Browsing by Author "Torres, Rui"
Now showing 1 - 10 of 88
Results Per Page
Sort Options
- Ambient Advertising: a capacidade gerativa de sentido na publicidade não-convencionalPublication . Kulak, Sergio Marilson; Torres, RuiA publicidade utiliza diferentes estratégias para efetivar seus discursos, incluindo formatos inusitados de veiculação, como é o caso das Ambient Advertisings. Esta pesquisa objetiva compreender como uma peça de Ambient Advertising tem a capacidade de atrair a atenção dos usuários urbanos e produzir sobre eles algum significado. Assim, o problema de pesquisa se configura do seguinte modo: Como a Ambient Advertising desenvolve seus efeitos de sentido para conquistar seu público-alvo? Para responder a esta pergunta recorre-se à semiótica de linha interpretativa peirceana, com base nos conceitos apresentados por C. S. Peirce e seus estudiosos. A metodologia do trabalho é de abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa de natureza aplicada e exploratória em relação aos seus objetivos. Os procedimentos técnicos adotados advêm da proposta de análise da semiótica aplicada (Santaella, 2018). Como resultados, identifica-se que os efeitos de evocação/sugestão, indicação e, sobretudo, representação são fundamentais para atrair a atenção do receptor.
- Bibliography of Portuguese Experimental PoetryPublication . Torres, Rui; Portela, Manuel
- Camões transformado e re-montado: o caso de Herberto HelderPublication . Torres, RuiUma das tendências da poesia experimental portuguesa é o questionamento da tradição literária, invocando desse modo uma discussão acerca do que se entende por inovação. Retextualizações de obras consideradas clássicas tornam-se nesse âmbito estratégias de renovação e tradução, como se verificou nas transformações operadas com a obra de Luís Vaz de Camões. O objectivo deste artigo é apresentar uma dessas releituras, aquela que propõe Herberto Helder na primeira parte do poema Tríptico, de 1961, em “‘Transforma-se o amador na coisa amada’, com o seu”. Outros autores serviriam o propósito: desde as variações temáticas de Ana Hatherly sobre um vilancete de Camões, publicadas no Anagramático, em 1970; as modalidades de reescrita de textos clássicos que Pedro Barbosa realizou com os programas ‘Texal’ e ‘Permuta’, em 1975, com uma intenção de reelaboração crítica de textos clássicos, introduzindo-lhes variações de sentido; o livro Re-Camões, de E. M. de Melo e Castro, de 1980, totalmente dedicado à tarefa de des(cons)truir o grande poeta; e vários textos de Alberto Pimenta, que absorvem e transpiram o autor dos Lusíadas.
- Cartografias Imaginárias: identidade e ruptura em três cartas da memória das Índias de Al BertoPublication . Torres, RuiPartindo da dimensão metapoética da obra Três Cartas da Memória das Índias, de Al Berto, avalia-se com esta comunicação a relação estabelecida, pela escrita, entre uma construção de espaços de dissolução e de exílio (discurso de ruptura) e uma poética dos regressos e dos lugares (agenciamento de identidade). Escritas e publicadas em 1986, estas três Cartas situam-se no espaço conceitual da ambiguidade e da melancolia, através do qual se articulam distanciamentos e semelhanças, diferenças e conexões. Promovida por uma procura das/de "Índias por descobrir", a viagem, realizada no domínio da escrita e do "corpo viandante" que dela emana, inscreve-se no percurso criativo do poeta: transgressão e ruptura, na escrita e pela linguagem, contra o deslocamento de uma identidade divergente.
- Comissariat d’arxius digitals: Interoperabilitat i apropriació a Po-ex.netPublication . Torres, Rui
- Common Spaces: Multi-Modal-Media Ecosystem for Live PerformancesPublication . Leite, Luís; Torres, Rui; Aly, LuísCommon Spaces is an interface for real-time media convergence and live performance combining media, applications and devices. A multimodal media ecosystem was designed to respond to the requirement of a specific performance — how to mix multiple applications into a single environment. This collaborative environment provides a flexible interface for performers to negotiate, share, and mix media, applications, and devices. Common Spaces is a framework based on interoperability and data flow, a network of virtual wires connecting applications that “talk” to each other sharing resources through technologies such as OSC or Syphon. With this approach, media designers have the freedom to choose a set of applications and devices that best suit their needs and are not restricted to a unique environment. We have implemented and performed with this ecosystem in live events, demonstrating its feasibility. In our paper we describe the project's concept and methodology. In the proposed performance we will use the Digital Archive of Portuguese Experimental Literature (www.po-ex.net) as a framework, appropriating its database assets, remixing its contents, as well as the techniques and methods they imply, stimulating the understanding of the archive as variable and adaptable. These digital re-readings and re-codings of experimental poems further highlight the importance of the materialities of experimental writing, integrating self-awareness in the modes of exchanges between literature, music, animation, performance, and technology.
- A comunicação lúdica no anúncio publicitário: o jogo discursivo com o leitorPublication . Silva, Susana; Torres, Rui; Simões, Elsa
- Concrete Poetry in Portugal: experimentalism and intermedialityPublication . Torres, RuiConcrete poetry does not constitute an organized movement in Portugal. Instead, one must consider a range of contemporary Portuguese poetic experimentations achieved by several poets which come close, at a given point in time, to the aesthetics of concretism. This distinctive feature of the Portuguese context is outlined in this article in a comparative perspective, situating the poetics and politics of experimentalism within the international context of concrete poetry, but stressing specific aspects of the critical, historical and political Portuguese context. At the same time, the concrete tendency of experimental poetry points to the importance of literary and communication theories, as semiotics, information theory, and others provide background to understanding individual poems and manifestoes of the poets mentioned within. Finally, the article takes into consideration the fact that concrete poetry fits in larger poetic discourses, ultimately forcing the importance of poetic discourse and literary practices for a better understanding of our surrounding world and culture.