FCHS - Número 02 (2005)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS - Número 02 (2005) by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Investigar narrativas e significados: a Grounded Analysis como metodologia de referênciaPublication . Fonte, CarlaEste artigo defende a importância da investigação qualitativa no âmbito das ciências sociais e humanas. A autora sugere os princípios propostos pela Grounded Analysis como metodologia de referência para o estudo da experiência humana, mais concretamente dos processos e significados narrativamente construídos. Apresenta-se assim um guia prático para a realização de uma investigação de cariz qualitativo segundo a metodologia Grounded Analysis. Descreve-se as fases que constituem a selecção dos participantes a estudar e destaca-se a entrevista qualitativa como instrumento privilegiado de recolha dos dados. Por último são abordados e operacionalizados os diferentes momentos da análise e interpretação dos dados.
- Hans Christian Andersen e o poder terapêutico dos contos de fadasPublication . Santos, Paula IsabelCom Andersen entramos nos contos de fadas, um mundo eterno que nos oferece uma perene oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. Possuindo uma mensagem vital para a criança e para a criança dentro de cada adulto, os contos de fadas são uma plataforma de crescimento. Os contos de Andersen abordam temas que se estendem para lá do circunstancial. Sendo o grande homem, como dizia Mêncio, aquele que não perde o coração de criança, os contos infantis tornam mais encantador o projecto do crescimento.
- Literacia emergente: "É de pequenino que se torce o pepino!"Publication . Gomes, Inês; Santos, Nelson LimaA literacia emergente, enquanto processo básico de aquisição de competências específicas da linguagem escrita, tem lugar antes da entrada na escola e tem vindo a assumir um papel primordial na ancoragem e promoção da literacia, em geral, e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, em particular. Assim, o presente trabalho discute e analisa o conceito de literacia emergente, identificando os principais precursores desenvolvimentais –conhecimentos, capacidades e atitudes – da literacia, salientando o seu impacto na aprendizagem da leitura e da escrita.
- O Patinho Feio: a aparência física na base do processo de discriminaçãoPublication . Delgado, Artur BarataO conto de Hans Christian Andersen, O Patinho Feio, é pretexto para uma reflexão em que se analisa, primeiro, a utilidade da aparência enquanto fonte de informação no processo de categorização. Segundo, mostra-se a elevada sensibilidade que os humanos revelam relativamente à aparência física. Em seguida discute-se a exactidão da relação, que os estudos sugerem, que se estabelece entre a aparência física e traços de personalidade. Finalmente, consideram-se estratégias de controlo cognitivo que impeçam a activação automática dos estereótipos.
- Estilos de vida e comportamento de consumo: uma análise conceptualPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Tavares, Marcos AlexandreA densidade do mercado concorrencial ocupado por uma forte diversidade de marcas obriga os profissionais de marketing e publicidade a analisarem cada vez com mais rigor as atitudes e comportamentos do consumidor. Os estudos de estilos de vida são uma das ferramentas essenciais para uma maior efi cácia estratégica, proporcionando uma perspectiva rica e ilustrativa dos vários grupos de potenciais consumidores ou alvos de comunicação. Este artigo faz uma abordagem conceptual dos estilos de vida como critério de segmentação identificando e analisando alguns dos principais modelos ao nível nacional e internacional.
- A saúde no trabalho: compreender a perspectiva do homem no trabalhoPublication . Barros, CarlaApesar das preocupações crescentes ao nível da saúde no trabalho transparece ainda a ideia de que, apesar de grande parte dos trabalhadores continuar exposta a riscos profissionais, a sua saúde é satisfatória já que não manifesta grandes patologias. De facto, a dificuldade em dar visibilidade às consequências do trabalho na saúde levou à necessidade de, no estudo da saúde no trabalho, integrar a perspectiva do homem no trabalho de modo a que, através da análise do discurso e da vivência no trabalho, sejam estudadas todas as dimensões que caracterizam as relações entre a saúde e o trabalho.
- Humanidades e informática: o estado da artePublication . Reis, PedroVistas sob um certo prisma, humanidades e informática parecem dois pólos de realidades não só opostas como inconciliáveis. Porém, contrariando esse cenário de separação irremediável, defendemos aqui que algumas das oportunidades para repensar as humanidades têm sido proporcionadas precisamente pelo advento da informática. Acreditamos, por isso, que as humanidades se desenvolverão ainda mais no suporte digital e que este se tornará numa superfície de escrita e de leitura a encarar com uma normalidade que talvez ainda não seja possível esperar no actual momento histórico. Neste cenário, o computador poderá tornar-se, afinal, um “factor de união” entre “duas culturas” tradicionalmente separadas.
- Les minorites, le droit et les lettresPublication . Cardoso, João CasqueiraCet article explore la relation entre minorités, Droit et Lettres, ces dernières étant surtout entendues à travers les contes. Dans cette étude, un premier moment est utilisé pour définir les rapports entre les termes — les minorités sont mises en rapport avec les contes et le Droit avec les contes (I). On débouche sur une équation dont la résolution occupe un second moment (II), permettant de tirer des leçons sur l’intérêt particulier que représente, pour les juristes, les contes de Hans Christian Andersen (III).
- Ideologia e utopia em psicologia comunitáriaPublication . Martins, José Soares
- Collaborative learning in health undergraduatesPublication . Silva, FátimaCollaborative learning in an ESP (English for Specific Purposes) undergraduate health setting, implies providing opportunities that allow the personal construction of knowledge. The teacher has to set appropriate contexts and objectives for the task and facilitate collaboration in the dyads or groups so that learners can reach their ZPD with peer collaboration. In a foreign language classroom, it is through task- related talking that learners can scaffold each other to complete the written task.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »