FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
Permanent URI for this community
Browse
Browsing FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos by Title
Now showing 1 - 10 of 80
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem ambiental na empresa: perspectivas de gestão e contabilidadePublication . Silva, Carla Alexandra Faria; Guimarães, Raul
- Uma análise da atitude dos jovens face à comunicação publicitária - um estudo realizado na área metropolitana do PortoPublication . Sousa, César António Oliveira de; Cardoso, Paulo RibeiroActualmente os jovens são alvo de múltiplas mensagens publicitárias. Este trabalho monográfico pretende fazer uma análise sobre as atitudes dos adolescentes portugueses, mais concretamente da área metropolitana do Porto, face à comunicação publicidade. Depois de uma abordagem geral relacionada com o conceito de atitude e suas implicações, faz-se uma abordagem à atitude face à Publicidade e os elementos que a rodeiam. Finalmente apresentasse um estudo empírico que envolveu a administração de um questionário a uma amostra de jovens da área metropolitana do Porto sobre a sua atitude face à comunicação publicitária. Após a apresentação de resultados apresentam-se as conclusões finais do trabalho.
- Análise da reação do PSI -20 à Covid-19 e perspetivas futurasPublication . Machado, Enzo Martins; Vasconcelos, LuísaO objetivo deste estudo é compreender o funcionamento dos mercados financeiros e, mais especificamente, a evolução do índice PSI-20 no período da pandemia Covid-19 e horizonte futuro. Trata-se de um estudo qualitativo, assente na teoria da análise técnica. São estudados dois períodos em particular, o referente ao período da Covid-19 e os horizontes futuros do índice. Na análise técnica estabelecida utilizam-se indicadores como a SMA e a Ichimoku Cloud para ajudar a compreender as diferentes tendências e reacções do mercado. Conclui-se que apesar de uma queda abrupta do índice da bolsa, as políticas do BCE refetiram-se num impulso do mercado o que permite antecipar, a longo prazo, numa tendência ascendente, embora com a presença de rallies no curto prazo.
- Análise da rentabilidade: estudo de caso de uma empresa de sistemas sanitáriosPublication . Mamadou, Hada Raimundo; Bernardo, SandraA partir da análise da rentabilidade pode se avaliar o património da empresa, a tomada de decisões e consequentemente verificar as condições económicas-financeiras. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a situação da empresa OLI, sistemas sanitários, SA. Para atingir o objetivo, foi feita uma pesquisa bibliográfica, onde se utilizou o referencial económico-financeiro, a análise de rentabilidade foi realizada usando o método dos rácios, tendo como instrumentos de base as demonstrações financeiras os balanços e as demonstrações financeiros dos últimos três anos (2020,2021,2022), para facilitar a interpretação dos resultados. No decorrer do trabalho foi visto que algumas contas precisam de uma atenção especial, sugere-se a execução de medidas que eliminem ou minimizem os problemas, para os próximos anos a empresa pode utilizar os mesmos métodos de análise. Conclui-se que o estudo feito ajudou a conhecer a real situação da empresa em estudo, e através dos resultados apresentados, foi possível ver que a empresa conseguiu manter-se e esta novamente em crescimento, está com boa liquidez, podendo assim fazer investimentos futuros, e a projeção para os próximos anos é de aumentar as suas vendas e o seu lucro.
- Análise da revista «Flor de Lis», enquanto exemplo de jornalismo temáticoPublication . Castro, Sofia Alexandra Fonseca de; Pinto, Ricardo JorgeO presente trabalho de investigação tem como principal objectivo analisar uma revista escutista, «Flor de Lis», afim de perceber se esta é ou não um exemplo de Jornalismo Temático quer ao nível dos conteúdos, quer ao nível técnico. Valendo-se da técnica da investigação, do contacto com o editor da referida revista e tendo em conta alguns trabalhos científicos de reconhecidos teóricos da comunicação como Sodré, Ferrari ou Jorge Pedro Sousa, são analisados pormenorizadamente inúmeros artigos da revista e aspectos a ela inerentes como o Estatuto Editorial, de modo a perceber se as regras do jornalismo são cumpridas. Neste trabalho é ainda perceptível o modo como o jornalismo Especializado/Temático tem vindo a evoluir e a afirmar-se ao longo dos tempos, bem como se caracterizam, definem e distinguem cada um dos géneros jornalísticos. Por fim, analisados todos estes temas e comparando-os com a revista em análise é passível de se afirmar que esta é um exemplo de Jornalismo Temático, sendo esta afirmação a principal conclusão deste trabalho.
