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Avaliação da evolução de competências transversais e técnicas, num percurso de formação profissional

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Abstract(s)

As competências transversais são cada vez mais valorizadas pelas empresas recrutadoras. Estas competências são desenvolvidas ao longo da vida, mas também podem ser trabalhadas em contexto de formação profissional. Ao longo de um percurso de formação profissional é esperado que os participantes adquiram novas competências técnicas, mas será que as competências transversais são desenvolvidas em paralelo? O presente estudo, propõe um modelo de investigação que tem como objetivo dar resposta a esta questão, tendo como amostra participantes de cursos de Especialização Tecnológica na área 481 – Ciências Informáticas. Este modelo baseia-se em procedimentos de recrutamento e seleção e propõe a aplicação de instrumentos de recolha e medição de dados que possibilitem a avaliação de competências, sendo estes. os testes técnicos e as dinâmicas de grupo. É sugerido igualmente que as fases de aplicação dos instrumentos, se considerem: a inicial; a intermédia e a final, sendo reportada a recolha e o tratamento da informação obtida no contexto da avaliação da evolução de competências; e, por último, apresentada a análise e discussão dos resultados. Para analisar os dados obtidos, este estudo irá recorrer a metodologias qualitativas e quantitativas, de forma a conseguir complementaridade entre ambas e compreender melhor o cenário estudado. Os testes de aferição técnica devolvem um resultado quantitativo que é conseguido através da combinação de respostas corretas. No caso da avaliação das competências transversais, esta pressupõe a criação de um perfil de candidato através da definição de um conjunto de competências chave e respetivo comportamento esperado, recorrendo a dados atuais de competências procuradas pelas empresas na mesma área, sendo a avaliação efetuada de forma observável relativamente ao comportamento demonstrado, interação e atitudes. Na concretização desta investigação espera-se contribuir também para proporcionar às entidades de ensino um mecanismo de deteção de desvios na evolução esperada de competências; possibilitar a análise da relação dessa evolução com a potencial falta de motivação ou de abandono do percurso; e até facilitar o fornecimento de informação mais detalhada dos participantes às entidades parceiras de formação prática em contexto de trabalho.
Transversal skills are increasingly valued by recruiting companies. These skills are developed throughout life but can also be developed in the context of professional training. Throughout a professional training path, it is expected that participants acquire new technical skills, but are transversal skills developed in parallel? This study proposes a research model that aims to answer this question, with participants from Technological Specialization courses – area 481 – Computer Sciences as the sample. This model is based on recruitment and selection procedures and puts forward the application of data collection and measurement instruments that enable the evaluation of skills, including technical tests and group dynamics. It is also suggested that the application phases of these instruments be considered: initial, intermediate, and final, with the collection and treatment of information obtained in the context of the evaluation of skill evolution reported, and the analysis and discussion of results presented lastly. To analyse the obtained data, this study will use both qualitative and quantitative methodologies, to achieve complementarity between them and better understand the studied scenario. Technical assessment tests provide a quantitative result that is achieved through the combination of correct answers. In the case of transversal skills evaluation, this requires the creation of a candidate profile through the definition of a set of key skills and their expected behaviour, using current data on skills sought by companies in the same area, and the evaluation being performed in an observable way regarding demonstrated behaviour, interaction, and attitudes. Through this research, it is aimed to contribute to provide educational entities with a mechanism to detect deviations in the expected evolution of skills; enable the analysis of the relationship of this evolution with potential lack of motivation or abandoning the path; and even facilitate the provision of more detailed participant information to partner entities for practical training in the workplace.
Les compétences transversales sont de plus en plus valorisées par les entreprises de recrutement. Ces compétences sont développées tout au long de la vie, mais peuvent également être travaillées dans le cadre d'une formation professionnelle. Au cours d'un parcours de formation professionnelle, il est attendu que les participants acquièrent de nouvelles compétences techniques, mais les compétences transversales sont-elles également développées en parallèle? La présente étude propose un modèle de recherche qui vise à répondre à cette question, en ayant comme échantillon des participants à des cours de spécialisation technologique dans le domaine 481 - Sciences informatiques. Ce modèle repose sur des procédures de recrutement et de sélection, et propose l'application d'outils de collecte et de mesure de données permettant d'évaluer les compétences, à savoir les tests techniques et les dynamiques de groupe. Il est également suggéré que les phases d'application des outils soient considérées: initiale, intermédiaire et finale, la collecte et le traitement des informations obtenues dans le contexte de l'évaluation de l'évolution des compétences étant rapportés, et enfin, l'analyse et la discussion des résultats étant présentées. Pour analyser les données obtenues, cette étude utilisera des méthodologies qualitatives et quantitatives afin d'obtenir une complémentarité entre les deux et de mieux comprendre le scénario étudié. Les tests de mesure technique fournissent un résultat quantitatif qui est obtenu par la combinaison de réponses correctes. Dans le cas de l'évaluation des compétences transversales, cela implique la création d'un profil de candidat en définissant un ensemble de compétences clés et de comportements attendus, en utilisant des données actuelles sur les compétences recherchées par les entreprises dans le même domaine, l'évaluation étant effectuée de manière observable par rapport aux comportements, interactions et attitudes démontrés. Dans la réalisation de cette recherche, on espère également contribuer à fournir aux établissements d'enseignement un mécanisme de détection des écarts dans l'évolution attendue des compétences, permettre l'analyse de la relation entre cette évolution et le manque de motivation ou l'abandon du parcours, voire faciliter la fourniture d'informations plus détaillées aux partenaires de formation pratique en milieu de travail.

Description

Keywords

Competências transversais Competências técnicas Avaliação de competências Formação profissional Recrutamento e seleção Recursos humanos Soft skills Technical skills Competence evaluation Professional training Recruitment and selection Human resources Compétences transversales Compétences techniques Évaluation des compétences Formation professionnelle Recrutement et sélection Ressources humaines

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