FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado
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Browsing FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado by Subject "Abandono escolar"
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- A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PAPublication . Santos, Eduvíges Cruz dos; Coelho, FátimaO Trabalho de pesquisa objetivou compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio e sua relação com o mundo social. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel. Foi realizada com 120 alunos de EJA nas séries 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio; 32 professores, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de análise para relacionar a teoria e a prática das ações desenvolvidas do contexto escolar das categorias em estudo. Através das informações aqui prestadas verificou-se que o ensino aprendizagem dos alunos da EJA mantém certo grau de dificuldades, por se tratar de pessoas que estavam ausentes das atividades escolares a algum tempo, ou que precisam trabalhar para o sustento de sua família. No caso de algumas mulheres, os filhos são motivos de abandono escolar ou fracasso na educação da EJA. Rotina cansativa. Mas, a necessidade de obter uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho, os leva ao retorno para a escola, sendo necessário o incentivo por parte dos professores, para que estes alunos cheguem à concluírem todas as etapas do Ensino da EJA. A análise permitiu identificar que a prática dos professores deve acontecer com mais objetividade, visto que as dificuldades enfrentadas pelos alunos são várias, refletindo assim negativamente na vida pessoal de cada aluno.
- Programas de aprendizagem no combate à evasão escolar: proposta de intervenção em uma escola pública de ensino médio do município de Fortaleza-Ce/BrasilPublication . Sampaio, Francisca Elieuza Rodrigues; Ventura, TerezaO fenômeno da evasão escolar não é novo no percurso da educação formal e nem é privilégio dos países em desenvolvimento. É vasta a produção de estudos que abordam o tema, ora definido como evasão, ora como abandono escolar. No Brasil, a situação tem-se agravado entre jovens de 15 a 17 anos, faixa etária em que concluem o ensino fundamental e passam a frequentar o ensino médio. O trabalho precoce é apontado como um dos fatores que mais favorecem a evasão ou abandono escolar, especificamente entre as classes menos favorecidas. Dentre as estratégias adotadas para combatê-lo e, por consequência, a evasão escolar, estão os programas que favorecem o primeiro emprego. Neste trabalho busca-se, através de estudo teórico conceitual e de pesquisa qualitativa, ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno da evasão escolar em sua relação com os programas de aprendizagem, popularmente conhecidos como programas “primeiro emprego”, no sentido de subsidiar teoricamente um projeto de intervenção a ser desenvolvido em uma escola pública de ensino médio na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Espera-se, assim, um aprofundamento teórico que embase uma ação capaz de contribuir para minimizar esta problemática tão frequente entre os jovens aprendizes trabalhadores. Nessa perspectiva, o presente trabalho, fundamentado em estudos já efetivados sobre os temas em questão, apresenta reflexões e sugestões que visam desenvolver “olhares” mais cuidadosos dos diversos intervenientes no processo formativo dos estudantes jovens aprendizes, proporcionando uma relação mais significativa entre aluno-escola-empresa e contribuindo, assim, tanto para a permanência do aluno na escola como para sua inserção no mercado de trabalho de forma orientada e protegida.