FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 10 of 31
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da arquitetura bioclimática em habitações de interesse social: caso de estudo – condomínio fechado ARMONIA, Valledupar, ColômbiaPublication . Vargas Muegues, Juan Daniel; Silva, Hugo Machado daThis dissertation aims to explore the application of bioclimatic architecture in social housing. The aim is to understand the whole employment of this strategy, selected a project that has it in use, in order to analyze the methods and strategies that ensure the quality of life of the beneficiary families and reduce the environmental impact. This research aims not only to analyse the execution of architectural works, but also to contribute to social development and the improvement of the quality of life of communities benefited by social housing projects. For this purpose, it seeks to identify and apply methods and strategies that provide maximum comfort in terms of materials, design and meeting social needs, aiming at making housing accessible to all families. One of the central themes of this dissertation is the perception of the quality of materials and the design of dwellings. Many times, the idea of social housing is associated to low quality constructions or simple design. Socially, we have verified this reality all over the world, in projects that do not take into account sustainability and bioclimatic architecture. Throughout this thesis, two examples of social housing projects that do not apply these principles will be presented, and a third one that uses bioclimatic architecture as one of its fundamental pillars. The aim of this research is to break with the prejudice generated by society and to present solutions to improve social projects anywhere in the world by applying bioclimatic architecture, an interesting and necessary methodology for the present and future of civil construction. Through the analysis of a pioneer project in social housing that follows the principles of bioclimatic architecture, it is intended to understand how it is possible to apply and improve this sustainable methodology, thus contributing to the social development of communities around the world.
- A arquitectura do Estado Novo no Porto e o movimento modernoPublication . Gonçalves, David Manuel Domingues; Cerveira Pinto, ManuelA presente tese de mestrado tem como objecto de estudo o património edificado sob a vigência do Estado Novo na cidade do Porto. Estes equipamentos constituem uma presença marcante no universo da arquitectura do século passado. Da quantidade e qualidade do investimento feito e tutelado pelo Ministério das Obras Públicas e também de diversos projectos privados, resultou um conjunto de obras que justifica uma análise historiográfica, contextualizada no âmbito quer da campanha de obras públicas, promovida pelo regime, quer da arquitectura vulgarmente designada por “Português Suave”. Partindo de um retrato global da evolução da arquitectura portuguesa desde as primeiras influências da Arquitectura Moderna, passando por uma reflexão sobre a realidade social, sustenta-se este trabalho em quatro pontos. Primeiro, sintetiza-se o enquadramento histórico a nível nacional. Aborda-se a transformação social e económica desde o início do Séc. XX e o papel dos Arquitectos no decurso do Estado Novo. Em segundo, desenvolve-se a contextualização do Poder e as influências do regime político que usa a arquitectura como meio de propaganda, para enaltecer os valores da nacionalidade, muito à semelhança de outros regimes europeus da época. Apresentam-se caracterizações formais e tipológicas dessa expressão artística desenvolvida, bem como os seus principais autores. Em terceiro, aborda-se o impacto oposicionista do Movimento Moderno, com especial enfoque no Congresso de 1948, a partir do qual assistimos ao gradual declínio desta arquitectura de Estado. Por último, são analisadas as correntes estéticas predominantes e adoptadas na cidade do Porto, antes do aparecimento do Estado Novo, os motivos que ditaram a mudança e os significados que lhe foram associados. Apresenta-se o enquadramento possível da presença e influência da arquitectura do Estado Novo na cidade. Claramente com menos projecção do que na Capital, mas num contexto com algumas particularidades impostas quer pelos aspectos sociais e vivenciais da cidade, quer pela própria morfologia urbana, serem bastante distintas. A Arquitectura do Estado Novo no Porto e o Movimento Moderno Subjacente, estará sempre presente, tanto um conceito amplo e multifacetado de modernismo que teimou em predominar, como uma visão dinâmica e plural do regime chefiado por Salazar.
- A arquitetura que não distorce a paisagem: integração da sustentabilidade ao projeto de arquiteturaPublication . Moutinho, Ana Rita Bastos Oliveira Trigo; Valente, LuísaA paisagem é um conceito que sempre existiu, mas que, ao longo do tempo, e com o desenvolvimento da Humanidade, se foi adaptando aos diferentes contextos. O desenvolvimento acelerado do mundo, à escala global, levou a que o conceito evoluísse e houvesse a necessidade de o representar a três dimensões, através de filme e fotografia. Atualmente, a paisagem natural define-se por um espaço físico constituída por elementos naturais. Tem em si uma grande importância, pois torna-se no local onde o Ser Humano se consegue instalar, viver e experienciar diferentes sensações. A arquitetura passa então a ser um elemento presente na paisagem com mais frequência, representando as ações executadas pelo Ser Humano. Consequentemente, é necessário que haja um equilíbrio entre a arquitetura e o meio natural, para que o impacto negativo seja diminuído e as características naturais do espaço se mantenham presentes. A arquitetura, inserida na paisagem natural, evidencia pontos positivos, como a proteção do meio natural, através de infraestruturas que possibilitam a visita ao local em segurança. Contudo, também pode significar pontos negativos, como a destruição excessiva de biodiversidade, quando o projeto não tem em consideração o que o rodeia. A sustentabilidade foca-se na proteção dos ecossistemas e criação de melhores condições para as gerações futuras. Este termo assume uma pluralidade de significados, podendo ser aplicado a nível económico, político, cultural ou social. Tem ainda um valor acrescido, uma vez que representa um equilíbrio essencial, destacando possíveis problemas associados ao Ser humano, quando este intervém num meio natural. No que se refere à metodologia, foi aplicada uma abordagem (qualitativa) de estudo de caso. Assim, foram selecionados e analisados oito projetos, nacionais e internacionais inseridos numa paisagem natural, aos quais foi aplicada uma matriz focada nos vários conceitos estudados. Todos estes são exemplo da arquitetura que não distorce a paisagem. Analisando o seu impacto visual na paisagem, respeito pelos recursos naturais e pelo impacto da solução construtiva dos projetos, concluímos que a integração entre a arquitetura e a natureza torna-se cada vez mais, um elemento fundamental na vida urbana, proporcionando um maior contacto com o meio ambiente e melhor qualidade de vida para aqueles que o habitam.
- A casa em Portugal: análise do uso da habitação em tempos de pandemiaPublication . Costa, Pedro Cláudio Vaz da; Oliveira, AvelinoA pandemia COVID-19 impôs mudanças significativas na vida das pessoas, nomeadamente na maneira como as habitações foram utilizadas durante os períodos de confinamento, forçando-as a redefinir o papel do lar. Durante a pandemia, as medidas de isolamento social obrigaram as pessoas a permanecerem fechadas em casa, o que levou a uma reflexão sobre como a casa, originalmente concebida como um refúgio seguro, se transformou num espaço de confinamento, onde o convívio familiar se misturou com o trabalho, o estudo e a ausência de vida social. As restrições de movimento e o aumento significativo do tempo passado em casa impulsionaram uma reavaliação do espaço habitacional, com um foco acentuado na funcionalidade e no bem-estar dos residentes. No final, este trabalho forneceu uma visão de como os portugueses utilizaram as suas habitações durante a pandemia, destacando a importância das adaptações realizadas, as mudanças nos padrões de trabalho e estudo, bem como os desafios enfrentados. Os modelos tipológicos aplicados ofereceram uma abordagem sistemática para categorizar esses comportamentos, contribuindo para uma compreensão mais completa da experiência das pessoas durante esse período desafiador.
- As casas de Alcino Soutinho: estudo das habitações unifamiliares entre 1963 a 2003Publication . Moreira, Ana Rita; Faria, Luís Pinto deNa presente dissertação de mestrado analisa-se a obra de Alcino Soutinho. A ênfase é dada às habitações unifamiliares construídas e projetadas pelo arquiteto, ao longo da sua vida profissional - desde 1963 a 2003. O objetivo do trabalho é procurar compreender a evolução do pensamento do arquiteto enquadrando o seu percurso no contexto político, social, cultural e o próprio meio que o rodeava. Para tal, optou-se por elaborar uma análise da vida e obra de Alcino Soutinho, acrescentando para além dos parâmetros mais frequentes que têm sido analisados sobre o arquiteto, aspetos sobre o lado pessoal conciliado com a sua identidade como arquiteto. Desde a fase de estudante na Escola de Belas Artes do Porto, viajante, participante, professor, arquiteto, designer e artista - Soutinho foi tudo isto. Neste trabalho é trazido esse lado, o lado para além da academia e da profissão - o lado pessoal, porque Soutinho, é indissociável disso. De seguida será feita a análise individual às treze habitações unifamiliares construídas e projetadas por Alcino Soutinho - desde a sua primeira Habitação Unifamiliar em Matosinhos de 1963, à última, em Afife, de 2003. Essa análise é efetuada com recurso a fichas individuais e entrevistas a proprietários. No seguimento do trabalho, existirá um capítulo, dedicado à análise particular de três casos de estudo que procuram ilustrar a teoria apresentada: Alcino Soutinho como arquiteto e homem terá vivido distintos momentos e as influências da vida pessoal em conjunto com o meio, ambiente social, político e económico terão repercussões na sua arquitetura, conseguindo-se, deste modo, identificar três períodos da arquitetura de Alcino Soutinho a partir das habitações unifamiliares. A Habitação Unifamiliar em Matosinhos (1963), Habitação Unifamiliar em Ofir (1984) e Habitação Unifamiliar em Afife (2003) são as habitações que ilustram as três fases da arquitetura de Alcino Soutinho. Nas conclusões destaca-se o enorme envolvimento do arquiteto com a sua obra, e a relação entre a arte de projetar espaços com qualidade e em simultâneo o seu interesse pelos métodos construtivos assumido na sua forma de fazer e pensar arquitetura, em três períodos temáticos distintos, mas com indicadores comuns.
