FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo
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Browsing FCT (DCEA) - Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo by advisor "Branco-Teixeira, Miguel"
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- Aveleda - Na conquista da atratividade no território difuso de Aveleda, Vila do CondePublication . Magalhães, Daniela Lima; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação de mestrado estuda o território difuso da freguesia de Aveleda com o propósito de conhecer as suas características e de identificar a estratégia com o fim de proporcionar maiores níveis de atratividade. Assim, o trabalho visa contribuir para: contextualizar, conceptualmente, o território difuso da freguesia de Aveleda; melhorando a compreensão do objeto de estudo em ambiente estratégico; de modo a promover melhorias na qualidade de vida da população. O trabalho inicia com uma contextualização teórica, onde se analisam diversos desígnios territoriais – cidade, rural, periferia, urbano, difuso – além dos parâmetros morfológicos e aspetos sociais, conciliando com os elementos de atratividade. São também tratadas as temáticas da competitividade, em termos gerais, e da competitividade em território difuso, culminando num modelo capaz de contribuir para aumentar a atratividade territorial da freguesia de Aveleda. Seguidamente, é feita a leitura do território de Aveleda atendendo às suas origens, dados demográficos, características do parque edificado e características das infraestruturas e mobilidade, com o propósito de gerir de forma mais eficiente a multiplicidade dos desafios que se colocam em prol da conquista da atratividade neste território difuso. De seguida, a dissertação procura dar resposta ao conjunto de desafios identificados apresentando um conjunto de objetivos e medidas que se consideram adequados às condições particulares do território de Aveleda, o qual está enraizado nos pressupostos teóricos estudados anteriormente. Deste modo, em termos concretos, expõe-se um conjunto de 30 objetivos estratégicos que se dividem em 70 medidas de âmbito mais prático e específicas para Aveleda. Por último, tendo em consideração todo o percurso de investigação realizado ao longo da dissertação, são apreendidas as respostas às principais questões que rotearam a elaboração da dissertação, assim como os desafios encontrados no seu percurso e novos caminhos de investigação.
- Cemitérios municipais de Espinho: um olhar as tendências contemporâneas dos espaços cemiteriaisPublication . Couto, José Manuel Sousa; Branco-Teixeira, MiguelProcura-se com a presente Dissertação de Mestrado refletir sobre o espaço cemiterial existente, as suas carências e as tendências contemporâneas na atualidade, tendo em conta a mudança emergente do paradigma sobre o culto da morte. Os espaços destinados à finitude do Homem, para além da função primária de inumação carecem de valências, qualidade espacial e humanização dos espaços que permitam o apaziguamento do sentimento da perda. A arquitetura pode desempenhar o seu papel de mediadora na relação entre os presentes e os ausentes e proporcionar no âmbito urbanístico e arquitetónico o equilíbrio entre a implantação dos espaços, a organização espacial, funcional e as dinâmicas que lhe envolvem. Espera-se com este trabalho a obtenção de conhecimentos que contribuam para a conceção de novos conceitos e propostas formais no sentido de valorização do espaço de evocação da memória coletiva dos Mortos, com qualidade espacial, novas valências e que sejam referência de novos espaços contemporâneos.
- Desenvolvimento sociodemográfico e urbano de Santo TirsoPublication . Ferreira, Pedro Miguel Moreira; Branco-Teixeira, MiguelO presente trabalho tem como objetivo a análise sociodemográfica da cidade de Santo Tirso, com o objetivo de analisar e compreender as alterações a nível urbano com a finalidade de responder à questão núcleo desta dissertação, “para quem construímos?”. Isto permitirá elaborar uma ligação ou correlação entre o desenvolvimento urbano com a atual situação demográfica da cidade de Santo Tirso, podendo-se observar algumas questões relacionadas com o passado, presente e futuro da mesma. Que impacto tiveram esses acontecimentos no passado que levaram ao atual “estado” ou condição do concelho e cidade, e que efeitos terá no seu futuro. Através de uma prospeção demográfica, entre o ano de 2021 e 2031, é pretendido a elaboração de uma análise sobre o futuro demográfico do concelho assim como uma análise a uma menor escala referente á união de freguesias de Santo Tirso, Burgães, Santa Cristina do Couto e São. Miguel, de forma a identificar quais as alterações não só na população tirsense assim como futuros desafios no tecido urbano da cidade. Este trabalho irá ser desenvolvido por diversos capítulos, analisando enumeres aspetos atuais e não atuais da cidade, fazendo uma relação com o espontâneo aparecimento de vários empreendimentos habitacionais que estão a ser construídos atualmente na cidade de Santo Tirso, sendo este um dos motivos que suscitou o meu interesse em abordar este fenómeno.
- Influência do mar na morfologia urbana de EspinhoPublication . Araújo, António José Lopes de; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação tem como principal objetivo, analisar a Influência do Mar na Morfologia Urbana da Cidade de Espinho. Insere-se este trabalho na conclusão do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Fernando Pessoa - Porto. A cidade de Espinho é caraterizada como um caso singular de erosão costeira. Disso damos conta, começando por abordar o nascimento do povoado, o seu desenvolvimento e a destruição do seu núcleo histórico, pelas invasões do Mar. Paralelamente à abordagem histórica dos fatos, é realizada uma análise profunda a vários conceitos urbanísticos, aplicando-os ao território em estudo, sempre com o Mar como motor de todas as mutações urbanas, sentidas e observadas na cidade. Para complementar o trabalho, foi feita também uma pesquisa no âmbito da geologia, com o objetivo de perceber cientificamente, porque o Mar, apaga território com tanta facilidade. Esta investigação, permitiu perceber que, entre o Mar e a Cidade, existe uma faixa de território, cujos limites, o bom senso deve estabelecer, podendo ser desfrutada, contemplada, mas nunca habitada.
- Proposta metodológica para análise da qualidade urbanística de frentes de água: o caso do PortoPublication . Monteiro, Joaquim Alberto Campos; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação de mestrado tem como desafio a criação de um instrumento metodológico que permita avaliar a qualidade do espaço público contíguo às frentes de água das cidades. Para isso, será necessário compreender este fenómeno urbano num contexto internacional, onde existem casos quer de sucesso, quer de fracasso. As primeiras renovações de frentes de água aconteceram a partir de 1960 e com elas uma mudança no modo como se encaram estes espaços. Muito em parte, pelo processo da desindustrialização, estes locais, que até então serviam especialmente de ponto de apoio de rotas comerciais, passam a constituir-se como importantes promotores de um espaço público de excelência, que reforçam certamente a imagem e a identidade de uma cidade. Presentemente, é iminente a requalificação destes espaços, que já de si são privilegiados pela proximidade com o elemento água, e que servirão para usufruto do Homem na sua incessante busca de espaços de estar e de encontro onde se possa sentir confortável e seguro. Uma vez recolhidos os ensinamentos deste tipo de intervenções, partimos para uma análise bibliográfica onde são estudados autores com ênfase na matéria não só das frentes de água, mas também no que diz respeito ao estudo e projecto de espaço público. A informação retida deste estudo surgirá organizada em formato tabela, construindo-se assim uma proposta metodológica assente numa ficha de diagnóstico distribuída por temas que servirá de base de trabalho à metodologia de análise daqualidade do espaço público em frentes de água que aqui se propõem. Para comprovar as suas capacidades, este instrumento será aplicado a um caso de estudo, que permitirá reter algumas conclusões. Para esse efeito foi escolhida uma amostra da frente de água da cidade do Porto.
- Reabilitação como mote do desenvolvimento económico e da recuperação do interiorPublication . Lopes, Pedro Miguel Tavares; Branco-Teixeira, MiguelFace às exigências requerias para a capacidade do ser humano interagir com o mundo, tanto por questões sociais, energéticas, económicas ou sociais, a reabilitação sustentável assume uma importância fundamental no património natural e arquitetónico, constituindo-se, no panorama atual, indissociável da construção. As intervenções de reabilitação no património construído, abrem uma oportunidade de conservar o passado, melhorar o presente com vista a um futuro sustentável. Tal é suportado por uma legislação que privilegia e beneficia esta forma de construir e de estar na sociedade, tentando que se torne um modo de estar ou um estilo de vida espontâneo. Em suma, a presente dissertação tem como objetivo apresentar soluções construtivas sustentáveis com o acréscimo de aprofundar o conhecimento deste modo de construir de forma sustentável, demonstrando que a qualidade ambiental social e económicas podem ser aliadas com a qualidade arquitetónica. Nomeadamente em zonas rurais, geralmente localizadas no interior, as populações locais podem beneficiar e potencializar a economia local com um investimento reduzido, face a outras atividades económicas no litoral do país.
- A reorganização do poder local e o impacto da fusão de municípios: o caso de Aveiro e ÍlhavoPublication . Fernandes, Gabriel de Almeida; Branco-Teixeira, MiguelEsta dissertação pretende estudar e demonstrar a importância da reorganização territorial ao nível do poder local, analisando em particular a fusão dos municípios de Aveiro e de Ílhavo. O principal objectivo deste trabalho reside em medir as implicações da reorganização territorial por via da fusão de municípios, o que é conseguido através do estudo da evolução histórica das várias reformas administrativas ocorridas em Portugal, com especial ênfase o século XIX devido ao seu enorme ímpeto reformista, bem como da análise de um caso muito específico de dois municípios vizinhos, que partilhando uma mesma realidade espacial e natural (Ria de Aveiro), já foram, em determinada época, um só município. Procurar-se-ão aferir quais os aspectos determinantes na tomada de decisão relativamente a esta temática, bem como avaliar os principais obstáculos e benefícios da sua concretização.
- Tendências do ordenamento do território e do urbanismo, num contexto de mudançaPublication . Martins, João José Guerra; Branco-Teixeira, MiguelDesde épocas milenares que o homem tem vivido entre os campos e as cidades, mas, incontestavelmente, nos últimos séculos a sua preferência tem recaídos nestas últimas, o que, por força da elevada procura e dificuldade na resposta, ao longo desse tempo, tem originado sérios e conhecidos problemas, ainda em solução, nuns casos, e agravar-se, em outros. Neste momento, diversos organismos nacionais, internacionais, governamentais, intergovernamentais e não governamentais (Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia; JPI Urban Europe; OCDE; Conselho Europeu da EU; UN-Habitat; ECTPCEU; DETR; MENZ; etc.), apontam várias tendências resolutivas com nítidos denominadores comuns e metas ambiciosas, num aparente acerto de objetivos, esforços conjuntos e prazos de agenda, por entre uma preocupação e motivação principal: a sustentabilidade. O objetivo deste trabalho consiste na consciencialização dos temas que preocupam estas organizações, e a Humanidade como um todo, o que poderá e deverá ser feito para melhorar a situação preocupante em que já vivemos e que deverá agravar-se, se nada for feito, bem como em que o urbanismo e o ordenamento do território poderão colaborar para uma melhoria da segurança, equilíbrio, estabilidade, resiliência, bem-estar, conforto e progresso social, económico, tecnológico e cultural das cidades e sua população. O designado “Novo Urbanismo”, sendo uma corrente de conceção e desenho urbano, nascido nos EUA, no início dos anos 1980, e que se tem vindo a expandir e reequacionar, visa a promoção de um cidade essencialmente pedonal, certamente mais liberta dos transportes poluentes (libertadores de CO2), com uso misto do solo urbano (numa agregação de habitação, comércio, serviços, educação, saúde, cultura, uso do espaço público, entretenimento, etc.), num regresso aos bairros tradicionais, procurando conter expansão suburbana, reocupando o centro, densificando-o, e promovendo uma comunidade saudável, inclusiva, participativa e solidária (com características que incluem ruas de passeios largos, mobiliário urbano, vias dedicadas para transportes público, percursos pedonais e ciclovias, entre outras particularidades). Pretende este trabalho fazer um breve resumo da história recente do urbanismo e o ordenamento do território, o que se fez e aprendeu, efetuando um ensaio de uma versão pessoal dos “novos princípios do urbanismo”, tendo por base a compilação de diversos autores e entidades, bem como os critérios do próprio subscritor.
- Via Cintura Interna: uma barreira à dinâmica da cidade do PortoPublication . Cardenas, Valentina Saavedra; Branco-Teixeira, MiguelÀ medida que o homem foi evoluindo e a cidade com ele também, as infraestruturas foram surgindo, enquanto produto desse Homem Moderno. Assim, a questão que se coloca inicialmente é o papel dessas infraestruturas na cidade contemporânea portuense, que é uma criatura incerta, fusão de variáveis sociais e económicas, culturais e políticas, temporais e espaciais. Comparativa à leitura da Imagem da Cidade, que é percebida pelos Caminhos, Limites, Bairros, Pontos Nodais e Marcos, poderá ler-se a Via de Cintura Interna, que além de caminho, é limite. Esta é fortemente percebida como tal, já que, para além de ressaltar visualmente o limite, é contínua na sua forma e poucos são os momentos em que ocorre uma permeabilidade plena à circulação. Justifica-se a VCI como uma via segregada no âmbito urbano, onde o principal interveniente é o “carro”. O objetivo para a integração urbana será romper o estigma da cidade servir o “carro”, como tal, valoriza-se o Homem, visto que a cidade é feita pelo e para este. Pretende-se com esta dissertação ultrapassar a leitura linear que se tem da Via que circula a Cidade, admitindo determinados pontos como elos de ligação e, propondo metodologias e estratégias de planeamento contemporâneas ao nível da acessibilidade e da mobilidade pedonal. Através da análise da Linha e de determinados pontos, é onde se desenvolve uma sistematização em função dos instrumentos de leitura da forma urbana, atendendo ao modo como a Via se relaciona com os tecidos envolventes. Neste âmbito, surge uma proposta metodologicamente estratégica, em que se questiona a (im)possibilidade de (na)morar nos separadores das estradas e se descarta a névoa utilitarista, que não reconhece a cidade como um território solidário de troca entre os Homens, o território por sublimidade da imprevisibilidade e da maravilha da diversidade.