FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos by advisor "Cardoso, Paulo Ribeiro"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Uma análise da atitude dos jovens face à comunicação publicitária - um estudo realizado na área metropolitana do PortoPublication . Sousa, César António Oliveira de; Cardoso, Paulo RibeiroActualmente os jovens são alvo de múltiplas mensagens publicitárias. Este trabalho monográfico pretende fazer uma análise sobre as atitudes dos adolescentes portugueses, mais concretamente da área metropolitana do Porto, face à comunicação publicidade. Depois de uma abordagem geral relacionada com o conceito de atitude e suas implicações, faz-se uma abordagem à atitude face à Publicidade e os elementos que a rodeiam. Finalmente apresentasse um estudo empírico que envolveu a administração de um questionário a uma amostra de jovens da área metropolitana do Porto sobre a sua atitude face à comunicação publicitária. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuárioPublication . Leite, Ricardo Alexandre Ribeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise das atitudes e comportamentos assumidos pelos jovens no que diz respeito aos produtos de moda e vestuário. Após uma revisão de literatura sobre o tema é apresentado um trabalho empírico de carácter quantitativo no qual se estudam diversas variáveis relacionadas com esta temática: a liderança de opinião, o envolvimento com o produto, a inovação e a procura de novidade e unicidade. São também analisadas a importância da marca, a frequência de compra e a importância dos produtos de moda e vestuário. Os dados foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 220 jovens portugueses. Os principais resultados demonstram que os jovens dão importância aos produtos de moda e vestuário, sendo que efectuam compras com alguma regularidade. Não são claramente líderes de opinião, mas evidenciam um bom envolvimento em compras de produtos de moda e vestuário, dando importância aos produtos novos e inovadores.
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- A comunicação da marca nas redes sociais: o caso da MOPublication . Oliveira, Mariana Outeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho tem como propósito analisar como é que a marca MO comunica através das redes sociais, nomeadamente o Instagram, o Facebook e o Youtube. Serão estudadas as abordagens utilizadas por estes canais, tendo em conta a tipologia do conteúdo, a mensagem, o formato, o texto da publicação e o engagement. A escolha desta marca, por ser uma marca portuguesa e atender às necessidades das famílias com preços acessíveis e uma moda atual, revelou-se muito enriquecedora no sentido em que me permitiu conhecer mais de perto esta realidade e perceber como funciona a comunicação da marca. No que diz respeito à estrutura deste trabalho, este divide-se em três capítulos. Em primeiro lugar serão abordados conceitos teóricos de marketing digital, redes sociais, e comunicação da marca, em segundo a investigação deste trabalho. E, por fim, no último capítulo são divulgados os resultados e a sua respetiva análise.
- A comunicação das marcas de maquilhagem nas redes sociais: um estudo de caso da marca RhodePublication . Martins, Bruna Filipa Marques; Cardoso, Paulo RibeiroEste projeto de graduação tem como objetivo analisar a estratégia de comunicação da marca de cosmética Rhode nas redes sociais, fundada pela influenciadora e empresária Hailey Bieber. A marca destaca-se no mercado global de beleza, principalmente por ter uma presença marcante e forte nas redes sociais, com destaque para o Instagram e TikTok. A investigação proposta procura compreender como a Rhode desenvolve e comunica a sua imagem de marca por meio de recursos visuais, textuais e interativos, e como mobiliza comunidades digitais para promover os seus produtos e ideais. Partindo de uma abordagem teórica que abrange as ideias de cultura digital, globalização e participação ativa dos clientes, esta pesquisa utiliza uma análise de conteúdo focada nas publicações realizadas pela marca ao longo do mês de abril de 2025. Serão combinados dados quantitativos (como níveis de interação, número de reações, partilhas e comentários) com uma análise qualitativa que examina os tipos de publicações, o estilo de comunicação, o design visual e o uso de influenciadores e conteúdo criado pelos utilizadores. Complementarmente, é apresentado um estudo com um inquérito por questionário que visa analisar a perceção de uma amostra de consumidores acerca da marca Rhode. Especificamente, o objetivo é avaliar o reconhecimento da marca, assim como a opinião dos consumidores sobre a marca e os conteúdos que ela divulga nas redes sociais.
- A comunicação dos artistas musicais através das redes sociais: Olivia Rodrigo, Pedro Sampaio e Ed Sheeran no InstagramPublication . Vasconcelos, Tiago Machado de; Cardoso, Paulo RibeiroEste trabalho tem como principal objetivo analisar a presença nas redes sociais dos artistas musicais, verificar como se comportam nesses canais, como tentam cativar e comunicar com o seu público de forma a conseguir fidelizar os mesmos e a atrair mais público para as suas redes e posteriormente para os seus conteúdos musicais. Neste trabalho optou-se por escolher 3 artistas do mundo pop – Ed Sheeran, Olivia Rodrigo e Pedro Sampaio – sendo estes mesmos artistas já bem consolidados no ramo e sendo do mesmo panorama musical, pretende-se conseguir analisar que tipo de abordagem e de feedback cada um obtém nas plataformas digitais. O Instagram foi a rede social que se optou por utilizar por ser uma das mais populares e versáteis onde podemos encontrar fotos, reels, comentários e partilhas. No que diz respeito à estrutura do trabalho, este foi dividido em 3 capítulos. O primeiro é referente ao enquadramento teórico, onde irão ser abordados os conceitos teóricos do marketing digital, redes sociais, a indústria musical no contexto digital e os impactos do marketing digital nos artistas musicais. Relativamente ao segundo capítulo, será apresentado o método utilizado para a realização da análise deste trabalho. Por último, no terceiro capítulo será feita a apresentação e discussão dos resultados.
