Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências da Engenharia e da Arquitectura by advisor "Branco-Teixeira, Miguel"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- A arborização das praças na melhoria da qualidade urbana - da vida da população: o caso de ManausPublication . Barbosa, Márcio Jurema Uchôa; Branco-Teixeira, MiguelA pesquisa sobre A Arborização das Praças na Melhoria da Qualidade Urbana e da Vida da População: O Caso de Manaus, busca a importância da preservação e adoção de cobertura vegetal arbórea em espaços públicos, fornecendo informações para a implementação de políticas públicas e gestão do ambiente urbano e das principais praças da cidade. Descreve ainda a arborização e as funções ecológicas, sociais, históricas e estéticas dos espaços públicos. Para concretizar este objetivo, recorreu-se às pesquisas bibliográficas, visitas e coletas de dados (temperaturas) das praças estudadas. A arborização destas praças é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir os impactos das chuvas e valorizar a qualidade de vida social; e ainda preservar um período histórico de grande importância para a cidade adaptando-a às novas realidades ambientais. A função social das praças está diretamente relacionada com as opções de lazer que estas áreas podem proporcionar à sociedade e contribui no embelezamento da vida da cidade; podem ainda contribuir com a melhoria na saúde, estimulando as práticas desportivas no entorno das praças deste meio urbano. Esses espaços constituem, ainda, uma função educativa, devido à possibilidade de realização de programas de cunho educativo, social e ambiental. Por último, os parques executam uma função psicológica, visto que a população que frequenta este espaço sócio natural, se beneficia de um efeito repousante e relaxante. Portanto, uma cidade que pode contar com praças bem planejadas possui posição destacada, pois estas influenciam positivamente a saúde física, social e mental de seus habitantes.
- Avaliações de engenharia — avaliações patrimoniais urbanasPublication . Santiago, Mário Alves; Branco-Teixeira, MiguelNeste trabalho procura-se sistematizar e aprofundar conhecimentos sobre a Avaliação de Património constituído por Imóveis de natureza Urbana. É dado especial relevo aos métodos correntes, ditos tradicionais, de Avaliação e às componentes científicas de base de cada um destes. Na abordagem aos métodos, focam-se diferentes aspectos, da sua aplicabilidade à sua eficiência enquanto instrumentos de natureza científica baseados em relações de natureza económica/financeira, apoiados em conhecimentos de engenharia. Dos métodos faz-se a descrição geral do seu conteúdo e a fundamentação. Introduzem-se conceitos de Matemática Financeira Aplicada, e de Estatística. Introduz-se a abordagem aos diferentes processos de valorização atendendo à tipologia dos imóveis, à sua especificidade e uso. Explicitam-se os processos de homogeneização de amostras, a recolha de informação, o tratamento matemático dos índices financeiros relevantes e o Relatório final da avaliação
- Aveleda - Na conquista da atratividade no território difuso de Aveleda, Vila do CondePublication . Magalhães, Daniela Lima; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação de mestrado estuda o território difuso da freguesia de Aveleda com o propósito de conhecer as suas características e de identificar a estratégia com o fim de proporcionar maiores níveis de atratividade. Assim, o trabalho visa contribuir para: contextualizar, conceptualmente, o território difuso da freguesia de Aveleda; melhorando a compreensão do objeto de estudo em ambiente estratégico; de modo a promover melhorias na qualidade de vida da população. O trabalho inicia com uma contextualização teórica, onde se analisam diversos desígnios territoriais – cidade, rural, periferia, urbano, difuso – além dos parâmetros morfológicos e aspetos sociais, conciliando com os elementos de atratividade. São também tratadas as temáticas da competitividade, em termos gerais, e da competitividade em território difuso, culminando num modelo capaz de contribuir para aumentar a atratividade territorial da freguesia de Aveleda. Seguidamente, é feita a leitura do território de Aveleda atendendo às suas origens, dados demográficos, características do parque edificado e características das infraestruturas e mobilidade, com o propósito de gerir de forma mais eficiente a multiplicidade dos desafios que se colocam em prol da conquista da atratividade neste território difuso. De seguida, a dissertação procura dar resposta ao conjunto de desafios identificados apresentando um conjunto de objetivos e medidas que se consideram adequados às condições particulares do território de Aveleda, o qual está enraizado nos pressupostos teóricos estudados anteriormente. Deste modo, em termos concretos, expõe-se um conjunto de 30 objetivos estratégicos que se dividem em 70 medidas de âmbito mais prático e específicas para Aveleda. Por último, tendo em consideração todo o percurso de investigação realizado ao longo da dissertação, são apreendidas as respostas às principais questões que rotearam a elaboração da dissertação, assim como os desafios encontrados no seu percurso e novos caminhos de investigação.
- Cemitérios municipais de Espinho: um olhar as tendências contemporâneas dos espaços cemiteriaisPublication . Couto, José Manuel Sousa; Branco-Teixeira, MiguelProcura-se com a presente Dissertação de Mestrado refletir sobre o espaço cemiterial existente, as suas carências e as tendências contemporâneas na atualidade, tendo em conta a mudança emergente do paradigma sobre o culto da morte. Os espaços destinados à finitude do Homem, para além da função primária de inumação carecem de valências, qualidade espacial e humanização dos espaços que permitam o apaziguamento do sentimento da perda. A arquitetura pode desempenhar o seu papel de mediadora na relação entre os presentes e os ausentes e proporcionar no âmbito urbanístico e arquitetónico o equilíbrio entre a implantação dos espaços, a organização espacial, funcional e as dinâmicas que lhe envolvem. Espera-se com este trabalho a obtenção de conhecimentos que contribuam para a conceção de novos conceitos e propostas formais no sentido de valorização do espaço de evocação da memória coletiva dos Mortos, com qualidade espacial, novas valências e que sejam referência de novos espaços contemporâneos.
- Construção e certificação: parceria do futuroPublication . Rodrigues, Tiago Moreira; Branco-Teixeira, MiguelEste trabalho aborda o tema da Certificação Profissional como resposta à crise instaurada na Construção. Todos os aspectos de acesso a candidaturas, objectivos e âmbito da certificação, entidades formadoras, provas, resultados e homologação de cursos profissionais são assim o corpo deste trabalho. São referidas as vantagens da certificação para o desenvolvimento do sector da construção, bem como de integração no seio da Europa.
- O contributo da reabilitação urbana para a sustentabilidade das cidades: o caso de estudo do centro histórico do PortoPublication . Santos, Álvaro Manuel Reis; Branco-Teixeira, MiguelO presente estudo pretende analisar e discutir os efeitos da integração de medidas de eficiência energética nos processos de reabilitação urbana e, consequentemente, avaliar o seu contributo para a sustentabilidade das cidades, em sentido mais lato. A primeira parte deste estudo assume uma natureza essencialmente teórica, onde se enquadra e analisa o fenómeno da reabilitação urbana enquanto novo paradigma das políticas urbanas atuais, quer ao nível nacional, quer ao nível europeu. Converge-se para a abordagem à questão da sustentabilidade ambiental e energética na reabilitação e apresenta-se um quadro caraterizador da eficiência energética no setor da habitação, em Portugal, terminando com uma discussão sobre o impacto e os benefícios da eficiência energética para a reabilitação urbana sustentável. A segunda parte é dedicada, fundamentalmente, à análise empírica do caso de estudo sobre o processo de reabilitação urbana da cidade do Porto, em particular, do seu centro histórico. O tema da integração de fatores de sustentabilidade ambiental e energética no parque edificado é analisado segundo uma perspetiva evolutiva que, por sua vez, conduz a uma análise crítica sobre os vetores estratégicos de desenvolvimento de novas abordagens que possibilitem a consolidação de intervenções que valorizem a sustentabilidade na reabilitação urbana, de modo a contribuir para a redução dos consumos energéticos domésticos, mas também, e principalmente, para a melhoria da saúde, bem-estar e conforto das populações. Esta perspetiva é realizada através de uma análise quantitativa, mas também, segundo uma análise qualitativa aferida pela perceção dos agentes e profissionais ligados ao tema da reabilitação urbana, obtida através de um inquérito desenvolvido para o efeito e que motiva a discussão dos resultados do caso de estudo e do seu contributo para esta área do conhecimento. O estudo conclui salientando a existência de uma relação biunívoca entre a reabilitação urbana e a eficiência energética. Por um lado, a necessidade de medidas ao nível da eficiência energética é indutora de desenvolvimento da reabilitação urbana. Por outro lado, a necessidade de reabilitar os tecidos urbanos degradados, unanimemente reconhecida, é promotora da melhoria da eficiência energética de muitos edifícios e, consequentemente, da sustentabilidade das cidades.
- A crise na construção e a reabilitação como soluçãoPublication . Pereira, Bruno Elói Faria; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação pretende discutir e analisar o actual panorama do sector da indústria da construção, vivenciado a nível nacional e contrastante com outros mercados dentro e fora da União Europeia, como é o caso das novas economias emergentes. Em plena “crise” profunda que desconhece precedentes, todos os sectores da economia têm-se retraído, e o sector da construção figura como líder da tabela dos mais penalizados. Tudo isto, quando associado à falta de liquidez da banca, nomeadamente no que se refere ao financiamento imobiliário, assim como o excesso de fogos no parque edificado, leva a um panorama pouco animador a nível de presente e futuro no sector. A indústria da construção terá de se reinventar e restruturar por forma a ultrapassar as enormes dificuldades que actualmente atravessa, apostando em novas vertentes como é o caso da reabilitação urbana. A degradação urbana continua a ser um grande problema do edificado português, sobretudo nas grandes malhas habitacionais e centros históricos, como é o caso das cidades do Porto e Lisboa. Através dos resultados de alguns estudos recentes da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI), é perceptível a existência de um elevado número de edifícios a necessitarem de reparações em Portugal, revelando assim o enorme potencial deste mercado que poderá servir como um impulsionador do sector. Portugal encontra-se na cauda da Europa no que se refere ao investimento em reconstrução, e o peso da reabilitação no sector chega mesmo a ser o quarto mais baixo dentro dos países Europeus (Euroconstruct, 2011a). No presente trabalho de investigação, pretendem-se encontrar formas de dinamizar a indústria da construção, em particular no que respeita ao investimento no grande e inexplorado mercado da conservação e reabilitação urbana, dando especial contributo técnico para que tal se possa concretizar, nunca esquecendo a óptica cada vez mais actual da sustentabilidade. This thesis aims to discuss and analyze the current panorama in the sector of the construction industry, both nationally and inside and outside the European Union, including the new emerging economies. The current "crisis" with no precedent, all sectors of the economy have been falling, and the construction market appears to lead the table of the most affected. This aspects together with the lack of liquidity in banking, on particular in the financing of real estate industry, as well as overbuilding in recent years leads us to a less encouraging picture of the present, and for the future of the sector. The construction industry will have to reinvent and restructure itself in order to overcome the enormous difficulties, focusing on new aspects such as the urban renovation. The urban decay remains a major problem in Portuguese buildings, especially in large urban centers such as the cities of Porto and Lisbon. Through the results of some recent studies of the “Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário” (Portuguese Confederation of Construction and Real Estate), it is apparent that there are a large number of buildings in need of repairs in Portugal, thus revealing the enormous potential of this market which could be stimulating in the sector. Portugal is in the tail of Europe with regard to investment in reconstruction, and the investment of the renovation is even the fourth lowest within the European Union countries. In the present research work it is intended to find ways to boost the construction industry, particularly with regard to investment on the large market of the urban renovation, providing a technical contribution for this to take place and never losing the sight of the current and increasing sustainability.
