FCT (DCEA) - Mestrado em Gestão da Qualidade
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Browsing FCT (DCEA) - Mestrado em Gestão da Qualidade by advisor "Fonseca, Ana"
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- Da saudabilidade à certificação: caso da indústria metalúrgica e eletromecânicaPublication . Almeida, Joaquim Armindo Pinto de; Fonseca, AnaO presente estudo de investigação procura saber quais os fatores que conduzem a uma vida feliz e saudável, no interior das organizações, e particularmente, nas empresas do setor Metalúrgico e Eletromecânico, em Portugal, e se as certificações normativas e os modelos de excelência contribuem de forma relevante para que tal seja atingido. Os principais objetivos foram traçados nessas dimensões e procurou-se inferir da não subjetividade das respostas, de forma a obter um cenário o mais real possível. Partindo de uma amostra considerável de empresas, optou-se por inquiri-las sobre a matéria e com o suporte da pesquisa bibliográfica foi traçada uma opção, que parte da interferência decisiva das certificações normativas e modelos de excelência (EFQM), no Desenvolvimento Sustentável, a que se atribui quatro pilares, económico, ambiental, social e cultural, para organizações saudáveis e pessoas felizes. O estudo revela esta dependência: as certificações normativas e a existência de modelos de excelência, contribuem para pessoas mais felizes e saudáveis no interior das organizações.Uma outra conclusão, importante sob o aspeto económico, é que as empresas apostam em mais certificações e modelos de excelência, para exportar. Revela, ainda, uma tonalidade em “arco-íris” para o Setor Metalúrgico e Eletromecânico, que está bem consciente das realidades focadas. Assim este setor está bem consciente da felicidade e saúde dos seus stakeholders, da importância dos modelos de excelência e certificações normativas, sabe ser isso fundamental para as exportações e todas as empresas inquiridas, certificadas ou não, dão valor substantivo à Sustentabilidade.
- Gestão da responsabilidade social no processo de aprovisionamentoPublication . Mendes, Susana Daniela Alves; Fonseca, AnaFruto da globalização a que assistimos nas últimas décadas, as organizações têm vindo a enfrentar desafios cada vez mais complexos. Neste contexto, a responsabilidade social empresarial assume um papel relevante ao permitir que as empresas possam definir trajetos que impliquem uma crescente mobilização no sentido de gerirem os seus negócios de forma socialmente responsável, resultando essas ações numa sociedade onde a prosperidade e a justiça coexistam. Uma das implicações da responsabilidade social empresarial é o modo como ela procura que todas as partes interessadas se vejam envolvidas no processo. Deste modo, os fornecedores, enquanto elemento sempre presente na cadeia de valores de uma empresa, assumem um papel extremamente relevante. Assim, o presente trabalho centra-se no estudo da gestão da responsabilidade social no processo de aprovisionamento, especificamente na integração de três normas aplicáveis à responsabilidade social – a SA 8000, a ISO 26000 e a NP 4469 – na gestão dos fornecedores. Este estudo consubstanciou-se no desenvolvimento de uma metodologia de implementação das referidas normas a aplicar a um caso de estudo – uma empresa fictícia do setor têxtil. Como principal contribuição deste trabalho, fica demonstrada na prática a viabilidade e relevância da integração dos aspetos de responsabilidade social no processo de aprovisionamento. As a result of the globalization that we have seen in recent decades, organizations have to face increasingly complex challenges. In this context, corporate social responsibility plays an important role by allowing companies to define pathways towards a growing mobilization to manage their businesses in a socially responsible way, aiming for a society where prosperity and justice coexist. One of the implications of corporate social responsibility is the involvement of all the organization’s stakeholders. Thus, suppliers, while a required element of the value chain of a company, are playing an extremely important role. Therefore, the present work focuses on the study of social accountability management in provisioning process, specifically on the integration of three standards applicable to social responsibility – international standards SA 8000, ISO 26000 and the portuguese standard NP 4469 – in the management of suppliers. This study led to the development of a methodology for the implementation of these standards that was applied in a case study – a fictional company in the textile industry. The main contribution of this work is to demonstrate the relevance and practical viability of the integration of social responsibility in the provisioning process.
- A importância da avaliação da empregabilidade na gestão da qualidade da formação profissional: estudo de caso no CENFIMPublication . Alves, Maria de Lurdes Moreira Gomes; Fonseca, AnaO presente estudo de investigação procura demonstrar a importância da utilização da avaliação da empregabilidade como ferramenta do sistema de gestão da qualidade numa organização que presta serviços de formação. No sentido de desenvolver e enquadrar o tema, discutir-se-ão aspetos relacionados com conceitos de qualidade, sistemas de gestão da qualidade, importância da qualidade nos serviços, mais concretamente num Centro de Formação Profissional, conceitos de empregabilidade, o papel dos contextos de trabalho na construção da empregabilidade, e será feita a análise da utilização da avaliação da empregabilidade como indicador da qualidade através de um estudo do caso no CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica. A metodologia de trabalho no estudo de caso consistiu em questionar todos os formandos que terminaram percursos formativos de longa duração, 15 dias, 6 meses e 12 meses após o términus da ação de formação, relativamente à sua situação profissional. Os dados recolhidos foram trabalhados com recurso a técnicas estatísticas simples. O estudo termina com a comparação da conceptualização teórica com os resultados práticos obtidos no estudo de caso, na tentativa e responder aos objetivos propostos. Os resultados obtidos no presente trabalho demonstram a viabilidade prática e a relevância da realização de estudos da empregabilidade em organizações que prestam serviços de formação profissional. Salienta-se então como conclusão principal que a inclusão da avaliação da empregabilidade como ferramenta de diagnóstico e melhoria do serviço prestado é uma mais-valia para este tipo de organizações, e como tal deve ser incluída no seu Sistema de Gestão da Qualidade.
- Integração das ferramentas CAF, SIADAP e ISO 9001 em serviços da Administração PúblicaPublication . Dias, Isabel Maria Ribeiro da Fonseca; Fonseca, AnaA Administração Pública Portuguesa tem sido alvo de diversas modernizações e mudanças, através das quais foram introduzidas novas ferramentas de gestão, nomeadamente ao nível da auto-avaliação e da promoção da melhoria contínua da Qualidade dos serviços prestados. Estas novas ferramentas de gestão são muitas vezes encaradas como encargos burocráticos, confusos e de difícil aplicação, sem mais-valias para os serviços públicos. Como tal a sua implementação nem sempre conduz à esperada melhoria do desempenho e da qualidade do serviço. Neste contexto, o presente trabalho pretendeu desenvolver uma metodologia que integre três ferramentas de gestão da Qualidade nos serviços públicos: o SIADAP – Sistema Integrado de Avaliação do Desempenho na Administração Pública, a CAF - Estrutura Comum de Avaliação, e a norma ISO 9001. A metodologia desenvolvida foi aplicada através de um caso de estudo relativo ao Laboratório Regional de Engenharia Civil de Ponta Delgada (Açores). Como principais conclusões deste trabalho, ficou demonstrada a complementaridade existente entre os três modelos em estudo, bem como a viabilidade de os interligar num único sistema de gestão. Essa integração traz claras vantagens, uma vez que proporciona um melhor entendimento das diferentes fases associadas às três ferramentas utilizadas, proporcionando a melhoria contínua, bem como a auto-avaliação e avaliação do desempenho num serviço público. Portuguese Public Administration has suffered several modernizations and changes, through which new management instruments have been introduced, namely at the levels of self-evaluation and continuous improvement of the quality of the services provided. These new management tools are very often seen as bureaucratic work, confusing and difficult to implement, with lack of clear evidence of the advantages they can bring to public services. Therefore its implementation does not always lead to the expected improvements in the performance or in the quality of the public service. In this context, the present work aims to develop a methodology which integrates three quality management tools in public services: SIADAP – Integrated System for Assessment of Performance in Public Administration; CAF – Common Assessment Framework; and the ISO 9001 Standard for Quality Management Systems. The methodology was theoretically developed, and then tested in practice through a case study in the Regional Civil Engineering Laboratory in Ponta Delgada (Azores). As main conclusions of this work, the complementarities between the three models under study have been demonstrated, as well as the viability of interconnecting them in a single management system. This integration brought clear advantages for the service under study, since it enables a better understanding of the different phases associated to the management tools, potentiating continuous improvement, self-evaluation and performance assessment in a public service.
