Browsing by Issue Date, starting with "2018-07-04"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- As TIC gestão da educação básica: um estudo de caso na percepção dos educadoresPublication . Leite, Salvador Antonio Oliveira; Fragata, OrlandoO uso das novas tecnologias no contexto educacional tem exigido cada vez mais uma formação dos profissionais da educação mais exigente. As TIC vem para contemplar um planeamento e uma prática pedagógica mais voltada para essa nova geração, conhecida como geração Z que já nasceram diante de um mundo conectado. Este trabalho, intitulado como: AS TIC NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo de caso na percepção dos educadores, pretendeu identificar junto aos professores e gestores a sua percepção em relação ao uso das TICs no contexto educacional. Conhecer como se deu o processo de inserção das TICs no contexto escolar. Identificar as principais dificuldades que os educadores e gestores encontram ao incluir as TICs no contexto educacional. Verificar a aplicação das novas tecnologias no processo de ensino aprendizagem para os professores. Verificar se o avanço tecnológico causa receios, dúvidas e questionamentos na comunidade escolar. Para responder a tantos questionamentos, a metodologia utilizada na investigação é de cariz qualitativo, e teve-se como instrumento de investigação um questionário que foi aplicado aos professores e aos gestores. A pesquisa demonstrou que o uso das TIC em sala de aula poderá contribuir com o avanço do ensino aprendizagem do aluno e com a melhora do planeamento e da interação professor-aluno, contribuindo assim, para o sucesso da aprendizagem do educando.
- Educação não formal e formação contínua de professores: um estudo de casoPublication . Silva, Ronilze Santiago Gomes da; Fragata, OrlandoEsta dissertação fala sobre a educação não formal e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) no contexto de uma ONG. Entendemos como educação não formal a atividade educacional intencional, organizada e sistemática, que ocorre fora do sistema formal. O conteúdo da revisão de literatura abrangeu conceitos e características da educação não formal, a constituição da educação não formal como campo de pesquisa, a educação não formal e as organizações da sociedade civil, os objetivos e resultados esperados das práticas pedagógicas não formais e a formação contínua de professores(as)/educadores(as) que atuam neste campo. A investigação é do tipo exploratório e descritivo em um enfoque qualitativo. A metodologia estudo de caso teve como objetivo conhecer práticas formativas vivenciadas no contexto da ONG Visão Mundial. A análise foi feita a partir dos seguintes eixos temáticos: i. caracterização dos professores (as) /educadores(as) da educação não formal; ii. concepção de educação não formal iii. formação contínua de professores(es)/educadores(as) na educação não formal; iv. teorias e metodologias subjacentes às práticas formativas na educação não formal. Os resultados e discussão dos dados apresentam saberes sistematizados para embasamento de práticas formativas de professores na educação não formal como também dar subsídios para novas investigações sobre o tema.
- Educação escolar indígena diferenciada: um estudo de caso de uma escola ArapiunPublication . Silva, Angelina Alves da; Ventura, TerezaO presente projeto refere-se a um estudo de caso na Aldeia Caruci, Território Cobra Grande, localizado no município de Santarém-PA e tem por objetivo analisar e interpretar a Educação Escolar Indígena na aldeia, nomeadamente sobre a adequação das práticas pedagógicas ao respeito pela diversidade cultural defendida na Constituição Federal de 1988. Para tanto, procurou-se a princípio analisar o entendimento de vários historiadores sobre a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena para em seguida estudar a trajetória histórica da educação escolar indígena no Brasil. Para respaldar essa análise buscou-se desenvolver um estudo pautado em historiografia recente que oferece trabalhos relevantes que mostram as lutas e as resistências dos povos indígenas para a concretização da modalidade de ensino escolar em suas aldeias. Pesquisou-se também a garantia dos direitos dos povos indígenas, pós CF/88. Ressalata-se ainda, que este projeto lançou a mão de uma metodologia qualitativa e de informações quantitativas, como também utilizou um estudo de caráter etnográfico, apoiando-se em procedimentos metodológicos como a observação participante, entrevista semi-estruturada, depoimentos e conversas informais com os agentes sociais da aldeia Caruci. Os dados obtidos foram tratados a partir da análise e interpretação simples. Frisa-se ainda, que neste projeto é apresentado uma breve informação sobre o fenômeno etnogênese que ocorreu na região Arapiuns e Baixo Tapajós, processo de reafimação indígena para a preservação, manutenção e regulamentação do território. Ressalta-se no projeto a formação dos professores da aldeia Caruci e a visão que os alunos tem sobre a educação escolar indígena, a qual é oferecida aos mesmo. Expõe-se nesta análise as articulações das lideranças do território Cobra Grande, com destaque para os da aldeia Caruci para terem um PPP que contemple a diversidade cultural presente na aldeia e um calendário escolar voltado para a necessidade das comunidades indígenas que fazem parte do território. Informa-se que este estudo discorrer sobre o compromisso, a responsabilidade, o respeito e a valorização que a aldeia Caruci tem da sua cultura, dos seus saberes e das suas tradições, em que estes estão sempre presente nas atividades docentes da escola.
- O ensino da Geografia com o apoio das Tecnologias da Informação e ComunicaçãoPublication . Pinto, Karini da Silva; Ventura, TerezaEste estudo destaca o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no ensino da Geografia pelos professores da rede pública estadual do Maranhão. Tem como objetivo analisar o uso das TICs na perspectiva do ensino da Geografia para contribuir com o processo de ensino/aprendizagem. Para a construção desse estudo, discute-se as propostas de Kenski (2011), Castells (2003), Ferreira (2013), Moran (2003) e Francklin (2017). A investigação está pautada no método qualitativo, uma vez que é o mais adequado para a compreensão do fenômeno estudado. Faz-se uso da coleta de dados, apresentando gráficos, que são analisados durante o processo, para a compreensão do grupo envolvido, que é formado por 50 professores de Geografia que estão vinculados à Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, Brasil, no ano de 2018. Para obtenção dos dados, optou-se pelo uso de questionário via internet. A partir da análise desses questionários, verificou-se que 70,8% dos professores de Geografia concordam que as TICs permitem uma aproximação do universo dos alunos, favorecendo a atenção e o aprendizado. Percebeu-se, também, a insuficiência de equipamentos tecnológicos no ambiente escolar, além da falta de formação continuada para os professores. Diante dos dados coletados, conclui-se que os professores inqueridos sabem utilizar a internet, apresentam interesse em aprender novas tecnologias, utilizam recursos tecnológicos em sala de aula, porém poucos passaram por algum curso de aperfeiçoamento em TICs, enfrentando dificuldades de integração entre as tecnologias e as suas práticas pedagógicas.
- Clima e cultura organizacional na gestão democrática: um estudo de caso no centro de ensino Vinícius de MoraesPublication . Costa, Deborah Medeiros de Ataíde; Fragata, OrlandoO Clima e a Cultura organizacional estão inseridos no contexto de qualquer organização escolar, sendo influenciados pelo tipo de gestão realizada. O objetivo do estudo foi compreender como a gestão democrática influencia o clima e a cultura organizacional no Centro de Ensino Vinícius de Moraes, escola pública da rede estadual de ensino. Especificamente, intencionou: a) analisar as diferenças e relações entre clima e cultura organizacional escolar; b) mostrar a escola como uma organização; c) verificar as possibilidades de construção da gestão democrática na escola pública; d) descrever a relação entre escola e comunidade na perspectiva da gestão democrática. O percurso metodológico partiu da abordagem qualitativa, tendo como amostras duas gestoras e 50 docentes. O local da pesquisa foi o Centro de Ensino Médio Vinícius de Moraes, em São Luís do Maranhão, no Brasil. A recolha de dados ocorreu por meio de aplicação de questionários (professores e gestores). O conteúdo abrangeu questões referentes à Cultura e ao Clima Organizacional, à gestão democrática e qualidade na escola. O estudo foi além e trouxe uma proposta de intervenção orientada pela aplicação da metodologia de planejamento estratégico como instrumento de gestão democrática.