- Desenvolvimento sociodemográfico e urbano de Santo TirsoPublication . Ferreira, Pedro Miguel Moreira; Branco-Teixeira, MiguelO presente trabalho tem como objetivo a análise sociodemográfica da cidade de Santo Tirso, com o objetivo de analisar e compreender as alterações a nível urbano com a finalidade de responder à questão núcleo desta dissertação, “para quem construímos?”. Isto permitirá elaborar uma ligação ou correlação entre o desenvolvimento urbano com a atual situação demográfica da cidade de Santo Tirso, podendo-se observar algumas questões relacionadas com o passado, presente e futuro da mesma. Que impacto tiveram esses acontecimentos no passado que levaram ao atual “estado” ou condição do concelho e cidade, e que efeitos terá no seu futuro. Através de uma prospeção demográfica, entre o ano de 2021 e 2031, é pretendido a elaboração de uma análise sobre o futuro demográfico do concelho assim como uma análise a uma menor escala referente á união de freguesias de Santo Tirso, Burgães, Santa Cristina do Couto e São. Miguel, de forma a identificar quais as alterações não só na população tirsense assim como futuros desafios no tecido urbano da cidade. Este trabalho irá ser desenvolvido por diversos capítulos, analisando enumeres aspetos atuais e não atuais da cidade, fazendo uma relação com o espontâneo aparecimento de vários empreendimentos habitacionais que estão a ser construídos atualmente na cidade de Santo Tirso, sendo este um dos motivos que suscitou o meu interesse em abordar este fenómeno.
- Desenvolvimento urbano da cidade de Mossoró - Séc. XXI: “aprendendo com o passado para compreender o presente e antecipar o futuro”Publication . Macedo, Izabel Maria Montenegro Diniz; Branco-Teixeira, MiguelEste trabalho tem por objetivo contribuir para um maior conhecimento da realidade do desenvolvimento urbano da cidade de Mossoró, estudando através dos processos históricos, sociais e econômicos e as suas consequências no ciclo de vida da cidade diante dos desafios inerentes ao século XXI, que é a implementação da sustentabilidade urbana. Atualmente enfrentamos vários conflitos face aos interesses divergentes entre as empresas privadas, a administração pública e a sociedade. Precisamos reorganizar a forma de ver e compreender que a expansão urbana identificada nos estudos ora realizados, não pode ser definida como progresso, a mesma contribui de maneira direta para as dificuldades e os problemas enfrentados hoje pela cidade de Mossoró. A dispersão da cidade precisa ser encarada com preocupação e não aceita como algo positivo, pois encontramos nesse processo uma total ausência de um desenho urbano qualitativo, pois a gestão urbana na cidade de Mossoró é uma resposta que é aplicada em paliativos, os mesmos surgem a medida que os problemas se tornam praticamente insolúveis. Seja através da ausência de recursos financeiros ou técnicos, ou mesmo decorrente de interesses políticos e econômicos atuantes no território, o que de concreto acontece é que a cidade vem crescendo de maneira legalizada e totalmente deficitária urbanisticamente. Entendemos que é possível estabelecer critérios e indicadores de sustentabilidade urbana para mensurar e quantificar as áreas prioritárias e as áreas passíveis de ações mais energéticas e/ou compensadoras. A atualidade oferece uma oportunidade histórica para que a sociedade repense onde e como vive, trabalha, se diverte e compra. Espera-se, portanto, que esta pesquisa forneça subsídios ao planejamento urbano regional de Mossoró, como também para as cidades de porte e estrutura similares e que seja esse o caminho escolhido como estilo de vida em Mossoró, com base nos princípios do urbanismo sustentável e nas construções sustentáveis.
- Influência do mar na morfologia urbana de EspinhoPublication . Araújo, António José Lopes de; Branco-Teixeira, MiguelA presente dissertação tem como principal objetivo, analisar a Influência do Mar na Morfologia Urbana da Cidade de Espinho. Insere-se este trabalho na conclusão do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Fernando Pessoa - Porto. A cidade de Espinho é caraterizada como um caso singular de erosão costeira. Disso damos conta, começando por abordar o nascimento do povoado, o seu desenvolvimento e a destruição do seu núcleo histórico, pelas invasões do Mar. Paralelamente à abordagem histórica dos fatos, é realizada uma análise profunda a vários conceitos urbanísticos, aplicando-os ao território em estudo, sempre com o Mar como motor de todas as mutações urbanas, sentidas e observadas na cidade. Para complementar o trabalho, foi feita também uma pesquisa no âmbito da geologia, com o objetivo de perceber cientificamente, porque o Mar, apaga território com tanta facilidade. Esta investigação, permitiu perceber que, entre o Mar e a Cidade, existe uma faixa de território, cujos limites, o bom senso deve estabelecer, podendo ser desfrutada, contemplada, mas nunca habitada.