Browsing by Issue Date, starting with "2020-03-13"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos influenciadores digitais como intermediários privilegiados entre as empresas e os consumidores: uma análise de discurso de conteúdos no InstagramPublication . Lopes, Joana Isabel Sousa; Simões, ElsaNo presente trabalho pretende-se refletir sobre o estado da arte da promoção das marcas junto dos consumidores através da análise específica de algumas novas formas de publicidade, onde se recorre aos influenciadores digitais e à sua interação com os públicos na rede social instagram. O crescimento do marketing digital tem vindo a refletir-se, de forma clara, na atuação das empresas e nas formas atuais de promoção das marcas. Tem contribuído para uma maior fidelização de clientes, uma grande divulgação das marcas e, consequentemente, assume-se como um meio privilegiado para o aumento das vendas. A transformação digital tornou-se uma realidade no dia-a-dia das empresas e tem vindo a suportar a criação de novos modelos de negócio. A chegada da internet e os seus posteriores desenvolvimentos vieram trazer alterações consideráveis no que diz respeito à comunicação entre as marcas e os consumidores. O reconhecimento da existência desta nova realidade motivou as empresas a encontrarem formas diferentes de dialogar com os seus públicos-alvo. Nessa medida, as redes sociais tornaram-se um canal de comunicação pertinente e relevante nos dias que correm. Através da sua utilização, as marcas alteraram e adaptaram os meios tradicionais de comunicação às suas necessidades específicas e adotaram este novo conceito que, além de outras vantagens, permite, sobretudo, uma maior proximidade com o consumidor. Desta forma, surgiram os líderes de opinião, conhecidos como ‘influenciadores digitais’, que se tornaram um recurso importante para as marcas, devido à sua capacidade de influenciar decisões e ao seu poder comunicacional. É objetivo deste trabalho refletir sobre esta nova atividade de comunicação que é levada a cabo através do meio digital e a forma como pode ser usada em proveito da promoção de empresas e marcas específicas, procurando entender o modo como os influenciadores e a sua atuação na rede social instagram, especificamente, podem constituir-se como fatores essenciais para as estratégias de comunicação entre as empresas e os consumidores. Para este efeito, recorreremos, no estudo de caso, a uma análise de conteúdo das publicações dos influenciadores no instagram, uma vez que esta é uma das redes sociais com maior relevância nos dias de hoje, assim como a mais utilizada para a partilha de conteúdos de influenciadores digitais com um elevado número de seguidores.
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo FerreiraIntrodução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científica
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo Ferreira; Gouveia, Luis Borges; Reis, PedroO início da década de 1990 é marcado pelo surgimento de uma profunda mudança, a criação de um ponto de inflexão na relação das pessoas com a informação e a tecnologia digital, que impulsionado fortemente pela disponibilização e crescimento exponencial da Internet democratizou o acesso à informação e ao conhecimento, transformando a forma de relacionamento das pessoas em todos os setores da sociedade. O sistema de ensino em todos os níveis, especialmente no Ensino Superior, passa a ser submetido a novos paradigmas, observando seus modelos educacionais sendo colocados em questão, seja pela tecnologia digital e os consequentes recursos advindos desta, como por um novo público estudantil que se apresenta com um comportamento modificado, oriundo de uma sociedade conectada em rede, submetida e tendo acesso a uma enorme quantidade de informações em curto espaço de tempo. Instituições de Ensino, docentes e discentes precisam de se adaptar, encontrar novos caminhos na sua relação com a sala de aula, que foi modificada estando muito além do espaço temporal e físico escolar. Os envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem, agora tem que conviver com as tecnologias digitais, o que vem ocasionando com o passar do tempo, o surgimento de metodologias de ensino alinhadas com as tecnologias, apresentadas sob variadas denominações, como: e-learning, EaD, b-learning ou ensino híbrido, m-learning, etc. VII O presente estudo tem por objetivo analisar e realizar uma reflexão crítica e embasada cientificamente, sobre as potencialidades e os desafios de uma das variantes metodológicas do ensino b-learning conhecida como “sala de aula invertida” (em inglês flipped classroom). Para tal, além do estudo da bibliografia científica, foi realizado um processo de Investigação-Ação com os discentes de duas Instituições de Ensino Superior de Portugal, sendo os discentes submetidos a aulas experimentais em contexto de sala de aula invertida e a coleta de dados realizada através de grelhas de observação e inquéritos por questionário. Os dados e as consequentes informações obtidas pela análise dos resultados da investigação possibilitou o desenvolvimento de uma proposta metodológica no contexto da sala de aula invertida, para a implementação no âmbito do Ensino Superior, denominada “Matriz de Ciclo de Aula Invertida no Ensino Superior” ou simplesmente “MaCAIES”, que é apresentado como um dos contributos deste estudo, além de todos os dados obtidos e análises realizadas.
