Browsing by Issue Date, starting with "2021-10-15"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Trilhas de aprendizagem, metodologias ativas e ágeis para o autodesenvolvimentoPublication . Chagas, Rosana; Ribeiro, Nuno Magalhães; Costa, T.DOrganizações que aprendem relacionam resultados ao crescimento pessoal de seus colaboradores. Assim, muitas são as possibilidades de busca por desenvolvimento por parte das organizações e autodesenvolvimento por parte dos colaboradores. Com esse objetivo foi realizado um estudo comparativo entre trilhas de aprendizagem e metodologias ativas. Para realizar a comparação foram entrevistadas às Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a Universidade Corporativa do Sebrae, a Escola de Contas do Distrito Federal e a Escola Nacional de Administração Pública que ofertam capacitação no formato de trilhas de aprendizagem. Os resultados foram comparados às 5 técnicas de metodologias ativas que apontaram como resultado que as duas abordagens são voltadas para quantidade diferentes de colaboradores a desenvolver competências. Além das trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas, o conceito de metodologias ágeis emergiu como indicado para o autodesenvolvimento e a capacitação de gestores. Assim, as metodologias ágeis também foram objeto de comparação no estudo.
- Atendimento humanizado em medicina dentária: revisão narrativaPublication . Menezes, Soraia da Costa de; Bulhosa, José FriasA crescente evolução da tecnologia trouxe consigo benefícios inquestionáveis para a medicina ocidental, entretanto, ao passo em que se evoluía em vários campos, antigos conceitos de relacionamento foram sendo esquecidos. A Medicina Dentária era praticada por meio de uma excessiva valorização da técnica e com seu foco centrado na doença. Este tipo de abordagem ao longo do tempo se mostrou limitada e passou a gerar a grande insatisfação nos pacientes. Como objetivo de transpor os limites institucionalizados da prática tradicional, um novo perfil foi delineado, em busca de resgatar o sentido humanístico que a Medicina teve um dia. Com esta revisão narrativa pretende-se analisar a literatura disponível relacionado com o tema Atendimento humanizado em Medicina Dentária, que sirvam de direcionamento para uma prática clínica dentro dos parâmetros da Humanização. Foi executada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e PubMed/Medline. A produção científica a cerca do tema relacionada às práticas do médico-dentista é muito reduzida. O tema é abordado com maior frequência em publicações em publicações de domínios da saúde coletiva. O conceito de atendimento humanizado em saúde é construído por relacionamentos interpessoais de qualidade, questões estruturais e éticas, agregando ambientes e relações acolhedoras.
- Exposição não consentida de conteúdos íntimos: perspectiva criminológica, jurídica e socialPublication . Lisbino, Jhon Kennedy Teixeira; Caridade, SóniaA estrutura social é continuamente alterada pela franca evolução tecnológica com modificações geradoras de novos comportamentos, algumas vezes, nocivos. O desafio para o Direito e a Criminologia é investigar tais comportamentos inapropriados, mediante prevenção e punição de condutas tipificadas como criminosas. Dentre elas, destaque para a exposição não consentida de conteúdos íntimos, a qual vem crescendo vertiginosamente com a expansão do espaço virtual e suas múltiplas potencialidades, o que justifica a motivação deste estudo, cujo objetivo macro é analisar, de forma acurada, esses desvios de conduta. Metodologicamente, o estudo recorre ao método quanti-qualitativo, partindo, a princípio, de conceitos teóricos resultantes de pesquisa bibliográfica e de revisão de literatura. Sustenta-se a premissa hipotética de que a prática de divulgar conteúdos íntimos sem o consentimento da pessoa exposta representa, quase sempre, a assunção da violência de gênero em novo formato, haja vista que a maioria das vítimas é do gênero feminino.
- Via Cintura Interna: uma barreira à dinâmica da cidade do PortoPublication . Cardenas, Valentina Saavedra; Branco-Teixeira, MiguelÀ medida que o homem foi evoluindo e a cidade com ele também, as infraestruturas foram surgindo, enquanto produto desse Homem Moderno. Assim, a questão que se coloca inicialmente é o papel dessas infraestruturas na cidade contemporânea portuense, que é uma criatura incerta, fusão de variáveis sociais e económicas, culturais e políticas, temporais e espaciais. Comparativa à leitura da Imagem da Cidade, que é percebida pelos Caminhos, Limites, Bairros, Pontos Nodais e Marcos, poderá ler-se a Via de Cintura Interna, que além de caminho, é limite. Esta é fortemente percebida como tal, já que, para além de ressaltar visualmente o limite, é contínua na sua forma e poucos são os momentos em que ocorre uma permeabilidade plena à circulação. Justifica-se a VCI como uma via segregada no âmbito urbano, onde o principal interveniente é o “carro”. O objetivo para a integração urbana será romper o estigma da cidade servir o “carro”, como tal, valoriza-se o Homem, visto que a cidade é feita pelo e para este. Pretende-se com esta dissertação ultrapassar a leitura linear que se tem da Via que circula a Cidade, admitindo determinados pontos como elos de ligação e, propondo metodologias e estratégias de planeamento contemporâneas ao nível da acessibilidade e da mobilidade pedonal. Através da análise da Linha e de determinados pontos, é onde se desenvolve uma sistematização em função dos instrumentos de leitura da forma urbana, atendendo ao modo como a Via se relaciona com os tecidos envolventes. Neste âmbito, surge uma proposta metodologicamente estratégica, em que se questiona a (im)possibilidade de (na)morar nos separadores das estradas e se descarta a névoa utilitarista, que não reconhece a cidade como um território solidário de troca entre os Homens, o território por sublimidade da imprevisibilidade e da maravilha da diversidade.
- Envisioning the future in public urban green spaces planning and design - lessons from PortoPublication . Vidal, Diogo Guedes; Salata, Stefano; Vilaça, Helena; Barros, Nelson; Maia, Rui LeandroUsing the city of Porto, a medium-sized European city, as a case study, this contribution aims to explain how combining cluster analysis and behavioural mapping techniques may be useful for decision-making.
- Operational management practices in Onshore Fields oil and gas producers to fulfill structural integrity requirements of the installations and of safety of operationsPublication . Mançú, Raymundo; Gouveia, Luis Borges; Silvério, CordeiroThe objective of this work was to carry out a comparative analysis of operational management prac-tices in onshore oil and natural gas producing fields to meet the requirements of the SGI: ISO 9001:2015, ISO 14001:2015, ISO 45001:2018 and technical regulations of operational safety management systems (RTSGSO) and structural integrity of productors well and injector well installations (RTSGI and RTSGIP), defined by the National Petroleum Agency (ANP) in Brazil. The methodology was an exploratory and descriptive research, with a quali-quantitative, bibliographic, documentary approach, a multiple case study method in 5 (five) pro-ducing fields “A”; “B”; “C”; “D” and “E”. In the results of the comparative analysis of category A-KTM on knowledge transfer and management for own employees and contractors in the producing fields, a total of 175 responses was obtained, with 76 (43%) “not conform” responses, with relevant amounts and percentage values of deviations in all fields. The results of category B-PIW on the integrity of the installations and safety of operations of wells, with a total of 310 responses, 146 (47%) of which are “not conform” responses, with producer fields “B”, “C” and “D” being the most critical, with an average equal to 35 (55%) “not conform” responses. It is concluded that all the producing fields “A”; “B”; “C”; “D” and “E” presented similar values of “not conform” variables, being systemic in category A-KTM, as well as in category B-PIW, with higher mean values of “not conform” variables observed in producer fields “B”; "C" and "D", both with potential risks of incidents, accidents, near misses, non-conformities in internal and external audits and with probability of in-fraction notice / multi-million fines by the regulatory and supervisory agency ANP in Brazil.