Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação não formal e formação contínua de professores: um estudo de caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Ronilze Santiago Gomes da Silva.pdfDM_Ronilze Santiago Gomes da Silva1.25 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação fala sobre a educação não formal e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) no contexto de uma ONG. Entendemos como educação não formal a atividade educacional intencional, organizada e sistemática, que ocorre fora do sistema formal. O conteúdo da revisão de literatura abrangeu conceitos e características da educação não formal, a constituição da educação não formal como campo de pesquisa, a educação não formal e as organizações da sociedade civil, os objetivos e resultados esperados das práticas pedagógicas não formais e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) que atuam neste campo. A investigação é do tipo exploratório e descritivo em um enfoque qualitativo. A metodologia estudo de caso teve como objetivo conhecer práticas formativas vivenciadas no contexto da ONG Visão Mundial. A análise foi feita a partir dos seguintes eixos temáticos: i. caracterização dos professores (as) /educadores(as) da educação não formal; ii. concepção de educação não formal iii. formação contínua de professores(es)/educadores(as) na educação não formal; iv. teorias e metodologias subjacentes às práticas formativas na educação não formal. Os resultados e discussão dos dados apresentam saberes sistematizados para embasamento de práticas formativas de professores na educação não formal como também dar subsídios para novas investigações sobre o tema.
This dissertation talks about non-formal education and the ongoing training of teachers / educators in the context of an NGO. We understand as non-formal education the intentional, organized and systematic educational activity that occurs outside the formal system. The content of the literature review covered concepts and characteristics of non-formal education, the constitution of non-formal education as a field of research, non-formal education and civil society organizations, objectives and expected outcomes of non-formal pedagogical practices and training of teachers / educators who work in this field. Research is exploratory and descriptive in a qualitative approach. The case study methodology had as objective to know the formative practices experienced in the context of the NGO World Vision. The analysis was made from the following thematic axes: i. characterization of non-formal education teachers / teachers; ii. non-formal education design iii. continuing education of teachers / educators in non-formal education; iv. theories and methodologies underlying the training practices in non-formal education. The results and discussion of the data present systematized knowledge to support teachers' training practices in non-formal education, as well as to provide subsidies for further research on the subject.

Description

Keywords

Educação não formal Formação de professores Educação em ONG Non-formal education Teacher training NGO education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License