FCHS - Número 02 (2005)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing FCHS - Número 02 (2005) by Title
Now showing 1 - 10 of 26
Results Per Page
Sort Options
- Andersen y Horacio Quiroga dos personalidades con algo en común: escribir bajo el amparo del infortunioPublication . Toscano, Ana María da CostaEn estas páginas intentaremos demostrar la relación entre la vida de los dos autores y sus cuentos que llevaron a ambos a la realización de una obra unitaria. Para ello demostraremos como a través de las ficciones realizan sus propias autobiografías, en el escritor uruguayo con sus seudónimo y en Andersen en sus cuentos. Enunciaremos también la importancia de los seudónimos en el género autobiográfico.
- Andersen, pretexto para uns quantos considerandos em torno da relação literatura/jornalismoPublication . Pinto, MárioColaborações na Imprensa, com artigos e ensaios, como pretexto para uma reflexão sobre as relações entre literatura e jornalismo: Complementam-se? Opõem-se? Anulam-se? Imbricam-se? Terão, pelo menos, pontos de contacto? Poderá uma ser ponto de partida para o outro, ou vice-versa? Será a coabitação de ambos possível? Peculiaridades de cada um e pontos comuns a ambos. Objectivos e estilos. Especificidades das respectivas linguagens.
- Collaborative learning in health undergraduatesPublication . Silva, FátimaCollaborative learning in an ESP (English for Specific Purposes) undergraduate health setting, implies providing opportunities that allow the personal construction of knowledge. The teacher has to set appropriate contexts and objectives for the task and facilitate collaboration in the dyads or groups so that learners can reach their ZPD with peer collaboration. In a foreign language classroom, it is through task- related talking that learners can scaffold each other to complete the written task.
- Complementaridades (a arte e a vida)Publication . Leão, Isabel Ponce deO relacionamento das diferentes artes é algo inato e instintivo. A sua interacção optimiza a comunicação e configura reacções a elementos extrínsecos e intrínsecos ao ser humano, não ignorando, contudo, fenómenos políticos, sociais, históricos… locais e mundiais que, ainda que implicitamente, estão na sua génese. Far-se-á aqui um historial, segundo uma perspectiva diacrónica, da interacção das artes portuguesas desde a Idade Média à Contemporaneidade, que configura as formas de estar e de ser consentâneas com uma determinada sociedade sujeita às vicissitudes do tempo e dos tempos.
- É possível treinar a estudar?: um estudo experimental com alunos duma escola públicaPublication . Gomes, Francisco Sampaio; Torres, Diana PasseiraNum desenho experimental com grupo de controle e duas observações através do Inventário de Estratégias de Estudo, testa-se o impacto dum programa de treino de hábitos de estudo construído pelos autores. A intervenção revela-se eficaz na modificação de competências globais e específicas. Obtiveram maiores ganhos os alunos sem retenções e de nível socio-económico médio-baixo. Os alunos menos sensíveis ao impacto da intervenção (alunos com história de pelo menos uma retenção, com resultados escolares insuficientes) conseguiram beneficiar de ganhos significativos numa ou várias competências específicas.
- El consumidor "ciego" (emoción y publicidad)Publication . Cairrão, ÁlvaroA pesar de no nos gustar admitir que compramos emocionalmente, el echo es que cada vez mas somos explotados por una comunicación de marketing que apela a los sentimientos. ¿Existen criterios lógicos en la emoción? Nos arriesgamos a afirmar que no. Hay ocasiones en que el consumidor queda “ciego” mediante un estímulo comunicativo fuerte, y la publicidad, sin duda, es la reina de ésa explotación emociocomunicacional. En este texto tentamos comprender porque el cliente paga por una emoción, muchas veces, más de lo que puede pagar.
- Estereotipização no discurso fotojornalístico: os casos do Público e do Diário de NotíciasPublication . Sousa, Jorge PedroPartindo da ideia de que os estereótipos podem ser acentuados visualmente, este trabalho, baseado numa pesquisa similar conduzida por Rodgers e Thorson (2000), teve por objectivo verificar se o discurso fotojornalístico dos jornais diários portugueses de qualidade - Público e Diário de Notícias - cai na estereotipização de pessoas e até que ponto o faz. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se numa análise de conteúdo quantitativa de uma amostra de jornais publicados em 2002. Entre os principais resultados observados, avulta a ideia de que há uma certa estereotipização discursiva no que respeita à idade, ao sexo e à etnicidade (“raça”).
- Estilos de vida e comportamento de consumo: uma análise conceptualPublication . Cardoso, Paulo Ribeiro; Tavares, Marcos AlexandreA densidade do mercado concorrencial ocupado por uma forte diversidade de marcas obriga os profissionais de marketing e publicidade a analisarem cada vez com mais rigor as atitudes e comportamentos do consumidor. Os estudos de estilos de vida são uma das ferramentas essenciais para uma maior efi cácia estratégica, proporcionando uma perspectiva rica e ilustrativa dos vários grupos de potenciais consumidores ou alvos de comunicação. Este artigo faz uma abordagem conceptual dos estilos de vida como critério de segmentação identificando e analisando alguns dos principais modelos ao nível nacional e internacional.
- Hans Christian Andersen e o poder terapêutico dos contos de fadasPublication . Santos, Paula IsabelCom Andersen entramos nos contos de fadas, um mundo eterno que nos oferece uma perene oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento. Possuindo uma mensagem vital para a criança e para a criança dentro de cada adulto, os contos de fadas são uma plataforma de crescimento. Os contos de Andersen abordam temas que se estendem para lá do circunstancial. Sendo o grande homem, como dizia Mêncio, aquele que não perde o coração de criança, os contos infantis tornam mais encantador o projecto do crescimento.
- Humanidades e informática: o estado da artePublication . Reis, PedroVistas sob um certo prisma, humanidades e informática parecem dois pólos de realidades não só opostas como inconciliáveis. Porém, contrariando esse cenário de separação irremediável, defendemos aqui que algumas das oportunidades para repensar as humanidades têm sido proporcionadas precisamente pelo advento da informática. Acreditamos, por isso, que as humanidades se desenvolverão ainda mais no suporte digital e que este se tornará numa superfície de escrita e de leitura a encarar com uma normalidade que talvez ainda não seja possível esperar no actual momento histórico. Neste cenário, o computador poderá tornar-se, afinal, um “factor de união” entre “duas culturas” tradicionalmente separadas.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »