Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-30"
Now showing 1 - 10 of 15
Results Per Page
Sort Options
- Cirurgia apical endodônticaPublication . Teodózio, Lucas Moreno Ribeiro; Martins, AlexandraA cirurgia apical endodôntica (CAE), ou microcirurgia endodôntica como é hoje chamada, tem sido bastante utilizada nos últimos anos, pois permite tratar um dente com lesão apical recorrente ou mesmo complementar uma intervenção recente quando a lesão não desaparece por completo com o procedimento endodôntico convencional. Desde que foi utilizada em 1756 por Pfaff e Berdmore, a CAE sofreu uma melhoria substancial, beneficiando das novas tecnologias aplicadas à Medicina Dentária, como é o caso da imagiologia digital e do microscópio cirúrgico; da Tomografia Computadorizada Cone Beam(TCCB); da cirurgia piezoelétrica em ossos, instrumentais ultra-sónicos e, especificamente à endodontia, o desenvolvimento de biomateriais de preenchimento de última geração, sendo Agregado Trioxido Mineral(MTA), Biodentina e cimento de Mistura Enriquecida de Cálcio(CEM) os exemplos mais emblemáticos. Com este trabalho pretendo consolidar artigos pesquisados com informação específica relevante à CAE de forma a oferecer uma abordagem ampla, contemplando os meios de diagnóstico; o processo decisório do mesmo; o procedimento em si e os prognósticos esperados, baseando-nos, sobretudo, em estudos de caso envolvendo a CAE. Tenho a convicção de que este trabalho poderá contribuir para favorecer uma primeira abordagem ao tema da CAE nos seus aspetos mais relevantes.
- Fluxo fotoacústico induzido por fotões, uma alternativa na ativação da irrigação endodônticaPublication . Gouveia, Rui Filipe da Mota; Reis, TiagoO sucesso do tratamento endodôntico depende da limpeza e desinfeção do sistema dos canais radiculares, que deve ser estruturado de modo a obter uma eficaz eliminação de microrganismos. Uma vez que a irrigação é um factor crucial para a redução da carga bacteriana, têm sido desenvolvidas diversas técnicas de ativação dos irrigantes utilizados. Deste modo, surge o fluxo fotoacústico induzido por fotões (Photon Induced Photacoustic Streaming (PIPSTM)). Para a realização da presente dissertação foi realizada uma pesquisa, no presente ano, utilizando as bases de dados Pubmed, Medline, Scielo e Google Académico através da Biblioteca da Universidade Fernando Pessoa, utilizando as palavras-chave: “Laser”, “endodontics”, “Photon-induced photoaccoustic streaming”, “PIPSTM, “Laseractivated irrigation”. Como resultado desta pesquisa obteve-se um total de 38 artigos escritos na língua inglesa, publicados nos últimos 11 anos. Através de uma revisão narrativa da literatura observou-se que o PIPSTM pode ser uma alternativa à activação da irrigação endodôntica.
- Inspeção e Reabilitação de Estruturas em concreto armado sob a ótica da norma EN 1504Publication . Veloso, Sâmya Gomes; Almeida, CelesteO concreto armado tornou-se, desde a sua primeira utilização no final do século XIX, no material de construção mais utilizado no mundo e tem contribuído fortemente para o desenvolvimento da economia global. Discute-se a questão dos edifícios que, em não alcançando um desempenho mínimo pré-estabelecido, não atendem às exigências dos seus usuários. Levanta-se a necessidade da delimitação de todo um campo da engenharia, a Patologia das Construções para o estudo das falhas dos edifícios. Para o momento em que os edifícios passam a apresentar patologias, deveria existir uma metodologia única, uma diretriz de procedimento de atuação em que o profissional de engenharia pudesse se apoiar. Este procedimento consistiria basicamente no levantamento do maior número possível de subsídios ao entendimento completo do quadro patológico, dos fenômenos ocorridos e grau de deterioração. A definição da conduta de reparo seria realizada a partir de princípios pré-estabelecidos e, então, a escolha da alternativa de intervenção. Neste trabalho é apresentada um caso de estudo com as patologias mais frequentes no Centro Oeste brasileiro e os métodos de recuperação utilizados em contraste com técnicas universalizadas na União Europeia, a fim de se constatar a aplicabilidade destas no contexto brasileiro. Também será avaliado o grau de deterioração da estrutura (GDE) a fim de definir o prazo de recuperação e comparar com os parâmetros de grau de risco implementados pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (IBAPE).
- As gerações do Sistema ProTaper®Publication . Queijo, Sérgio Abílio Cordeiro Pereira; Guimarães, DuarteA revolução tecnológica em Endodontia ocorreu com o desenvolvimento da liga Níquel-Titânio, impulsionando o desenvolvimento de técnicas mais rápidas e eficientes no tratamento endodôntico. Novas metodologias de instrumentação mecanizada surgiram com o objetivo de melhorar o tempo e a qualidade dos procedimentos comparativamente aos sistemas manuais. Constituem objetivos deste trabalho, a avaliação das ligas Ni-Ti, Ni-Ti M-Wire e Ni-Ti tratamento térmico, a avaliação das principais diferenças entre a instrumentação manual e mecanizada e o aprofundamento do conhecimento relativamente ao sistema mecanizado ProTaper®. Foi efetuada uma pesquisa bibliográfica em plataformas digitais (PubMed e Science Direct). Pela pesquisa elaborada, conclui-se que a instrumentação manual e mecanizada são semelhantes, sendo que a última se apresenta com as vantagens da redução do tempo de consulta e do desconforto, quer para o médico dentista quer para o paciente. O sistema ProTaper® apresenta-se uma solução viável, com diversas opções que podem ser ajustadas a cada caso.
- Medicação IntracanalarPublication . Campos, Marcelo Alencar deA variabilidade do sistema de canais radiculares com sua morfologia única pode tornar complicada a eliminação das bactérias que tenham sobrevivido ao preparo químico-mecânico, em especial nos casos de necrose pulpar onde a infeção já estabelecida possa apresentar cepas de bactérias de maior virulência. Com isso, a medicação intracanalar torna-se um valioso coadjuvante no tratamento endodôntico. Sabe-se da importância e necessidade de manter-se algum tipo de medicação intracanalar quando não é possível o tratamento em sessão única. Essas substâncias devem permanecer efetivas até a conclusão do tratamento endodôntico independentemente do número de sessões necessárias para que isso ocorra.
- How dentists ‘students involve the child in medical decision-makingPublication . Dublé, Marion; Bulhosa, José FriasObjetivos: Descrever as práticas dos alunos do 4º e 5º ano da medicina dentária na Universidade Fernando Pessoa, Porto, quanto ao envolvimento da criança na decisão médica e definir quais são as limitações éticas e deontológicas ao envolvimento no processo terapêutico da criança e do adolescente. Material e métodos: Este estudo transversal foi realizado por meio de um questionário anônimo para alunos do 4º e 5º anos de medicina dentária, entre o 15 de maio e o 15 de Junho. Os participantes eram estudantes de Odontopediatria ou da clínica integrada de crianças do FCS-UFP. Foram distribuídos 171 questionários. Os dados foram coletados através do sistema de computador Logiciel Excel® 16.14.1. As análises estatísticas foram realizadas nas livrarias Python® 3.6 e Pandas e Numpy. A análise descritiva foi realizada em primeiro lugar, seguida do Teste Cochrane e Teste Qui-Quadrado para destacar a relação entre os Estágios de Piaget e as limitações com base da distribuição das respostas obtidas nos questionários. Resultados: O resultado o mais importante é a "falta de competência" identificada pelos participantes que se destaca muito significativamente (p <0,001), é o principal obstáculo na participação da criança. Conclusão: A envolvimento da criança aumenta com a idade. Quanto mais velha é a criança, mais os estudantes fazem dele parte da decisão médica. No pensamento geral, a criança continua sendo uma pessoa com habilidades intelectuais e cognitivas limitadas, o que a exonera, principalmente na primeira infância, na tomada de decisão e até na transmissão de informações sobre seu diagnóstico e tratamento.
- Critérios para avaliação na seleção de Pilares Intermediários para Próteses Implanto-SuportadasPublication . Fumio, Veridiana Suemi DomingosA instalação de implantes e de próteses implanto-suportadas são atualmente consideradas procedimentos básicos nas práticas odontológicas em todo o mundo. Um dos fatores considerados fundamentais para o sucesso a longo prazo em reabilitações implanto-suportadas diz respeito à correta seleção do sistema de retenção e do tipo de componente entre o implante e a prótese. Entretanto, considerando a ampla gama de componentes protéticos sobre os implantes osseointegráveis disponíveis, a correta seleção do pilar intermediário nas mais variadas situações clínicas torna-se um desafio. Este trabalho apresenta e discute os principais critérios a serem avaliados durante a seleção dos pilares intermediários para próteses implanto-suportadas, dentre os quais: o tipo de conexão e plataforma protética utilizados, a angulação do implante em relação aos dentes adjacentes, o espaço interoclusal existente, a profundidade do sulco, se a prótese é isolada ou múltipla, cimentada ou parafusada. Conclui-se que a seleção do pilar intermediário deve ser considerada ainda na fase de planejamento reverso, pois tanto o sistema de implante selecionado quanto os aspectos clínicos presentes influenciam na seleção correta do pilar.
- Antidepressivos e sua relação com o bruxismoPublication . Gallardo, Alexis; Barbosa, CláudiaO bruxismo é uma parafunção oral que pode ocorrer durante a vigília e/ou durante o sono e que pode apresentar características patológicas ou apenas ser considerado um comportamento oral. Devido à etiologia multifatorial, dificuldade de caracterização e diagnóstico, a sua definição tem sofrido múltiplas alterações e ainda não há um consenso universalmente aceite. Nas situações de depressão, ansiedade crónica associada a distúrbios do pânico e quadros dolorosos crónicos são muitas vezes utilizados medicamentos antidepressivos, tendo sido frequentemente associado a aparecimento de bruxismo secundário a este grupo terapêutico. Este trabalho consiste numa revisão bibliográfica narrativa sobre a caracterização bruxismo, bem como, sobre a sua etiologia, nomeadamente na avaliação da sua correlação com a toma de medicamentos antidepressivos. Muitos medicamentos antidepressivos têm sido fortemente associados à indução de bruxismo a nível individual, mas poucos a nível populacional, no entanto, tem-se apontado, para estas situações, uma relação causa-efeito bidirecional em relação ao bruxismo.
- Relação entre alargamento foraminal e dor: uma revisão bibliográficaPublication . Palma, Thuany Moreira SantosO terço apical dos canais radiculares é de extrema importância clínica e anatômica no universo da endodontia. Isso porque essa região tem uma predisposição para a colonização de bactérias. Devido sua complexidade anatômica é necessária a escolha de técnicas adequadas de instrumentação, irrigação e obturação, assim como da medicação intracanal e dos materiais obturadores para que se tenha um bom prognóstico no tratamento endodôntico. O alargamento foraminal é uma técnica utilizada para otimizar a limpeza e desinfecção dessa área, mas ainda é associada a possível presença de dor pós operatória. O objetivo dessa revisão de literatura é esclarecer a relação entre a técnica do alargamento foraminal e a dor pós operatória no tratamento endodôntico independentemente das substâncias químicas utilizadas.
- Bichectomia: bola de Bichat em focoPublication . Domingues, Susana; Silveira, AugustaA cirurgia de bichectomia consiste na remoção do Corpo Adiposo da Bochecha e tem tido sucesso no âmbito das intervenções cirúrgicas orais, contribuindo para a melhoria estética da face, para a harmonia do sorriso e tem sido ainda utilizada com o intuito de reconstruir defeitos maxilares, defeitos no palato duro e mole, rebordo alveolar, bochecha e fossa tonsilar/amigdalina. O presente estudo objetivo explorar o tema bichectomia: abordam-se aspetos anatómicos relacionados com a intervenção cirúrgica, descrevem-se os seus objetivos, os seus contextos de aplicação e discutem-se as suas vantagens e desvantagens. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica (2008 e 2018), nos motores de busca PubMed, B-on e Google Académico com as palavras chave: “bichectomy”; “bichat´s fat pad”; “adipose tissue”; “anatomia da face”; “estética facial” e “corpo adiposo da bochecha.” Utilizada em contexto estético, a bichectomia tem sido ainda utilizada no tratamento da comunicação oroantral, da osteonecrose dos maxilares, de cistos e tumores da cavidade oral, da fibrose submucosa oral e em casos clínicos de peri-implantite. Conclui-se que a bichectomia se apresenta como um recurso terapêutico de interesse crescente na área cirúrgica de cabeça e pescoço.