Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
356.22 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A propósito das verdadeiras intenções do romance O Ano da morte de Ricardo Reis, o
seu autor, afirmou “a minha intenção foi confrontar Ricardo Reis e a sua poesia com um
tempo e uma realidade cultural que de facto não tem nada a ver com ele.”
Dentro desta base (mas não nos filiando totalmente nela), propomo-nos, com este
trabalho, não só verificar a validade desta afirmação, como igualmente:
− Penetrar no imbricado tecido intertextual, neutralizador, mas sempre latente na
tessitura densa do romance, onde fragmentos da poesia portuguesa do demiurgo e seus
heterónimos dialogam com outros poetas que com ele se cruzaram no longo e
diversificado texto que constituiu a sua obra;
− Cruzar esse intertexto com o discurso ideológico que configura a escrita de José
Saramago, enquanto representante de um estilo pós-moderno e, simultaneamente,
interventivo.
Regarding the true intentions of the novel O Ano da Morte de Ricardo Reis, its author
declared “my intention was to confront Ricardo Reis and its poetry with a time and a
cultural reality that in fact has nothing to do with him.”
Within this ground (although not fully relying on it), we intend, with this work, not only
to verify the effectivity of this statement, but also:
− To penetrate the intrincate intertextual material, neutralizer, but always latent in the
novel’s dense weft, where fragments of the demiurge Portuguese poetry and his
heteronymes dialogue with other poets that had crossed with him in the long and
diversified text that constitutes his work;
− To cross that intertext with the ideological speech that configures the writing of José Saramago, as a representative of a post-modern style and, simultaneously, an
interventive one.
Description
Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Estudos Culturais, especialização em Estudos Literários.