ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos by advisor "Abreu, Maria José"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- O conhecimento dos alunos do 4º ano da licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre o reikiPublication . Pereira, Elisete Maria Sá Jordão; Abreu, Maria JoséO presente estudo é intitulado “O conhecimento dos alunos do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa sobre o Reiki”. Opta-se por um estudo descritivo, transversal e quantitativo. Como objectivos pretende-se identificar o conhecimento dos alunos de Enfermagem sobre o Reiki, identificar a importância que os mesmos atribuem ao Reiki na prestação de cuidados de Enfermagem, bem como na sua formação académica. Como instrumento de colheita de dados opta-se pelo questionário, aplicado entre o período de vinte e trinta de Abril a uma amostra constituída por 60 alunos do 4ª ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto do ano lectivo de 2008/2009. Dos 60 alunos da amostra, 43 alunos responderam a todas as questões do questionário, pois estes cumpriram os critérios para continuar o preenchimento do mesmo. Assim, a amostra fica a ser constituída por 43 alunos. Os resultados indicam que 19 alunos afirmam saber o que é Reiki. Na sua grande maioria, 44,19%, classificam como “Bastante importante” a utilização do Reiki na prestação dos cuidados de Enfermagem, e 48,84% classificam também como “Bastante importante” a sua inclusão no plano curricular da Licenciatura em Enfermagem, Os alunos que afirmam não ter conhecimento sobre Reiki (24 alunos) afirmam ter curiosidade em o saber. A implementação do Reiki nos cuidados de Enfermagem é assinalada pelos 43 alunos.
- Conhecimento dos alunos do 4º Ano de Enfermagem sobre o doente colostomizadoPublication . Rodrigues, Marta Sofia Barreiro; Abreu, Maria JoséO presente trabalho insere-se no âmbito do plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa. O tema abordado “Conhecimento dos Alunos do 4º Ano de Enfermagem sobre o Doente Colostomizado”. A escolha do tema surge após o ensino clínico de Cirurgia, onde foi dada a oportunidade de assistir e colaborar nas consultas de enfermagem a doentes colostomizados. Definida a problemática, opta-se por um estudo exploratório descritivo transversal com abordagem quantitativa, incidindo o estudo na colheita de dados através de um questionário efectuado a uma amostra de 40 alunos do 4º ano do curso de Enfermagem, realizado no dia 29 de Abril de 2010. O tratamento dos dados é realizado com o programa informático SPSS for Windows, versão 18.0, e para a sua análise recorre-se à estatística descritiva através de medidas de tendência central. Desta análise verifica-se que: - A amostra é constituída na sua maioria (70%) por alunos do sexo feminino, e a moda é de 22 anos; - Os elementos da amostra que tiveram oportunidade de realizar cuidados a doentes colostomizados, correspondendo a uma percentagem de 97,5%, fizeram-no no ensino clínico de Enfermagem Médico-Cirúrgica (67,3%); - As três dificuldades mais assinaladas pelos inquiridos são os “ensinos”, a existência de “diferentes dispositivos” e o “prestar cuidados ao estoma”; - Quanto à questão que avalia os conhecimentos sobre ostomias 60,4%, dos inquiridos escolhem a opção “Uma colostomia pode ter apenas um estoma”; - Quanto à questão sobre quais os cuidados a ter com uma colostomia, os inquiridos assinalam a opção “Aferir as características de drenagem da colostomia, que são em forma de muco e com uma secreção sero-hemática” com 31,7%; - Os elementos da amostra dão ênfase aos ensinos sobre alimentação, 33% privilegiam em detrimento das outras opções; - Os inquiridos consideram, respectivamente, com 90% e 85% a “preparação psicológica” e os “ensinos” como sendo “muito importante”.
- O conhecimento dos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre aleitamento maternoPublication . Sousa, Carla Eduarda da Silva; Abreu, Maria JoséO estudo efectuado intitulado “O Conhecimento dos Docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre Aleitamento Materno” tem como objectivo geral identificar os conhecimentos dos docentes sobre aleitamento materno. Actualmente, são várias as organizações (OMS/UNICEF) que promovem e divulgam a o aleitamento materno em todo mundo, preconizando a prática do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebé, o que confere uma nutrição equilibrada e adequada, bem como protecção contra infecções e vinculação entre mãe-filho. Neste estudo a questão de investigação, que desencadeou a problemática foi: “Quais os Conhecimentos dos Docentes da Faculdade de Ciências da Saúde sobre Aleitamento Materno?”. Pela sua natureza, o presente estudo insere-se num estudo quantitativo, descritivo e transversal. A população-alvo deste estudo remete para os docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa. O método de colheita de dados utilizado foi o questionário e aplicado a uma amostra de 20 docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa para identificar os seus conhecimentos nesta problemática. Após o tratamento informático dos dados e a sua análise estatística, os resultados evidenciam que na sua maioria, os docentes possuem conhecimentos acerca do aleitamento materno, nomeadamente ao nível das vantagens do aleitamento materno; da anatomia e fisiologia da lactação; dos princípios a atender na técnica da amamentação; das contra-indicações da amamentação; das razões da interrupção precoce da amamentação; dos direitos dos pais sobre a amamentação. A realização deste estudo contribuiu para a aquisição de conhecimentos relativos à temática do aleitamento materno e para o desenvolvimento de competências no âmbito da metodologia científica.
- Os conhecimentos dos alunos do 4° Ano de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre VIH/SIDAPublication . Azevedo, Vera Cristiana Veloso; Abreu, Maria JoséO VIH/SIDA é uma epidemia global. As pessoas que são portadoras desta doença são, em maior ou menor grau, estigmatizadas em todo o mundo. Em todo o mundo o estigma VIH/SIDA é expressão de ruptura social, rejeição pessoal perda de suporte de inserção como alojamento, emprego e leis que privam as pessoas que tem, e que são afectados, pelo VIH/SIDA, dos seus direitos básicos. É na década de 80, quando as grandes epidemias, como a peste, cólera e outras doenças, não são mais do que memorias para muitos, já que a maioria delas têm cura ou estão perto de a ter, os médicos apercebem-se (para seu espanto) da existência de uma doença que lhes parece nova. Começam por detectar uma série de infecções raras, de causa desconhecida, como o Sarcoma de Kaposi, em jovens do sexo masculino com práticas homossexuais. A Sida (síndrome da imunodeficiência adquirida), é provocada por um vírus chamado de vírus da imunodeficiência humana o VIH. Este vírus destrói as defesas imunitárias, diminuindo a resistência às doenças infecciosas e abre a porta a certos tipos de cancros. o tipo de estudo realizado foi o descritivo-exploratório e quantitativo, com o objectivo de identificar os conhecimentos dos alunos do 4° Ano de Licenciatura em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa sobre VIH/SIDA. A amostra é constituída por sessenta alunos, e como instrumento de colheita de dados optamos por um questionário, aplicado no dia de 15 de Maio de 2008. Os resultados indicam que o início das relações sexuais ocorre por volta dos 13-20 anos. A maior parte dos elementos da amostra admite ter tido pelo menos uma vez relações sexuais desprotegidas, e foi consumado mais do que duas vezes. No que concerne ao uso de algum método de prevenção nas relações sexuais, os mais usados são a pílula e o preservativo. Por fim, quanto aos conhecimentos acerca do VIH/SIDA, 55% dos inquiridos afirmam ter bons conhecimentos.
- Contributos das medicinas alternativas na prestação de cuidados de enfermagemPublication . Alves, Silvana Cristina Ferreira; Abreu, Maria JoséFoi realizado um estudo no âmbito do projeto de graduação intitulado de “Contributos das medicinas alternativas na prestação de cuidados de enfermagem”. Este estudo tinha como objetivos perceber se os alunos encaram as Medicinas Alternativas como um complemento para a enfermagem, identificar se os alunos consideram que as M.A trazem contributos para a enfermagem e perceber de que forma os alunos conheceram as medicinas complementares. Outro dos objetivos era perceber se os alunos consideram que as M.A contribuem para o alívio da dor e saber se eles recorrem a estas terapias. Optou-se por um estudo descritivo transversal de abordagem quantitativa e qualitativa, numa amostra de 23 alunos do quarto ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa – Porto, a quem foi aplicado um questionário. Concluímos que a maioria dos alunos conhece as medicinas alternativas e que é a favor da sua implementação no CLE, afirmando considerar que este é um tema que deverá ser frequentemente debatido na comunidade científica de Enfermagem.
- Cuidados de Enfermagem ao doente hemodialisadoPublication . Oliveira, Paula Maria; Abreu, Maria JoséO aparecimento da doença renal crónica, exige cuidados por longos períodos de tempo e está, em muitos casos, associada à dor, desconforto, ansiedade, acabando por comprometer seriamente a qualidade de vida do doente e por perturbar o equilíbrio emocional do mesmo e da família envolvente. Os cuidados necessários, requerem frequentemente a assistência qualificada e especializada de um grupo de profissionais de saúde, com competência científica, técnica e humana, atentos às necessidades do doente e da doença que o acomete. O presente estudo tem como objectivo saber quais os cuidados de enfermagem que se prestam a doentes hemodialisados. De forma a dar resposta aos objectivos delineados para o estudo, optou-se por uma revisão bibliográfica e exploratória, com abordagem qualitativa. Como resultado do estudo, foi possível ao autor, verificar que os enfermeiros possuem diferentes níveis de competências, nomeadamente a competência relacional, de modo a que haja um constante diálogo entre doente, família e toda a equipa multidisciplinar para garantir a qualidade e continuidade dos cuidados, bem como, a competência técnica pelo domínio e especificidade das acções a executar aos doentes hemodialisados. Outras competências estão direccionadas para as necessidades sociais, psicológicas e de ensino. Assim, o exercício da actividade em enfermagem, precisa ser constantemente repensado, no sentido de se oferecer oportunidades com vista a promover o bem-estar e melhor qualidade de vida aos doentes hemodialisados.
- Dificuldades dos alunos de Enfermagem na avaliação da dor no recém-nascidoPublication . Lopes, Raquel Cristina Ventura; Abreu, Maria JoséO presente trabalho insere-se no âmbito do plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, e o tema abordado é “ Dificuldades dos alunos de Enfermagem do 4º ano da UFP na Avaliação da Dor no Recém-Nascido”. A Dor é um sintoma que pode estar associado, ou não, a patologia e que pode atingir qualquer indivíduo em qualquer etapa da sua vida. Embora durante muitos anos ou mesmo séculos, não tenha sido dada a devida atenção ao problema da dor pelos profissionais de saúde, actualmente esta é vista como essencial, sendo considerada o quinto sinal vital (Sedrez, C. et al, 2006). Segundo Sousa, B. et al. (2006), a dificuldade existente na avaliação da dor no RN é algo que perturba no cuidado ao mesmo. Como pergunta de partida para este trabalho é definida a seguinte: “ Quais as dificuldades dos alunos de Enfermagem do 4º ano na Avaliação da Dor no Recém-Nascido”. O objectivo geral é “saber quais as dificuldades dos alunos de Enfermagem do 4º ano na Avaliação da Dor no Recém-Nascido”. Como instrumento de colheita de dados elaborou-se um questionário que foi aplicado entre os dias 7 e 11 de Fevereiro de 2011. Foi realizado um Estudo exploratório descritivo, transversal e quantitativo. A amostra deste estudo é composta por 51 sujeitos. Os objectivos deste trabalho foram atingidos, sendo que as dificuldades mais referidas entre os sujeitos foram as seguintes: 27% das respostas apela à dificuldade da identificação da dor através do choro, 22% à própria identificação da presença de dor e 13% a localização da dor. Sendo assim, para expressar a dor, o adulto associa imediatamente uma palavra ou algumas expressões verbais. As crianças, da mesma forma, verbalizam e tendem a associar a dor em geral a um objecto agressor. Por outro lado os RN, não verbalizam a dor que sentem (Grunau, R. e Craig K., 1987). Significa então, que os profissionais envolvidos com os cuidados ao RN, devem estar aptos a descodificar a linguagem de dor de forma a diminuir o sofrimento do doente (Johnston C., 1998).
- Dificuldades dos alunos do curso licenciatura em Enfermagem na gestão de conflitosPublication . Pinto, Ana Cláudia Albino; Abreu, Maria JoséO presente estudo intitulado “Dificuldades dos alunos de 4º ano do CLE da UFP na gestão de conflitos” tem como objectivo geral conhecer as dificuldades sentidas pelos alunos de 4º ano de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa na gestão de conflitos. O tema é actual e pertinente pois está presente tanto na vida pessoal como profissional dos enfermeiros, e seguramente que o desenvolvimento de competências na gestão de conflitos contribui para melhorar as relações interpessoais do utente/família e equipa de saúde. A ocorrência de conflitos está presente no quotidiano do ser humano, e para que se possam superar, é necessário saber lidar com eles e, consequentemente, fazer a sua gestão. A questão de investigação que deu origem à problemática deste estudo foi: “Quais as dificuldades sentidas por parte dos alunos de Enfermagem de 4º ano na gestão de conflitos?” Pela sua natureza, o presente estudo insere-se num estudo exploratório/descritivo, transversal e quantitativo. A população-alvo é constituída pelos alunos de 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa do Porto. A amostra é constituída por 50 alunos do CLE da UFP, sendo o método de colheita de dados utilizado um questionário. Os resultados obtidos revelam que, na opinião dos elementos da amostra os conteúdos abordados sobre gestão de conflitos forneceram contributos e corresponderam às expectativas dos alunos, sendo a sua abordagem suficiente. A maioria das situações conflituais ocorrem devido à existência de feitios diferentes entre as pessoas, e ocorrem com grupos de ligação mais directa como a família e os amigos, contudo, são capazes de resolver os conflitos sozinhos sem recorrer a ajuda de terceiros. Relativamente às dificuldades sentidas na gestão dos conflitos destaca-se a dificuldade em saber lidar “desrespeito pelas regras”. Relativamente à forma como os inquiridos resolvem os seus conflitos, pode concluir-se que na sua maioria “tentam entender-se com a pessoa” Os inquiridos na sua maioria resolvem os conflitos sozinhos, e justificam “Através do diálogo”“Tenta resolver o conflito com a pessoa implicada”“Consegue resolver os conflitos sem recorrer a terceiros”“Obtenção de objectivos comuns a ambas as partes”“Tenta colocar-se na posição do outro”“Através da compreensão” “Através da reflexão” “Com ou sem razão, não continua com o conflito”“Através da tolerância e sensatez” “Se a ocasião for propícia”“Adopção de um comportamento assertivo”Tenta entender-se com o outro”.
- Dificuldades dos alunos no tratamento do pé diabéticoPublication . Pinhal, Miguel Ângelo Carvalho; Abreu, Maria JoséO pé diabético é definido pela Sociedad Española de Angiologia y Cirurgia Vascular como uma “alteração clínica de base etiopatogénica neuropática e induzida pela hiperglicemia mantida, com ou sem coexistência de isquemia, e prévio desencadeante traumático, produzindo lesão e/ou ulceração do pé”. Este conjunto de alterações, decorrentes da neuropatia, leva á alteração da sensibilidade do pé, fazendo com que os diabéticos fiquem vulneráveis a traumas e lesões que posteriormente evoluem para úlceras. Estas feridas depressa ficam infeccionadas, agravando ainda mais o estado do doente diabético. A falta de conhecimento dos diabéticos no que diz respeito ao auto - cuidado dos seus pés, faz com que quando estes procurem os cuidados de saúde seja impossível adoptar outro meio de tratamento que não a amputação. Assim, o Enfermeiro tem um papel determinante no que diz respeito á prevenção primária, prevenindo o aparecimento de lesões neuropáticas associadas à Diabetes Mellitus, e reduzindo a taxa de amputações. O presente estudo, intitulado “Dificuldades dos alunos nos Ensínos Clínicos no tratamento do pé diabético”, foi realizado no âmbito da unidade Projecto de Graduação e Integração à Vida Profissional inserida no 2º Semestre do 4º Ano. Tem como objectivo geral comparar as dificuldades sentidas pelos alunos do 3º e 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa do Porto no tratamento do pé diabético É um estudo descritivo, comparativo, transversal e quantitativo e qualitativo. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se um questionário aplicado a vinte alunos do 3º e 4º ano do CLE da UFP/Porto. Todos os dados obtidos foram analisados com o programa Microsoft Office Excel 2007 utilizando a estatistica descritiva. Os resultados do estudo indicam tanto os alunos do 3º como os do 4º ano prestaram cuidados de Enfermagem a doentes com pé diabético no ensino clínico de Enfermagem Médico-cirúrgica II, no ensino clínico de Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem III. Nas dificuldades mais sentidas pelos alunos do 3º e 4º ano na prestação de cuidados de Enfermagem a doentes com pé diabético, os alunos do 3º e 4º ano justificam com a “Falta de experiência” e com “Primeira vez que lidei com a patologia” com a “Falta de material. Ao compararmos a formação teórica das diferentes unidades curriculares dos alunos do 3º e 4º ano verificamos que adquiriram competências científicas e técnicas para cuidar dos doentes com pé diabético, Justificando que a “matéria abordada foi suficiente”, “Formação teórica não foi suficiente”. Ao compararmos o grau de importância que os alunos do 3º e 4º ano atribuem à actuação do Enfermeiro no tratamento do pé diabético verifica-se que os inquiridos consideraram como “Muito Importante” “Estimular o doente a manter uma boa higiene dos pés”; “Informar o diabético que a mais pequena ferida é potencialmente perigosa”; “Instruir os diabéticos sistematicamente sobre sintomas de isquemia dos membros inferiores”; “Explicar que o controlo da tensão arterial é tão importante como o controlo da glicemia capilar” “Ensinar os diabético a cortar correctamente as unhas dos pés”, “O Enfermeiro deve palpar os pulsos dos pés”, “Pesquisar calosidades”, “Utilizar o soro fisiológico como produto de limpeza das feridas dos pés”.
- Dificuldades sentidas pelo doente portador da Diabetes Mellitus tipo II e famíliaPublication . Amaral, Liliana Fernandes; Abreu, Maria JoséA melhoria da qualidade de vida/ saúde nos países desenvolvidos tem contribuído para o aumento da esperança média de vida das pessoas e, consequentemente, o envelhecimento da população. Tem aumentado o número de pessoas com doenças crónicas, nomeadamente a diabetes mellitus tipo II. Com este estudo de revisão bibliográfica pretende-se investigar a dificuldade inerente á problemática que o doente portador de diabetes mellitus tipo II e sua família enfrenta. Ao longo desta revisão foram analisados vários documentos, entre eles, artigos, e teses escritos em língua portuguesa e inglesa, onde se pretende identificar e reflectir nas repercussões da diabetes mellitus no doente e respectiva família. Foram sistematizados conceitos sobre a problemática e propostas de acções de Enfermagem ao doente e família na medida em que foram analisados os documentos científicos para o efeito. Como resultado da pesquisa efectuada constatamos que esta doença crónica no seio familiar é um factor de sobrecarga física e mental para o doente e respectiva família. Os conhecimentos sobre a doença e o apoio social são necessários para enfrentar este tipo de doença. Se a educação para a saúde nas populações é fundamental para a prevenção das doenças, também o ensino para o controlo da doença assume um papel de extremo relevo na contenção da evolução da DM e dos custos a ela associados. A elaboração e desenvolvimento de programas educativos direccionados paras as principais necessidades dos doentes e família são de uma enorme relevância e devem constar das actividades diárias da equipa multidisciplinar.