Browsing by Issue Date, starting with "2015-07-30"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A Educação de Jovens e Adultos (EJA): estudo dos motivos do abandono escolar em Santarém-PAPublication . Santos, Eduvíges Cruz dos; Coelho, FátimaO Trabalho de pesquisa objetivou compreender como se dá o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Fundamental e Médio e sua relação com o mundo social. A pesquisa ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Júlia Gonçalves Passarinho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Gonçalves Dias e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Izabel. Foi realizada com 120 alunos de EJA nas séries 3ª e 4ª Etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª Etapas do Ensino Médio; 32 professores, com abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o método de análise para relacionar a teoria e a prática das ações desenvolvidas do contexto escolar das categorias em estudo. Através das informações aqui prestadas verificou-se que o ensino aprendizagem dos alunos da EJA mantém certo grau de dificuldades, por se tratar de pessoas que estavam ausentes das atividades escolares a algum tempo, ou que precisam trabalhar para o sustento de sua família. No caso de algumas mulheres, os filhos são motivos de abandono escolar ou fracasso na educação da EJA. Rotina cansativa. Mas, a necessidade de obter uma profissão para ingressarem no mercado de trabalho, os leva ao retorno para a escola, sendo necessário o incentivo por parte dos professores, para que estes alunos cheguem à concluírem todas as etapas do Ensino da EJA. A análise permitiu identificar que a prática dos professores deve acontecer com mais objetividade, visto que as dificuldades enfrentadas pelos alunos são várias, refletindo assim negativamente na vida pessoal de cada aluno.
- Avaliação na Organização EscolarPublication . Cruz, Maria Bernadete Costa; Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesEsta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Alencar, Localizada na Cidade de Santarém, Estado do Pará/Brasil, a qual se objetivou compreender a avaliação como suporte e instrumento para um redirecionamento do processo ensino/aprendizagem nos demais níveis educacionais. Trilhou-se duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática Avaliação na Organização Escolar. O segundo momento ocorreu com a coleta de dados, através da aplicação de questionários a docentes, discentes e gestor educacional, utilizou-se uma análise qualitativa e participativa, levando aà reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados. Constatou-se durante a pesquisa que a avaliação no âmbito educacional é puramente somativa, apresentando as multifacetas e dimensões dentro do processo avaliativo, utilizada para fim classificatório, atendendo às exigências do sistema vigente, tendo como principal instrumento de aplicação a prova propriamente dita. O presente trabalho apresenta algumas reflexões para que professores, gestores e alunos possam repensar o sentido real da avaliação como uma prática pedagógica, encarando-a como um instrumento primordial na busca de acertos e o aperfeiçoamento dos procedimentos de ensino e avaliação no âmbito educacional, desmistificando o dilema que a envolve.
- Accessing movies' emotional informationPublication . Oliveira, Eva; Ribeiro, Nuno Magalhães; Chambel, TeresaEmotional information is being used in several systems as a way to understand users while interacting with computers or as a way to explore content classification. Movies are a medium emotionally empowered and technological developments and trends for media convergence are turning video into a dominant and pervasive medium, and online video is becoming a growing entertainment activity on the web. In this paper we present a user interface for movies' emotion exploration based on a previous usability study. Felt - is an application for movie and users' emotions exploration as a way to access movies by its emotional properties or as a way of recommending movies by the analysis of users emotional profiles. In this paper we also propose novel interactive mechanisms for movie's emotions exploration.