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Via Cintura Interna: uma barreira à dinâmica da cidade do Porto

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Abstract(s)

À medida que o homem foi evoluindo e a cidade com ele também, as infraestruturas foram surgindo, enquanto produto desse Homem Moderno. Assim, a questão que se coloca inicialmente é o papel dessas infraestruturas na cidade contemporânea portuense, que é uma criatura incerta, fusão de variáveis sociais e económicas, culturais e políticas, temporais e espaciais. Comparativa à leitura da Imagem da Cidade, que é percebida pelos Caminhos, Limites, Bairros, Pontos Nodais e Marcos, poderá ler-se a Via de Cintura Interna, que além de caminho, é limite. Esta é fortemente percebida como tal, já que, para além de ressaltar visualmente o limite, é contínua na sua forma e poucos são os momentos em que ocorre uma permeabilidade plena à circulação. Justifica-se a VCI como uma via segregada no âmbito urbano, onde o principal interveniente é o “carro”. O objetivo para a integração urbana será romper o estigma da cidade servir o “carro”, como tal, valoriza-se o Homem, visto que a cidade é feita pelo e para este. Pretende-se com esta dissertação ultrapassar a leitura linear que se tem da Via que circula a Cidade, admitindo determinados pontos como elos de ligação e, propondo metodologias e estratégias de planeamento contemporâneas ao nível da acessibilidade e da mobilidade pedonal. Através da análise da Linha e de determinados pontos, é onde se desenvolve uma sistematização em função dos instrumentos de leitura da forma urbana, atendendo ao modo como a Via se relaciona com os tecidos envolventes. Neste âmbito, surge uma proposta metodologicamente estratégica, em que se questiona a (im)possibilidade de (na)morar nos separadores das estradas e se descarta a névoa utilitarista, que não reconhece a cidade como um território solidário de troca entre os Homens, o território por sublimidade da imprevisibilidade e da maravilha da diversidade.
As man evolved the city evolved with him, infrastructures emerged, as a product of this Modern Man. Thus, the question that arises initially is the role of these infrastructures in the contemporary city of Porto, which is an uncertain creature, a fusion of social and economic, cultural and political, temporal and spatial variables. Comparative to the reading of the Image of the City, which is perceived by the Paths, Edges, Districts, Nodes and Landmarks, one can read the Internal Belt Road, which is not only a path but also a limit. This is strongly perceived as such, since, in addition to visually emphasizing the limit, it is continuous in shape and there are few moments when there is full permeability to circulation. The VCI is justified as a segregated road in the urban scope, where the main player is the “car”. The objective for urban integration will be to break the stigma of the city serving the “car”, as such, the Man is valued, since the city is made by and for him. The aim of this dissertation is to go beyond the linear reading that one has of the Road that runs through the City, admitting certain points as connecting links and proposing contemporary methodologies and planning strategies in terms of accessibility and pedestrian mobility. Through the analysis of the Line and of certain points, this is where a systematization is developed based on the instruments for reading the urban form, taking into account the way in which the Road relates to the surrounding fabrics. In this context, a methodologically strategic proposal arises, in which the (im)possibility of (in)living on the road separators is questioned and the utilitarian fog that does not recognize the city as a solidary territory of exchange between Men is discarded, the territory by the sublimity of unpredictability and the wonder of diversity.

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Keywords

Passadiços urbanos Integração urbana Estrada urbana Pontos nodais VCI Urban walkways Urban integration Nodal points Urban road

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