ESSFP (OTA) - Fisioterapia
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSFP (OTA) - Fisioterapia by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 191
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção da fisioterapia respiratória em crianças com bronquiolite: revisão bibliográficaPublication . Silva, Catarina Guerreiro da; Martins, Maria do RosárioIntrodução: A Bronquiolite Viral Aguda (BVA) é uma das infeções respiratórias agudas do trato inferior que ocorre nos primeiros 24 meses de vida. Objetivo: Avaliar o efeito de diferentes técnicas de fisioterapia respiratória no tratamento de crianças até aos 2 anos de idade diagnosticadas com BVA. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, PEDro e Web of Science. Selecionaram-se artigos randomizados controlados, realizados em humanos, cuja amostra fosse composta por crianças com idade igual ou inferior a 2 anos, com diagnóstico de bronquiolite, artigos que fossem aplicadas técnicas de fisioterapia respiratória e com idioma de publicação em português, inglês e espanhol. Resultados: Foram incluídos 6 estudos randomizados controlados, com classificação média de 7/10 na escala de PEDro. Conclusão: Dois estudos concluem que a fisioterapia respiratória contribui para a redução dos scores de severidade de BVA, enquanto os restantes 4 estudos analisados não apresentam evidências que sustentem o efeito da fisioterapia respiratória.
- Efeito do programa FIFA11+ sobre a força do grupo muscular dos adutores e senso de posição articular do joelho de jogadores de futebol juvenilPublication . Almeida, Ana Catarina Pereira; Azevedo, JoanaObjetivo: avaliar o efeito do programa FIFA 11+ sobre a força do grupo muscular dos adutores e o SPA do joelho de jogadores de futebol juvenil. Metodologia: A amostra consistiu em 13 jogadores de futebol do escalão sub-15 e sub-16, divididos aleatoriamente em 2 grupos (GC: n=6; GE: n=7). Apenas o GE foi sujeito ao programa FIFA 11+ durante 6 semanas, 2 vezes por semana. Para avaliação da força dos adutores foi efetuado o Squeeze Test nas amplitudes de 0º, 30º e 45º de flexão da coxa e o SPA do joelho foi avaliado através de reposicionamento ativo para extensão e flexão e para a amplitude de teste de 45º de flexão do joelho. Resultados: Verificaram-se melhorias significativas nos erros de reposicionamento após intervenção no GC no teste de flexão do membro não-dominante (p=0.046); e do GE no teste de extensão do membro dominante (p=0.028) e não-dominante (p=0.018). No Squeeze test em todas as amplitudes de teste, verificaram-se melhorias significativas tanto no GC (p=0.046) como no GE (p=0.018). Conclusão: de forma geral, após a intervenção, ambos os grupos melhoraram significativamente o SPA do joelho, assim como a força dos adutores.
- Análise da eficácia do tratamento conservador versus cirúrgico na reabilitação da rutura do LCA em atletas: uma revisão bibliográficaPublication . Sousa, João António Moreira de; Rodrigues, SandraObjetivo: Comparar a eficácia do tratamento cirúrgico versus conservador na funcionalidade do joelho no retorno à atividade, em desportistas, avaliando os níveis de osteoartrite, instabilidade do joelho, força muscular e utilizando escalas de avaliação subjetiva. Metodologia: Foi efetuada uma pesquisa na base de dados Pubmed, Web of Knowledge e ESBCOhost, de acordo com os termos de pesquisa. Após a seleção dos estudos, seguindo os critérios de elegibilidade, foi realizada a análise de qualidade metodológica pelo checklist Critical Appraisal Skills Programme (CASP). Resultados: Foram incluídos 5 artigos, 4 estudos de coorte e 1 randomizado, que englobaram 294 atletas. Os artigos compararam qual o tratamento mais eficaz (cirúrgico vs conservador) para o aumento da funcionalidade do joelho no retorno à atividade. Conclusão: Os outcomes clínicos foram bastante homogéneos para ambos os grupos, porém o grupo conservador apresentou um menor índice de desenvolvimento de osteoartrose e o grupo cirúrgico foi mais eficaz na manutenção da estabilidade do joelho.
