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FCHS - Número 02 (2005)

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 26
  • Teorias da integração europeia: uma breve perspectiva
    Publication . Ramos, Cláudia Toriz
    Este artigo apresenta uma panorâmica das principais teorias da integração europeia, procurando discutir o potencial explicativo de cada uma delas para o entendimento do fenómeno europeu. Parte-se de uma abordagem prévia ao conceito de integração por ser este axial, em todo o processo abordado. Dividem-se depois as teorias em teses clássicas e recentes sobre a integração europeia. O texto encerra com uma breve refl exão sobre o contributo da teorização sobre integração europeia para a Ciência Política contemporânea.
  • Literacia emergente: "É de pequenino que se torce o pepino!"
    Publication . Gomes, Inês; Santos, Nelson Lima
    A literacia emergente, enquanto processo básico de aquisição de competências específicas da linguagem escrita, tem lugar antes da entrada na escola e tem vindo a assumir um papel primordial na ancoragem e promoção da literacia, em geral, e na prevenção de dificuldades de aprendizagem, em particular. Assim, o presente trabalho discute e analisa o conceito de literacia emergente, identificando os principais precursores desenvolvimentais –conhecimentos, capacidades e atitudes – da literacia, salientando o seu impacto na aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Liberdade em segurança: um desafio comunitário
    Publication . Leite, Isabel Costa
    O fenómeno de transnacionalização verifica-se cada vez mais no âmbito mundial e tem tomado uma forma institucional e jurídica sem precedentes a nível europeu. A relação entre liberdade, princípio em que assenta o espírito comunitário, e a segurança, necessidade absoluta da nova era, tornou-se um desafio a que a Europa deve responder em comum.
  • Investigar narrativas e significados: a Grounded Analysis como metodologia de referência
    Publication . Fonte, Carla
    Este artigo defende a importância da investigação qualitativa no âmbito das ciências sociais e humanas. A autora sugere os princípios propostos pela Grounded Analysis como metodologia de referência para o estudo da experiência humana, mais concretamente dos processos e significados narrativamente construídos. Apresenta-se assim um guia prático para a realização de uma investigação de cariz qualitativo segundo a metodologia Grounded Analysis. Descreve-se as fases que constituem a selecção dos participantes a estudar e destaca-se a entrevista qualitativa como instrumento privilegiado de recolha dos dados. Por último são abordados e operacionalizados os diferentes momentos da análise e interpretação dos dados.
  • Inteligência emocional: adaptação do "Emotional Skills and Competence Questionnaire" (ESCQ) ao contexto português
    Publication . Santos, Nelson Lima; Faria, Luísa
    Este trabalho apresenta o estudo de adaptação, ao contexto português, do Emotional Skills and Competence Questionnaire (ESCQ), instrumento este construído por Taksic (2000), no contexto croata, para avaliar a competência emocional, de acordo com a perspectiva teórica de Mayer e Salovey (1997). Este questionário é constituído por três subescalas – Percepção Emocional, Expressão Emocional e Capacidade para Lidar com a Emoção –, com 45 itens. Os resultados evidenciaram boas qualidades psicométricas, permitindo a futura utilização do instrumento em estudos em Portugal.
  • É possível treinar a estudar?: um estudo experimental com alunos duma escola pública
    Publication . Gomes, Francisco Sampaio; Torres, Diana Passeira
    Num desenho experimental com grupo de controle e duas observações através do Inventário de Estratégias de Estudo, testa-se o impacto dum programa de treino de hábitos de estudo construído pelos autores. A intervenção revela-se eficaz na modificação de competências globais e específicas. Obtiveram maiores ganhos os alunos sem retenções e de nível socio-económico médio-baixo. Os alunos menos sensíveis ao impacto da intervenção (alunos com história de pelo menos uma retenção, com resultados escolares insuficientes) conseguiram beneficiar de ganhos significativos numa ou várias competências específicas.
  • Collaborative learning in health undergraduates
    Publication . Silva, Fátima
    Collaborative learning in an ESP (English for Specific Purposes) undergraduate health setting, implies providing opportunities that allow the personal construction of knowledge. The teacher has to set appropriate contexts and objectives for the task and facilitate collaboration in the dyads or groups so that learners can reach their ZPD with peer collaboration. In a foreign language classroom, it is through task- related talking that learners can scaffold each other to complete the written task.
  • A teorização da União Europeia: missão impossível?
    Publication . Vila Maior, Paulo
    Acusa-se a União Europeia de ser opaca. Quando se esboça a sua teorização, a complexidade adensa-se. As divergências sobrepõem-se aos aspectos de concordância. Daí que a integração europeia seja um aluvião de teorias: governação supranacional, “liberal intergovernmentalism”, novo institucionalismo, teoria do “consociationalism” e teoria da fusão são uma amostra da miríade de teorias da integração europeia, dos antagonismos em que se fi liam. O que alimenta a seguinte questão: qual a utilidade da excitação intelectual que enquadra a teorização da integração europeia?
  • A saúde no trabalho: compreender a perspectiva do homem no trabalho
    Publication . Barros, Carla
    Apesar das preocupações crescentes ao nível da saúde no trabalho transparece ainda a ideia de que, apesar de grande parte dos trabalhadores continuar exposta a riscos profissionais, a sua saúde é satisfatória já que não manifesta grandes patologias. De facto, a dificuldade em dar visibilidade às consequências do trabalho na saúde levou à necessidade de, no estudo da saúde no trabalho, integrar a perspectiva do homem no trabalho de modo a que, através da análise do discurso e da vivência no trabalho, sejam estudadas todas as dimensões que caracterizam as relações entre a saúde e o trabalho.