- Transformação digital e gestão da informação. Tecnologias digitais para a educação inclusivaPublication . Gouveia, Luis BorgesVivemos um tempo digital. Aprender, trabalhar e até viver está cada vez mais influenciado pela nossa capacidade de o fazer, aproveitando as oportunidades que computadores e redes nos proporcionam para o fazer mais rápido, mais barato e com mais eficiência. A Internet enquanto infraestrutura que proporciona a troca mais fácil, rápida e barata de dados, veio permitir o desenvolvimento de aplicações e novas formas de interação entre pessoas e organizações e a uma escala global. Mudou o mundo e mudou a forma como nós nos vemos enquanto pessoas, comunidades e organizações e afeta também a nossa perceção local, nacional, regional e global. Mas e cada um de nós? Como nos preparamos a nós e às próximas gerações para estes desafios? A plataforma digital designada por Sistema Esfera Digital proporciona um importante suporte para entrar nestes novos tempos, facilitando a gestão da informação no contexto da educação inclusiva.
- As casas de Alcino Soutinho: estudo das habitações unifamiliares entre 1963 a 2003Publication . Moreira, Ana Rita; Faria, Luís Pinto deNa presente dissertação de mestrado analisa-se a obra de Alcino Soutinho. A ênfase é dada às habitações unifamiliares construídas e projetadas pelo arquiteto, ao longo da sua vida profissional - desde 1963 a 2003. O objetivo do trabalho é procurar compreender a evolução do pensamento do arquiteto enquadrando o seu percurso no contexto político, social, cultural e o próprio meio que o rodeava. Para tal, optou-se por elaborar uma análise da vida e obra de Alcino Soutinho, acrescentando para além dos parâmetros mais frequentes que têm sido analisados sobre o arquiteto, aspetos sobre o lado pessoal conciliado com a sua identidade como arquiteto. Desde a fase de estudante na Escola de Belas Artes do Porto, viajante, participante, professor, arquiteto, designer e artista - Soutinho foi tudo isto. Neste trabalho é trazido esse lado, o lado para além da academia e da profissão - o lado pessoal, porque Soutinho, é indissociável disso. De seguida será feita a análise individual às treze habitações unifamiliares construídas e projetadas por Alcino Soutinho - desde a sua primeira Habitação Unifamiliar em Matosinhos de 1963, à última, em Afife, de 2003. Essa análise é efetuada com recurso a fichas individuais e entrevistas a proprietários. No seguimento do trabalho, existirá um capítulo, dedicado à análise particular de três casos de estudo que procuram ilustrar a teoria apresentada: Alcino Soutinho como arquiteto e homem terá vivido distintos momentos e as influências da vida pessoal em conjunto com o meio, ambiente social, político e económico terão repercussões na sua arquitetura, conseguindo-se, deste modo, identificar três períodos da arquitetura de Alcino Soutinho a partir das habitações unifamiliares. A Habitação Unifamiliar em Matosinhos (1963), Habitação Unifamiliar em Ofir (1984) e Habitação Unifamiliar em Afife (2003) são as habitações que ilustram as três fases da arquitetura de Alcino Soutinho. Nas conclusões destaca-se o enorme envolvimento do arquiteto com a sua obra, e a relação entre a arte de projetar espaços com qualidade e em simultâneo o seu interesse pelos métodos construtivos assumido na sua forma de fazer e pensar arquitetura, em três períodos temáticos distintos, mas com indicadores comuns.
- A proposta b-learning da sala de aula invertida (flipped classroom): potencialidades e desafios no contexto do Ensino SuperiorPublication . Lopes, Sergio Francisco Sargo FerreiraIntrodução e justificação da temática Contextualização Objetivos acerca do tema Problema e Pergunta de Partida Enquadramento Teórico (literatura científica) Proposta metodológica de ensino e aprendizagem (Método MaCAIES) Metodologia de investigação de campo Investigação de campo Resultados/Análise da investigação de campo Resultados e análise dos dados/hipóteses Conclusões e recomendações Contributos e limitações do trabalho Trabalhos futuros Recomendações Publicações científicas