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- Cursos vocacionais de nível secundário: reestruturação do curso de MecatrónicaPublication . Sousa, Maria da Glória Machado Pereira; Sampaio, ManuelaOs cursos vocacionais entraram no sistema de ensino português com uma expressiva componente de formação articulada com as empresas, procurando combater o abandono precoce e promover o sucesso educativo de um grupo específico de alunos que apresentam um percurso escolar indiciador de dificuldades de integração nas ofertas regulares ou nas ofertas profissionalizantes já existentes. Esta modalidade formativa caracteriza-se por uma forte aproximação ao tecido empresarial local onde os alunos realizam o seu estágio em contexto de trabalho, procurando também dar resposta a necessidades relevantes das empresas em termos de trabalhadores com qualificações técnicas específicas. O ensino vocacional, à semelhança do ensino dual implementado em muitos países europeus, preconiza a formação por alternância ao combinar o ensino teórico da escola com a aprendizagem prática no seio de uma empresa e pretende desenvolver competências técnicas, capacidades e saberes propiciadores de experiências profissionais adequadas aos interesses e vocações dos alunos, sem descartar a possibilidade de os mesmos enveredarem pelo prosseguimento de estudos. Após a implementação no ensino básico, no ano letivo de 2012-2013, esta tipologia de oferta formativa estendeu-se ao ensino secundário com a introdução de experiências piloto em vinte estabelecimentos escolares do país. A Escola Secundária D. Sancho I foi uma das contempladas tendo estruturado e ministrado o curso secundário vocacional de mecatrónica nos anos letivos de 2013-2014 e 2014-2015. Esta experiência, que possibilita a realização dos estudos secundários em dois anos, e, por isso mesmo, extremamente atrativa para os alunos, revelou fragilidades na sua estrutura e desenvolvimento curricular, nomeadamente o cariz teórico de alguns conteúdos e a excessiva carga horária em contexto de sala de aula. Face a estas vicissitudes e feita a avaliação de todo o processo formativo do curso vocacional de mecatrónica, impõem-se a sua restruturação como forma de dar uma resposta mais eficaz aos anseios de alunos e entidades formadoras. Na parte final deste trabalho de projeto, apresenta-se uma proposta de reestruturação do curso vocacional de mecatrónica que poderá encarar-se como solução para a continuidade desta oferta formativa tão pertinente no nosso sistema de ensino.
- Municipalização da educação: resistir e mudarPublication . Moreira, Abel Joaquim Taveira; Sampaio, ManuelaA autonomia das escolas públicas constitui uma temática que tem vindo a ser amplamente discutida nas últimas décadas. Os sucessivos governos têm vindo a implementar um conjunto de reformas educativas destinadas a alterar o papel representado pelo Estado no que diz respeito à educação, o qual até então tinha sido o de principal provedor. Essa mudança passa sobretudo por um maior envolvimento dos municípios no domínio da educação, os quais têm visto as suas competências alargadas através de processos de reestruturação interna à medida que se aprofundam as políticas de territorialização educativa e se procura uma reformulação organizacional, cabendo ao Estado definir os objetivos que se pretendem atingir e controlar os mecanismos de avaliação e de prestação de contas, de modo a que essas metas sejam alcançadas. Com este projeto pretende-se caraterizar os conceitos que estiveram na base das políticas de descentralização do ensino, traçando um retrato da educação em Portugal que permita entender as dinâmicas que estão na base das reformas educativas conducentes à autonomia municipal na administração da educação.