Browsing by Issue Date, starting with "2020-11-23"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Impacto dos instrumentos de sopro na cavidade oral: caracterização da autopercepção dos músicosPublication . Costa, António Pereira da; Bulhosa, José Frias; Silva, IsabelA prática de instrumentos musicais de sopro pode ter influência sobre diversos componentes do sistema estomatognático, tais como a oclusão, os problemas articulares e musculares. De acordo com o tipo de embocadura, os instrumentos de sopro podem ser divididos em 4 classes, as quais poderão ter diferentes impactos na qualidade de vida dos instrumentistas. Objetivos Caracterizar a autoperceção dos músicos quanto ao impacto provocado pelos instrumentos de sopro. Métodos Foi realizado um estudo transversal e observacional de práticas através da utilização das escalas Perfil de Impacto de Saúde Oral, Escala de Limitação Funcional Maxilar e Escala Graduada da Dor Crónica. Os testes foram analisados estatisticamente, recorrendo ao Statistical Package for the Social Sciences. Em todos foi considerado um valor estatisticamente significativo de p< 0,05. Resultados As variáveis “instrumento praticado”, “exercícios de relaxamento”, “média de minutos de estudo por dia”, “disposição a suportar desconforto físico” e “fazer intervalos” demonstraram-se estatisticamente significativas na qualidade de vida dos praticantes, nas possíveis limitações funcionais maxilares e na presença de possíveis sintomas de disfunções na Articulação Temporomandibular. O género foi igualmente relevante, apresentando os grupos musicais com mais elementos femininos um maior impacto nas escalas avaliadas. Não se verificou relação entre a realização de exercícios de aquecimento, a prática regular ou com picos de intensidade e o efeito provocado pela ansiedade. Conclusões As diversas variáveis demonstraram-se estatisticamente significativas, o que sugere um forte impacto na qualidade de vida dos instrumentistas de sopro, sendo necessário estudos mais aprofundados desta temática.
- Cosmecêuticos e sustentabilidade: reaproveitamento de subprodutos alimentaresPublication . Gomes, Diana Pilar Tavares; Silva, Carla Sousa e; Ferreira da Vinha, AnaNos últimos anos tem havido um aumento substancial da produção de resíduos alimentares, maioritariamente por parte da indústria agroalimentar, contribuindo para os elevados níveis de poluição mundiais. Estes resíduos são principalmente utilizados para adubos ou para a alimentação direta dos animais, sem sofrerem qualquer tipo de tratamento. Contudo, a partir destes subprodutos alimentares é possível extrair compostos de elevado valor, nomeadamente nutrientes e compostos bioativos, interessantes para a indústria cosmética e farmacêutica. Todavia, durante a extração destes subprodutos é necessário ter em consideração o meio ambiente e a utilização de métodos extrativos sustentáveis, de modo a contribuir para um desenvolvimento económico e social sustentável. Para tal, é necessário dar importância à reutilização, à reciclagem e à prevenção da produção de resíduos, de forma a incentivar a exploração de subprodutos alimentares com valor acrescentado e com potencial para comercialização e aplicação em formulações cosmecêuticas. Os cosmecêuticos surgiram da constante evolução da indústria cosmética e da procura pelos consumidores de produtos inovadores, levando ao aparecimento de novos conceitos, de que é exemplo o termo “cosmecêutico”, que teve origem na junção dos termos cosmético e fármaco, cujas características permitem a incorporação de compostos bioativos, como por exemplo vitaminas e compostos fenólicos, extraídos de subprodutos alimentares, e desta forma, contribuir para a sustentabilidade a nível mundial. Contudo, a regulamentação dos cosmecêuticos parece ainda não estar devidamente estabelecida, sendo um entrave à sua validação e comercialização.
- Blue concept wire – revisão narrativaPublication . Fonseca, Eduardo Senra Monteiro; Guimarães, DuarteA Endodontia é uma área da Medicina Dentária em constante evolução. A criação de novos sistemas de instrumentação é um exemplo desta evolução, o que aumenta a segurança e a eficácia dos tratamentos, bem como o conforto do paciente. O blue concept wire, através de ligas de NiTi melhoradas com tratamentos térmicos, veio inovar e melhorar a instrumentação em Endodontia. O objetivo deste trabalho consiste em estudar os sistema de instrumentação com tratamento térmico Blue-Wire e compará-los com outros em Ni-Ti, bem como as suas características, o seu movimento reciprocante/rotatório e as suas vantagens. Foram utilizados para a realização deste trabalho artigos científicos e obras literárias, recorrendo a motores de busca como a B-on, PubMed e Google Académico. As palavras chave utilizadas para realizar a minha pesquisa foram as seguintes: Reciproc Blue, NiTi wire, Blue Wire, continuous movement e reciprocation movement.
- Estudo da eficácia de óleos essenciais na melhoria da qualidade microbiológica do ar interiorPublication . Barroso, Felipe Augusto Stahlschmidt; Abreu, CristinaA qualidade do ar é um fator essencial para a qualidade de vida e saúde humana. Na sociedade contemporânea, verifica-se uma preocupação de nível mundial com relação ao poluentes atmosféricos, químicos e biológicos. O ar interior é em grande parte proveniente do exterior, e em alguns locais como laboratórios de aulas de microbiologia, o ar interior encontra-se contaminado com bioaerossois. Os óleos essenciais que são extratos naturais de plantas aromáticas, têm sido utilizados na medicina popular há séculos, e há algumas décadas tem cada vez mais despertado o interesse de investigadores por serem constituídos por compostos com diversas finalidades como antimicrobiana. O objetivo do trabalho foi avaliar a eficácia dos óleos essencias na eliminação das bactérias presentes no ar dos laboratórios da Universidade Fernando Pessoa, usados nas aulas de microbiologia. Pretende-se assim contribuir para uma melhoria na qualidade microbiológica do ar interior dos laboratórios. Inicialmente foi realizada uma caracterização dos laboratórios, relativamente ao tipo de bioaerossóis presentes no ar. Posteriormente, foram colhidas amostras de ar antes de depois de aplicação da mistura de óleos essenciais. Após a contagem de Unidades Formadoras de Colónia formadas após incubação dos meios de cultura, cada morfotipo de colónia foi repicado em meio cromogénico e caracterizado relativamente ao Gram. Os resultados demonstraram a eficácia do spray de óleos essenciais, sendo que em algumas amostragens houve uma diminuição superior a 40% no número de UFC. Com isso, concluímos que a mistura de óleos essenciais utilizada, teve uma boa eficácia e contribui para a melhoria da qualidade do ar interior.
- Reabilitação de desgastes dentários com resinas compostas – revisão bibliográficaPublication . Fernandes, Divo Miguel Pintor; Silva, LígiaO desgaste dentário corresponde a um fenómeno progressivo e irreversível, cuja etiologia não se explica através processos cariosos, traumáticos ou distúrbios de desenvolvimento. Existem diversas alternativas restauradoras para a resolução de casos com desgastes dentários, desde reabilitações diretas a indiretas com resinas compostas. Pretende-se com esta revisão bibliográfica abordar o conceito de desgaste dentário, procurando descrever os passos necessários para uma correta e adequada recolha de informação clínica. São também exploradas as alternativas de tratamento atualmente disponíveis. Para isso, foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados PubMed/Medline, BioMed, Science Direct e B-on. O Médico Dentista desempenha um papel fundamental no processo restaurador, assim como na gestão das expectativas associadas ao sucesso do tratamento. As resinas compostas oferecem um bom nível de satisfação aos pacientes, apresentando um custo financeiro relativamente baixo e bons resultados clínicos. Estes materiais dentários podem ser uma opção reabilitadora conservadora e viável.
- Avaliação dos conhecimentos sobre a saúde periodontal numa população adultaPublication . Riviere, Marie; Neves, HelenaObjetivos: Avaliar os conhecimentos e perceção de indivíduo adultos sobre a saúde periodontal, relacionar o nível de escolaridade com o nível de informação em saúde periodontal da população e perceber se os adultos associam doenças sistémicas à saúde oral. Metodos: Realizou-se um questionário on-line, adultos ≥ 18 anos, com 22 preguntas : caracteristicas sociodemográficas, higiene oral, percepção, check up de saúde, conhecimentos sobre a saúde oral, doença periodontal e associação com patologias sistemicas. Resultados comparados segundo o grau de ensino (“Básico”, “Secundário” e “Universitário”) , segundo o sexo (“Masculino” e “Femenino”) e quatro classes etárias (“Joven”, “Adulto jovem”, “Adulto” e “Idoso”). A feixe etária foi mantido como a modalidade com os subgrupos mais equilibrados em termos de amostra. Análise de dados utilizando análise temático de conteúdo e o IBM© SPSS© Statistics vs. 25.0 (α=0,05). Resultados: Responderam 269 adultos. Cerca de 89,6% dizem saber o que é a placa bacteriana, mas apenas 30,1% responderam corretamente. 33,4% referem "não existir uma associação entre patologia geral e periodontal”. Dos 179 participantes que responderem conhecer uma associação, apenas 16 encontraram todas as relações conhecidas. Conclusão: A população adulta tem fundamentos dos conhecimentos de saúde periodontal, mas isso é incompleto. Há uma necessidade urgente de investir na educação da população e sensibilizar os profissionais de saúde para a existência de uma associação entre saúde oral e saúde geral.
