Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-26"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Facetas cerâmicas: uma abordagem geralPublication . Pimentel, Ana Rita Peixoto; Domingues, JoanaAs facetas cerâmicas são consideradas restaurações indiretas previsíveis que permitem atingir ótimos resultados estéticos e funcionais acrescentando ainda a sua biocompatibilidade e biomimetismo através de uma dentisteria minimamente invasiva. A adesão à superfície dentária é promovida pela utilização de sistemas adesivos e cimentos resinosos, formando um complexo de adesão constituído pela superfície dentária, cerâmica e pelo cimento resinoso. Esta dissertação tem como objetivo uma revisão de literatura sobre facetas cerâmicas, esclarecendo as etapas clínicas, descrevendo vantagens e desvantagens, definindo indicações e contra-indicações e fornecer um breve conhecimento sobre os materiais cerâmicos mais indicados para a realização de facetas. A revisão bibliográfica em questão foi realizada em vários sites de pesquisa, tais como a biblioteca on-line da Universidade Fernando Pessoa, e os seguintes motores de busca: PubMed, b-On, Scielo, e Scienc Direct. Os critérios de inclusão limitaram o uso de artigos compreendidos entre o ano de 1997 e 2017 e nos idiomas de português e inglês. Os critérios de exclusão foram artigos dos quais o teor não teria relevância para a concretização do trabalho e artigos fora dos limites temporais. Da pesquisa resultaram de 70 artigos e foram então utilizados 36 artigos. Foram também consultados 4 livros. Para que o sucesso desta modalidade terapêutica seja alcançado, deve-se fazer uma cuidada análise desde a seleção dos casos com indicação para facetas, ao protocolo clínico, tipo de preparação dentária até à sua cimentação. Recomenda-se que a preparação para facetas cerâmicas seja o mais conservadora possível, limitando a preparação do dente ao esmalte.
- Análise estética do sorriso: ponto de vista ortodônticoPublication . Deyla, Shéhérazade Yvonne Fatima; Queirós, Maria GabrielIntrodução: A estética do sorriso é uma preocupação mundial de acordo com critérios específicos para determinadas culturas. No mundo ocidental, alguns critérios estéticos foram apresentados numa tentativa de definir um ideal de beleza. Desta forma, existem diferentes métodos disponíveis para os profissionais e os pacientes atingirem o resultado desejado. Objectivos: Neste trabalho, vamos tentar definir o sorriso ideal, recorrendo às opiniões de diferentes grupos de pessoas (população em geral e profissionais de saúde da área da medicina dentária) e expor ambas as técnicas ortodônticas. Materiais e Métodos: a revisão Bibliográfica tem por base as palavras-chaves “estética do sorriso”, com o objectivo de angariar e debater o máximo de informação sobre este tema. Resultados e Conclusões: Não há nenhum sorriso universal ideal, mas um sorriso adaptado para cada paciente. Vários métodos ortodônticos estão disponíveis e em constante mudança. O especialista deve, contudo, ser cuidadoso para não sobre-corrigir um sorriso, deve tentar ir de encontro as espectativas e desejos dos pacientes, mas trabalhando sempre tendo em conta a harmonia da face e não um conceito subjetivo de beleza.
- Evolução das resinas compostas: revisão integrativaPublication . Sousa, Daniel Filipe Ferraz e; Coelho, SusanaAs resinas compostas são imensamente utilizadas pelos médicos dentistas nas restaurações estéticas, tornando-se bastante famosas. Anteriormente, as modificações estavam centralizadas em reduzir o tamanho das partículas, produzindo materiais mais fáceis e eficazes no polimento e acabamento. Porém, na actualidade o foco reside no desenvolvimento de materiais com reduzida contracção e tensão de polimerização. Um dos avanços tecnológicos com destaque no mercado é a aplicação da nanotecnologia em materiais dentários em restaurações directas. Objectivo: Apresentar as propriedades das resinas compostas, demonstrando o real estado da arte, e quais são as perspectivas para este material. Métodos: Pesquisa bibliográfica manual e via online, através do motor de busca “Google”, assim como das bases de dados primárias “Medline/Pubmed”, “ScienceDirect, “Scielo” e “B-On”. Conclusões: Todavia, apesar da diversidade de materiais, a procura da excelência de um material ideal é incessante.
- Escurecimento dos incisivos centrais superiores endodonciados: possibilidades de tratamentos conservadoresPublication . Desaphix, Clara Nathalie Murielle; Teles, Ana MouraO tratamento endodôntico é um tratamento recorrente em ambulatório. Algumas falhas na remoção total da polpa necrótica ou erros na obturação durante o tratamento endodôntico não cirúrgico podem causar complicações estéticas, nomeadamente, o escurecimento dentário. Nos incisivos centrais superiores, a alteração de cor tem importância a nível estético e origina um problema no sorriso do paciente. Para uma boa estética destes dentes, é necessário utilizar técnicas de restauração adequadas. O maior desafio para o Médico Dentista é conservar, ao máximo, a estrutura do dente natural: as técnicas conservadoras. Nesta revisão vamos abordar as possibilidades de tratamento do escurecimento dos incisivos centrais superiores endodonciados, originado pelar permanência de materiais endodônticos e por falhas do tratamento endodôntico não-cirúrgico. Procurar-se-á clarificar critérios de seleção do tratamento a efetuar, descrever duas técnicas conservadoras de branqueamento interno (uma simples com perborato de sódio e outra combinada “in office” que comtempla branqueamento interno e externo). Discutir-se-á a evolução do dente no tempo com estas técnicas, limitações destas duas técnicas e riscos associados aos tratamentos realizados.
- Vantagens da técnica CEREC numa reabilitação estéticaPublication . Reboul, Albane; Costa, Liliana GavinhaO CEREC (Chaiside Economical Restauration of Estetics Ceramic) do laboratório alemão Sirona, baseado sobre o principio de Concepção e Fabricação assistido por ordenador (CFAO direto); traz uma solução rápida, em uma só consulta a fim de confecionar restaurações protéticas em cerâmica de tipo coroas, inlays, onlays, facetas, endocoroas e pontes, muito estéticas e com excelentes qualidades. Esta tecnologia constituída por uma câmara ótica que regista os dados e por um software que realiza a aquisição e a modelização (CAO) de um protótipo evolutivo que será depois usinada a partir da modelização 3D (FAO). Apareceu nos últimos anos, tende hoje em dia a democratizar-se nos consultórios dentários, oferecendo aos pacientes bem como dentistas muitos vantagens, como o conforto na consulta, o ganho de tempo ou, uma melhoria na relação paciente e medico dentista graça ao lado interativo deste método.
- Branqueamento dentário em dentes não vitais: técnica walking bleachPublication . Cota, Mariana Dias Pimentel; Carvalho, AlexandrineA técnica walking bleach, sendo um método de branqueamento interno, pode ser utilizada no branqueamento de descolorações em dentes não vitais. Nas estruturas dentárias são comumente encontradas alterações de cor do tipo extrínsecas e intrínsecas. A realização desta técnica é feita através da aplicação de agentes branqueadores na câmara pulpar do dente. Segundo a literatura cientifica, a concentração dos agentes branqueadores utilizados tem sido um fator importante a ter em atenção. Os agentes branqueadores mais utilizados nesta técnica são o perborato de sódio e o peróxido de hidrogénio, sendo ainda possível a utilização do peróxido de carbamida. O selamento coronário mostrou ser um passo fundamental na prevenção do aparecimento de reabsorções cervicais externas, fator adverso principal desta técnica. Esta revisão bibliográfica pretende avaliar como é que a técnica walking bleach pode levar ao sucesso do branqueamento em dentes não vitais.
- Hipersensibilidade dentináriaPublication . Rodrigues, Henrique Carvalho; Teixeira, LilianaA hipersensibilidade dentinária é uma condição clinica cada vez mais comum, caracterizada por uma dor aguda de inicio rápido e curta duração, como consequência da exposição dentinária a vários estímulos. A intervenção clínica face à sintomatologia implica o controlo dos factores etiológicos, associado a um aporte de agentes que permitam a obliteração dos túbulos dentinários ou o bloqueio de transmissão do estímulo doloroso. Em caso de insucesso, as opções de tratamento serão gradativamente mais complexas e invasivas. O objetivo desta revisão, foi de rever os dados mais recentes da literatura sobre as diferentes opções de abordagem preventiva/terapêutica da hipersensibilidade dentinária, tendo sido realizada uma pesquisa em bases de dados como a PubMed, Medline e Scielo. Os resultados dos estudos sobre a eficácia dos diferentes agentes/formulações não são consensuais, o que impossibilita a validação de protocolos clínicos de aplicação, estando no entanto comprovados os seus benefícios no controlo da hipersensibilidade dentinária.
- Critérios para avaliação na seleção clínica das próteses aparafusadas e cimentadasPublication . Pereira, Bianca Paracampo; Costa, Liliana GavinhaOs implantes estão cada vez mais presentes nas reabilitações orais, o que leva aos profissionais um minucioso critério na seleção clinica entre a escolha do sistema de retenção (cimentada ou parafusada), pois estas muitas vezes estão relacionadas com a preferência do profissional, sendo influenciada também pelo desejo de cada paciente. Estes sistemas de retenção apresentam alguns fatores que diferem-se entre eles, sendo de extrema importância ser levado em consideração no momento da seleção, dentre os quais são: oclusão e fratura da cerâmica, passividade, desaperto do parafuso, estética e reversibilidade. Tendo em vista estas questões, este trabalho tem como objetivo auxiliar o profissional no critério de seleção das próteses aparafusadas e cimentadas, através de uma revisão de literatura que aborda uma discussão sobre o critério para seleção clínica entre estas, enfatizando suas vantagens, desvantagens e limitações, referido nos seguintes aspectos como conhecimento e auxílio para seleção da prótese-sobre implante.
- Deflexão cuspídea em pré-molares maxilares com tratamento endodôntico e reabilitados com restauração direta: revisão de literaturaPublication . Silva, Paulo Roberto Alves; Silva, LígiaEntende-se deflexão cuspídea como uma alteração da trajetória natural das cúspides, resultando num desvio de posição, que ocorre sobretudo quando há uma grande redução da estrutura dentária. A redução da estrutura de uma peça dentária ocorre por várias razões, seja por (1) cáries dentárias, (2) características do preparo cavitário, (3) perda de uma restauração extensa e (4) pelo acesso cavitário com finalidade de tratamento endodôntico. Todos esses fatores, aliados à oclusão do paciente, podem levar à fratura dentária, sendo a sua ocorrência mais comum em pré-molares maxilares devido à forma anatómica e função mastigatória. Este trabalho visa realizar uma revisão da literatura relativa aos fatores predisponentes à deflexão cuspídea, abordando as opções de tratamento associadas a uma redução do risco de fratura em pré-molares maxilares com tratamento endodôntico e reabilitados com restauração direta. Para isso foi elaborada uma pesquisa bibliográfica, na PubMed/Medline, B-On e biblioteca da Universidade Fernando Pessoa.
- Medicação intracanalar em endondontiaPublication . Pinto, Catarina Alexandra Soares; Guimarães, DuarteA Endodontia é uma área da Medicina Dentária que tem como princípio a remoção da polpa dentária infetada, seguida de uma meticulosa desinfeção e posterior obturação, permitindo assim que os tecidos adjacentes cicatrizem com sucesso. O tratamento endodôntico tem o objetivo de atingir um ambiente de assépsia, permitindo a cura da infeção e pode ser realizado em sessão única ou em sessões múltiplas. Com toda a variedade de procedimentos que existem atualmente, a aplicação de medicação intracanalar no sentido de auxiliar os irrigantes na erradicação de bactérias do sistema de canais radiculares, tornou-se motivo de controvérsia entre os investigadores, visto que nos estudos já realizados foram apresentados resultados e conclusões muito díspares. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi compreender se é mais vantajoso realizar o tratamento em sessão única ou múltiplas sessões, entender se o uso de medicação intracanalar entre sessões está indicado e qual a mais eficaz.