- Modelo de acreditação integrada para agrupamentos de centros de saúde: estudo do caso do ACeS Porto OcidentalPublication . Silva, Sónia Cristina Duarte; Fonseca, AnaA implementação, monitorização e melhoria da qualidade são encaradas pelas unidades de saúde, tal como por qualquer outra organização, como uma prioridade. É através desta ferramenta que as instituições de saúde procuram garantir que estão a prestar de forma eficaz e, sobretudo eficiente, os cuidados de saúde aos utentes, indo ao encontro das suas reais necessidade e expectativas. À luz da Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde (ENQS), já não basta às instituições de saúde demonstrar que se preocupam em implementar, monitorizar e melhorar a qualidade dos cuidados prestados, tornando-se necessário que seja possível quantificar o nível de qualidade atingido, por comparação com um padrão – acreditação. Existe já, no nosso pais, um Modelo Nacional para a Acreditação de Unidades de Saúde, que tem vindo a ser gradualmente implementado. No entanto, este modelo não é facilmente nem diretamente aplicável aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS), organizações que dirigem os cuidados de saúde primários, uma vez que estes são constituídos não só por unidades de gestão clínica, mas também por unidades de gestão não clínica, de cariz administrativo. Torna-se então necessário desenhar um modelo de acreditação integrada que inclua requisitos relativos à governação clínica e à governação organizacional, que promova a coesão das várias unidades funcionais do ACeS e que conduza a uma maior eficiência e qualidade do serviço prestado ao utente. O objetivo deste estudo foi aplicar ferramentas e práticas de gestão da qualidade na definição de um modelo de acreditação integrada para ACeS. Seguindo as orientações da ENQS, o modelo proposto é uma adaptação do modelo da Agencia para la Calidad Sanitaria de Andaluzia (ACSA). Espera-se que o modelo de acreditação integrada proposto neste estudo possa promover a coesão entre as várias unidades dos ACeS, encorajando a aplicação de práticas de gestão integrada da qualidade e de estratégias de melhoria contínua, conduzindo os ACeS, os Cuidados de Saúde Primários e o SNS de uma forma global, pelo caminho da sustentabilidade.
- As práticas do pilar social de sustentabilidade reportadas pelas maiores empresas portuguesas: análise do conteúdo dos relatos de sustentabilidade do ano 2011Publication . Alves, Daniela André; Fonseca, AnaA investigação presente neste trabalho centra-se nas práticas de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) reportadas pelas maiores empresas portuguesas. Especificamente, estuda-se quais as práticas de carácter social que as empresas reportam. Para a análise pretendida têm-se em consideração as maiores empresas portuguesas, tipificadas nas empresas constituintes do PSI-20 (Portuguese Stock Index) o principal índice bolsista português, por estas empresas serem, a nível financeiro, as que terão capacidade de exercer as melhores práticas e num maior número. Os objetivos propostos são os de perceber se as empresas divulgam as práticas de RSE em relatórios públicos estruturados, como os Relatório e Contas e Relatórios de Sustentabilidade. Os indicadores propostos pela GRI (Global Reporting Initiative), particularmente os Indicadores de Desempenho Social, que se dividem em quatro Conjuntos de Indicadores: Práticas Laborais e Trabalho Condigno, Direitos Humanos, Sociedade e Responsabilidade pelo Produto, são utilizados como base para agrupar as práticas mencionadas pelas empresas. Os resultados mostram que a maioria das empresas divulga a RSE, particularmente em temas que podem ser agrupados em Indicadores de Desempenho Social segundo a GRI. Os indicadores que mais respostas apresentam são os ligados às Práticas Laborais e Trabalho Condigno, onde as empresas desenvolvem práticas de proporcionar benefícios aos seus colaboradores e de trabalho estável, mas onde mais pode ser feito relativamente à Diversidade, nomeadamente, na melhor distribuição de postos de trabalho entre homens e mulheres. Nos Indicadores de Direitos Humanos as empresas divulgam mais o comprometimento para com o respeito pelos mesmos, do que as práticas efetivas que levem a esse cumprimento. Quer nos Indicadores de Sociedade quer nos Indicadores de Responsabilidade pelo Produto, a divulgação carece de uma melhor perceção em termos de avaliação dos impactos e das necessidades de consumidores e sociedade, e de uma maior transparência na divulgação de práticas indevidas, quando elas acontecem.