- Análise das atitudes e comportamentos dos jovens face aos produtos de moda e vestuárioPublication . Leite, Ricardo Alexandre Ribeiro; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia faz uma análise das atitudes e comportamentos assumidos pelos jovens no que diz respeito aos produtos de moda e vestuário. Após uma revisão de literatura sobre o tema é apresentado um trabalho empírico de carácter quantitativo no qual se estudam diversas variáveis relacionadas com esta temática: a liderança de opinião, o envolvimento com o produto, a inovação e a procura de novidade e unicidade. São também analisadas a importância da marca, a frequência de compra e a importância dos produtos de moda e vestuário. Os dados foram recolhidos através de um questionário administrado a uma amostra de 220 jovens portugueses. Os principais resultados demonstram que os jovens dão importância aos produtos de moda e vestuário, sendo que efectuam compras com alguma regularidade. Não são claramente líderes de opinião, mas evidenciam um bom envolvimento em compras de produtos de moda e vestuário, dando importância aos produtos novos e inovadores.
- Os atentados do 11 de Março em Madrid - análise de dois jornais espanhóis sobre a imparcialidade na informaçãoPublication . Mota, Vanessa Virgínia Arlandis da; Pinto, Ricardo JorgeO incidente dos atentados do 11 de Março de 2004 nas eleições que se celebrariam três dias depois em Espanha foi objecto de todo o tipo de especulações. À medida que as horas iam passando a opinião pública sentia-se cada vez mais traída e enganada pelos seus dirigentes políticos, assim sendo, esta opinião pública ressentida iria mudar o seu voto e consequentemente castigar o Partido Popular, permitindo desse modo que o Partido Socialista Obreiro Espanhol acedesse ao Palácio da Moncloa. Esta monografia comprovará até que ponto os jornais analisados favoreceram ou prejudicaram determinado partido político espanhol.
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- By Cuca: proposta de modelo de negócios para uma nova marcaPublication . Lourenço, Pedro Augusto Novo; Trigo, MiguelO presente Projeto de Graduação tem como objetivo apresentar a proposta de um novo modelo de negócios a ser desenvolvido pela empresa de Conservas Cuca, sendo esta uma empresa que procura investigar novas oportunidades no mercado de conservas de atum. Esta proposta nasce da descoberta de potenciais segmentos de mercado em que a empresa deveria atuar, com base nos dados recolhidos pelo autor, num trabalho de investigação de mercado anteriormente realizado. Ao nível do Projeto de Graduação, em primeiro lugar, realizou-se um referencial teórico para fundamentar teoricamente o processo de desenvolvimento de um novo modelo de negócio e a importância de uma análise de mercado. À posteriori, foram resgatados os dados provenientes do trabalho de investigação atrás referido, incluindo estudos de novas exigências, comportamentos do consumidor e análise da concorrência. Os resultados da análise de mercado indicaram que há uma crescente procura por produtos com preços mais acessíveis, sustentáveis e notou-se a necessidade de criar alimentos práticos, saudáveis e que ofereçam interesse aos clientes. Com base nessas informações, a proposta para a empresa Cuca é o desenvolvimento de uma nova marca de conservas sustentáveis, utilizando ingredientes naturais e processos de produção mais sustentáveis para jovens com idade inferior a 35 anos e com pouco poder económico. Essa nova marca de conservas irá atender a procura crescente de alimentos saudáveis, livres de conservantes artificiais e que contribuam para a preservação do meio ambiente. O modelo de negócios sugerido para a nova marca inclui a valorização da qualidade dos ingredientes, a adoção de embalagens mais ecológicas e o estímulo de um estilo de vida saudável associado ao consumo dessas conservas, atraindo assim um público preocupado com a sua saúde e o meio ambiente. Para a implementação dessa proposta, é fundamental que a Conservas Cuca invista em pesquisa e desenvolvimento, garantindo a qualidade e a inovação dos produtos. Em suma, a proposta de criação de uma nova marca “by Cuca” baseada na análise de mercado indica a necessidade que a empresa de Conservas Cuca deve focar em uma nova linha de conservas mais baratas e sustentáveis para atender às necessidades e preferências dos novos clientes. Isto fará com que os seus novos produtos sigam as novas exigências do mercado tendo assim a oportunidade de conquistar novos clientes e fortalecer a sua posição nas marcas líderes do mercado de conservas de atum.
- Características autentizóticas e o impacto na saúde dos trabalhadoresPublication . Rebelo, Ana Cristina; Barros, CarlaA insalubridade psicológica de algumas organizações leva a uma enorme pressão para a obtenção de resultados, muitas vezes sem ter em conta a saúde física e psicológica dos colaboradores e negligenciando as relações dos empregados com as suas comunidades e famílias (Cunha, Rego e Cunha, 2006). A dimensão humana é esquecida e os indivíduos passam a desempenhar o papel de meros instrumentos. Rego (2002) faz alusão ao paradoxo do mundo organizacional atual, afirmando que a reivindicação da “entrega” dos indivíduos à organização coabita com um certo “descarte” da própria organização perante eles. O presente projeto aborda tópicos relacionados com a função do trabalho na vida do trabalhador e a sua saúde, organizações autentizóticas e as consequências destas e pretende contribuir para a discussão em torno desta problemática. Através de uma proposta de estudo, assente nos pressupostos de organizações autentizóticas, prevê-se uma consciencialização e discussão do tema, para assim contribuir para a prevenção da insalubridade psicológica presente em organizações e consequentemente o impacto desta na saúde dos trabalhadores.