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- Evaluation of the Psychometric Properties of NOC Outcomes “Anxiety Level” and “Anxiety Self-Control” in a Portuguese Outpatient SamplePublication . Sampaio, Francisco; Araújo, Odete; Sequeira, Carlos; Lluch-Canut, Teresa; Martins, TeresaPURPOSE To adopt the language and to evaluate the psychometric properties of “Anxiety level” and “Anxiety self‐control” NOC outcomes in Portuguese adult patients. METHODS Methodological design. FINDINGS The final European Portuguese version of the NOC outcome “Anxiety level,” composed by 16 indicators, proved excellent internal consistency. Exploratory factor analysis (EFA) was forced to three factors. The NOC outcome “Anxiety self‐control,” composed of nine indicators, demonstrated a questionable internal consistency. EFA was forced to two factors. CONCLUSIONS European Portuguese versions of the studied NOC outcomes proved to be tools with acceptable psychometric properties for evaluating anxiety in Portuguese patients. IMPLICATIONS FOR NURSING PRACTICE This study contributed to the development of NOC language and to the enrichment of nursing's body of knowledge.
- L-PRP, L-PRF, A-PRF. Impacto biológico e cirúrgico de Leucócitos e fibrina na evolução dos concentrados plaquetáriosPublication . Savina, Daniele; Macedo, José PauloNo âmbito da cirurgia regeneradora os concentrados plaquetários estão relacionados com numerosos procedimentos cirúrgicos. O potencial terapêutico baseia-se na libertação de fatores de crescimento plaquetários, todavia outras componentes como leucócitos e fibrina parecem ter importância no processo de cura. O objetivo deste trabalho foi o de analisar os protocolos que tentam incluir, cada vez mais, leucócitos e fibrina (L-PRP, L-PRF, A-PRF) para comparar a maior eficácia biológica e cirúrgica entre os preparados de primeira e segunda geração A análise comparativa foi focada no potencial antimicrobiano, na regeneração tecidular e na prática cirúrgica diária, tendo sido analisados estudos in vitro e in vivo. Resultados heterogéneos foram evidenciados no impacto produzido pelos leucócitos, por outro lado, parece esclarecido que a membrana de fibrina presente nos novos concentrados melhora as propriedades biológicas e facilita a aplicação clínica do biomaterial. São necessários, futuramente, mais estudos clínicos in vivo.
- As TIC gestão da educação básica: um estudo de caso na percepção dos educadoresPublication . Leite, Salvador Antonio Oliveira; Fragata, OrlandoO uso das novas tecnologias no contexto educacional tem exigido cada vez mais uma formação dos profissionais da educação mais exigente. As TIC vem para contemplar um planeamento e uma prática pedagógica mais voltada para essa nova geração, conhecida como geração Z que já nasceram diante de um mundo conectado. Este trabalho, intitulado como: AS TIC NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo de caso na percepção dos educadores, pretendeu identificar junto aos professores e gestores a sua percepção em relação ao uso das TICs no contexto educacional. Conhecer como se deu o processo de inserção das TICs no contexto escolar. Identificar as principais dificuldades que os educadores e gestores encontram ao incluir as TICs no contexto educacional. Verificar a aplicação das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem para os professores. Verificar se o avanço tecnológico causa receios, dúvidas e questionamentos na comunidade escolar. Para responder a tantos questionamentos, a metodologia utilizada na investigação é de cariz qualitativo, e teve-se como instrumento de investigação um questionário que foi aplicado aos professores e aos gestores. A pesquisa demonstrou que o uso das TIC em sala de aula poderá contribuir com o avanço do ensino aprendizagem do aluno e com a melhora do planeamento e da interação professor-aluno, contribuindo assim, para o sucesso da aprendizagem do educando.
- Educação não formal e formação contínua de professores: um estudo de casoPublication . Silva, Ronilze Santiago Gomes da; Fragata, OrlandoEsta dissertação fala sobre a educação não formal e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) no contexto de uma ONG. Entendemos como educação não formal a atividade educacional intencional, organizada e sistemática, que ocorre fora do sistema formal. O conteúdo da revisão de literatura abrangeu conceitos e características da educação não formal, a constituição da educação não formal como campo de pesquisa, a educação não formal e as organizações da sociedade civil, os objetivos e resultados esperados das práticas pedagógicas não formais e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) que atuam neste campo. A investigação é do tipo exploratório e descritivo em um enfoque qualitativo. A metodologia estudo de caso teve como objetivo conhecer práticas formativas vivenciadas no contexto da ONG Visão Mundial. A análise foi feita a partir dos seguintes eixos temáticos: i. caracterização dos professores (as) /educadores(as) da educação não formal; ii. concepção de educação não formal iii. formação contínua de professores(es)/educadores(as) na educação não formal; iv. teorias e metodologias subjacentes às práticas formativas na educação não formal. Os resultados e discussão dos dados apresentam saberes sistematizados para embasamento de práticas formativas de professores na educação não formal como também dar subsídios para novas investigações sobre o tema.
- Educação escolar indígena diferenciada: um estudo de caso de uma escola ArapiunPublication . Silva, Angelina Alves da; Ventura, TerezaO presente projeto refere-se a um estudo de caso na Aldeia Caruci, Território Cobra Grande, localizado no município de Santarém-PA e tem por objetivo analisar e interpretar a Educação Escolar Indígena na aldeia, nomeadamente sobre a adequação das práticas pedagógicas ao respeito pela diversidade cultural defendida na Constituição Federal de 1988. Para tanto, procurou-se a princípio analisar o entendimento de vários historiadores sobre a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena para em seguida estudar a trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil. Para respaldar essa análise buscou-se desenvolver um estudo pautado em historiografia recente que oferece trabalhos relevantes que mostram as lutas e as resistências dos povos indígenas para a concretização da modalidade de ensino escolar em suas aldeias. Pesquisou-se também a garantia dos direitos dos povos indígenas, pós CF/88. Ressalata-se ainda, que este projeto lançou a mão de uma metodologia qualitativa e de informações quantitativas, como também utilizou um estudo de caráter etnográfico, apoiando-se em procedimentos metodológicos como a observação participante, entrevista semi-estruturada, depoimentos e conversas informais com os agentes sociais da aldeia Caruci. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise e interpretação simples. Frisa-se ainda, que neste projeto é apresentado uma breve informação sobre o fenômeno etnogênese que ocorreu na região Arapiuns e Baixo Tapajós, processo de reafimação indígena para a preservação, manutenção e regulamentação do território. Ressalta-se no projeto a formação dos professores da aldeia Caruci e a visão que os alunos tem sobre a educação escolar indígena, a qual é oferecida aos mesmo. Expõe-se nesta análise as articulações das lideranças do território Cobra Grande, com destaque para os da aldeia Caruci para terem um PPP que contemple a diversidade cultural presente na aldeia e um calendário escolar voltado para a necessidade das comunidades indígenas que fazem parte do território. Informa-se que este estudo discorrer sobre o compromisso, a responsabilidade, o respeito e a valorização que a aldeia Caruci tem da sua cultura, dos seus saberes e das suas tradições, em que estes estão sempre presente nas atividades docentes da escola.
- O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Pinto, Karini da Silva; Ventura, TerezaEste estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.
- Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de MoraesPublication . Costa, Deborah Medeiros de Ataíde; Fragata, OrlandoO Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.
- As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Pública: estudo de caso no município de Itaituba, Sudoeste do Pará, BrasilPublication . Cruz, Maria Gessicléia Costa; Ventura, TerezaEsta pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Benedito Corrêa de Souza, localizada na cidade de Itaituba, Sudoeste do Estado do Pará/Brasil, a qual objetivou averiguar de que forma a Gestão Escolar tem contribuído com a incorporação e a operacionalização das TIC na rede pública do Ensino Médio no município de Itaituba, de forma que alunos e professores tenham acesso a essas tecnologias de maneira efetiva e eficaz. Trilhou-se um duplo caminho no decorrer da pesquisa, sendo que o primeiro foi a consulta bibliográfica abordando a temática As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Rede Pública - estudo de caso no município de Itaituba, Sudoeste do Pará, Brasil. Utilizou-se uma análise qualitativa e quantitativa, levando à reflexão sobre as diferentes percepções dos entrevistados. Para tanto foi realizada pesquisa básica de natureza qualitativa e quantitativa tendo como critério ou classificação uma base exploratória e descritiva. Constatou-se durante a pesquisa que de maneira geral, foi imprescindível investigar vários requisitos necessários à incorporação da informática que esbarram ainda numa forte tradição prática, mesmo na escola que já possui recursos computacionais/tecnológicos. Para fim de coleta de dados, foi aplicado entrevistas aos professores e equipe gestora e pedagógica da escola envolvida na pesquisa. Os dados foram analisados e tabulados para elaborar um levantamento detalhado das ações. Nessa perspectiva a pesquisa assinala para a necessidade de maiores discussões sobre a demanda de políticas públicas que priorizem a inserção das novas tecnologias na prática educativa e formação docente.
- A interrelação entre cultura organizacional e eficácia da organização escolar: caso da Fundação Nice Lobão no Estado do MaranhãoPublication . Silva, Izabel Gomes da; Almeida, João deO estudo sobre cultura organizacional na esfera educacional, nas últimas décadas, tornou-se um tema bastante discutido, em virtude de possibilitar a compreensão dos fenômenos organizacionais e de que forma, esta influencia diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O presente projeto tem como objetivo analisar a cultura organizacional na educação e ensino do CINTRA - Fundação Nice Lobão, localizada em São Luís, no Estado do Maranhão, Brasil. A concretização desta pesquisa foi realizada em duas etapas: a fundamentação teórica através da revisão de literatura sobre o tema e uma pesquisa de campo sob a perspectiva da cultura organizacional por meio de um estudo comparativo entre os turnos do CINTRA, objetivando esclarecimentos do tema em análise.
- A técnica de Hall em odontopediatriaPublication . Michel, Quentin; Rodrigues, RitaObjetivo: Compreender técnica de Hall, desde a sua história até à sua aplicabilidade, assim como, comparar as taxas de sucesso com outros tratamentos de lesão de cárie, através de uma revisão bibliográfica. Métodos: Pesquisa bibliográfica realizada nas bases de dados Pubmed/Medline, Cochrane Library e B-on sem limitação temporal, de artigos publicados em Inglês e Português. Descrição do tema: A abordagem biológica da lesão da cárie leva ao aparecimento de tratamentos não convencionais, cujo o objetivo é ser menos invasivo. A técnica de Hall, apoia-se sobre uma abordagem biológica da lesão de cárie dentária, cujo o principio é a colocação de uma coroa metálica pré-formada sem que haja uma preparação prévia do dente, sem o recurso à anestesia e sem a remoção da lesão de cárie.