Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- Reaprendizagem do professor do ensino superior face ao triângulo educação, tecnologia e aprendizagem EaDPublication . Lourenço, Marilu; Rurato, Paulo; Gouveia, Luis Borges
- Educação, tecnologia, aprendizagem – exaltação à negação: a busca da relevânciaPublication . Lourenço, Marilu; Gouveia, Luis Borges; Rurato, Paulo
- Tecnologias de informação: novas formas de trabalho, novas competências e inserção socialPublication . Rurato, Paulo; Santos, Nelson Lima
- História do ensino a distância: uma abordagem estruturadaPublication . Rurato, Paulo; Gouveia, Luis BorgesDistance learning is nowadays a promisssing discipline. A number of opportunities are now available, both concerning business matters and the prospect of increasing learning outcomes, and new ways of providing teaching, training and learning environments. Even considering such discussion quite up to date, the history of distance learning is a rich and old one. Before the introduction of computers and Internet, a number of experiencies and lots of results were gathered in the area. Giving this, the authors propose a journey into the distance learning main events. This text takes into consideration the issues that contribute to the collective knowledge that we have today for use and advance. The authors also summarize that a lot more may happen in a near future, although distance learning has by now a rich and live history. O Ensino a Distância (EaD) é actualmente uma área promissora. Revelam-se oportunidades quer de negócio, mas principalmente de ganhos na aprendizagem e de formas alternativas de oferta para o ensino, a formação e o treino. Embora seja um tema de discussão actual, o ensino a distância possui uma história que importa conhecer. Mesmo antes do aparecimento e vulgarização das tecnologias de informação e comunicação, em especial, o computador e a Internet, muitas são as experiências e estudos conhecidos na área. Desta forma, os autores propõe uma viagem pelos acontecimentos mais relevantes que contribuem para a formação, práticas e corpo de conhecimento do EaD. Não obstante, os autores concluem que embora rica e variada, esta história ainda se está a iniciar.
- Contribuição para o conceito de ensino a distância: vantagens e desvantagens da sua práticaPublication . Rurato, Paulo; Gouveia, Luis BorgesDistance learning is one of the most important factors to promote quality and knowledge transfer to our education systems and existing learning facilities. In order to succeed in using distance learning we need to identify the concept, and its advantages and outcomes. This paper as the goal of introducing the distance learning concept, and to discuss advantages and outcomes concerning the use of distance education facilities. In order to approach a stable and acceptable concept definition, the outcomes and limitations are discussed. Such discussion takes no use of arguments as defending technology or listing technologies promises. The paper follows the discussion on how people can take advantage of distance learning as an alternative path to fulfil their needs. O ensino a distância (EaD) é actualmente um dos factores de produção que promete a melhoria e maior alcance, quer dos sistemas de ensino, quer da capacidade e facilidades disponíveis para aprendizagem. Desta forma, importa realizar um esforço para identificar o que é e quais as vantagens e inconvenientes que este tipo de ensino nos oferece. O artigo aqui apresentado tem por objectivo, contribuir para a introdução do tema e elencar as vantagens e desvantagens associadas à utilização do EaD. Face a esta reflexão de quais as vantagens e os inconvenientes associados ao EaD, é possível desenvolver uma proposta mais consolidada do contexto do que é o Ensino a Distância. Esta discussão é tomada sem reequacionar debates recorrentes de utilização de tecnologias de ensino, como os já existentes quando Sócrates insistia (contra o ensino baseado na escrita) que a contiguidade espaço-temporal do facilitador e do aprendente é essencial ao ensino eficaz.
- Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)Publication . Rurato, Paulo; Gouveia, Luis BorgesA propósito dos aprendentes e das suas características, questiona-se: que competências, qualidades pessoais e valores deve alguém ter para que seja um aprendente a distância bem sucedido? Para que seja possível responder a esta questão complexa e controversa, temos que examinar com pormenor e clareza as necessidades do aprendente. Diferentes estádios de desenvolvimento vão originar diferentes capacidades de aprendizagem. Reconhecer as características dos aprendentes, perceber as suas necessidades de aprendizagem, e conseguir entender o que é que os influencia de modo a decidirem participar ou não numa experiência de aprendizagem, ajuda os educadores a desenvolver e manter ambientes de aprendizagem efectivos e efi cazes. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as questões associadas com o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância e conclui que os actuais sistemas de EaD não estão adaptados às características pessoais dos aprendentes adultos, pelo que não respondem às suas necessidades e interesses e respectivas estratégias de aprendizagem.
- As características dos aprendentes na Educação a Distância (EaD): apresentação de um instrumento e contextualizaçãoPublication . Rurato, PauloAs rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) fatores de estilo de vida; (5) objetivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspetos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adoção de estratégias de aprendizagem, suscetíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.
- Learner characteristics in Distance Education (DE): presentation of an instrument and contextPublication . Rurato, PauloFaced with the great changes occurring in the workplace as well as the challenges placed by the Information Society and by Globalization demand a new perspective for education, continuous training and lifelong learning. Under such conditions we can expect that actual education structures will not be able to respond well to these challenges. New methods demand new organization alternatives that, in turn, require new educational policies and the rethinking of education itself. DE is a challenge by itself, placing new demands both to the learners, and facilitators. Schrum and Hong (2002) identify a set of seven dimensions for a distance learning environment, which allows the setting of positive learning experiences: (1) access tools; (2) technology experience; (3) study habits and skills; (4) life style factors; (5) goals and purposes; (6) learning preferences; (7) personal characteristics. The thesis defended in this paper holds that learners, when asked about their characteristics, considering a transversal approach focusing on different aspects of their family, personal and professional life, the available technology resources, technology skills, as well as motivation and learning preferences, provide a preview of a set of information that, if made available to facilitators, allows both players (learners and facilitators) access to the mechanisms that ease the adoption of learning strategies, that enhance the possibility of a well-succeeded learning experience.
- As características dos aprendentes na educação a distância: a particularidade de uma análise individualizadaPublication . Rurato, Paulo; Gouveia, Luis Borges; Gouveia, Joaquim BorgesA Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspectos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores) disponham de mecanismos que lhes facilitem a adopção de estratégias de aprendizagem, susceptíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.
- As características dos aprendentes na educação à distância: factores de motivaçãoPublication . Rurato, Paulo; Gouveia, Luis Borges; Gouveia, Joaquim BorgesA Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspectos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adopção de estratégias de aprendizagem, susceptíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida.