Faculdade de Ciência e Tecnologia
Permanent URI for this community
Através da Faculdade de Ciência e Tecnologia, a Universidade Fernando Pessoa deu resposta às orientações do Ministério da Educação no sentido do ensino privado investir nas áreas tecnológicas.
Num ensino não massificado, num ambiente familiar e acolhedor, com grande acompanhamento e proximidade dos docentes, o aluno, com o seu trabalho, esforço e empenho, pode desenvolver todo o seu potencial de aprendizagem, adquirindo os conhecimentos e competências necessárias a uma adequada inserção na vida activa.
As grandes áreas científicas que compõe a Faculdade são as áreas da Engenharia do Ambiente, Engenharia Civil, Engenharia Informática, Higiene e Segurança, Qualidade e Arquitectura. A investigação é, pois, desenvolvida no âmbito destas áreas científicas.
Os cursos desta Faculdade estão adequados ao chamado "Processo de Bolonha", com 1ºciclos de estudos (licenciaturas), 2ºciclos de estudos (mestrados) e 3ºciclos de estudos (doutoramento). No caso do curso de Arquitectura e Urbanismo, por questões associadas a Directivas Comunitárias, a formação é de 5 anos num único ciclo de estudos (ciclo integrado), que conduz ao grau de Mestre.
Os 1ºciclos de estudos têm a duração de 3 anos, os 2ºciclos de estudos a duração de 2 anos, e os 3ºciclos de estudos a duração mínima de 3 anos.
As Associações Profissionais
Todos os 1ºciclos de estudos em Engenharia estão registados na Ordem dos Engenheiros Técnicos (OET), podendo o licenciado, após realização, com sucesso, do estágio profissional e o curso de ética promovidos pela OET, obter a correspondente carteira profissional inscrevendo-se na OET.
O mestre em Arquitectura e Urbanismo, após realização, com sucesso, do estágio profissional e o curso de ética promovidos pela Ordem dos Arquitectos (OA), inscreve-se na OA.
Outras entidades
O 1ºciclo de estudos em Engenharia e Gestão da Qualidade está registado na Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), pelo que para além da informação acima, o licenciado obtém o CAP de Técnico Superior de Higiene e Segurança.
Browse
Browsing Faculdade de Ciência e Tecnologia by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 72
Results Per Page
Sort Options
- Acervos culturais digitais e educação patrimonial: uma proposta de reuso educacional e ensino de história local a partir do centro de memória de GoiásPublication . Chagas, Paula Roberta; Gouveia, Feliz RibeiroA educação patrimonial contribui para a formação do indivíduo uma vez que permite o desenvolvimento do senso crítico reforçando sua identidade e autoestima ao mesmo tempo que promove o empoderamento desses sujeitos através da valorização de sua cultura, local e tradições. Esse conceito de educação está diretamente ligado à preservação do patrimônio material e imaterial como direito fundamental dos indivíduos e também está em consonância com os documentos da Unesco, do Plano Nacional de Cultura do Brasil e dos documentos curriculares escolares brasileiros. Nesse sentido, a presente pesquisa investiga como podemos contribuir com melhores práticas de ensino e aprendizagem no Ensino de História Local a partir dos aportes da Educação Patrimonial utilizando Acervos Digitais disponíveis no Centro de Memória de Goiás, uma plataforma online que oferece o acesso ao patrimônio histórico e cultural do território goiano, atuando como o lócus da gestão e preservação desses materiais. Esse estudo foi realizado na cidade de Morrinhos, localizada no Sul Goiano, região central do Brasil e por ser uma cidade relativamente distante dos grandes centros onde existem os Arquivos e Museus, a maneira mais acessível de trabalhar com fontes, documentos e artefatos históricos é a partir dos acervos digitais ou dos manuais escolares disponibilizados pelo governo, nos quais são priorizados os documentos históricos que versam sobre os grandes centros. A partir da observação in loco e da realização de estágios com os professores de história da cidade, verificou-se que esses dados dos acervos digitais, da maneira como estão apresentados online, não atendem às necessidades pedagógicas dos professores da rede de ensino básica, por serem de difícil acesso mesmo estando disponíveis online. Dessa maneira, essa pesquisa de doutoramento pretende contribuir – através do diagnóstico dos professores de história de Morrinhos e dos Estudos dos Usuários – para propor uma nova experiência de reuso dos bens culturais digitais, a partir da construção de um modelo de acesso e organização dos acervos digitais de acordo com as necessidades dos professores viabilizando a criação do Repositório de Ensino de História Local no Centro de Memória de Goiás, organizando dessa maneira um ecossistema que integre a atuação da Universidade Estadual de Goiás e seus acadêmicos enquanto Curadores Digitais e a comunidade escolar.
- A adoção e implementação da modalidade b-learning no ensino superior: um estudo de caso em universidades do estado do AmazonasPublication . Vieira, Anacília Maria Cavalcante de Almeida Palmeira; Ribeiro, Nuno Magalhães; Pio, José Luiz de SouzaDe um modo geral as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes no cotidiano dos indivíduos. Naturalmente, nas instituições de ensino superior, as TIC também se apresentam, no entanto, ainda há um caminho longo a ser percorrido até que essas se tornem agente determinante para o processo ensino-aprendizagem. A teoria geral de sistemas (TGS) e os conceitos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento são mecanismos que podem auxiliar na promoção desta integração das TIC nos sistemas de ensino superior. O objetivo deste estudo foi de discutir sobre as TIC no âmbito do Ensino Superior com foco na adoção e implementação da modalidade b-learning, que se caracteriza pelo processo híbrido de ensino-aprendizagem, por meio da interação presencial e do e-learning e identificar as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de instituições de ensino superior em relação ao uso da modalidade b-learning, bem como a identificação do estágio de adoção e implementação dessas universidades. Para isso, investigou-se as políticas estratégicas, estruturais e de suporte de 3 instituições públicas de ensino superior do estado do Amazonas. A metodologia adotada foi de caráter exploratório e quali-quantitativa em relação à abordagem do problema, sendo construída por meio de revisão bibliográfica e a aplicação de entrevistas com gestores e aplicação de questionários com docentes, técnicos e discentes. A análise dos dados coletados foi feita por meio da Análise de conteúdo (qualitativa) e da Análise estatística descritiva (quantitativa). Por meio da comparação dos dados entre docentes e discentes e da triangulação dos dados de gestores, técnicos e docentes, foi possível constatar que as IES estudadas encontram-se atualmente no Estágio 1 (consciência/exploração). Após todo o processo investigatório, análise e classificação das IES estudadas, desenvolveu-se um Modelo de Melhoramento de Processo para a Adoção e Implementação de BL – (MMPAI-BL) com base no CMM (Capability Maturity Model) e Framework teórico de Graham, Woodfield e Harrison. A aplicação deste modelo permite que as IES estudadas possam avançar para um nível de maturidade de maneira progressiva em relação à adoção e implementação da modalidade b-learning.
- Um algoritmo de seleção polinomial para mensuração de densidade radiográficaPublication . Oliveira, Márcio Teixeira; Gouveia, Luis BorgesOs raios-X descobertos em 1895, por Wihelm Conrad Roentgen, é uma importante fonte de diagnóstico por imagem, principalmente na investigação de fraturas ósseas, acompanhamento de remodelação óssea pós-fratura e a avaliação da densidade óssea. O exame radiográfico é de fácil execução e não invasiva. Porém a exposição excessiva do paciente (tecidos moles) podem causar danos biológicos significativos. Embora permita avaliar a densidade óssea o exame possui limitações em quantificar a densidade em perdas ósseas inferiores a 30%. Doenças ósseas e a osteoporose utilizam equipamentos de imagem para mensurar a densidade óssea. O DXA é o exame padrão ouro para mensuração de densidade óssea. O Sistema Único de Saúde do Brasil realiza o exame gratuito, entretanto o paciente deve obter o encaminhamento médico para agendamento do exame. Na rede privada de saúde possui custo estimado de € 22,22 à € 66.66 (dependendo da localização geográfica). O Brasil é divido por 5 regiões (Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste). A região norte possui algumas particularidades (difícil acesso ambulatorial e diagnóstico por imagem, além de baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH) que impossibilita o diagnóstico rápido de doenças. A Densitometria Radiográfica é uma técnica que permite mensurar densidade óssea por meio de imagens radiográfica. Para mensurar densidade esta técnica emprega análise estatística – modelo de análise de regressão. Entretanto não há consenso sobre a determinação da função de ajuste polinomial para calcular a densidade em milímetros de alumínio. O objetivo deste trabalho é a construção de um algoritmo de seleção polinomial que permita mensurar a densidade radiográfica. Para execução do algoritmo, foram realizadas 36 tomadas radiográficas de amostras ósseas bovina, além de estudo sobre possível aplicação da proposta na região norte do Brasil. Os resultados obtidos pelo algoritmo para as amostras 1, 2, 4 e 5 demonstraram grande precisão e exatidão, atestando a validade e confiabilidade do algoritmo proposto. Entretanto as amostras 3 e 6 observou-se exatidão, porém, baixa precisão.
- Análise do docente e do estudante face às tecnologias de informação e comunicação na educação superior para suporte ao processo de aprendizagem em sala de aulaPublication . Sana, Ana Rosa do Carmo; Gouveia, Luis BorgesOs problemas sociais no contexto brasileiro são muitos, e um deles está relacionado com a questão da adaptação dos profissionais nos mais diversos contextos de trabalho e, principalmente, da educação, mediante as exigências de um mundo globalizado e cada vez mais digital. Um dos desafios do docente na contemporaneidade é usar práticas inovadoras que contribuam e desenvolvam o indivíduo do ponto de vista pessoal, humano e social. A abordagem da educação conservadora, onde o estudante era um agente passivo e mero reprodutor de conhecimento, cede lugar a uma abordagem inovadora cujo objetivo é tornar o estudante independente e protagonista, não apenas como centro do processo de ensino e aprendizagem, mas igualmente como o seu ator, ativo e protagonista. O foco central desta pesquisa será analisar o comportamento docente frente às metodologias inovadoras, bem como, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação Superior para suporte ao processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa justifica-se devido ao facto de que o ambiente do século XXI se torna cada dia mais exigente, tanto para o professor como para o estudante. Neste sentido, explorar as TIC tornou-se um elemento importante para o docente no ambiente da sala de aula; já o estudante, desenvolver competências axiológicas como autonomia e responsabilidade se tornaram necessárias para com a sua própria aprendizagem, deixando de ser apenas um receptáculo de conhecimento. Deste modo, o foco deixa de ser o professor e passa a ser o estudante que, agora, se encontra no centro do processo de ensino e aprendizagem. O problema abordado nesta pesquisa tem por origem a dificuldade de adaptação do professor às tecnologias de base digital, nomeadamente aquelas que suportam as metodologias ativas e, no estudante, que mesmo percebendo a demanda do século XXI ainda insiste em participar em um contexto de uma aprendizagem conservadora e tradicional, com base em conteúdos previamente estruturados. As hipóteses levantadas nesta pesquisa são de que para que a educação aconteça ela precisa ser ofertada com qualidade e significado, o professor deve buscar formas de tornar a sua aula mais significativa e atrativa promovendo qualidade no processo de ensino e aprendizagem. Assim, o estudante terá aulas mais significativas que o preparam para um contexto profissional onde terá certamente que tomar decisões complexas. A metodologia utilizada contempla uma pesquisa do estado da arte, de natureza descritiva e exploratória. Os resultados esperados da investigação apontam caminhos para a educação superior, bem como, auxiliam os seus professores na sua atividade letiva, com impacto para a qualidade de ensino no contexto educacional brasileiro. Essa investigação permitiu concluir que o docente precisa buscar preparo para utilizar as TIC de maneira eficaz a fim de contribuir com a aprendizagem do estudante, pois o ambiente pós-globalidade aliado às tecnologias pode potencializar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente a qualidade desejada nas IES brasileiras, apontando pistas para a sua concretização.
- Assessment of ambient assisted living systems for patients with mild cognitive impairmentPublication . Herzog, David Josef; Moreira, Rui Silva; Torres, JoséAccording to the World Health Organization, about 50 million people worldwide suffer from dementia. Ten million new cases added every year. Mild Cognitive Impairment (MCI) affects more than 15% of the population aged 65. Technological solutions, such as smart home technology with ubiquitous computing devices, 24/7 telemedical observation and support can alleviate the growing problem and lower pressure on the healthcare system. This approach is also preferable for homecare patients in distant and rural areas. MCI patients are mostly home-based. Ambient Assisted Living (AAL) systems provide tools for automatic registration of vital signs and other medically and socially important information. AAL system for MCI patients is a logical answer to the problem. At the same time, many of the proposed AAL systems are proprietary, technically complicated and have a high price tag for implementation and service. Also, some proposed technical solutions not entirely reflect the opinion of healthcare stakeholders. The current study was proposed as a way to bridge the possible differences in the positions. An online anonymous questionnaire for healthcare professionals was created to prove or disprove the number of interconnected hypotheses about the necessity and feasibility of AAL system for MCI patients. The main focus was made on the hypotheses: "There is necessity of AAL systems for the healthcare" and "AAL systems are capable of providing assistance for patients with Mild Cognitive Impairment". The questionnaire was presented to more than three hundred potential respondents. Around a hundred and twenty agreed to fill it, and sixty completed the whole questionnaire. Results were analyzed to produce some directions guideline for future technical applications of AAL systems for MCI patients and future research. Descriptive statistics show support for the implementation of general AAL and variants for MCI patients. Comparative analysis of ordinal data for specific groups of respondents is done with help of non-parametric tests. Mann–Whitney–Wilcoxon test and Kruskal-Wallis test are applied. Table questions results are analyzed with chisquare for frequency tables. Group analysis demonstrated relative positive uniformity in of responses in the support of AAL of MCI patients.
- Automatização do reconhecimento do bem-estar em ambiente de trabalho: definição e implementação de um pipeline para um sistema de deteção do bem-estar em trabalhadores de escritórioPublication . Carvalho, Célio Domingos de Faria; Torres, José; Moreira, Rui SilvaO reconhecimento automático de emoções, que refletem o bem-estar dos humanos, tem sido alvo de investigação em vários domínios. Considera-se nestes esforços que a relação entre pessoas e máquinas pode ser mais fácil, se estas conseguirem interpretar e comunicar emoções na interação com os humanos. Contudo, cada pessoa é única e singular. Pode, por isso, reagir de forma diferente perante vários estímulos. Esta ambiguidade faz com que seja difícil reconhecer emoções de forma automática. Por este motivo, os investigadores procuram descobrir as melhores variáveis de contexto para identificar ou inferir emoções, usando, por exemplo, algoritmos de Machine Learning (ML). O autor deste projecto acredita que a diversificação e combinação das modalidades de recolha e do cuidado no processamento dos dados, pode contribuir para o aumento da qualidade da identificação de emoções e determinar o bem-estar associado. Assim, conduziu-se uma experiência para recolher um dataset abrangente contendo dados de contexto fisiológico, social, cultural e religioso. Neste procedimento recolheram-se dados de 20 trabalhadores de escritório em 7 organizações, numa série de 10 iterações de recolha, utilizando 11 instrumentos & sensores. Realizaram-se diversas visitas de controlo durante a recolha para minimizar problemas na recolha (e.g. ajustando sensores, lembrando o preenchimento dos questionários). Invariavelmente, estes processos experimentais estão sujeitos a interferências, ruído e outros imprevistos. Por isso, na fase de pré-processamento dos dados, foi dada uma atenção especial ao tratamento e qualidade dos dados. Definiu-se uma estratégia e implementaram-se várias ferramentas de pré-processamento, com o objetivo de conferir a melhor qualidade possível aos dados recolhidos bem como de propriedades extraídas adicionais que foram geradas para enriquecer o dataset final. Uma das principais contribuições desta tese, é o dataset multimodal pré-processado, com mais de 1500 horas de dados de contexto, recolhido em ambientes reais. Este dataset é inovador e pretende ser uma pedra fundamental para a investigação relacionada com a deteção automática do bem-estar em trabalhadores de escritório. Adicionalmente, resultaram ainda outras contribuições igualmente importantes para além do dataset. Destas contribuições realça-se a criação de um relatório técnico muito exaustivo que descreve e analisa detalhadamente o estado da arte no reconhecimento de emoções e bem-estar, bem como a criação de um conjunto de instrumentos para facilitar a avaliação da qualidade de dados e a geração do dataset final.
- Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissionalPublication . Pinto, Helder Rodrigo; Gouveia, Luis BorgesAs competências transversais são cada vez mais valorizadas pelas empresas recrutadoras. Estas competências são desenvolvidas ao longo da vida, mas também podem ser trabalhadas em contexto de formação profissional. Ao longo de um percurso de formação profissional é esperado que os participantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? O presente estudo, propõe um modelo de investigação que tem como objetivo dar resposta a esta questão, tendo como amostra participantes de cursos de Especialização Tecnológica na área 481 – Ciências Informáticas. Este modelo baseia-se em procedimentos de recrutamento e seleção e propõe a aplicação de instrumentos de recolha e medição de dados que possibilitem a avaliação de competências, sendo estes. os testes técnicos e as dinâmicas de grupo. É sugerido igualmente que as fases de aplicação dos instrumentos, se considerem: a inicial; a intermédia e a final, sendo reportada a recolha e o tratamento da informação obtida no contexto da avaliação da evolução de competências; e, por último, apresentada a análise e discussão dos resultados. Para analisar os dados obtidos, este estudo irá recorrer a metodologias qualitativas e quantitativas, de forma a conseguir complementaridade entre ambas e compreender melhor o cenário estudado. Os testes de aferição técnica devolvem um resultado quantitativo que é conseguido através da combinação de respostas corretas. No caso da avaliação das competências transversais, esta pressupõe a criação de um perfil de candidato através da definição de um conjunto de competências chave e respetivo comportamento esperado, recorrendo a dados atuais de competências procuradas pelas empresas na mesma área, sendo a avaliação efetuada de forma observável relativamente ao comportamento demonstrado, interação e atitudes. Na concretização desta investigação espera-se contribuir também para proporcionar às entidades de ensino um mecanismo de deteção de desvios na evolução esperada de competências; possibilitar a análise da relação dessa evolução com a potencial falta de motivação ou de abandono do percurso; e até facilitar o fornecimento de informação mais detalhada dos participantes às entidades parceiras de formação prática em contexto de trabalho.
- Avaliação da usabilidade do software Perceber para estudantes autistasPublication . Martins, Mara Rubia Rodrigues; Bandeira, FernandoEsta pesquisa tem como objetivo avaliar, na perspectiva dos professores, a usabilidade do Software Perceber, um dos produtos do Projeto Participar da Universidade de Brasília. Como referencial técnico, tem-se a usabilidade apresentada no modelo de qualidade SQuaRE ISO/IEC 25010:2011, especificada em suas seis subcaracterísticas, e a Teoria das Funções Executivas, que fundamentou a concepção e o desenvolvimento do referido Software. Para coletar as informações na pesquisa de campo realizada, utilizou-se o questionário (dimensão quantitativa), desenvolvido a partir dos referenciais teóricos, e a entrevista semiestrurada (dimensão qualitativa). Os dados foram tratados a partir de estatística descritiva e análise fatorial. A análise dos dados quantitativos permite a conclusão de que a usabilidade do Software Perceber é considerada satisfatória pelos professores da amostra. Já o exame dos dados qualitativos conduz a um resultado positivo na avaliação do Software Perceber. No entanto, é preciso aprimorar o desenvolvimento do Software, quer para adequá-lo às necessidades emergentes dos professores, quer para incorporá-lo com novos conteúdos que respondam melhor às necessidades dos alunos. Espera-se que a metodologia empregada nesta pesquisa possa auxiliar a elaboração de novas pesquisas que explorem amostras maiores ou a avaliação de outros softwares educativos.
- Blockchain: um novo modelo social e financeiroPublication . Rodrigues, Josina dos Santos; Trigo, Miguel; Cardoso, AntónioA blockchain tem vindo suscitar distintos enquadramentos quanto à sua aplicação e funcionalidades. Este trabalho de investigação objetiva analisar o fenômeno da blockchain e identificar se este é a gênese de um novo ecossistema social e financeiro. Como também, avaliar se uma estrutura organizacional realmente precisa implementar a blockchain. E ainda, abordar os impactos sociais e econômicos que resultam da sua implementação. Diante do recente aparecimento deste instrumento, a revisão da literatura incluí relatórios acadêmicos e empresariais. Os objetivos específicos constituem-se pela análise do nível de desenvolvimento da blockchain em diferentes países e setores de atividade, pela identificação de opiniões e atitudes em relação a blockchain, como uma ferramenta para mudanças sociais e financeiras, e ainda, auferir a sensibilidade dos especialistas quanto à confiança, a segurança, ao compartilhamento e recomendação do instrumento. A metodologia qualitativa incluiu um painel de especialistas representantes de 8 países. Como resultado, foi criado um construto que apresenta três diferentes abordagens: hoje, os impactos e o futuro. Na validação da investigação, realizou-se um estudo quantitativo baseado na criação de um questionário. O resultado apresentou 325 respostas permitindo a construção de um modelo de integração de blockchain. Assim, este trabalho pode ser o ponto de partida para futuros investigadores que buscam criar uma conexão entre a descentralização da informação e a segurança numa sociedade colaborativa que busca ser competitiva e sustentável. Esta tese contribui com uma base de dados de 49 países, que reflete os desafios da blockchain numa sociedade em transformação. A blockchain é um instrumento que já está incorporado na sociedade.
- A cibersegurança para adolescentes: uma proposta para a sua comunicaçãoPublication . Machado, Thiago José Ximenes; Gouveia, Luis BorgesCom o crescimento desenfreado das tecnologias de informação e comunicação e o uso generalizado da Internet, o mundo passou a ter mais conforto em fazer tarefas do dia-a-dia, seja no âmbito cotidiano ou profissional. Todavia, junto com essas evoluções vieram novas modalidades de crime, em especial contra aqueles que ainda são adolescentes e por essa razão possuem menor maturidade ou se encontram em fase de desenvolvimento biológico. Assim, há uma grande preocupação em comunicar e conscientizar este grupo de usuários de tecnologias, como os que por eles são responsáveis, com o objetivo de reduzir os riscos que podem afetar direta e indiretamente, e dos quais pode resultar, na maioria das vezes, em problemas psíquicos e até graves consequências à integridade física e a vida. A relevância do estudo parte da premissa que não é encontrado com facilidade um material que contemple, em uma linguagem simples, conteúdo falando de cibercrimes e cibersegurança, especificamente para adolescentes. Assim, a nossa fonte de motivação foi justamente por atuar na segurança público do Estado, ser pai de adolescente, e a preocupação com este público vulnerável que se espalha pelo mundo. Todavia, o desafio será de colher dados, por meio de entrevistas, que possam nos levar a uma análise, de facto, sobre o conhecimento, de pais e responsáveis legais, relacionado a temática estudada nesta tese. Partimos da metodologia de estudo voltada para análise de documentos científicos, para então iniciarmos a jornada rumo ao objetivo final. Assim, aprofundamos nosso conhecimento, escrevendo um capítulo sobre o impacto do digital no crime, para explorarmos os conceitos de cibercrimes e cibersegurança. Em seguida, documentamos um estudo sobre as ameaças e vulnerabilidades associadas aos cibercrimes com adolescente, onde adentramos no universo de pesquisa do nosso público-alvo. E finalmente, exploramos um tema atual e que está diretamente relacionado com os crimes cibernéticos. Em complemento, foram analizados os efeitos da Covid19 nas questões de cibersegurança. Após a criação do questionário, fizemos a sua divisão em grupos, para a melhor compreensão e análise futura dos dados extraídos, inclusive se utilizando do conteúdo das questões envolvidas, para justificar as perguntas e respostas colocadas na cartilha de prevenção, que constitui o principal contributo deste trabalho. Em continuidade da apresentação dos resultados de acordo com a divisão, por grupos, realizada no questionário aplicado, foi realizada uma análise do que for coerente e de relevância para, posteriormente, podemos elaborar um modelo de prevenção que contribua no contexto da sociedade, em especial, envolvendo os familiares e profissionais que lidam com adolescentes, e que possuem a necessidade de os orientar neste mundo digital. Finalmente, faremos uma revisão dos objetivos traçados, comentando sobre os resultados obtidos e a contribuição da pesquisa, bem como indicações de trabalhos futuros que possam melhorar, ainda mais, está proposta de comunicação relacionada com a cibersegurança para adolescentes.