Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.

Description

Keywords

Meio escolar Agentes educativos Condutas

Citation

Caridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & A., Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-69. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=1

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue