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- Reimplantação dentáriaPublication . Silva, João António Carvalho da Costa e; Salgado, AbelEstudos epidemiológicos têm revelado que os traumatismos abrangem 10-35% da população. A avulsão dentária representa aproximadamente 0,5-3% das lesões traumáticas na dentição permanente, ocorrendo mais frequentemente em pacientes dos 7 aos 11 anos. Entre as lesões, a avulsão dentária é considerada um dos tipos mais graves, pois consiste no total deslocamento do dente para fora do seu alvéolo, provocando rutura do epitélio gengival, danos à polpa e ao ligamento periodontal. Torna-se necessário saber, quando, como e onde ocorreu o acidente traumático. Uma boa avaliação das queixas do paciente, a realização de exames intraorais, extra orais e radiográficos ajudam o médico dentista na elaboração de um correto diagnóstico e consequentemente um bom prognóstico. Diferentes tipos de meios aquosos têm sido investigados como a melhor forma de preservação das células do L.P de dentes avulsionados e consequentemente de um melhor prognóstico. Existem muitas soluções que foram propostas e/ou testadas como meio de armazenamento para dentes avulsionados, a exemplo: Solução Salina Balanceada de Hank (HBSS), Viaspan®, água da torneira, saliva, leite bovino, própolis, soro fisiológico e solução para lentes de contacto. A fim de combater ou minimizar problemas, como a anquilose, reabsorção radicular inflamatória externa ou perda precoce do elemento dentário, tornou-se importante à comunidade médica a elaboração de protocolos e medidas preventivas para dentes com rizogénese completa e incompleta que sofreram trauma por avulsão. Foi utilizado uma pesquisa metodologia de natureza bibliográfica, com recurso a artigos científicos e obras relacionados com o tema.
- Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: o ecoturismo e seu potencial para a diferenciaçãoPublication . Lima, Angela Neves Bulbol de; Salazar, AnaO presente trabalho tem como tema a Análise Estratégica do Turismo no Amazonas: O Ecoturismo e seu Potencial para a Diferenciação no processo de planejamento estratégico em turismo. O objetivo é analisar estrategicamente o turismo no Amazonas, fazendo uso de toda a potencialidade do ecoturismo para a diferenciação e competitividade do Estado. Em termos metodológicos, o estudo será desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica em livros, revistas, jornais, periódicos, documentos e, por fim, em sites que abordam o assunto e componentes do trade turístico local. Seus estudos caracterizam-se como descritivo-qualitativos e a abordagem terá os vieses qualitativo e quantitativo, esse último, ao lançar-se mão de dados relacionados ao turismo como instrumento de coleta de dados, aplicado a representantes do trade turístico local. Abordaremos as definições do marketing, culminando no marketing turístico, expondo dados sobre o branding - propõe-se a utilizar o ecoturismo como branding para o Amazonas; a partir daí, a pesquisa incide sobre estratégia e desenvolvimento de destinos turísticos. Por fim, analisaremos, pelo viés da estratégia, o turismo no Amazonas, bem como seu patrimônio cultural, social e gastronômico, a formulação da estratégia de marketing e branding para o turismo no Amazonas fazendo-se valer de sua arte, cultura, gastronomia e, em especial e mais maciçamente, do ecoturismo para figurarem como elementos de diferenciação competitiva. Objetiva-se, então, com esta pesquisa, colaborar para a ampliação do debate sobre o ecoturismo no Amazonas e analisar o seu potencial para a diferenciação, destacando os principais fatores que vêm influenciando nesta atuação de construção da imagem do turismo nesse estado, Como resultados esperados, prevê-se uma contribuição científica para o estudo da governança pública aplicada ao setor turístico no Brasil e para o Amazonas, de cunho acadêmico e original, além de fomentar o debate e contribuir para a formulação de políticas de governo, assim como possibilitar o estreitamento das relações entre as partes envolvidas no trade turístico local.