- Balance assessment in HTLV-1 associated myelopathy or tropical spastic paraparesisPublication . Patrício, Naiane Araújo; Rios, Mônica Andrade; Barbosa, Patrícia Carvalho; Ribeiro, Jéssica Ramos; Vidal, Diogo Guedes; Sá, Kátia Nunes; Baptista, Abrahão FontesINTRODUCTION: A good rating of the device in people with HTLV-1 in this population is essential for accuracy in prescribing data (walking). Thus, this study aimed to analyze the counterpart assessment methods that are best suited to patients with human T-cell lymphotropic virus (HTLV)-1 associated myelopathy or tropical spastic paraparesis (HAM/TSP). METHODS: This cross-sectional study related stabilometric and kinematic variables of postural oscillations with Berg’s balance scale (BBS) and Timed Up and Go (TUG) in subjects with HAM/TSP compared to asymptomatic subjects. To assess the posterior and lateral postural projection, baropodometry and the Footwork® system was used, and the CVMob system was applied to kinematic parameters. The means comparison tests and correlations were applied with an alpha of 5%. RESULTS: Thirty-nine subjects (predominantly female) made up the sample. There was an increase in barodopometric oscillations, in the total oscillation area (p = 0.004), in the anteroposterior oscillation in the left (p = 0.015) and right views (p = 0.036), and in the lateral oscillation (p = 0.039) in the HAM/TSP group. Moderate correlations were found between oscillation baropodometry and the angular variation of the ankle, as well as with the BBS in the three angles and the TUG for lateral oscillation (p = 0.406). CONCLUSIONS: Each method has advantages and disadvantages, including cost accuracy. The best resources available at no additional cost for outpatient to use are the kinematic evaluation using a simple smartphone camera and free analysis software, and the TUG.
- Os desafios da sustentabilidade das ações de projetos de cooperação técnica internacional no HaitiPublication . Ribeiro, Renata Ramos; Campelo, ÁlvaroEste estudo parte da análise de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional, na área de saúde existente no Haiti e, nesse contexto, busca explorar a realidade da cooperação internacional, os desafios enfrentados e possíveis caminhos para a melhoria de suas ações, tendo o Haiti como estudo de caso. O Haiti, localizado na América Central, já foi a colônia mais promissora das Américas e o primeiro país do mundo a se libertar, por meio de uma revolução de escravos. Mas, desde então, sua história mudou. Muitas crises econômicas somadas a desastres naturais fizeram com que o país se tornasse, hoje, o mais pobre das Américas. Diante desse cenário de miséria, muitas ONGs e Organismos Internacionais se instalaram no país, no intuito de ajudar na recuperação da economia e na melhoria da condição de vida de seus habitantes. Os projetos de Cooperação Técnica foram responsáveis por diversas ações nas comunidades mais carentes, bem como na capital do país, Porto Príncipe. Houve, consequentemente, muitas melhorias, mas não existiu grande preocupação com a sustentabilidade das ações ou dos efeitos dos projetos, depois da saída da cooperação. As técnicas utilizadas nem sempre foram as mais adequadas, não havendo coordenação de seus projetos e estratégias, sendo executados de forma desordenada. Com o governo constantemente em crise e sem recursos e o país sofrendo regulares desastres naturais, quando um projeto acaba, normalmente acabam com ele os efeitos positivos conseguidos. Também foi possível constatar alguns dos grandes problemas da cooperação internacional no Haiti, tais como a falta de organização entre os diversos atores que lá atuam, a falta de um planejamento em longo prazo e de um desenho de projeto mais consistente, a ausência da participação do governo haitiano e de sua população, em grande parte, nos projetos e a dificuldade da cooperação de sair do país deixando um legado duradouro. Assim, este estudo, de caráter descritivo e qualitativo, tem como objetivo analisar o que foi feito até agora, o que poderia ser feito para tentar manter as capacidades instaladas no país e analisar se existe uma maneira de fazer com que os resultados da cooperação tenham continuidade e capacitem as comunidades e os principais responsáveis na proteção civil, de forma a conferir-lhes maior resiliência a esses tipos de eventos e um maior desenvolvimento futuro. Discorre, também, sobre algumas ações que podem ser tomadas para que essa realidade seja mudada aos poucos.
- Medicamentos biológicos em PortugalPublication . Carreiro, Ana Luísa Nunes; Silva, Ana CatarinaOs medicamentos biológicos ou biológicos têm origem em processos biotecnológicos, podendo a sua produção variar de acordo com a molécula em questão, o que faz destes processos mais complexos do que os usados na produção dos medicamentos de síntese. Isto deve-se ao facto de se usarem organismos vivos e substratos complexos que envolvem inúmeras etapas e tecnologias de ponta até à obtenção do produto final. Os medicamentos biológicos são atualmente uma das maiores fontes de inovação e desenvolvimento da indústria farmacêutica, revolucionando diversas terapias para doenças que até então não tinham tratamento ou que recorriam a terapias convencionais ineficazes. Estes medicamentos permitem diagnosticar, prevenir, tratar e/ou curar doenças e condições médicas complexas, como o tratamento de doenças raras, oncológicas, hematológicas, reumatológicas, entre outras. A primeira parte deste trabalho de revisão tem como finalidade a contextualização do tema dos medicamentos biológicos e de todos os conceitos relacionados. De seguida, são descritas as etapas cruciais do desenvolvimento dos medicamentos biológicos, desde a sua produção à sua comercialização e dispensa. Por fim, são descritas algumas das classes de medicamentos biológicos aprovados e comercializados em Portugal e as suas respetivas aplicações clínicas, com o objetivo de dar a conhecer um pouco mais destes e as opções existentes no país. O número de medicamentos biológicos aprovados em Portugal é extenso e muito promissor, encontrando-se em constante atualização. Dentro das classes abordadas, as com maior número de medicamentos aprovados são as dos fatores de crescimento, das hormonas e dos fatores de coagulação. No entanto, muitos outros estão aprovados e comercializados em Portugal pelo Infarmed.
- O desenvolvimento de novos fármacos antidepressivos - revisão dos fármacos recentemente aprovados desvenlafaxina, levomilnaciprano, vilazodona e esquetaminaPublication . Rodrigues, José Miguel Gomes; Capela, João Paulo SoaresA depressão é um distúrbio mental de origem multifatorial associado a altas taxas de morbidade e mortalidade, falta de produtividade no trabalho, e aumento dos gastos com saúde e que afeta significativamente a sociedade. O objetivo deste trabalho foi analisar os ensaios clínicos dos fármacos: desvenlafaxina, levomilnaciprano, vilazodona e esquetamina que em alguns países já se encontram comercializados, mas não em Portugal, este trabalho teve, ainda, como objetivo, dar a conhecer estes novos antidepressivos em fase avançada de ensaios clínicos. Para a pesquisa bibliográfica deste trabalho foram usados os motores de busca “B-on”, “Pubmed”, “Google scholar” e foram usadas as palavras chave: depressão, desvenlafaxina, levomilnaciprano, vilazodona, esquetamina, farmacocinética, ensaios clínicos, com diversas combinações entre elas. Desta pesquisa foram selecionados artigos publicados nos últimos 15 anos. Todos os antidepressivos estudados apresentaram segurança, tolerância e eficácia, embora nem todos os estudos conseguiram comprovar a sua eficácia em relação ao placebo. Existe uma grande procura por novos medicamentos para o tratamento da depressão, os estudos mais recentes centram-se num novo mecanismo de ação que atua nos recetores MNDA, sendo que a esquetamina é um dos mais recentes, mas a arketamina e a brexanolona encontram-se em ensaios clínicos. Contudo ainda são necessários avanços nesta área e serão necessários mais estudos e descoberta de novos fármacos para tratar aqueles pacientes que, embora já tenham experimentado uma basta variedade de fármacos, ainda não conseguiram atingir a remissão da depressão. A vilazodona apresenta menos efeitos adversos comparativamente á desvenlafaxina e levomilnaciprano. A desvenlafaxina apresenta menos interações medicamentosas que os restantes fármacos. Avaliando e comparando os fármacos em análise conclui-se que a Vilazodona e a Esquetamina são os fármacos mais promissores no tratamento da depressão. Sendo que o mecanismo de ação da esquetamina pode revolucionar o modo com tratamos a depressão.