reis, o seu autor, afirmou “a minha intenção foi confrontar Ricardo Reis e a sua poesia com um tempo e uma realidade cultural que de facto não tem nada a ver com ele.” Dentro desta base (mas não nos filiando totalmente nela), propomo-nos, com este trabalho, não só verificar a validade desta afirmação, como igualmente: − Penetrar no imbricado tecido intertextual, neutralizador, mas sempre latente na tessitura densa do romance, onde fragmentos da poesia portuguesa do demiurgo e seus heterónimos dialogam com outros poetas que com ele se cruzaram no longo e diversificado texto que constituiu a sua obra; − Cruzar esse intertexto com o discurso ideológico que configura a escrita de José Saramago, enquanto representante de um estilo pós-moderno e, simultaneamente, interventivo. Regarding the true intentions of the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, its author declared “my intention was to confront Ricardo Reis and its poetry with a time and a cultural reality that in fact has nothing to do with him.” Within this ground (although not fully relying on it), we intend, with this work, not only to verify the effectivity of this statement, but also: − To penetrate the intrincate intertextual material, neutralizer, but always latent in the novel’s dense weft, where fragments of the demiurge Portuguese poetry and his heteronymes dialogue with other poets that had crossed with him in the long and diversified text that constitutes his work; − To cross that intertext with the ideological speech that configures the writing of José Saramago, as a representative of a post-modern style and, simultaneously, an interventive one.
- O estágio como cenário de prospecção, desenvolvimento e concepção de um manual de procedimentos da rede concelhia de bibliotecas escolares: o caso de EspinhoPublication . Vieira, Sandra Maria Garcia; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioEste trabalho pretende ser um contributo para a reflexão e estudo acerca da necessidade de concepção e desenvolvimento de um manual de procedimentos da rede concelhia de bibliotecas escolares de Espinho, bem como das vantagens da sua aplicação. Foi feita uma observação activa e interventiva em todas as bibliotecas do concelho de Espinho, um trabalho de terreno, um estudo de caso, permitindo espelhar a realidade actual das bibliotecas. Concluiu-se que não existe uma uniformização de critérios relativamente aos procedimentos técnicos, aos serviços, à partilha de bases de dados, pois as bibliotecas escolares apresentam uma heterogeneidade no seu funcionamento. Neste contexto, foi produzido o manual de procedimentos que se pretenda venha a revelar-se um instrumento essencial de normalização de procedimentos a seguir, com base num conjunto de regras que constituem uma adaptação do normativo internacional e nacional à rede de Bibliotecas de Espinho. O manual de procedimentos deverá garantir um output de informação no catálogo que garanta qualidade e coerência dos dados, reduzindo o nível de multiplicidade de erros que se verificam neste tipo de serviço, procurando formas de cooperação e rentabilização de recursos. O manual de procedimentos elaborado, torna-se assim numa ferramenta imprescindível, assegurando rigor e continuidade do serviço da biblioteca, adequando-se às reais necessidades da comunidade que serve, potenciando mecanismos de comunicação e de parceria. This work is intended as a contribution to the reflection and study about the necessity of designing and developing a network procedures manual district school libraries of Espinho, as well as the benefits of its application. A note was made their in all libraries of the municipality of Espinho, a work of land, a case study, allowing mirror today's reality of libraries. It was concluded that there is no standardization of criteria with regard to technical services, sharing databases, because school libraries have a heterogeneity in its operation. In this context, was produced the manual of procedures to prove an essential instrument of standardisation of procedures to be followed, on the basis of a set of rules which constitute an adaptation of international regulatory and national network of Libraries of Espinho. The manual of procedures should ensure an output of information in the catalog that ensures quality and consistency of data, reducing the level of multiplicity of errors that occur in this type of service, looking for ways of cooperation and monetization capabilities. The elaborate procedures manual, thus becomes an indispensable tool, ensuring accuracy and library service continuity, adapting to the real needs of the community it serves, strengthening mechanisms of communication and partnership.
- O arquivo pessoal do escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961): catálogo da correspondênciaPublication . Vidal, Alexandra Maria da Silva; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Fernandes, DanielaO presente trabalho centra-se na construção do Catálogo da Correspondência recebida pelo escritor Alberto Mário de Sousa Costa (1879-1961). A primeira parte respeita à contextualização do aparecimento e evolução dos arquivos pessoais no seio da Arquivística, e para tal referimos o desenvolvimento da disciplina e as subdivisões dos arquivos privados. Num segundo momento, são evidenciadas as complexidades respeitantes a este tipo de arquivos, mormente as questões jurídicas que se reportam à distinção entre a esfera pública e a esfera privada. Partimos depois para a caracterização da correspondência como tipologia documental e realçamos as suas imensas potencialidades de carácter transdisciplinar. De igual forma, foi devidamente explicitada a incorporação do arquivo do escritor na Universidade Fernando Pessoa e, para um melhor entendimento do mesmo, foi elaborada uma sumária biografia do autor. Na última parte, abordamos a construção do catálogo, numa perspectiva sistémica de acordo com o método quadripolar. Foi realçada a importância da descrição arquivística, no novo paradigma científico-informacional e será explicada a forma como foram utilizadas as normas de descrição utilizadas: a ISAD (G), a ISAAR (CPF) e as ODA.
- Desafios para o futuro do e-Learning: ferramentas de autoria, conteúdos digitais e salas virtuais - uma abordagem às tecnologias educativasPublication . Damião, Isabel Maria Esteves; Reis, PedroAs novas tecnologias vieram permitir um maior desenvolvimento no que ao Ensino à Distância diz respeito, daí que o e-Learning esteja a ser cada vez mais usado não só em termos de formação profissional, mas também ao nível do Ensino Superior. Nos últimos anos, tem-se verificado uma forte aposta neste tipo de ensino por parte das universidades em virtude de permitir captar um novo público, normalmente pessoas que já trabalham e não têm disponibilidade para assistir a aulas presenciais. Neste trabalho, ainda que o enfoque seja colocado, essencialmente, no Ensino à Distância e nas Ferramentas de Autor, fizemos uma primeira abordagem às Teorias de Aprendizagem, nomeadamente ao Behaviorismo, ao Construtivismo, ao Sócio-Construtivismo e ao Conectivismo, na convicção de que não se pode falar sobre ensino ou aprendizagem sem antes se reflectir, ainda que de forma abreviada nas concepções de Aprendizagem e nas teorias que a regem ao longo dos tempos. Antes de passarmos às Ferramentas de Autor, aos Objectos de Aprendizagem e às Salas Virtuais, fizemos também uma incursão sobre a história do Ensino à Distância (EaD). Um tipo de ensino que surge na sequência de razões de ordem social, profissional e até mesmo cultural, associadas a cenários de isolamento, ou até mesmo, de empregabilidade. Aliás, o princípio que rege o EaD é o de suprir as limitações próprias do Ensino Presencial. Daí que universidades e empresas apostem cada vez mais no e-Learning, dada a procura e a necessidade que há, por parte de um público mais adulto, neste tipo de formação. New technologies allow a better development to Distance Learning, hence e-Learning is becoming more used not only in terms of professional training but also at the Higher Education level. Over the last years we have witnessed a strong bet in this type of education by the universities in order to attract a new public, usually people that are already working and are not available to attend face to face classes. In this thesis, although the focus is on the Distance Learning and Authoring Tools, we made a first approach to Learning Theories like, Behaviorism, Constructivism, Socio-Constructivism and Connectivism, assuming that we cannot discuss teaching or learning without reflecting previously on the conceptions of Learning and on the theories that were developed throughout the times. Before approaching Authoring Tools, Learning Objects and Virtual Rooms we also made an incursion on the history of Distance Education (DE), one form of teaching that appears due to social, professional and even cultural reasons related to scenarios of isolation or even employability. As a matter of fact, the guidelines of DE are to overcome the limitations of face to face learning methodologies. Hence, universities are becoming more and more interested on e-Learning, given the demand and need of an adult public in this kind of training.
- Biblioteca escolar: estratégias, recursos e visibilidade internaPublication . Soares, Maria Alice Mendes; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioCentro promotor de saberes, divulgação e disseminação da informação, a Biblioteca Escolar, também denominada de Unidade de Informação, desempenha um papel fundamental no crescimento cognitivo da população escolar. Ao facultar aos seus utilizadores inúmeras possibilidades de descoberta do conhecimento com a oferta de recursos que vão desde o papel impresso ao digital, aos recursos audiovisuais, tecnológicos e humanos, a biblioteca contribui de modo inequívoco para o desenvolvimento e aperfeiçoamento das literacias dos utentes. No entanto, até hoje, pensamos que o seu papel está subaproveitado uma vez que a procura e utilização das suas instalações, do seu acervo e das suas potencialidades é pouco utilizada no processo ensino-aprendizagem. Urge repensar a sua funcionalidade e adoptar estratégias eficazes no sentido de promover e dinamizar as suas práticas, sensibilizados que devem estar todos os elementos da comunidade educativa para a sua importância, mormente os professores-bibliotecários. Pensamos que as técnicas de marketing mix se afiguram válidas na melhoria da qualidade e aumento da procura dos seus produtos e serviços pelos utilizadores. Na relação estabelecida entre a Biblioteca enquanto espaço dinâmico de conhecimento e consolidação da aprendizagens, e a Escola deve, do nosso ponto de vista, ter uma importâncias crucial a difusão dos produtos, serviços e bens que a biblioteca faculta aos membros da comunidade educativa. Centre promoter of knowledge, broadcast and dissemination of information, the School Library, also named Information Unit, plays a decisive role in the cognitive growth of the school population. By providing its users innumerous possibilities of knowledge search through the offer of resources like paper printing, digital access, human, technological and audiovisual appliances, the library contributes unequivocally to the development and excellence of the users‟ literacy. However, up to today, we believe its role is under-used as its demand and resource utilization, the profit of its heap and potentialities is hardly used in the teaching-learning process. It is vital to rethink its functionality and adopt effective strategies to promote and stimulate its practises, as all members of the educational community must be aware of its importance, particularly the Librarian Teacher. We consider the marketing mix techniques to be suitable to the quality enhancement and the increase of the demand of its products and services. We believe that the promotion of products, services and goods available that the library provides to all members of the educational community plays a vital role in the relationship established between the School and the Library, being the late a dynamic site promoter of knowledge and learning consolidation.
- Análise dos fatores internos e externos capazes de influenciar a liderança em empreendimentos de biotecnologia portugueses: um estudo exploratórioPublication . Landuyt, Ana Carolina Menezes de Brito Xavier; Reis, Pedro; Coutinho, ManuelaEssa dissertação tem como conjuntura a análise do processo de liderança criativa enquanto capaz de influenciar o desempenho dos colaboradores, assim como de ser influenciada por diferentes aspetos e fatores. O estudo das interações entre liderança, criatividade e biotecnologia é recente. Neste sentido, o presente trabalho busca fornecer compreensão teórica, mas também prática, ao considerar a ausência de estudos e conhecimentos empíricos focalizados no contexto da biotecnologia portuguesa. Os resultados atingidos, a partir do uso de uma metodologia inovadora em três empreendimentos do setor, indicam principalmente que a criação de valores criativos, diante da identificação de prováveis pressionadores e facilitadores, assim como de fatores positivos e negativos em um ambiente mais específico de cada empresa, está a ser desfavorecida. É necessário o aprofundamento da perceção sobre a influência dos gaps da biotecnologia diante do processo de liderança. Um marcante caráter exploratório ainda permanece e pesquisas futuras são de considerar. This dissertation presents as conjecture the analysis of the creative leadership process while being capable of influencing the collaborators performance, as well as of being influenced by different aspects and factors. The study of the interactions between leadership, creativity and biotechnology is recent. Taking it into account, this work intends to provide a better theoretical and practical understanding when considering the absence of studies and empiric knowledges focused on the Portuguese biotechnology context. The results reached by the use of an innovative methodology in three different sector enterprises mainly show that the creation of creative values, considering the identification of possible conditions which press or facilitate the leadership process, as well as the presence of positive or negative factors in a specific environment of each company, is being less motivated. It's necessary to have a better perception of the relationship among the biotechnology gaps and the leadership process. A strong exploratory character still remains and future researches should be taking into consideration.
- As terapias expressivas e o barro: veículo de auto-conhecimento, criatividade e expressãoPublication . Bucho, João Luís Saporiti Machado Cruz; Jardim, Maria AntóniaEste trabalho consiste num estudo que tem como principal objectivo descrever como o material barro poderá funcionar como veiculo que promove o desenvolvimento do auto-conhecimento, da criatividade e da expressão no sujeito. A fundamentação teórica assenta em autores e referências no campo da psicologia do desenvolvimento, como Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - no que diz respeito ao desenvolvimento da aprendizagem e da pedagogia nos sujeitos; Bachelard, Winnicott e Vygotsky - em relação à importância da imaginação e do simbólico e como instrumento de observação usado nesta abordagem utilizou-se o Continuum das Terapias Expressivas, ECT, defendido por Kagin e Lusebrink (1978) e as Versões de Sentido, VS (Amatuzzi, 1996). Na elaboração do estudo empírico, foi utilizado um modelo de investigação aplicada ou investigação - acção participativa, efectuada em diversos ateliers e workshops desenvolvidos, com adultos, nos dois últimos anos, dos quais foram descritos apenas dois. Como resultado do estudo foi possível observar as múltiplas potencialidades do barro como elemento objecto facilitador no estimular do pleno desenvolvimento do potencial criativo dos sujeitos, promovendo o conhecimento e ampliando o campo expressivo. Sendo uma investigação qualitativa e de carácter exploratório, esta dissertação apresenta algumas restrições, já que os resultados obtidos não podem ser generalizados, mas permitem retirar conclusões que poderão ser aplicadas à realidade próxima da apresentada neste trabalho. This work involves a study that have as a main subject to describe as the material clay will be able work as a vehicle that promote the development of the autoknowledge, creativity and the expression in the subject. The grounds theory draw heavily on authors and references in the field of the development psychology, as Freud, Piaget, Vygotsky, Erikson - in what it says regarding to development of the learning process and the pedagogy on the subjects; Bachelard, Winnicott e Vygotsky – in relation to the importance of the imagination and the symbolic as a observation instrument used in this approach, we used the Continuum of the Expressive Therapies, ECT, defended by Kagin and Lusebrink (1978) and the Versions of Sense, VS (Amatuzzi, 1996). In the preparation of the empiric study, it was used a diligent investigation model or investigation – participating action, made in several ateliers (studious) and Workshops development with adults in the last two years, which were describes just two. As result of this study, it was possible to observe the multiple potentialities of the clay as enabler in stimulate the full development from the creative potential from the subjects, promoting the knowledge and extend the expressive field. Being a qualitative investigation with exploratory character, this dissertation presents same restrictions, because the results cannot be generalize, but they allow to take conclusions that will be able to be apply to the next reality presented in this work.
- Unidades de informação: criação e gestão de catálogos electrónicos em colecções museológicasPublication . Vilar, Ana Sofia da Santa; Lira, SérgioNuma era caracterizada por mudanças de paradigma no que concerne a reconfigurações sociais, políticas e económicas, os museus encontram-se numa busca de identidade contemporânea. Enquanto meio de comunicação aberto ao mundo exterior, os museus devem definir missões e objectivos propondo um plano estratégico que articule de modo eficiente métodos e ferramentas de modo a rentabilizar recursos existentes e enquadrar a sua gestão segundo parâmetros de maior autonomia. Sendo o museu uma instituição organizada e estruturada segundo parâmetros direccionados para a preservação e conservação da memória social, cultural, histórica e patrimonial de uma, é natural que os seus objectivos, planos de procedimento e práticas de divulgação se alterem, numa tentativa de adaptar os mesmos, à evolução social e de mentalidades. Fenómenos evolutivos como a generalização das novas tecnologias da informação e da comunicação estão na base das grandes mudanças de paradigma dos museus. Para alcançar uma simbiose entre a inovação tecnológica e o ser humano é necessário estreitar a relação entre promotores e conservadores de identidades sociais como os museus e a tecnologia. Como tal, uma rede de normas, aplicações informáticas, ligações técnicas e humanas culminam num vasto sistema comunicacional de qual os museus contribuem activamente. O presente trabalho está dividido em duas partes complementares: a primeira constitui uma abordagem conceptual em que é dado a conhecer a evolução da museologia e como o museu se apresenta enquanto instituição geradora de informação; reflectir sobre a gestão e a organização das unidades de informação museológicas ressalvando as práticas documentais (registar, inventariar e catalogar) e a normalização de ferramentas e de métodos; por fim serão definidos quais os meios informáticos disponíveis no apoio à gestão como os Sistemas de Gestão de Colecções e até que ponto a informática é um factor de sociabilização e de difusão de informação museológica. A segunda parte desta dissertação centra-se no estudo de caso que pretende dar a