- A consciencialização dos profissionais de saúde para o diagnóstico das doenças raras: o papel da indústria farmacêuticaPublication . Machado, Jorge Manuel Freitas; Cardoso, Paulo RibeiroExistem mais de 6000 doenças raras, contudo o seu diagnóstico por parte dos profissionais de saúde é complexo, lento e tardio, fruto de uma formação pré e pós-graduada voltada para as patologias comuns. Como adquirem os clínicos uma maior consciência para o diagnóstico das doenças raras? São proactivos ou reativos? Quais os agentes de mudança? As universidades, instituições do SNS e sociedades médicas? A indústria farmacêutica, na procura de uma maior identificação dos doentes que necessitam das terapêuticas que promovem? Foi possível aferir a opinião de profissionais de saúde e da indústria farmacêutica, e com isso concluir que a indústria, talvez motivada pelos seus legítimos interesses comerciais, é o combustível e motor de uma série de atividades diretas e indiretas de formação para as doenças raras.
- Etapas de uma estratégia de e-mail marketingPublication . Hadyk, Maria Leonor; Cardoso, Paulo RibeiroEste projeto visa analisar e compreender as etapas de elaboração de uma estratégia de E-mail Marketing, o qual está relacionado com a componente do Marketing Digital. Desta forma, o objetivo principal é descrever, primeiramente, numa parte teórica, os passos de uma estratégia de E-mail Marketing e, em seguida, numa parte prática, exemplificar como estes passos foram aplicados num caso de estudo da empresa Peixinho da Lota, com a utilização da ferramenta E-goi. O E-mail marketing desempenha um papel estratégico no marketing digital, permitindo que as empresas se conectem com o seu público-alvo de maneira personalizada e relevante. Ao adotar uma estratégia bem planeada, segmentar a lista de contactos e monitorizar os resultados, as empresas podem colher os benefícios dessa poderosa ferramenta para alcançar o sucesso nas suas iniciativas de Marketing.
- Fontes de tráfego em websites de marcas de tecnologiaPublication . Neves, Inês de Viterbo Cabral das; Cardoso, Paulo RibeiroAs fontes de tráfego são canais de marketing digital que atraem utilizadores e potenciais clientes para o website das marcas. No âmbito desta temática, e focando o setor da tecnologia, este estudo tem como objetivo analisar o impacto das fontes de tráfego para os websites das principais marcas de tecnologia. No seguimento deste objetivo, esta investigação procura ainda identificar, entre as várias fontes de tráfego, qual a que se destaca neste processo. Este Projeto de Graduação é constituído por uma vertente teórica e uma vertente prática. Na primeira, faz-se um enquadramento teórico daquilo que vai ser analisado na parte prática. Estão presentes conceitos relacionados com marketing digital, SEO e fontes de tráfego para o website, como o motor de busca, as redes sociais, a publicidade online e o email marketing, Na vertente empírica, procedeu-se inicialmente à identificação das cinco marcas de tecnologia mais populares (Samsung, Apple, Vivo, Oppo e Xiaomi), através de estatísticas das plataformas Doofinder e StatCounter Posteriormente, foi feira uma análise do tráfego mundial, bem como das fontes de tráfego específicas,. Os dados analisados foram extraídos da ferramenta analítica SimilarWeb, uma aplicação que recolhe e sistematiza dados sobre plataformas e sobre o comportamento dos utilizadores online. Verificou-se que a pesquisa orgânica é a principal fonte de tráfego das marcas referidas, tanto a nível individual como coletivo, sendo responsável por 44.78% do tráfego para o website, de acordo com a análise conjunta efetuada. Assim, foi possível constatar que o SEO é uma técnica que merece ser explorada. Ainda segundo a mesma análise, constatou-se também que o email é a menor fonte de tráfego para o website.
- Marketing de conteúdo e análise de engagement no jornalismo digital: análise de publicações no InstagramPublication . Nunes, Carlos Manuel Pereira; Cardoso, Paulo RibeiroNum contexto mediático em constante transformação, marcado pela evolução das redes sociais no consumo de informação, os meios de comunicação têm procurado adaptar-se às lógicas digitais através da utilização de estratégias de marketing de conteúdo. Este projeto de graduação tem como objetivo analisar a presença de três jornais portugueses, Público, Expresso e Observador, na rede social Instagram. O objetivo é compreender de que modo estas estratégias se refletem nos níveis de engagement com os públicos. A investigação baseou-se na análise de conteúdo de noventa publicações, selecionadas ao longo de um mês, com recurso a uma grelha estruturada em diferentes categorias: storytelling, presença de call to actions, utilização de links externos, hashtags e formato multimédia. Paralelamente, foram recolhidos dados de interação (gostos, comentários e partilhas), que permitiram calcular a taxa de engagement proporcional ao número de seguidores de cada jornal. Os resultados revelaram que as três redações utilizam de forma consistente técnicas de marketing de conteúdo, ainda que com nuances estratégicas próprias. Todos recorreram sistematicamente a hashtags e a CTAs, sobretudo através de links para os seus websites, enquanto o uso de storytelling apresentou uma distribuição equilibrada entre os três jornais. Verificou-se ainda que o recurso ao multimédia, nomeadamente o vídeo, está presente, mas em menor escala face à imagem. Este estudo contribui para a compreensão das práticas digitais do jornalismo português, evidenciando a integração das redes sociais como espaços de difusão e de interação com os leitores. Ao mostrar que o engagement depende não apenas da atualidade noticiosa, mas também da adaptação dos conteúdos às características da plataforma, reforça-se a pertinência da análise do Instagram como plataforma fértil para a convergência entre jornalismo e marketing de conteúdo.
