FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos
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- Abordagem ambiental na empresa: perspectivas de gestão e contabilidadePublication . Silva, Carla Alexandra Faria; Guimarães, Raul
- Olhar as estrelas - o jornalismo científico na imprensa portuguesa: o lugar da astronomiaPublication . Ferradaz, Lúcia Andreia Ribeiro de Oliveira; Sousa, Jorge PedroAbordar a situação do jornalismo científico em Portugal é o principal objectivo desta monografia. Começamos, inicialmente, por dar uma breve definição de jornalismo científico, passando, depois, para um plano mais prático. Pretendemos dar-vos a conhecer quem faz, o que se faz e como se faz este tipo de jornalismo no nosso país. Tomamos como estudo de caso a Astronomia, por consideramo-la uma das ciências que mais apela à imaginação e por parecer que o seu objecto de estudo está longe e ao mesmo tempo perto de nós. Para isso fomos saber o lugar que ela ocupa na imprensa portuguesa bem como o interesse que o público nutre pela ciência das estrelas. Esta monografia pretende ser uma introdução ao jornalismo científico no nosso país. A escassez de estudos nesta área revela um evidente desinteresse. Gostaríamos que outros autores se interessassem por este tema e o analisassem mais profundamente.
- A linguagem radiofónica: o caso da Rádio FundaçãoPublication . Teixeira, Maria José da Costa; Tuna, SandraO trabalho apresentado pretende dar uma visão global da linguagem radiofónica, desde o elemento básico da rádio que é o som, até à construção da informação radiofónica bem como abordar os géneros jornalísticos mais frequentes nas rádios, fazendo-se depois, uma análise a nível da linguagem noticiosa de uma rádio local de Guimarães. A monografia está dividida em duas partes. Na primeira parte, de carácter teórico, é abordada a rádio em termos das funções que desempenha e deve desempenhar enquanto meio de comunicação de massas, bem como as características deste meio. Ainda nesta primeira parte está inserida a linguagem radiofónica e suas características, as particularidades da construção do texto radiofónico e os géneros jornalísticos mais utilizados nas rádios portuguesas. É nesta primeira fase que se apresenta a postura do jornalista de rádio tanto em termos de redação das peças noticiosas (a nível da pontuação, estrutura gramatical e linguagem) como também na forma como ele as diz e as transmite ao ouvinte. A segunda parte, de carácter teórico-prático, diz respeito à análise da linguagem de uma rádio local situada em Guimarães, a Rádio Fundação. Nesta fase apresenta-se a rádio em termos de espaço físico, meios técnicos e humanos. Expõe-se também, de uma forma sucinta, a programação da Rádio Fundação, fazendo-se referência à quantidade e periodicidade dos programas de animação e de informação. É feita uma análise de um noticiário e dos géneros jornalísticos utilizados pela Rádio Fundação, tanto a nível de linguagem como da estrutura gramatical que a compões.