reconhecer como doze museus situados geograficamente no Grande Porto gerem e reconhecem as mais-valias dos Sistemas de Gestão de Colecções em utilização. In an era characterized by shifting paradigms concerning social, political and economic configurations, museums are in search of a contemporary identity. Museums, as means of communication open to the outside world, must define tasks and purposes presenting a strategic plan that efficiently articulates methods and tools in order to better apply existing resources and encompass their management according to parameters of greater autonomy. The Museum being an organized and structured institution, according to parameters focused on the preservation and conservation of social, cultural, and historic heritage of a given society, it is only natural that its objectives, plans and disclosure practices change in an attempt to adapt themselves to social evolution and mentalities. Evolutionary phenomena as the generalization of new media technologies are the core of the museums‟ paradigm changes. To achieve a symbiosis between technological innovation and the human being, it is necessary to strengthen the relationship between social identity promoters and conservationists such as museums and technology. As such a network of norms, software, as well as technical and human connections culminates in a vast communicational system to which museums contribute actively. This research is divided into two complementary parts: the first is a conceptual approach which provides the evolution of museology and how Museums present themselves as institutions that generate information. It also embraces on the museums‟ information units‟ management and organization focusing on the documentation practices (registration, inventory and catalog) as well as on tools and methods norms‟. Finally it is intended to assess which computer management means are available that support the Collection Management Systems‟ and to what extent the computer is a factor of socialization and Museum information‟ transmission. The second part of this dissertation focuses on case study meant to recognize how twelve museums situated geographically in the Oporto area generate and recognize the value of Collections Management Systems.
- A biblioteca universitária: desafios e oportunidades para o profissional da informaçãoPublication . Rebelo, Ana Maria de Sousa; Freitas, Judite A. Gonçalves de; Regedor, AntónioVivemos actualmente na Sociedade da Informação e do Conhecimento, onde o novo modelo que gera valor é a informação. Neste contexto, as instituições de ensino superior são chamadas a desempenhar um papel de liderança na formação dos cidadãos e a biblioteca universitária terá um papel preponderante na prossecução da missão da instituição onde está inserida, na medida em que defende os seus valores e contribui para o desenvolvimento do seu plano pedagógico e científico. O seu objectivo principal é auxiliar a comunidade académica no processo de transformação da informação em conhecimento. Assim, o bibliotecário será, neste contexto, não um mero fornecedor de informação mas, um mediador proactivo e crítico na construção do conhecimento científico. Pretende-se, nesta dissertação, investigar e avaliar os desafios e oportunidades do bibliotecário universitário, centralizando a sua actividade na garantia de satisfação das necessidades informacionais dos seus utentes, definir as novas competências do profissional de informação numa biblioteca universitária e elaborar o seu novo perfil se necessário. Neste sentido será abordado o Serviço de Referência, área onde o bibliotecário para além das competências e saberes ―tradicionais‖ (que vão desde a catalogação, classificação e gestão da biblioteca) se verá confrontado com um conjunto muito variável de competências específicas para as quais deverá adquirir os conhecimentos e o domínio das ferramentas e recursos informacionais disponíveis e indispensáveis para a sobrevivência e sucesso do profissional da informação, na era digital. We are living in the Information or knowledge society, where the new model that generates value is the information. In this context, higher education institutions must perform a leadership role in the formation of citizens and the academic library will play an important role in the achievement of the mission of the institution it belongs, in so far as it defends its values and contributes to the development of its pedagogic and scientific program. Its main goal is to help the academic community in the transformation process of information into knowledge. So, in this context, the librarian will not just be a provider of information but a critical and proactive information broker in the construction of scientific knowledge. We pretend, in this dissertation, to investigate and assess the challenges and opportunities of the academic librarian focusing his activity in the guarantee of the satisfaction of his patrons information needs, and to define his new competencies if needed. Therefore, we will discuss the reference service, the field where the librarian, besides his traditional competencies and skills (as cataloguing, classification and library management,) will face a new set of specific competencies which he must acquire and must be able to use all the technological tools and resources available and essential to his survival and success in the digital era.