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Abstract(s)
Nesta monografia intitulada A Influência dos Anúncios Publicitários Televisivos sobre os
Pequenos Consumidores, procuramos contribuir para uma ponderação mais profunda sobre a
temática da Publicidade Infantil, visto que continua a ser um motivo de reflexão na nossa
sociedade.
Propusemo-nos a tentar compreender a relação da criança com a publicidade televisiva e a sua
relação com as personagens integrantes dos anúncios publicitários televisivos. Esta análise é
baseada numa revisão bibliográfica dos diferentes autores que investigaram esta temática e
com a colaboração das crianças, sendo que foram uma contribuição muito importante para
perceber realidade que examinamos. Iremos apresentar as diferentes perspectivas de alguns
autores que estudaram e estudam esta matéria.
Através desta investigação vamos perceber que as crianças nas idades compreendidas entre os
oito e os dez anos conseguem perceber, de uma forma limitada, o que é a publicidade e que
esta tem um objectivo. As crianças contemporâneas, na sua maioria, são autodidactas que
sugam toda a informação e a digerem numa maneira única e peculiar.
A criança é influenciada por uma série de factores, entre eles a publicidade, a qual não é uma
má influência para os pequenos consumidores se excluirmos todos os outros elementos que os
circundam no seu desenvolvimento.
No decorrer do presente trabalho, identificamos que as personagens são factores
preponderantes na altura de escolher um produto, pois podem criar uma identificação com o
público infantil, mas não é necessariamente um sucesso garantido. Os pequenos
consumidores, entre os 8 e os 10 anos, conseguem distinguir os diferentes tipos de produtos
publicitados. Nesta fase das suas vidas conseguem memorizar, como pudemos verificar no
nosso estudo, o produto, a marca, as personagens bem como identificar para quem os
produtos se direccionam.
Concluímos que os pequenos consumidores, enquanto seres em formação, criam uma relação
com a publicidade, mais especificamente com os anúncios publicitários televisivos. Todavia,
essa relação pode ser positiva ou negativa dependendo sempre dos factores que envolvem as
crianças, as vivências, o acompanhamento que recebem dos seus amigos, família e escola.
Todos estes factores serão fundamentais para que consiga entender o conceito da publicidade
e interagir com ele. Se as crianças entenderem o que é a Publicidade, podem usufruir de mais
uma fonte de informação.
Description
Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Ciências da Comunicação