- Cemitérios municipais de Espinho: um olhar as tendências contemporâneas dos espaços cemiteriaisPublication . Couto, José Manuel Sousa; Branco-Teixeira, MiguelProcura-se com a presente Dissertação de Mestrado refletir sobre o espaço cemiterial existente, as suas carências e as tendências contemporâneas na atualidade, tendo em conta a mudança emergente do paradigma sobre o culto da morte. Os espaços destinados à finitude do Homem, para além da função primária de inumação carecem de valências, qualidade espacial e humanização dos espaços que permitam o apaziguamento do sentimento da perda. A arquitetura pode desempenhar o seu papel de mediadora na relação entre os presentes e os ausentes e proporcionar no âmbito urbanístico e arquitetónico o equilíbrio entre a implantação dos espaços, a organização espacial, funcional e as dinâmicas que lhe envolvem. Espera-se com este trabalho a obtenção de conhecimentos que contribuam para a conceção de novos conceitos e propostas formais no sentido de valorização do espaço de evocação da memória coletiva dos Mortos, com qualidade espacial, novas valências e que sejam referência de novos espaços contemporâneos.
- O contributo das redes sociais para impulsionar as vendas em escritórios de arquitetura em Fortaleza, Brasil: o caso específico do InstagramPublication . Medeiros, Marina Lima Verde de; Félix, DanielMuito se tem observado acerca do avanço das tecnologias de informação e com ele o aparecimento de novas ferramentas de trabalho que chegaram para alavancar a carreira profissional dos arquitetos, entre elas, as redes sociais. O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância que as redes sociais trouxeram para os escritórios de arquitetura de Fortaleza, Brasil e de qual forma os arquitetos podem utilizá-las para benefício dos seus trabalhos. Além disso, essa dissertação aborda uma rede social em específico, o Instagram, e as funcionalidades de cada ferramenta que essa plataforma permite para que os profissionais divulguem seus trabalhos e tenham como consequência disso, mais clientes interessados. Para a apuração dessa ideia, foi realizado um estudo de caso, através de uma análise exploratória que consiste na verificação do contributo das redes sociais como meio de divulgação dos trabalhos dos arquitetos de Fortaleza, tendo como objetivo o maior número de vendas dos serviços prestados. De acordo com o inquérito realizado com os profissionais de arquitetura e com os especialistas em marketing digital, foi possível concluir que as redes sociais possuem um grande impacto para a captação de clientes e trazem uma maior visibilidade para o escritório, influenciando na relação com o cliente e permitindo a realização de projetos para várias outras cidades, estados e países.
- Desenvolvimento sociodemográfico e urbano de Santo TirsoPublication . Ferreira, Pedro Miguel Moreira; Branco-Teixeira, MiguelO presente trabalho tem como objetivo a análise sociodemográfica da cidade de Santo Tirso, com o objetivo de analisar e compreender as alterações a nível urbano com a finalidade de responder à questão núcleo desta dissertação, “para quem construímos?”. Isto permitirá elaborar uma ligação ou correlação entre o desenvolvimento urbano com a atual situação demográfica da cidade de Santo Tirso, podendo-se observar algumas questões relacionadas com o passado, presente e futuro da mesma. Que impacto tiveram esses acontecimentos no passado que levaram ao atual “estado” ou condição do concelho e cidade, e que efeitos terá no seu futuro. Através de uma prospeção demográfica, entre o ano de 2021 e 2031, é pretendido a elaboração de uma análise sobre o futuro demográfico do concelho assim como uma análise a uma menor escala referente á união de freguesias de Santo Tirso, Burgães, Santa Cristina do Couto e São. Miguel, de forma a identificar quais as alterações não só na população tirsense assim como futuros desafios no tecido urbano da cidade. Este trabalho irá ser desenvolvido por diversos capítulos, analisando enumeres aspetos atuais e não atuais da cidade, fazendo uma relação com o espontâneo aparecimento de vários empreendimentos habitacionais que estão a ser construídos atualmente na cidade de Santo Tirso, sendo este um dos motivos que suscitou o meu interesse em abordar este fenómeno.
- Espaço público acessível a todos? Análise da acessibilidade para idosos na cidade do PortoPublication . Ferreira, Diogo Alexandre Vieira; Sucena, Sara; Guerreiro, Maria JoãoA dissertação analisa a acessibilidade pedonal em duas áreas da cidade do Porto: o Centro Histórico e Cedofeita/Paranhos. O estudo visa identificar e comparar os principais problemas de acessibilidade enfrentados pelos peões (nas suas deslocações) em cada uma dessas áreas, oferecendo uma visão crítica sobre os desafios específicos e as necessidades de intervenção. A pesquisa concentra-se em vários aspetos da acessibilidade urbana, designadamente a presença e a qualidade das rampas de acesso às passadeiras, a ausência de rampas em passagens pedonais, a presença de obstáculos físicos nos passeios e problemas relacionados com as superfícies das vias. Além disso, examina ainda a falta de passeios na área urbana, um problema que afeta diretamente a segurança e a mobilidade dos pedestres, em especial dos mais idosos. O Centro Histórico do Porto, com as suas ruas estreitas de origem antiga, enfrenta por isso desafios significativos em termos de acessibilidade, especialmente relacionados com obstáculos e a falta de passeios. Por outro lado, Cedofeita/Paranhos, uma área com um contexto urbano diferente, de construção mais recente (séc. XX), apresenta os seus próprios desafios, especialmente em relação às rampas e aos problemas de superfície. A dissertação não só apresenta uma análise detalhada dos problemas encontrados em cada área, mas também procura identificar as diferenças e semelhanças nos desafios de acessibilidade enfrentados. Com base nesta comparação, o objetivo é propor intervenções e estratégias direcionadas que visem melhorar a acessibilidade e promover um ambiente urbano mais inclusivo e seguro para todos os cidadãos, especialmente para aqueles com mobilidade reduzida. O problema central analisado nesta dissertação é a acessibilidade do espaço público associado à população idosa e os desafios que este grupo enfrenta devido aos condicionamentos físicos, naturais do envelhecimento. A cidade, mais especificamente o espaço público, muitas vezes não está adequadamente preparado para receber e acomodar as necessidades desta população. À medida que a proporção de idosos na população aumenta, torna-se imperativo avaliar e melhorar a acessibilidade urbana de forma a garantir que todos os cidadãos possam caminhar pela cidade de maneira segura e independente. A investigação envolve a realização de levantamentos de campo para identificação e categorização dos problemas de acessibilidade, utilizando Sistemas de Informação Geográfica na criação de mapas. Estes permitirão uma análise comparativa dos dados recolhidos, e a circunscrição das áreas com maior necessidade de intervenção. Este estudo é essencial para compreender como as diferentes características urbanas influenciam a acessibilidade e para oferecer sugestões de reformulação do espaço público que atendam às necessidades específicas de cada área, contribuindo para a melhoria da qualidade da acessibilidade pedonal e, consequentemente, da vida e da inclusão social da população idosa.
- Espaço público como sistema intermunicipal: o caso de Santo Tirso, Valongo e GondomarPublication . Pinto, Ana Beatriz Flora Ramos Vieira; Sucena, SaraO espaço público, enquanto sistema capaz de redefinir a paisagem urbana através da sua qualificação, é o objeto primordial de investigação da presente dissertação. A leitura em unidade dos concelhos de Santo Tirso, Valongo e Gondomar constitui a base do estudo de um sistema de espaços coletivos intermunicipal, capaz de articular diferentes escalas territoriais. Através de uma abordagem teórica e empírica, sublinha-se a relevância de uma perspetiva coletiva, em detrimento dos limites administrativos, que pode proporcionar um novo nível de coesão metropolitana. A contextualização espacial no território de urbanização difusa emerge como chave de leitura, evidenciando o papel fundamental que as estruturas verdes e azuis desempenham na estruturação do território. Assim, o espaço público é explorado enquanto parte integrante (e integradora) dessas estruturas, com potencial para redefinir o caráter estético e identitário do urbano contemporâneo.