- A importância das relações públicas na organização de eventosPublication . Pereira, Raquel Maria Guedes de Miranda; Melo, Rui deO trabalho monográfico que se segue centra-se na temática da organização de eventos e edifica-se sobre o principal propósito de lhe atribuir um cariz científico, visto que, apesar da simplicidade aparente, esta actividade carece de uma série de importantes e necessárias medidas, mais precisamente, de um planeamento adequado. Deste modo, foi nosso objectivo elevar a organização de eventos ao seu expoente máximo sendo que esta, devidamente aproveitada, oferece à entidade organizadora uma forma evidente de fidelização dos seus públicos, assim como permite transmitir uma imagem positiva para o meio envolvente. Através das relações públicas, que possibilitam conquistar a empatia do público interno e externo, a empresa organizadora de eventos está, assim, preparada para o alcance do sucesso. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho pretendemos realçar a importância de um adequado planeamento e a forma como este pode e deve ser aplicado à organização de eventos. É clara a preocupação de salientar, no nosso entender, as principais características que envolvem esta actividade e que, de algum modo, podem ser preteridas. No que concerne à estrutura do trabalho, este encontra-se claramente dividido em três partes. Numa primeira parte, descrevemos a importância dos conceitos imagem, informação e comunicação, a nosso ver fundamentais para o esclarecimento da actividade do relações públicas, mas igualmente importantes para a área da organização de eventos. Segue-se um breve esclarecimento da definição de relações públicas, por alguns autores que consideramos importantes, e ainda o contributo desta actividade para a organização de eventos. Relativamente à segunda parte, esta centra-se no universo organizacional dos eventos e inclui um breve esclarecimento do conceito evento, seguindo-se a classificação de uma série de eventos que consideramos mais significativos, o seu consequente planeamento, organização e execução e, por fim, as três fases que o compõem, designadamente a fase do pré-evento, o evento e a fase pós-evento. Por fim, a terceira parte centra-se na descrição do caso prático, incidindo este sobre a Feira do Empreendedor, realizada no Mercado Ferreira Borges, nos dias 16,17 e 18 de Novembro de 2000, através da marca Academia dos Empreendedores, sob a orientação geral da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários. Através da participação na organização da Feira do Empreendedor podemos comprovar, mais uma vez, a importância do planeamento e a forma como a divisão do evento em três partes, pré-feira, feira e pós-feira, pode revelar-se fundamental para o plano cronológico dos acontecimentos, assim como permitir uma orientação mais eficaz dos objectivos a atingir. Relativamente à pesquisa bibliográfica, esta constou, fundamentalmente, dos autores referidos ao longo de todo o trabalho, com especial incidência nas autoras Cleuza Cesca, Cristina Giácomo e Margarida Kunsch. Porém, consideramos igualmente importantes os esclarecimentos prestados pelos docentes da universidade acerca desta temática. Recorremos, ainda, a revistas na área da comunicação, uma vez que os artigos expostos permitiram-nos comprovar a importância da teoria no decorrer da prática. Podemos, pois, concluir no final da elaboração desta monografia que o planeamento e organização de um evento deve ser realizado na presença de um relações públicas, profissional devidamente qualificado para desempenhar esta função. Compete, por conseguinte, ao relações públicas coordenar todo o processo de organização e realização do evento, que em simultâneo com as quatro actividades básicas da gestão, planear, organizar, dirigir e controlar, evita que o evento se torne em mais um simples acontecimento.
- O cartaz e o outdoor ao serviço da comunicação política: uma abordagem sobre a propaganda política vs "publicidade política"Publication . Ribeiro, Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo; Mesquita, FranciscoO presente trabalho incide sobre a controvérsia gerada em torno da efectivação da comunicação política em período eleitoral. Constitui, portanto uma reflexão objectiva sobre a existência de uma “publicidade política” centrada na análise de temas como: a comunicação, a propaganda, o marketing e a publicidade. O cartaz e o outdoor foram os instrumentos eleitos, para este debate. Propaganda política vs “publicidade política” – uma realidade que não podemos Ignorar nem intencionalmente podemos silenciar.
- Os critérios de noticiabilidade dos noticiários televisivos - estudo de caso comparativo: RTP1 e TVIPublication . Dias, Joana Simões do Carmo; Sousa, Jorge Pedro
- Segmentação do mercado turístico: o perfil do passageiro low costPublication . Silva, Pedro Miguel Bastos Tanqueiro da; Salazar, AnaO tema deste estudo é a segmentação do mercado turístico. O objectivo principal é a determinação do perfil do passageiro low cost. No primeiro capítulo é feito o enquadramento teórico deste estudo através da revisão bibliográfica, sendo assim descrita a evolução da segmentação de mercado, as bases onde se apoia e os factores de atractividade de um destino turístico. No segundo capítulo é clarificado o conceito low cost e apresentada a evolução deste tipo de companhias aéreas. É caracterizada também a Ryanair em relação à sua estratégia e evolução em Portugal. No terceiro capítulo descreve-se a metodologia usada, apresentando todo o processo de pesquisa e os objectivos e hipóteses formuladas. De seguida inicia-se a investigação definida anteriormente utilizando para isso o questionário e apresentam-se todos os resultados obtidos no estudo. Por último conclui-se que os objectivos são alcançados e as hipóteses comprovadas, sendo encontrado o perfil do visitante low cost para a cidade do Porto.
- A atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegasPublication . Leal, Ana Rita Santarem; Cardoso, Paulo RibeiroEsta monografia aborda o tema dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. São apresentados vários conceitos teóricos como o comportamento do consumidor, a importância das marcas de vestuário e da moda no nosso quotidiano assim como alguns dados sobre o sector do vestuário em Portugal. O trabalho apresenta um estudo empírico de tipo quantitativo que teve como objectivo geral analisar qual a atitude dos jovens portugueses face às marcas de vestuário portuguesas e galegas. O estudo envolveu um questionário administrado a uma amostra de estudantes da Universidade Fernando Pessoa.
- Contabilidade e gestão ambiental: um passo para a sustentabilidade empresarialPublication . Reis, Isa Miguel Duarte Martins; Guimarães, RaulO constante crescimento da população e o desenvolvimento económico constituem uma permanente ameaça ao meio ambiente, dado que, na maioria dos casos, todos utilizaram, e alguns ainda utilizam, o ambiente sem dimensionarem, a longo prazo, as consequências dos seus actos. A degradação do meio ambiente, que tem vindo a ocorrer de forma crescente e assustadora, conduziu a uma consciencialização por parte das empresas. Por isso, as empresas sentem-se compelidas em proceder à incorporação das questões ambientais nos seus objectivos, até então, destinados exclusivamente à obtenção de lucros. Desta forma, assumem uma responsabilidade social que coordena o bem-estar da população e a integridade dos recursos. A introdução das questões ambientais nos objectivos empresariais acaba por colocar o ambiente numa posição transversal a todas as áreas operacionais das empresas. Neste sentido, a contabilidade surge como um sistema de informação que deverá gerar informações no sentido de satisfazer esta nova perspectiva. O envolvimento destas duas áreas coloca, às empresas, um novo desafio. Este desafio consiste na execução de uma contabilidade adequada ao sistema ambiental, integrada e competitiva que, simultaneamente, combine aspectos económicos, operativos e ambientais.
- Comunicação para dois ‘Egos’Publication . Ferreira, Elda Maria Lopes da Mota Leite; Galhardo, AndreiaUma das marcas da actual sociedade de consumo é a inegável tendência para, dia-a-dia, aumentar o desejo pela aquisição do novo. Nesta adesão à novidade, também a aparência, o comportamento, o bem-estar e a qualidade de vida são elementos que vêm ganho apetência por parte dos consumidores. Dia-após-dia, a posse de objectos torna-se importante, mas a aparência, o conforto, o bem-estar e a qualidade de vida são também tidos em linha de conta. Eis os quatro elementos que ultimamente têm ganho um novo fôlego junto dos consumidores. Vivemos numa sociedade em que a efemeridade da moda toma conta das pessoas e o culto do corpo é uma necessidade do ego. Entre objectos e cuidados de cosmética, já não é apenas a mulher a consumista por excelência. Nos últimos anos, o homem tem apostado na aparência e tornou-se num alvo apetecível. Para este novo target, recentemente emergido, muito têm contribuído a publicidade e as publicações masculinas que aconselham o homem nos cuidados com a aparência: a beleza. Ora, se a publicidade influencia os comportamentos masculinos e se há uma procura por parte deles de publicações com a finalidade de os aconselhar de tendências da moda e de cuidados para ficar mais belo, temos na publicidade e, no jornalismo (através das revistas), duas formas de comunicação para atingir o ego masculino. Por isso, esta monografia conta com o caso de estudo de duas publicações inéditas em Portugal – a Ego Feminina e a Ego Masculina – duas revistas com a mesma linha editorial, que se dedicam inteiramente aos principais assuntos e interesses do público alvo a que se dirigem: Mulheres e Homens, respectivamente. Numa análise aos conteúdos, quer jornalísticos, quer publicitários, tentaremos ver o quanto o consumismo é absorvido pela sociedade.