ESSFP - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESSFP - Outros Trabalhos Académicos by Title
Now showing 1 - 10 of 275
Results Per Page
Sort Options
- Abordagens terapêuticas em crianças e jovens com Doença de Sever: revisão bibliográficaPublication . Paternò, Enricoguglielmo; Amaral, LuísaIntrodução: a doença de Sever, ou apofisíte do calcâneo, é uma causa comum de dor no calcanhar em crianças ou jovens com imaturidade esquelética. Objetivo: analisar o efeito de intervenções fisioterapêuticas na dor, funcionalidade e nível de atividade física, em crianças e jovens com apofisíte do calcâneo/Doença de Sever. Metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Pubmed, Web of Science e PEDro. A qualidade metodológica foi analisada através de Checklists do Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: foram incluídos 7 estudos, com um total de 449 crianças e jovens com idades compreendidas entre 8 e 16 anos, de ambos os sexos, com doença de Sever. A dor foi melhorada com todas as intervenções, tais como ondas de choque extracorpóreo (f-ESWT), Kinesio Taping (KT), exercícios excêntricos sob supervisão fisioterapêutica, palmilhas e ortóteses personalizadas. O KT, as palmilhas e os exercícios foram eficientes na atividade física e no ganho de funcionalidade. Conclusão: as evidências disponíveis apoiam a eficácia de diversas intervenções para a Doença de Sever/apofisíte calcaneana. Mas, mais investigações adicionais serão necessárias para otimizar o tratamento e melhorar os resultados a curto e longo prazo.
- Afasia progressiva primária: tradução e adaptação cultural de um instrumento de medidaPublication . Pinto, Taís Mendes; Vieira, Daniela Oliveira; Cadório, InêsNo âmbito do projeto de graduação com vista à obtenção da Licenciatura de Terapia da Fala foi realizada a tradução, adaptação cultural e linguística de um teste de avaliação da linguagem (Progressive Aphasia RatIng Scale - PARIS), para o Português Europeu (PE), tendo sido o mesmo elaborado para a população com Afasia Progressiva Primária (APP). Para o efeito do mesmo, serão seguidas diferentes etapas metodológicas, entre as quais a tradução, na qual foi pedida a colaboração de dois tradutores independentes e realizada uma fusão das mesmas de forma a obter uma primeira versão do documento, em língua portuguesa. Posteriormente, foram contactados outros dois tradutores independentes para a realização da retrotradução, tendo a síntese das mesmas seguido para o autor do documento original. Na fase final, a primeira versão do documento, resultado da síntese dos tradutores, seguiu para um painel de peritos, de forma a averiguar a equivalência transcultural dos itens traduzidos. Com a realização deste trabalho, espera-se disponibilizar uma prova de avaliação do perfil linguístico de pessoas com Afasia Progressiva Primária, que será posteriormente validada para o Português Europeu.
- Análise da eficácia do tratamento conservador versus cirúrgico na reabilitação da rutura do LCA em atletas: uma revisão bibliográficaPublication . Sousa, João António Moreira de; Rodrigues, SandraObjetivo: Comparar a eficácia do tratamento cirúrgico versus conservador na funcionalidade do joelho no retorno à atividade, em desportistas, avaliando os níveis de osteoartrite, instabilidade do joelho, força muscular e utilizando escalas de avaliação subjetiva. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa na base de dados Pubmed, Web of Knowledge e ESBCOhost, de acordo com os termos de pesquisa. Após a seleção dos estudos, seguindo os critérios de elegibilidade, foi realizada a análise de qualidade metodológica pelo checklist Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: Foram incluídos 5 artigos, 4 estudos de coorte e 1 randomizado, que englobaram 294 atletas. Os artigos compararam qual o tratamento mais eficaz (cirúrgico vs conservador) para o aumento da funcionalidade do joelho no retorno à atividade. Conclusão: Os outcomes clínicos foram bastante homogéneos para ambos os grupos, porém o grupo conservador apresentou um menor índice de desenvolvimento de osteoartrose e o grupo cirúrgico foi mais eficaz na manutenção da estabilidade do joelho.
- Análise da prevalência de lesões e a sua influência na performance dos jogadores de futebol masculinoPublication . Oliveira, Inês Paredinha; Cervaens, MarianaObjetivo: analisar a prevalência de lesões na época desportiva 2023/2024 e se o historial destas tem relação com a sua performance física, no que diz respeito à agilidade, à potência e à velocidade, em jogadores federados de futebol. Metodologia: a amostra foi constituída por 40 jogadores de futebol masculino a competir na Associação de Futebol de Viana do Castelo, União Desportiva de Lanheses (UDL) e Âncora Praia Futebol Clube (APFC), com uma média de idades 22.7 anos. Todos os elementos preencheram um questionário individual e realizaram três testes de campo, T-Test, Vertical Jump e Sprint de 30m, para avaliar a performance e a existência de lesões, e se a relação entre as variáveis. Resultados: 15 (36.6%) atletas teve lesão nesta época e, no geral, o local anatómico mais prevalente de lesão foi a coxa (33.3%), sendo que a estrutura anatómica mais lesada foi o músculo (51.9%) e que o salto/receção ao solo foi o gesto técnico que causou mais lesões (44.4%). Apenas a equipa UDL teve correlação negativa entre o número de lesões e o sprint do atleta. Conclusão: sugere-se uma aparente relação entre a presença de historial de lesão e a performance do atleta.
- Análise das modalidades da fisioterapia no tratamento da síndrome de Guillain-Barré (SGB): uma revisão bibliográficaPublication . Santos, Francisco Gonçalves dos; Seixas, AdéritoIntrodução: A síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma polineuropatia desmielinizante aguda, inflamatória e pós-infeciosa que acomete desde as raízes nervosas a nervos periféricos. Devido a uma das revisões anteriores não ser atual, ambas apresentarem limitações de pesquisa e ao influxo de nova evidência considera-se necessário efetuar a presente revisão. Objetivo: analisar os efeitos das intervenções de Fisioterapia na independência funcional, qualidade de vida, atividade/força muscular e dor em pacientes com SGB Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados PubMed, Cochrane Library, Web of Science, PEDro & Scopus que inclui artigos randomizados controlados que investiguem modalidades da fisioterapia em crianças, adolescentes, adultos e idosos com SGB diagnosticado, nos idiomas português, francês, espanhol e inglês & definição de que os participantes eram pacientes com síndrome de Guillain-Barré ou subtipos da mesma diagnosticados. Resultados: Foram encontrados 1745 registos, dos quais 5 foram incluídos na presente revisão. A qualidade metodológica média destes foi de 5.6 pontos. Conclusão: Foi possível concluir que o exercício físico, nomeadamente supervisionado individualizado e de alta intensidade aparenta ter efeitos benéficos em pacientes com SGB tanto a nível de independência funcional, como da qualidade de vida e força muscular.
- Análise dos efeitos da Terapia por Vibração Corporal em crianças com paralisia cerebral espástica: revisão bibliográficaPublication . Giaffreda, Salvatore; Martins, Maria do RosárioIntrodução: a Terapia por Vibração Corporal (TVC), é uma plataforma que realiza um treinamento neuromuscular utilizando um movimento oscilatório em torno de um ponto de equilíbrio, criando um estímulo eficaz no aspeito neuromuscular. Objetivo: argumentar o efeito da Terapia por Vibração Corporal sobre crianças com Paralisia Cerebral (PC) Espástica. Metodologia: foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Web Of Science, Pubmed e PEDro para analisar e selecionar estudos caracterizados pela utilização da Terapia por Vibração Corporal em crianças com Paralisa Cerebral Espástica. Os artigos incluídos na seguinte revisão bibliografia foram avaliados segundo a Escala de PEDro. Resultados: a presente revisão bibliográfica inclui 5 artigos com crianças com idades entre os 0-18 anos, com Paralisia Cerebral Espástica, com um total de 138 utentes avaliados. Conclusão: a Terapia por Vibração Corporal parece apresentar efeitos benéficos na função da marcha, amplitude de movimento, tónus muscular, força e equilíbrio em crianças com PCE.
- Anemias nutricionais, défice de ferro e suplementação com Vitamina CPublication . Vaz, Ana Luísa; Ferreira da Vinha, AnaA anemia, do grego A “privativo”; Haima “sangue”, e “Ia”, estado significa "ausência de sangue". uma doença causada pela diminuição de hemoglobina no organismo. A hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos, possui no seu grupo prostético o ferro, elemento químico metálico responsável por transportar o oxigénio aos órgãos, tecidos e células. As causas da anemia são múltiplas e complexas, mas a deficiência de ferro é considerada a principal causa e a mais comum do síndrome anémico. A anemia ferropénica, definida como a diminuição da concentração de hemoglobina circulante em função da redução da reserva de ferro no organismo, para além de ser reconhecida pela deficiência de ferro, que é a causa básica das anemias nutricionais, também está associada a outras deficiências, como o défice de proteínas, folatos, vitaminas C e B12, bem como ao excesso de fitatos e oxalatos (antinutrientes) na alimentação. Tendo em consideração que a anemia ferropénica constitui um problema nutricional de maior magnitude mundial e de origem multicausal, este trabalho tem como principal objetivo, descrever e interpretar a relação direta ou indireta dessa doença com os seus possíveis fatores determinantes. Tendo em vista a magnitude do problema e a abrangência de seus fatores de ricos, os quais foram revisados neste trabalho, acredita-se que há a necessidade de uma implementação de medidas de prevenção e de métodos de tratamento da anemia ferropénica. É importante ressaltar que uma única estratégia poderá ter pouco sucesso se outras medidas não forem tomadas simultaneamente, tornando-se relevante o papel da educação alimentar, adoção de hábitos alimentares corretos e equilibrados, bem como suplementação de ácido ascórbico, juntamente com outras ações. Outro dos objetivos do trabalho visa apontar a importância da suplementação de ferro oral como prevenção para a anemia ferropénica.
- Associação das estratégias de coping com a ocorrência de lesões desportivas: revisão bibliográficaPublication . Jabre, James; Amaral, LuísaIntrodução: todos os atletas em geral, independentemente da modalidade e nível desportivo, experienciam vários tipos de stress, podendo influenciar o seu rendimento, e/ou ser causador do aparecimento de lesões. Objetivo: analisar a existência de estratégias de Coping que possam interferir com a ocorrência de lesões desportivas. Metodologia: a pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed, Cohrane e PEDro. A análise da qualidade metodológica foi efetuada com o checklist Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). Resultados: foram selecionados 5 artigos observacionais, respeitando os critérios de elegibilidade. Da totalidade da amostra de 934 atletas, 843 integraram os estudos. Estes atletas, de ambos os géneros eram praticantes de dança, Rugby e futebol, com idades compreendidas entre 12 e 28 anos. As estratégias de coping, avaliadas pelo Athletic Coping Skills Inventory–28 (ACSI-28), reduziram significativamente a probabilidade de ocorrer lesões desportivas quando ajustadas a outras variáveis. Diversos constructos do inventário Brief- COPE têm influência no risco ou na proteção de ocorrência de lesões. E, os scores de stress, avaliados com a Escala Visual analógica (EVA), são distintos aquando da presença de lesões. Conclusão: a utilização de estratégias de coping poderá ser uma mais-valia nos momentos lesivos.
- Autoestima e satisfação com os cuidados de enfermagem das pessoas idosas em contexto de internamento: um estudo descritivo-correlacionalPublication . Ferreira, Maria Viana; Sampaio, FranciscoA autoestima pode ser definida como um sentimento que cada pessoa constrói sobre si própria, podendo ser considerada de elevada autoestima até baixa autoestima. No caso da baixa autoestima, esta é alvo de preocupação clínica por poder desencadear mais facilmente problemas como a depressão. Com facilidade se pode pensar que a autoestima dos utentes idosos internados está relacionada com o facto de terem tido uma boa experiência com a equipa profissional de saúde, portanto surge com este estudo a intenção de perceber realmente se existe relação entre essas duas vertentes, a autoestima dos utentes idosos e a sua satisfação com os cuidados de Enfermagem, recorrendo à utilização da versão portuguesa da Escala de Autoestima de Rosenberg e à utilização da versão portuguesa da Escala da Satisfação do Cidadão face aos Cuidados de Enfermagem. Este estudo insere-se no paradigma de investigação quantitativa, do tipo descritivo-correlacional com corte transversal numa população representada por 30 utentes idosos internados numa Unidade de Cuidados Continuados. Em Portugal existe um número reduzido de estudos que avaliam a autoestima dos utentes idosos e também um número reduzido de estudos que analisam a satisfação dos utentes idosos com os cuidados de Enfermagem. Não foi encontrado nenhum estudo que avaliasse a relação entre estes dois últimos, por isso este estudo vem contribuir para colmatar esta lacuna. Pela análise dos resultados foi possível apurar que a autoestima dos utentes idosos internados se encontra a um nível moderado de autoestima e a sua satisfação com os cuidados de Enfermagem se encontra em níveis elevados, não revelando relação entre estes dois. Além disso, é de referir que a amostra do estudo foi relativamente reduzida e, portanto, não se consegue considerar representativa da população em geral, pois o potencial de generalização é limitado. Em investigações futuras seria relevante realizar um estudo avaliando as mesmas variáveis, mas com uma amostra de dimensões mais elevadas.
- A autoperceção vocal de acordo com o sexo numa comunidade académicaPublication . Regada, Diana Marafona; Alegria, Rita; Pestana, Pedro MeloObjetivo: Este estudo investigou a percepção da voz em adultos portugueses, utilizando o Índice de Desvantagem Vocal (VHI-10), e como essa percepção se relaciona com o sexo. Metodologia: 43 participantes (12 sexo masculino e 31 do sexo feminino) com idades entre 18 e 61 anos responderam ao VHI-10. Os dados foram analisados estatisticamente. Resultados: A pontuação média total do VHI foi de 1,16 ± 2,26, indicando que os participantes não apresentavam perturbação vocal. Não foi encontrada relação significativa entre o sexo e as pontuações do VHI total, funcional, emocional ou físico. As mulheres apresentaram mais queixas vocais do que os homens, embora essa diferença não tenha sido estatisticamente significativa. Discussão: O VHI-10 é um instrumento útil para avaliar a percepção da voz, mas deve ser interpretado com cautela, considerando a individualidade de cada indivíduo. Estudos com amostras maiores e metodologias mais refinadas são necessários para investigar a relação entre sexo e percepção da voz com mais detalhe. Conclusão: Este estudo sugere que a percepção da voz pode ser influenciada pelo sexo, com mulheres tendendo a reportar mais queixas vocais. No entanto, são necessários mais estudos para confirmar essa relação.