- Eficácia da hidroterapia na fadiga de mulheres com esclerose múltipla: revisão da literaturaPublication . Vasconcelos, Ana; Ribeiro, AndreaObjetivo: Avaliar a eficácia da hidroterapia na fadiga de mulheres com esclerose múltipla. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa computorizada de estudos randomizados controlados em junho de 2021 nas bases de dados Pubmed, Web of Science e PEDro, com recurso às seguintes palavras-chave: multiple sclerosis, hydrotherapy e balneotherapy. Foi posteriormente avaliada a qualidade metodológica dos artigos através da escala Physiotherapy Evidence Database scoring scale (PEDro). Resultados: Foram encontrados 215 artigos tendo apenas 4 correspondido aos critérios de inclusão. Estes foram posteriormente sujeitos a uma análise detalhada e a avaliação qualitativa segundo a escala de PEDro. Conclusão: Dos artigos selecionados verificou-se que a realização de exercícios no meio aquático parecem ter induzido melhorias significativas na prevenção/diminuição da condição de fadiga em mulheres com esclerose múltipla.
- Prevalência de burnout em fisioterapeutas durante a pandemia de COVID-19: revisão bibliográficaPublication . Oliveira, Célia Maria Pinho de; Seixas, AdéritoO burnout é caracterizado pelo esgotamento emocional e causado pela exposição a stress excessivo e prolongado relacionado às condições de trabalho. Objetivo: avaliar a prevalência de burnout em fisioterapeutas durante a pandemia de COVID-19 e potenciais preditores. Metodologia: Foi realizada uma pesquiza computorizada de artigos publicados nas bases de dados Pubmed, Web of Science, Academic Search Complete, MEDLINE e CINAHL Plus e motor de pesquisa Google Scholar entre dezembro de 2019 e 30 de julho de 2021 de modo a identificar estudos que envolvessem o burnout em Fisioterapeutas durante a pandemia de COVID-19. Resultados: nesta revisão foram incluídos 4 estudos que envolveram 684 fisioterapeutas. Nos estudos, foram analisados o número de participantes, as características da amostra, o instrumento de avaliação, a área de intervenção e os principais resultados sobre burnout. Durante a pandemia de COVID-19 os fisioterapeutas apresentaram níveis moderados a altos de burnout. Conclusão: a evidência sugere que o burnout durante a pandemia COVID-19 é percetível entre fisioterapeutas que trabalham diretamente com pacientes. Os resultados atuais mostram níveis moderados a altos de burnout demonstrando um aumento relativamente a dados publicados antes da pandemia.
- O efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa: uma revisão de literaturaPublication . Magalhães, Américo Rui Moura; Silva, Isabel MoreiraIntrodução: Trabalho em ambiente de escritório é por muitas vezes sedentário, acarretando diversos problemas ao nível musculoesquelético, tal como a dor. Objetivo: Observar o efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa. Metodologia: foi realizada uma pesquisa nas bases de dados da Pubmed, PEDro, Science Direct e NICE para identificar estudos randomizados controlados que avaliassem o efeito de programas específicos de atividade física em trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa. Foi usada a escala PEDro para avaliar a qualidade metodológica dos artigos selecionados, com a estratégia de pesquisa a seguir o fluxograma PRISMA. Resultados: Nesta revisão foram incluídos 7 estudos randomizados controlados, onde participaram 2010 indivíduos. Os estudos apresentaram uma média de 7/10 na escala PEDro. Conclusão: Podemos concluir que os programas específicos de atividade física são uma boa opção para trabalhadores de escritório com sintomatologia dolorosa.
- Efetividade do exercício nórdico na prevenção de lesões dos isquiotibiais em futebolistas amadores e profissionais: uma revisão bibliográficaPublication . Bessa, Nuno Miguel Silva; Magalhães, AndréIntrodução: As lesões nos isquiotibiais (IT) são das mais frequentes no futebol e podem estar associadas com défices de condicionamento muscular. O exercício nórdico (EN) é um exercício efetivo no fortalecimento dos IT e utilizado com frequência em futebolistas. Objetivo: Avaliar efetividade do EN na prevenção de lesões dos IT em atletas de futebol amador e profissionais. Metodologia: Pesquisa computadorizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, PEDro, Cochrane. Os critérios de elegibilidade foram: i, estudos randomizados controlados (RCTs); ii. estudos que avaliaram a efetividade do EN na prevenção de lesões nos IT; iii. estudos realizados em futebolistas amadores e profissionais; iv. artigos publicados em português e em inglês. Resultados: Foram incluídos 5 estudos para análise, num total de 1849 participantes e 100 equipas do sexo masculino, com idades entre os 15 aos 40 anos. 3 estudos foram realizados em atletas amadores e 2 em atletas profissionais. Os protocolos de intervenção com o EN variaram entre os 3 meses a 4 anos. A taxa lesiva variou entre 0,7% e 62,5% nos grupos de intervenção com EN e grupos de controlo. Conclusão: O EN parece ser efetivo na prevenção de lesões em futebolistas, particularmente nos atletas amadores. Este tipo de exercício parece também estar associada a uma diminuição da severidade das lesões e tempo de retorno à competição mais rápido.
- O efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores: revisão sistemáticaPublication . Sampaio, João Carlos Bacelos; Ventura, NunoObjetivo: verificar o efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores. Metodologia: Realizou-se uma pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed/Medline, Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Web of Science, e no motor de busca Google academico, com o objetivo de encontrar artigos que que se referiam ao efeito do reforço muscular no tratamento da tendinopatia da coifa dos rotadores em atletas. Resultados: Foi obtido um total de 96 artigos, resultantes das pesquisas nas 3 bases de dados Web of science (3), PubMed/Medline (70) e Physiotherapy Evidence Database (PEDro)(19) e no motor de busca Google académico (4). Após serem excluidos os artigos duplicados e aplicar os critérios de elegibilidade obtiveram-se 6 artigos randomizados controlados, tendo sido estes submetidos a qualidade metodológica segundo a escala de PEDro. Conclusão: o fortalecimento muscular é imprescindível no tratamento da TCR, devido aos seu efeitos positivos na sintomatologia, amplitude de movimento, força e função do ombro, quando efetuado com um volume e diversidade de exercícios adequada.
- Eficácia da terapia por ondas choque em indivíduos com tendinopatia rotuliana: uma revisão bibliográficaPublication . Fernandes, Vanessa; Seixas, AdéritoIntrodução: A tendinopatia rotuliana é definida como uma lesão por uso excessivo do mecanismo extensor do joelho que ocorre frequentemente em desportos que envolvem salto ou corrida e que vai causar dor anterior no joelho. Objetivo: Identificar e sumariar a melhor evidência disponível para verificar a eficácia da terapia de ondas choque no tratamento da TR. Metodologia: Pesquisa computorizada nas bases de dados PubMed, PEDro, Web of Science e no motor de busca Google Scholar com a combinação “shockwave therapy” AND “patellar tendinopathy”, no sentido de identificar estudos randomizados controlados que avaliassem a eficácia da terapia por ondas de choque no tratamento da tendinopatia rotuliana. Resultados: Um total de 6 estudos cumpriram os critérios de elegibilidade, tendo apresentado resultados para um total de 230 indivíduos. Na maioria dos estudos analisados, os autores concluíram que as ondas de choque reduzem a dor e melhoram a funcionalidade do paciente. A TOC é um método seguro e parece ser um tratamento promissor em pacientes com tendinopatia crónica. Conclusão: Apesar da literatura sugerir que a TOC é uma intervenção promissora, o número limitado de estudos, especialmente de elevada qualidade, sugere cautela na interpretação dos resultados.
- A influência da pressão plantar na coluna vertebral na população adulta: uma revisão bibliográficaPublication . Fontes, Guilherme; Ribeiro, AndreaObjetivo: Determinar de que forma a pressão plantar influencia a coluna vertebral na população adulta. Metodologia: Para formular a questão clínica, foi utilizado o método PICO. Assim realizou-se uma pesquisa computorizada nas bases de dados da PubMed, Science Direct e Cochrane com as seguintes palavras-chave ("plantar pressure" OR "foot position") AND ("spine"), a qualidade metodológica foi analisada através da escala de STROBE, checklist Strengthening the reporting of observational studies in epidemiology (STROBE). Resultados: Foram incluídos 5 estudos com uma média aritmética de 15,6 na escala de STROBE. Num total de 187 indivíduos, 134 mulheres e 43 homens no total com uma média de idades de 25,06 anos. Conclusão: Em suma, as alterações mais comuns do pé como pé plano, pé cavo, pé pronado ou pé supinado parecem ter influência direta na pressão plantar o que por sua vez vai interferir com a coluna vertebral.